【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar


guizimm
Mito.
Abç

elsoncondorg1
Veterano
# jan/12
· votar


Bom dia Bertola, to com uma floyd rose licensed da condor e ouvi falar que da uma boa melhorada se troca as molas por umas melhores (gotoh), vai fazer alguma diferença? compensa ?

DioDisciple
Veterano
# jan/12
· votar


Bertola, o que você tem a dizer sobre as atuais guitarras coreanas como Dean, Epiphone, Cort e Schecter. Eu acho que elas estão com um padrão de qualidade bem semelhante aos das guitarras japonesas. O que você acha, vale a pena comprar essas guitarras?

EddieVanHalen
Veterano
# jan/12
· votar


Boa tarde Bertola

Antes de tudo queria te desejar um ótimo começo de ano! que tudo dê certo pra todos nós esse ano!

Minha duvida é a seguinte:
Eu moro em frente a praia e a maresia é cruel nessa região, e minhas cordas duram muito pouco devido a maresia. Entao pensei em comprar aquele produto GHS Fast Fret gostaria de saber sua opinião. Você acha que esse produto cumpre sua funçao em relacao a prolongar a vida útil das cordas?

Grato, Julio

fconde77
Veterano
# jan/12
· votar


EddieVanHalen

Ajuda mas não resolve, passo pelo mesmo problema aqui em casa e a solução foi guardar sempre dentro da capa com sacos de sílica e manter sempre as cordas limpas, tenho produto semelhente mas nem sempre uso.

GustavoDavi
Veterano
# jan/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom já q vc trabalha/entende de lutheria certo, vc deve mexer em violões tbm né?

Se vc tbm entende de violões me diz o seguinte o braço do meu violão tá um pouco empenado e não tem tensor, ele é adaptado as cordas de aço e segurou bem durante 3 anos, so q a 3 mêses atrás ele empenou e um cara me indicou a remover as cordas para não empenar mais e fiz isso, mas eu te pergunto fiz certo ou deveria manter as cordas mesmo empenado??? tem solução este violão!!!

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tem alguma coisa que eu possa fazer para evitar essa desafinação causada pelo uso do tremolo?
Ou é assim mesmo?
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar


elsoncondorg1
Sim. Molas de qualidade, o ideal é usar 5 molas, são fundamentais para a estabilidade das pontes tipo FR.
DioDisciple
Cara, não existe mais esse tipo de coisa, comum, antigamente, de relacionar a origem da fabricação com a qualidade da guitarra. As Schecters, por exemplo, são excelentes em todos os aspectos.
EddieVanHalen
Ajuda mas não resolve, passo pelo mesmo problema aqui em casa e a solução foi guardar sempre dentro da capa com sacos de sílica e manter sempre as cordas limpas, tenho produto semelhente mas nem sempre uso. (2).
GustavoDavi
ele é adaptado as cordas de aço
Se vc colocou cordas de aço num violão de nylon e o mesmo empenou e não tem tensor, geralmente, "já era"....
vitorrock
Não.
O que vc pode é minorar o problema. Como?
Tem uma série de procedimentos que vc tem que tomar para usar com o máximo de eficiência:
1) Ponte boa, com base de metal de qualidade e pesada.
2) Molas de qualidade, 5, ao todo, com a ponte mui bem regulada.
3) Lubrificação dos (5) parafusos de fixação da ponte (ou pivôs) com vaselina sólida. Dos sulcos da pestana com grafite em pó, dos "abaixa-cordas" com vaselina sólida.
4) Colocar as cordas corretamente nas tarrachas, laceando-as corretamente, com poucas voltas na haste, estabilizando a afinação (afinando e puxando as cordas e reafinando até estabilizar), e usar SEMPRE cordas novas.
5) Apertar sazonalmente os parafusos das tarrachas, mantendo-as fixas e "apertadas".
Abçs

EddieVanHalen
Veterano
# jan/12
· votar


Valeu fconde77 e Bertola por responder.

Só queria perguntar mais uma coisa que eu esqueci de incluir na ultima duvida.

A pergunta é, deixar a guitarra sem corda durante 1 mes, guardada dentro da capa pode empenar?

Agradeço novamente, grato Julio

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar


EddieVanHalen
Sim. Evite isso.
Abç

vitorrock
Veterano
# jan/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw,abç

diegomarinho_o
Veterano
# jan/12
· votar


Olá Bertola

Minha duvida é a seguinte, tenho uma stratocaster e sempre ouço falar que que a afinção está voltando as é preciso dar uma apertadinha na tarracha, minha duvida é, o que eu tenho que apertar? o parafuso que fica em cima da cabeça dela, a porca ou o que?
http://base40.mercadoshops.com.br/tarracha-deluxe-m2-chrome-guitarra-e m-linha-frete-gratis_iZ78XvZiXpZ1XfZ45912871-213750589-1.jpgxIM.jpg

Desde já agradeço
Deus abençoe

fconde77
Veterano
# jan/12
· votar


resposta do Bertola no post acima

"O que vc pode é minorar o problema. Como?
Tem uma série de procedimentos que vc tem que tomar para usar com o máximo de eficiência:
1) Ponte boa, com base de metal de qualidade e pesada.
2) Molas de qualidade, 5, ao todo, com a ponte mui bem regulada.
3) Lubrificação dos (5) parafusos de fixação da ponte (ou pivôs) com vaselina sólida. Dos sulcos da pestana com grafite em pó, dos "abaixa-cordas" com vaselina sólida.
4) Colocar as cordas corretamente nas tarrachas, laceando-as corretamente, com poucas voltas na haste, estabilizando a afinação (afinando e puxando as cordas e reafinando até estabilizar), e usar SEMPRE cordas novas.
5) Apertar sazonalmente os parafusos das tarrachas, mantendo-as fixas e "apertadas".
"

minha duvida é, o que eu tenho que apertar
Os parafusos que ele e todo mundo se refere são aqueles da "borboleta" de cada tarraxa
http://bf1.farm8.staticflickr.com/7026/6684836249_ac0ecbe838.jpg
Entre essa borboleta e a tarraxa existem 2 arruelas, uma plástica para reduzir o atrito e outra de_02_2010_12_21.jpg] pressão, quando vc aperta esse parafuso a arruela se comprime e vc pode notar a tarraxa mais firme ao afinar a seu instrumento.

fconde77
Veterano
# jan/12 · Editado por: fconde77
· votar


resposta do Bertola no post acima

"O que vc pode é minorar o problema. Como?
Tem uma série de procedimentos que vc tem que tomar para usar com o máximo de eficiência:
1) Ponte boa, com base de metal de qualidade e pesada.
2) Molas de qualidade, 5, ao todo, com a ponte mui bem regulada.
3) Lubrificação dos (5) parafusos de fixação da ponte (ou pivôs) com vaselina sólida. Dos sulcos da pestana com grafite em pó, dos "abaixa-cordas" com vaselina sólida.
4) Colocar as cordas corretamente nas tarrachas, laceando-as corretamente, com poucas voltas na haste, estabilizando a afinação (afinando e puxando as cordas e reafinando até estabilizar), e usar SEMPRE cordas novas.
5) Apertar sazonalmente os parafusos das tarrachas, mantendo-as fixas e "apertadas".
"

minha duvida é, o que eu tenho que apertar
Os parafusos que ele e todo mundo se refere são aqueles da "borboleta" de cada tarraxa
http://bf1.farm8.staticflickr.com/7026/6684836249_ac0ecbe838.jpg
Entre essa borboleta e a tarraxa existem 2 arruelas, uma plástica para reduzir o atrito e outra de pressão, quando vc aperta esse parafuso a arruela se comprime e vc pode notar a tarraxa mais firme ao afinar a seu instrumento.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar


diegomarinho_o
fconde77
O parafuso da "borboletinha" é para deixar a tarracha mais firme; porém, TODOS os parafusos e porcas de fixação TEM QUE ser reapertados de vez em quando.
Abçs

diegomarinho_o
Veterano
# jan/12
· votar


Muito obrigado Mauricio Luiz Bertola e fconde77

Ainda falando em apertar, é aconselhavel tbm periodicamente apertar os 6 parafusos da ponte?
http://users.skynet.be/thekingofstring/58%20Cunetto%20Red%20Relic_file s/image016.jpg

fconde77
Veterano
# jan/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O parafuso da "borboletinha" é para deixar a tarracha mais firme; porém, TODOS os parafusos e porcas de fixação TEM QUE ser reapertados de vez em quando.
Não costumo apertar muito esse parafusos que fixam a tarraxa ao head com frequência com receio de "espanar" olho de vez em quando só pra manter a tarraxa firme. Já a porca superior olhava de vez em quando mas nunca notei necessidade de reapertar pra arruela que fica embaixo não "cravar" (entrar) na madeira como já vi.

diegomarinho_o
Já os parafusos da ponte eles tem que ter uma pequena folga e não mexo. Na instalação da ponte sem as cordas eu mantenho os parafusos fixos mas não apertados ao máximo pq a ponta é chanfrada e se apertar até o fim pode levantar a ponte e/ou prejudicar o uso da alavanca...
Estou certo Bertola?

David.H.Bispo
Veterano
# jan/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola, desculpe incomodar novamente, agora, comecei uma nova saga, buscando uma les paul, inclusive, ouvi dizer muito bem das Gianninis da década de 70 (dizem que tinham madeiras muito boas, e que vale mecher nelas) achei uma por R$ 700,00. Vale a pena pegar uma dessa e investir nela? Quais lespas você me indica nessa faixa de R$ 1000,00 - 1500,00?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar


fconde77
Sim, não pode "espanar" mesmo; mas há que mantê-los apertados, caso contrário a tarracha não fica totalmente fixa, o que prejudica a estabilidade.
Sim, é preciso atentar ao "chanfro" da parte anterior da ponte. Ao se fazer a regulagem, os parafusos devem estar faceando a base da ponte, mas não apertados demais de modo a incliná-la para frente. Após a regulagem, solta-se um pouco os mesmo, lembrando que os mesmo devem ser lubrificados se se vai usar a alavanca. Já adiantando que todos esses procedimentos que citei acima dependem da qualidade da ponte e de sua base; pontes baratas, com bases leves, confeccionadas em antimônio ou outro metal de baixa qualidade, não se mantêm afinadas.
David.H.Bispo
Cara, as Gianninis são "caixinhas de surpresas", geralmente desagradáveis. Sugiro que vc leve a guitarra para que seu luthier a avalie antes de comprar.
No mercado atualmente temos várias LP's de qualidade razoável e bom preço, como as Condor CLP1 e 2, Shelter Nashville, Vintage e Golden e SX (apesar de não possuírem o design "clássico").
Abçs

juninholiveira
Veterano
# jan/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Como eu tava na procura de uma guitarra pra eu começar juntar grana pra pegar, na faixa de 1500 reais mais ou menos, eu pensei numa idéia, e se eu pegar essa grana e mandar fazer uma guita num luthier, com ferragens e caps mais baratos, e uma madeira mais obre, como um mógno, corpo inteiriço, ébano na escala, assim uma guitarra com uma construção muito boa para o meu estilo e que eu poderia atualizar mais futuramente quando a grana aparecer pondo caps melhor e ponte boa tb, essa é uma boa idéia?

Será que com essa faixa de preço eu consigo montar uma ótima guitarra na construção, mas com caps e ferragens genéricas?

Beelzeboss
Veterano
# jan/12
· votar


Opa bertola tudo beleza ?

Então eu tenho uma cort x1 e troquei a captador da ponte que era o original por um Seymour Duncan JB e depois que troquei quando estou na posição do captador da ponte aparece um ruído estranho, agora se eu fecho o Tone esse ruído desaparece e quando abre aparece de novo ? Segue ai um som pra demonstrar:

http://www.4shared.com/mp3/Zgucacpq/RUIDO.html?

Seria algum erro de ligação na instalação? Só pra constar eu não levei ao luthier para instalar eu mesmo que coloquei.

abraço

fconde77
Veterano
# jan/12
· votar


juninholiveira
isso depende do modelo que quer montar e do luthier que vai executar o serviço, recentemente entrei em contato com um vendedor do ML que confecciona corpo e braço para um orçamento de uma SG em Cedro Rosa e escala em ébano e ficou em +- R$1800,00 já com selante, trastes e nut, ou seja, só faltaria elétrica e ferragens... Para strato pelo que vi nos preços de seus anúncios ficaria mais barato, já que o corpo fica em +- R$ 250,00

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar


juninholiveira
Cara, simplesmente não há resposta para essa pergunta.
Até porque considero-a secundária em um contêxto maior da execução e da criatividade musical.
Se vc quer investir grana, invista no que REALMENTE faz diferença: Aulas, estudo, audição, amplificador realmente bom, etc.
Instrumentos de boa qualidade de madeiras vc encontra tanto confeccionados por luthiers, quanto em lojas. Ele (o instrumento), é apenas UM elo numa cadeia maior (e nem é o mais importante!).
Beelzeboss
Há um erro na instalação, erro de aterramento...
Abçs

georgiobuga
Veterano
# jan/12
· votar


Olá a todos
Eu preciso de uma ajuda, eu tenho uma Groovin gfs270 e a 6ª corda não fica afinada, eu queria saber se preciso trocar as tarrachas ou fazer algo, eu estava querendo trocar ela por uma Cruiser By Crafter Flying V mas o cara quer que eu volto R$150 ou um por um vilão Phoenix Aço Elétrico! , mas o cara também quer que eu volto R$120, por favor preciso de ajuda!
Valeu!!!

jucasambora
Veterano
# jan/12
· votar


Brothers! Preciso de um help com questão de Floyd Rose, uma Fender Japan com Floyd Rose II e a ponte foi pro espaço, vai ter que trocar... qual a Gotoh compatível? Qualquer uma serve?
Ou se tiverem uma outra opção de qualidade também, por favor me indiquem!

masterxto
Veterano
# jan/12 · Editado por: masterxto
· votar


jucasambora

cara depende do quanto de money que vc tem..
se a medida da ponte da sua guitarra for compativel.. pode comprar tbm uma Floyd rose original.. que a galera fala aqui no FCC qui ela é a melhor..
ou a gotoh msm que nao faz deixar a desejar..

abrç

Homem Cogumelo
Veterano
# jan/12
· votar


Bertola ou Seiji, vocês recomendam captadores das marcas Artec e Entwistle? Fiquei muito interessado nessas marcas, principalmente a Entwistle, que muitíssimo bem avaliada na Europa. Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/12
· votar


georgiobuga
Cara, esse tipo de problema geralmente é causado por tarracha frouxa, cordas mal colocadas e guitarra desregulada.
jucasambora
O ideal seria comprar uma idêntica. Procure no E-Bay.
Homem Cogumelo
Esse Entwistle eu não conheço, embora leve o nome de um dos maiores baixistas de todos os tempos...
O Artec é comum, nada que os Sound/Malagoli, Cabrera e Stellfners, nacionais não façam melhor.
Abçs

Beelzeboss
Veterano
# jan/12 · Editado por: Beelzeboss
· votar


EDIT: Acho que vou levar ao luthier, melhor não me arriscar aqui ;p

Homem Cogumelo
Veterano
# jan/12
· votar


Valeu Bertola. Outra perguntinha... vi também captadores POWERED BY LACE!!! Eles são realmente bons ou são uma versão fraca dos LACE SENSOR? No site da Lace, diz que são captadores entry-level, mas sendo da marca Lace, creio que devam ser de boa qualidade. Vocês conhecem a qualidade desses captadores?

Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji