Autor |
Mensagem |
Buja Veterano |
# jan/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Bertola, voce que é uma grande conhecedor do contra-baixo pode me ajudar com uma dúvida geral, porem de iniciante. Antes me mais nada não sou curioso, nem pretendo ser (rsrs), e nem dispenso o trabalho do profissional de luthier, mas realmente ando sem tempo para regular meus instrumentos, apesar de querer muito (trabalho inclusive no sábado e estudo todos os dias). Enfim, todo mundo nessa vida tem problemas....
Seguinte: meu baixo está com a ação das cordas altas, e por mais que eu abaixe os carrinhos da ponte, as cordas começam a trastejar e ainda continuam um pouco altas. Tenho quase certeza que é o braço está empenado, inclinado ou torto, enfim, mas não sei pra qual direção. Posso eu mesmo realizar esse procedimento de ajuste de tensor, ou é coisa mesmo pra luthier? E como eu não posso ir em luthier por um bom tempinho, devo guardar o baixo, afrouxar as cordas, ou outra coisa que não piore a situação dele?
Desde ja agradeço!
o/
|
juninholiveira Veterano |
# jan/12
· votar
Buja
è melhor levar no luthier msm, mexer no tensor do braço tem que ser com cuidado, e luthier é mais recomendado pra fazer isso, se vc errar no procedimento, já era o braço do teu baixo, e vai fica caro pra rruma, se der pra arrumar, se não tiver que comprar outro.
Se o braço estiver torto para trás(acho que é côncavo que chama), o trastejamento vai acontecer na região das primeiras casas, se ele estiver convexo, o trastejamento vai ser a partir do meio para frente, na região mais aguda. Não lembro a ordem dos nomes concavos e convexos, mas o principio é o msm.
E não tente mexer no tensor sozinho, a não ser que tiver CERTEZA do que está fazendo. espere pra levar num luthier.
|
georgiobuga Veterano |
# jan/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Cara mas eu já até mandei ela para regular e etc e depois de tudo ela desafina, não sei mais o que fazer! Recebi uma proposta de vender ela por 200 ou trocar por esse violão da Phenix que falei acima!Valeu
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
 |
# jan/12
· votar
Homem Cogumelo Cara, eu não conheço esse capt... Buja Posso eu mesmo realizar esse procedimento de ajuste de tensor Você tem a experiência necessaria para tal? afrouxar as cordas Não faça isso....... georgiobuga Você seguiu os procedimentos que eu comentei? Abçs
|
carnisa1 Veterano |
# jan/12
· votar
Bertola, o knob do seletor de captadores está caindo, tem como colar ou fazer algo para que não caia?
|
 |
# jan/12
· votar
carnisa1 Use teflon para fixar. Abç
|
Btardelli Veterano |
# jan/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Bertola, estava pensando em deixar o braço da minha art pro um pouco mais fino, ele é meio gordinho.
como devo proceder? com lixas? e para o acabamento? ele não tem verniz, é madeira crua...
abç
|
Homem Cogumelo Veterano |
# jan/12
· votar
Btardelli
como devo proceder? com lixas? e para o acabamento? ele não tem verniz, é madeira crua...
Cara, se fosse vc eu não tentaria fazer isso... o braço de uma guitarra é algo complexo e essas coisas de mexer com madeira é meio complicado. Tu pode correr o risco de lixar mais um lado do que o outro e fazer algo deformado!
Olha, se tu tiver MUITA dificuldade na tocabilidade devido à espessura do braço eu te indico comprar outro braço (os da Jackson JS 20 são fininhos) ou trocar de guitarra.
Abraço!
|
Btardelli Veterano |
# jan/12 · Editado por: Btardelli
· votar
Homem Cogumelo
fala cara, então, eu comprei essa guitarra para ser meu "laboratório", paguei barato pra fuçar mesmo... ja fiz retifica de trastes, blindagem, etc.
abç
|
Homem Cogumelo Veterano |
# jan/12
· votar
Btardelli
Ah tah, se é pra experimentação eu arriscaria sim. Eu mesmo comprei uma Giannini Sonic pra fuçar e inventar meio mundo de coisas... e foi ótimo, pq aprendi a montar parte elétrica e ter umas noções de construção.
Depois disso, eu construi minha propria guitarra (parecia um Frankestein - corpo de Explorer pequena misturada com peças de Telecaster). No final eu consegui fazer o que queria, saiu som (uma porcaria por sinal). Fiz tudo, menos o braço!
Bom, se tu vai tentar fazer isso, começa bom uma lixa mais grossa e depois usa lixas finas (de granulações diferentes) para fazer o acabamento e deixar lisinha.
Abraço e boa sorte!
|
Abixibarraba Veterano |
# jan/12
· votar
Master Bertola, da uma olhada nessa foto com calma e paciencia e ve se esse braço GFS vai da com esse corpo Eagle..... http://imageshack.us/photo/my-images/191/594l.jpg/
|
assacinodeemos Veterano |
# jan/12
· votar
Bertola
Quais as diferenças(alguma possui hardware melhor ou só as madeira que as diferem ?) entre a linha Deluxe , vintage mod e STD da Squier ? A telecaster Squier Std é boa ? Atualmente os preços estão em torno de 1200 a 1400 ,é mais negocio comprar nova ou devo buscar uma boa usada?
obrigado
|
diegomarinho_o Veterano |
# jan/12 · Editado por: diegomarinho_o
· votar
Olá Bertola, minha duvida é a seguinte, atualmente uso o encordamento D'Addario XL 0.009/0.046, mas vou mudar para 0.009/0.042 Sobre as regulamento tudo bem, eu sei e já estou acostumado à fazer, mas sobre o tensor, será preciso ajustar ele tbm? ou essa mudança é insignificante?
O encordamento que uso gera uma tensão de 43,54 Kg, o que quero comprar 38,65 Kg
Desde já agradeço Deus abençoe
|
AceFrehley Veterano |
# jan/12 · Editado por: AceFrehley
· votar
Bertola ajuda eu? :B
Eu to com uma dúvida, a minha guitarra é uma strinberg egs 267 (aquela strato com humbucker baratinha hoho), e eu deixo ela na afinação padrão, afinada em E, porem agora eu estou tendo que usar em Eb porque estou tirando músicas do Kiss (vou tirar o Love Gun inteiro hehe), e as músicas desse album são todas em Eb, e como pretendo usar bastante o ouvidão, fica mais fácil usar a afinação da música e tal... se eu deixar afinada em Eb por um tempo, ou mudar constantemente de Eb pra E vou empenar a coitadinha? Grato :)
|
 |
# jan/12
· votar
Btardelli Cara, lixa não resolve. Há que passar grosa ou tupia de bancada, depois lixa... É um processo trabalhoso... Abixibarraba Cara, caber cabe... Se ele for mais largo, basta abrir um pouco mais a trócula com formão, dremel, grosa, etc. Se for mais fino, cole uma folha de madeira nas laetrais da trócula. assacinodeemos Cara, tem diferenças de acabamento principalmente e colagens de madeiras e os captadores. Sim, a série Std é legal sim. diegomarinho_o Em princípio, não... AceFrehley Cara, mudar de E para Eb altera muito pouco.... Abçs
|
AceFrehley Veterano |
# jan/12
· votar
Bertola
Valeu por me ajudar cara, agora posso tirar meu album preferido tranquilo sobre a afinação *-* Abraço!
|
Stalingrado Veterano
 |
# jan/12 · Editado por: Stalingrado
· votar
Mauricio Luiz Bertola Mestre, me ajude! Tenho uma Samick Artist Series e estou querendo trocar a ponte dela por essa AQUI. Você sabe me dizer se as medidas são compatíveis?
|
 |
# jan/12
· votar
Stalingrado De cara assim, não sei. Só verificando mesmo. Abç
|
Stalingrado Veterano
 |
# jan/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Tranquilo, man. Agradeço pela resposta! ;) Mandei um e-mail pro Érico. Abraço
|
jucasambora Veterano |
# jan/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Obrigado, vou dar uma caçada! Vlw!
|
felipebarile Veterano |
# jan/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Boa noite bertola, só to encontrando a CLP 2 antiga, a que tem o headstock na mesma cor da guitarra e em nato, as novas são CLP2-S com headstock na cor preta!
a que passou na sua mão foi qual ? acha que dá p confiar nessa de nato?
um abraço!
|
 |
# jan/12
· votar
felipebarile acha que dá p confiar nessa de nato? Why not? Isso é irrelevante cara. Abç
|
Btardelli Veterano |
# jan/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola
obrigado bertola, vou deixar como esta então, depois eu troco esse braço...
outra duvida, como faço para travar a floyd? ela esta desafinando muito, mesmo eu não usando e estou meio sem grana para trocar a ponte agora, mais pra frente compro uma GFS...
abç
|
 |
# jan/12
· votar
Btardelli Corte um pedaço de madeira (maciça, não compensado) e coloque sob pressão atrás do bloco da ponte. Abç
|
Mr. John Veterano |
# jan/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola Bertola, eu queria que vc me ajudasse com a pintura da minha guitarra, que é preto fosco, queria saber qual produto passar para a limpeza dela. ah, e alguém riscou ela (eu já odiava quando pegavam nela, e agora é que ninguém além de mim pega nela mesmo!) foi na parte de trás, mas mesmo assim eu não gosto disso ela só duas semanas :( Então, PELO AMOR DE DEUS, me diga que tem um jeito de tirar arranhões, por favor!!!!
|
vini112233 Veterano |
# jan/12 · Editado por: vini112233
· votar
Mauricio Luiz Bertola
tipo eu tava tocando guitarra, quando simplesmente o meu amplificador desliga sozinho, '' ele desliga so q algumas luzes ficam acesas e ele para de funcionar '' achei estranho pq isso nunca tinha acontecido, bom ai desligo e ligo de o novo o amplificador um tempo depois acontece denovo, entao faço a msm coisa so q dessa vez nao acontece nada....
oq vc acha q eu devo fazer ir na loja trocar o amplificador ou esperar hmm tempo pra ver se é um defeito msm
ele ainda ta na garantia comprei 9/12/11
tenho um laney prism 35
|
F1GHT3R Veterano |
# jan/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola
bom começei a trabalha (já não era sem tempo) quero compra uma ibanez RG3 queria saber se você me recomenda, so que ela custa 1,999
|
DioDisciple Veterano |
# jan/12
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Eu sei que é quase impossível responder a essa pergunta, mas vamos lá. Com base nessas fotos aqui, dá pra chutar que madeira é essa? http://imageshack.us/photo/my-images/809/smlbvff2135605917825.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/694/smlbvff2135605919500.jpg/
Segundo o site da Dean, é mogno. Mas acho que isso não é cor de mogno né...
|
Inoob Veterano |
# jan/12
· votar
Bertola em guitarras de baixo custo (comparando modelos semelhantes, na mesma faixa de preço) há grande diferença se tratando de captação e construção.. e essa Shelter Nashville, você me indica? (não sou profissional, toco por lazer porém aprecio e reconheço um belo timbre)
|
Andy.13 Veterano |
# jan/12
· votar
BertolaGuitarras semiacusticas com corpo em basswood tem um bom som?
|