【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, voce que é uma grande conhecedor do contra-baixo pode me ajudar com uma dúvida geral, porem de iniciante. Antes me mais nada não sou curioso, nem pretendo ser (rsrs), e nem dispenso o trabalho do profissional de luthier, mas realmente ando sem tempo para regular meus instrumentos, apesar de querer muito (trabalho inclusive no sábado e estudo todos os dias). Enfim, todo mundo nessa vida tem problemas....

Seguinte: meu baixo está com a ação das cordas altas, e por mais que eu abaixe os carrinhos da ponte, as cordas começam a trastejar e ainda continuam um pouco altas. Tenho quase certeza que é o braço está empenado, inclinado ou torto, enfim, mas não sei pra qual direção.
Posso eu mesmo realizar esse procedimento de ajuste de tensor, ou é coisa mesmo pra luthier? E como eu não posso ir em luthier por um bom tempinho, devo guardar o baixo, afrouxar as cordas, ou outra coisa que não piore a situação dele?

Desde ja agradeço!

o/

juninholiveira
Veterano
# jan/12
· votar

Buja

è melhor levar no luthier msm, mexer no tensor do braço tem que ser com cuidado, e luthier é mais recomendado pra fazer isso, se vc errar no procedimento, já era o braço do teu baixo, e vai fica caro pra rruma, se der pra arrumar, se não tiver que comprar outro.

Se o braço estiver torto para trás(acho que é côncavo que chama), o trastejamento vai acontecer na região das primeiras casas, se ele estiver convexo, o trastejamento vai ser a partir do meio para frente, na região mais aguda. Não lembro a ordem dos nomes concavos e convexos, mas o principio é o msm.

E não tente mexer no tensor sozinho, a não ser que tiver CERTEZA do que está fazendo. espere pra levar num luthier.

georgiobuga
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara mas eu já até mandei ela para regular e etc e depois de tudo ela desafina, não sei mais o que fazer! Recebi uma proposta de vender ela por 200 ou trocar por esse violão da Phenix que falei acima!Valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

Homem Cogumelo
Cara, eu não conheço esse capt...
Buja
Posso eu mesmo realizar esse procedimento de ajuste de tensor
Você tem a experiência necessaria para tal?
afrouxar as cordas
Não faça isso.......
georgiobuga
Você seguiu os procedimentos que eu comentei?
Abçs

carnisa1
Veterano
# jan/12
· votar

Bertola, o knob do seletor de captadores está caindo, tem como colar ou fazer algo para que não caia?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

carnisa1
Use teflon para fixar.
Abç

Btardelli
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, estava pensando em deixar o braço da minha art pro um pouco mais fino, ele é meio gordinho.

como devo proceder? com lixas? e para o acabamento? ele não tem verniz, é madeira crua...

abç

Homem Cogumelo
Veterano
# jan/12
· votar

Btardelli

como devo proceder? com lixas? e para o acabamento? ele não tem verniz, é madeira crua...

Cara, se fosse vc eu não tentaria fazer isso... o braço de uma guitarra é algo complexo e essas coisas de mexer com madeira é meio complicado. Tu pode correr o risco de lixar mais um lado do que o outro e fazer algo deformado!

Olha, se tu tiver MUITA dificuldade na tocabilidade devido à espessura do braço eu te indico comprar outro braço (os da Jackson JS 20 são fininhos) ou trocar de guitarra.

Abraço!

Btardelli
Veterano
# jan/12 · Editado por: Btardelli
· votar

Homem Cogumelo

fala cara, então, eu comprei essa guitarra para ser meu "laboratório", paguei barato pra fuçar mesmo... ja fiz retifica de trastes, blindagem, etc.

abç

Homem Cogumelo
Veterano
# jan/12
· votar

Btardelli

Ah tah, se é pra experimentação eu arriscaria sim. Eu mesmo comprei uma Giannini Sonic pra fuçar e inventar meio mundo de coisas... e foi ótimo, pq aprendi a montar parte elétrica e ter umas noções de construção.

Depois disso, eu construi minha propria guitarra (parecia um Frankestein - corpo de Explorer pequena misturada com peças de Telecaster). No final eu consegui fazer o que queria, saiu som (uma porcaria por sinal). Fiz tudo, menos o braço!

Bom, se tu vai tentar fazer isso, começa bom uma lixa mais grossa e depois usa lixas finas (de granulações diferentes) para fazer o acabamento e deixar lisinha.

Abraço e boa sorte!

Abixibarraba
Veterano
# jan/12
· votar

Master Bertola, da uma olhada nessa foto com calma e paciencia e ve se esse braço GFS vai da com esse corpo Eagle.....
http://imageshack.us/photo/my-images/191/594l.jpg/

assacinodeemos
Veterano
# jan/12
· votar

Bertola

Quais as diferenças(alguma possui hardware melhor ou só as madeira que as diferem ?) entre a linha Deluxe , vintage mod e STD da Squier ?
A telecaster Squier Std é boa ?
Atualmente os preços estão em torno de 1200 a 1400 ,é mais negocio comprar nova ou devo buscar uma boa usada?

obrigado

diegomarinho_o
Veterano
# jan/12 · Editado por: diegomarinho_o
· votar

Olá Bertola,
minha duvida é a seguinte, atualmente uso o encordamento D'Addario XL 0.009/0.046, mas vou mudar para 0.009/0.042
Sobre as regulamento tudo bem, eu sei e já estou acostumado à fazer,
mas sobre o tensor, será preciso ajustar ele tbm? ou essa mudança é insignificante?

O encordamento que uso gera uma tensão de 43,54 Kg,
o que quero comprar 38,65 Kg

Desde já agradeço
Deus abençoe

AceFrehley
Veterano
# jan/12 · Editado por: AceFrehley
· votar

Bertola ajuda eu? :B

Eu to com uma dúvida, a minha guitarra é uma strinberg egs 267 (aquela strato com humbucker baratinha hoho), e eu deixo ela na afinação padrão, afinada em E, porem agora eu estou tendo que usar em Eb porque estou tirando músicas do Kiss (vou tirar o Love Gun inteiro hehe), e as músicas desse album são todas em Eb, e como pretendo usar bastante o ouvidão, fica mais fácil usar a afinação da música e tal... se eu deixar afinada em Eb por um tempo, ou mudar constantemente de Eb pra E vou empenar a coitadinha?
Grato :)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

Btardelli
Cara, lixa não resolve. Há que passar grosa ou tupia de bancada, depois lixa... É um processo trabalhoso...
Abixibarraba
Cara, caber cabe... Se ele for mais largo, basta abrir um pouco mais a trócula com formão, dremel, grosa, etc. Se for mais fino, cole uma folha de madeira nas laetrais da trócula.
assacinodeemos
Cara, tem diferenças de acabamento principalmente e colagens de madeiras e os captadores.
Sim, a série Std é legal sim.
diegomarinho_o
Em princípio, não...
AceFrehley
Cara, mudar de E para Eb altera muito pouco....
Abçs

AceFrehley
Veterano
# jan/12
· votar

Bertola

Valeu por me ajudar cara, agora posso tirar meu album preferido tranquilo sobre a afinação *-*
Abraço!

Stalingrado
Veterano
# jan/12 · Editado por: Stalingrado
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mestre, me ajude!
Tenho uma Samick Artist Series e estou querendo trocar a ponte dela por essa AQUI. Você sabe me dizer se as medidas são compatíveis?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

Stalingrado
De cara assim, não sei. Só verificando mesmo.
Abç

Stalingrado
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Tranquilo, man. Agradeço pela resposta! ;)
Mandei um e-mail pro Érico. Abraço

jucasambora
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado, vou dar uma caçada! Vlw!

felipebarile
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Boa noite bertola, só to encontrando a CLP 2 antiga, a que tem o headstock na mesma cor da guitarra e em nato, as novas são CLP2-S com headstock na cor preta!

a que passou na sua mão foi qual ? acha que dá p confiar nessa de nato?

um abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

felipebarile
acha que dá p confiar nessa de nato?
Why not?
Isso é irrelevante cara.
Abç

Btardelli
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

obrigado bertola, vou deixar como esta então, depois eu troco esse braço...

outra duvida, como faço para travar a floyd? ela esta desafinando muito, mesmo eu não usando e estou meio sem grana para trocar a ponte agora, mais pra frente compro uma GFS...

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar

Btardelli
Corte um pedaço de madeira (maciça, não compensado) e coloque sob pressão atrás do bloco da ponte.
Abç

Mr. John
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, eu queria que vc me ajudasse com a pintura da minha guitarra, que é preto fosco, queria saber qual produto passar para a limpeza dela.
ah, e alguém riscou ela (eu já odiava quando pegavam nela, e agora é que ninguém além de mim pega nela mesmo!) foi na parte de trás, mas mesmo assim eu não gosto disso ela só duas semanas :(
Então, PELO AMOR DE DEUS, me diga que tem um jeito de tirar arranhões, por favor!!!!

vini112233
Veterano
# jan/12 · Editado por: vini112233
· votar

Mauricio Luiz Bertola

tipo eu tava tocando guitarra, quando simplesmente o meu amplificador desliga sozinho, '' ele desliga so q algumas luzes ficam acesas e ele para de funcionar '' achei estranho pq isso nunca tinha acontecido, bom ai desligo e ligo de o novo o amplificador um tempo depois acontece denovo, entao faço a msm coisa so q dessa vez nao acontece nada....

oq vc acha q eu devo fazer ir na loja trocar o amplificador ou esperar hmm tempo pra ver se é um defeito msm

ele ainda ta na garantia
comprei 9/12/11

tenho um laney prism 35

F1GHT3R
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

bom começei a trabalha (já não era sem tempo) quero compra uma ibanez RG3 queria saber se você me recomenda, so que ela custa 1,999

DioDisciple
Veterano
# jan/12
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eu sei que é quase impossível responder a essa pergunta, mas vamos lá. Com base nessas fotos aqui, dá pra chutar que madeira é essa?
http://imageshack.us/photo/my-images/809/smlbvff2135605917825.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/694/smlbvff2135605919500.jpg/

Segundo o site da Dean, é mogno. Mas acho que isso não é cor de mogno né...

Inoob
Veterano
# jan/12
· votar

Bertola em guitarras de baixo custo (comparando modelos semelhantes, na mesma faixa de preço) há grande diferença se tratando de captação e construção.. e essa Shelter Nashville, você me indica? (não sou profissional, toco por lazer porém aprecio e reconheço um belo timbre)

Andy.13
Veterano
# jan/12
· votar

BertolaGuitarras semiacusticas com corpo em basswood tem um bom som?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji