【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
João Pedro Strabelli
Veterano
# mar/12 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar

Bertola

Valeu pela resposta, mas minha pergunta ficou mal formulada. Vou tentar explicar melhor.

Normalmente, o que vejo nas pesquisas, é que nos jogos de captadores existe um modelo para a ponte e outro que serve tanto para o meio quanto para o braço. Minha guitarra é assim, e por isso acabo só usando os captadores externos. Eu queria encontrar um captador do meio que tivesse mais características de captador da ponte do que do braço. Calculo que vou ter que misturar modelos para isso.

Dois detalhes: tenho um modelo Strato por questões de praticidade, é difícil peças para outros modelos onde moro; não sou exatamente um strateiro, tanto que, alguns tópicos atrás, você me ensinou como escapar do estalado deste modelo. Sei que com estas mudanças minha strato não vai ficar exatamente uma strato, mas é isso que procuro para chamar uma guitarra de minha.

(Nossa, reli e vi o tamanho do post; desculpe pelo post quilométrico.)

Obrigado

João Pedro Strabelli
Veterano
· votar

eusouamorsa

Irmão, não sou a pessoa mais indicada para falar isso, mas parece que aqui no Fórum não se comenta preços de serviços.

Tevisdigo
Veterano
# mar/12
· votar

Olá, olha estou com um probleminha de choques e ruídos na guitarra ^^ (não sei se você entende deste assunto )
eu estou ligando atualmente a guitarra no PC, e o PC está aterrado
e eu comprei um cabo P10/P2, e os ruídos e choques só começam depois de um tempo tocando e não na hora que conecto a guitarra

estava até pensando em levar a guitarra em um luthier para fazer uma blindagem, más como estou sem grana....
existe alguns outros métodos para parar isso ?

(os choques nem são fortes, só da um pequeno susto... más atrapalha um pouco e não estou mais tocando de pé descalço e o problema continua ...)

agradeço muito sua resposta
até mais

leomanji
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
aí Bertola
eu qeria mandar fazer uma guita personalizada...
mas naum sei com sai o preço,
o luthier mora longe da minha casa e eu num tenho o number dele....
é o seguinte.... eu qeria uma guitarra nessas condiçoes:
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood, com 24 trastes e marcações em abalone
cap: seymour duncan 59 e um Intruder no braço
ponte: gotoh

qando vc acha q fika???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar

eusouamorsa
Consulte a Musikolor.
João Pedro Strabelli
Existem sim modelos para o meio, tanto que eles tem que ter polaridade invertida em relação aos outros dois, caso contrário, o som fica "fora-de-fase" ao se usarem as posições 2 e 4.
Tevisdigo
Não há solução para isso exceto o aterramento correto e a blindagem.
leomanji
Não sei.
tília (basswood) e bôrdo (maple) não existem no Brasil.
Abçs

João Pedro Strabelli
Veterano
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Existem sim modelos para o meio, tanto que eles tem que ter polaridade invertida em relação aos outros dois, caso contrário, o som fica "fora-de-fase" ao se usarem as posições 2 e 4

Foi mal, da minha parte. O site de Sergio Rosar indica alguns captadores para as posições Neck/Middle e Bridge. Pensei que Neck/Middle, pela barra, indicasse o mesmo captador, até porque, a resistência e a indutância deles são iguais e a da ponte diferente.

João Pedro Strabelli
Veterano
# mar/12
· votar

Bateu uma dúvida agora. Pelo que pesquisei, as primeiras Stratos tinham uma chave de três posições e alguns músicos equilibravam o seletor no meio de duas delas para encontrar este som fora de fase (ou of phase — pelo menos foi a informação em alguns sites). A Fender, então, mudou o captador quando adotou a chave de cinco posições?

RatRat
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Bertola

Consegui fazer o clipping com a chave de três pinos! Devia ter alguma solda fria... Mas eu tou usando dois modos, um com LED e outro com um zener 7.5V.

Conheces algum site pra venda de componentes diferentes e baratos?

Tou precisando de uns diodos de germanio e do amp op LM308... Sem falar em chave dpdt e 3pdt que aqui n encontro a chinesa, só a da Dunlop que custa 120 reais

cfcosta
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vale a pena investir num cap. Malagoli para por na minha Epiphone G310, para segurar a onda até eu comprar minha LTD EC 1000?
Tava pensando no Malagoli Intruder, acha uma boa opção de high output?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar

João Pedro Strabelli
O som característico das posições 2 e 4 não é "fora-de-fase" (se fosse, o som ficaría fino e sem sustentação), mas sim em paralelo, mas com um dos capts (o do meio) com polaridade invertida em relação ao outro; isso produz esse som característico das stratos. Quando as Fenders tinham chaves de 3 posições, a polaridade do capt do meio era fortuita (tanto podia ser "norte" quanto "sul"), daí algumas produziam som "em fase" e outras não. Como isso virou um recurso à mais (graças à criatividade de caras como Jimi Hendrix), a Fender passou a usar as chaves de 5 posições e o capt do meio invertido.
RatRat
Consulte o site da Solda Fria (o nome é esse mesmo!).
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar

cfcosta
Sim, é. Esse capt é p.........!
Abç

cfcosta
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
E o Intruder Pro? Muito "trash"?

d.u.n.h.a.
Veterano
# mar/12
· votar

Bertola, comprei uma CLP DLX hoje, voce sabe informar se ela é a a versão com 3 captadores de qual CLP da Condor? Ou é um modelo diferenciado?
PS: Uma bela guitarra, só merece umas tarraxas melhores, no geral um belo intrumento.

Crisprn
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Como limpar hardware cosmo black, eu suo muito e a ponte fica meio manchada como limpar isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar

cfcosta
Mesma coisa...
d.u.n.h.a.
CLP2S.
As tarrachas são boas. Aperte todos os parafusos e porcas e coloque as cordas corretamente e faça os procedimentos de estabilização da afinação.
Crisprn
Pano limpo e sôco. Não há muito o que fazer não.
Abçs

Felippe Rosa
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Oi !
Uma pergunta básica, até onde se pode chegar em termos de ganho/saturação com capts de baixa saída ??
Abçs

d.u.n.h.a.
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu Bertola, troquei as cordas por Ernie Ball, regulei as oitavas, altura das cordas, ficou jóia. Só preciso domar esses tres captadores agora rsrsrs
Eu achei ela no nível das Epiphones standard, será que procede ou é influencia de ser dono da guitarra??? rsrsrs
Mais uma vez, obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar

cfcosta
Mesma coisa...
d.u.n.h.a.
CLP2S.
Cara, as tarrachas estão com os parafusos e porcas devidamente apertadas? As cordas estão colocadas corretamente? A afinação devidamente estabilizada?
Crisprn
Pano limpo e sêco. Não há muito mais o que fazer...
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/12
· votar

Felippe Rosa
Não entendi a pergunta.
d.u.n.h.a.
É melhor........
Abç

Ramsay
Veterano
# mar/12
· votar

Grande Bertola, o que fazer pra eliminar a microfonia de uma guitarra??
É uma Cort X11 com 2 captadores de alto ganho, ou seja, um Motherbucker no braço e um Seymour Duncan PATB-2 na ponte.

É um ruído alto mesmo, tipo microfonia que dá quando uso pedais de distorção em alto ganho.

O curioso é que em outras guitarras que tenho, essa microfonia quase que não acontece, mesmo usando pedais de distorção em alto ganho, sendo que o Motherbucker do braço é original da Cort X11.

Eu baixei a altura dos humbuckers e a microfonia diminuiu, só que, desta forma, a qualidade do som da guitarra caiu bastante, será que eu baixei demais??

GustavoDavi
Veterano
# mar/12
· votar

Bertola
Cara, desculpe se estou ultrapassando os limites da burrice, mas..

... Tipo, eu vi um monte de dica e vídeos na net sobre produtos, ferramentas, regulagens e muito mais, muito conteúdo mesmo, e tipo, metade era de regulagem, sendo que minha guitarra ta trastejando um pouco na corda E (mizinha) pela 2~3 casa, aí tbm tem o fato de que eu ainda não regulei a ponte, ou seja, tá como saiu da loja, sem contar de algumas coisa estéticas que precisam ser esclarecidas e resolvidas, e pra isso eu vim aqui tirar minha dúvidas de como realizar esse processo sem a ajuda de um profissional, lá vai:

1- Para começar! A regulagem devo começar pelo Corpo (Ponte, Caps, Knobs, elétrica) ou Braço (Tensor, Escala, Trastes e as tarrachas do headstock) ?

2- A pintura da guitarra é semelhante a de móveis antigos, que eram facilmente limpados com o álcool isopropílico em poucas quantidades (para remover o gordura, provavelmente das mãos) e depois um pano seco, e feito isso, usa-se lustra móveis pra dar brilho e proteger de novas manchas, isso se aplica a guitarra tbm ?

3- Á uma semana mais ou menos, eu usei um produto que, acho, que tinha silicone, e acabou arranhando a guitarra, não superficialmente, e já da pra perceber com um certo angulo, nem precisa mais da luz, isso foi estranho por que sempre usei o produto e não notava nada, agora de primeira eu percebi e parei o processo, faz tempo q eu tenho isso aqui em casa, nem me lembro mas qual produto é, se é polidor pra guitarra, ou se é um lustra móveis mesmo, é que mudei de frasco e botei num spray, pra usar melhor.Mas agora o que devo fazer, posso comprar um polidor e fazer o processo em casa, ou devo mandar no luthier ? É fácil ? Quais os riscos ?

4- Os caps devem ser regulado pela altura das cordas, certo? Ou existe um padrão para a altura deles, na minha guitarra tem dois singles (Braço e Meio) e um Humbucker (ponte).

5- Futuramente eu penso em mudar a captação e colocar mais um humbucker (braço), e queria saber se a regulagem do cap humbucker da ponte é equivalente a do humbucker do braço, tipo, mesma altura, algulo...

6- Se eu mudar a pintura terei diferença no som???

MR__Bruno
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola! Minha guitarra les paul da shelter, esta regualada para cordas 0.10 Mas sempre com 3/4 semanas de uso de cordas de marcas como d'adario nig etc, as cordas mizona la e re sempre arrebentam, pode ser pelo fato de que e tenha uma pegada mais forte ? se eu trocar e mandar regular para 0.11 resolvera meu problema ?

obs sempre limpo as cordas e as maos antes e depois de tocar.

abc

guitarg3
Veterano
# mar/12 · Editado por: guitarg3
· votar

boa noite Bertola! Estou atrás de uma guitarra semi acústica. Você teria alguma recomendação para eu testar na faixa de 1500 reais até 2000 reais? O que mais deve ser observado quando eu for comprar uma guitarra dessas?

Eu vi em uma loja uma Ibanez Semi Acustica AFS 75T e uma Epiphone Semi Acústica ES 335. O que você acha dessas guitarras?

obrigado pela atenção!

marcosamugakan
Veterano
# mar/12
· votar

Boa noite Bertola! Pode me ajudar a sanar uma dúvida? Tenho duas stratos Fender e uso cordas 0,10 Elixir. Estão reguladas e são hipermacias para tocar. Recentemente dei uma Telecaster Fender para minha filha e mandei trocar as cordas 0,9 por 0,10 na primeira regulagem. Ela ficou superdura. Muito mais que nas minhas Stratos. Isso é normal ou a regulagem não ficou legal? Em outras palavras, a Telecaster é mais dura que a Stratocaster mesmo? Compensa voltar para corda 0,9?

pãr
Veterano
# mar/12
· votar

eu queria saber qual ponte ficaria melhor na minha futura guitarra a esp ltd ex-360 uma ponte khaler ou uma floyd rose qual daria menos gastos qual o preço da ponte khaler e da ponte floyd rose gotoh (mais ou menos) qual ficaria mais facil para instalar se fosse a khaler qual modelo voce me recomendaria eu amo mettalica e geralmente nos solos o kirk hammet sempre alavanca se você Mauricio Seiji Bertola poder me dar respostas eu agradeço

maadc
Veterano
# mar/12
· votar

Algum luthier aqui do forum já trocou os captadores de uma nova Gibson Les Paul? É que eu tenho uma Gibson LP Studio Alpine White cujo mecanismo de ligação dos captadores usa plugs ao invés da solda.

Verifiquei que os plugs têm o número 43645 e, após pesquisar na internet, descobri que são da marca Molex, modelo Micro-Fit:

http://www.molex.com/molex/products/datasheet.jsp?part=active/04364502 00_CRIMP_HOUSINGS.xml

Como eu pretendo instalar outros captadores nessa guitarra, gostaria de saber se eu posso utilizar os mesmos plugs (se é que os mesmos podem ser aproveitados) ou devo adquirir novos plugs.

I Am Undone
Veterano
# mar/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Olá de novo mestre!

Então, tinha te perguntado anteriormente nesse tópico (pág. 167) sobre a mudança de radius da escala da minha guitarra, de 12" para 7.25".

Aí o sr. comentou que essa mudança não poderia ser feita, por poder prejudicar a escala.

Por isso eu gostaria de saber: Se eu apenas trocasse a escala do braço (ao invés de mandar fazer um braço inteiramente novo) por uma escala de 7.25" resolveria o problema? Ou teria alguma outra coisa a ser feita? (Além da troca dos trastes).

diego souza
Veterano
# mar/12
· votar

Bom dia Bertola!

É o seguinte: 1) Pode-se aplicar primer pu ou primer universal (ambos de uso automotivo) sobre madeira?

2) Pode-se aplicar tinta pu sobre primer universal (ambos de uso automotivo)?

Pois já ouvi dizer que tinta automotiva (pu) abafa as vibrações do corpo e não seca direito , que não se deve aplicar primer automotivo sobre madeira.

Desde já agradeço.

fconde77
Veterano
# mar/12 · Editado por: fconde77
· votar

diego souza

1) Pode-se aplicar primer pu ou primer universal (ambos de uso automotivo) sobre madeira?
R.: Não é aconselhável fazer sem antes usar o selador próprio para a madeira. Teve um membro que comprou um corpo de LP sem acabamento e foi pintar, o Top era lindo mas pintou de preto, arrependido foi retirar, mas mesmo depois de muita lixa não ficou 100%, a madeira ficou manchada.

Antes:
http://dc304.4shared.com/img/1G-V4hZ1/s7/S7300012.JPG

Depois:
http://dc383.4shared.com/img/5pqIrsQz/s7/sunburst.jpg

2) Pode-se aplicar tinta pu sobre primer universal (ambos de uso automotivo)?
R.:
Pode, acho até melhor pq é mais "suave", o primer PU tem por característica corrigir as imperfeições da superfície, que no caso de guitarras não é "tão" necessário, pq o selante já faz parte desse trabalho.

Pois já ouvi dizer que tinta automotiva (pu) abafa as vibrações do corpo e não seca direito , que não se deve aplicar primer automotivo sobre madeira.
R.:
A tinta PU e uma tinta mais resistente, tanto que vai ser difícil vc encontrar uma guitarra com PU com a pintura desgastada naturalmente, deve ser por isso que as pessoas dizem que abafa o som. Se é verdade ou mito eu não sei... até pq pra ter essa certeza "eu" teria que pegar uma guitarra com PU gravar o som, depois retirar a pintura original e substituir por DUCO e comparar o resultado. Exagero... não se vc levar em consideração que guitarras iguais, até do mesmo lote podem ter pequenas diferenças no som.
Hoje a maioria das guitarras são pintadas com tinta PU por ser muito mais fácil e rápido comparadas as tintas duco.
Quanto ao Primer automotivo só aconselho ser aplicado em madeiras seladas como expliquei na 1º pergunta e mostrei o "PQ".

fconde77
Veterano
# mar/12
· votar

I Am Undone

Acho que o custo ficaria alto, talvez menos que a troca do braço, mas trocando vc pode vender o braço antigo e recuperar parte do $$ investido.

maadc
o link não tem imagem, mas esse tipo de conector vc encontra em lojas de eletrônica a preços módicos, valendo mais a pena comprar novos que tentar aproveitar os antigos.

pãr
Aconselho a adquirir uma guitarra já com pontes Floyd ou Khaler, a instalação vai necessitar de alterações no corpo da guitarra e o preço no mercado de boas pontes nesses modelos giram em torno de R$ 300,00 a R$500,00, mais o custo do serviço do Luthier.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji