【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Gabriel18
Veterano
# dez/11
· votar


Buja
digamos que uns 800 R$, eu esqueci de falar, mas curto tocar, Heavy, Trash Metal.. Megadeth, Dio, Black Sabbath, Iron Maiden, e por aí vai...

Buja
Veterano
# dez/11
· votar


cara...deixe esse topico para os luthieres e vamos para ca que la eu e outros users vao bater um papo

topico: 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


danielfz
Trastes de aço, além de difíceis de instalar, são também de nivelar.
assacinodeemos
É um modelo básico da Ibanez. Qualidade razoável.
caiodorn
Não faça nada. Apenas mantenha-as devidamente guardadas, de preferência com saquinhos de sílica-gel.
Naripok
Isso acontece com certos encordoamentos. Não há muito o que fazer não.
Chines da Padaria
Pano de algodão verdadeiro, limpo e sêco.
slow-hand
1) Não sei. Não examinei a guitarra...
2) Sim.
3) Isso eu não respondo.
Abçs

igornum
Veterano
# dez/11
· votar


Tenho uma duvida, e queria saber se voces aqui do forum podem solucionar.

Se ei levar minha flying v no Luthier, quanto ficaria o preço de Pintar ela de preto fosco, e de colocar um Kill Switch?

Vlw!

Tensoohvisky
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola, as novas Dolphins, são boas? eu vi uma telecaster lá na loja, mas não sei se vale a pena, voce sabe me dizer se ela é de madeira sólida? o.O pq li em uns topicos mais antigos, que voce fala que ela é de compensado. pelo preço dela nao parece ser compensado, mas me tira essa dúvida.

vinivicios
Veterano
# dez/11
· votar


Olá Bertola.
Levei minha guitarra ao luthier, pois ela estava trastejando e também para fazer uma pequena retífica de trastes.
Paguei R$110,00 reais na retífica, regulagem e cordas 0.10 novas.
O trabalho de retífica ficou com acabamento bom, a regulagem ficou aparentemente perfeita, mas ainda trasteja bem. =/
A guitarra completa 1 mês de uso amanhã. O braço está perfeitamente reto.
Quando eu comprei ela trastejava menos do que agora, bem menos.
Eu gostaria se o luthier que não fez o serviço direito ou pode ser alguma outra coisa.
Os trastes estão com o acabamento bem feito, mas não garanto que estejam na altura correta.
A guitarra trasteja mais na 6ª ( tanto solta quanto apertando as casas), na 5ª quando aperto as casas e na 4ª quando aperto as casas.
Eu não sei até que ponto isso é normal, pois eu nunca toquei numa guitarra que não trastejasse ao menos um pouco.
De qualquer forma eu levarei novamente ao luthier, mas eu gostaria de saber a sua opinião.
Mais uma coisa, se os bends e vibratos começarem a marcar profundamente os trastes novamente você recomenda trocá-los?
Quais são os melhores jumbos pra minha Ibanez RGA 32 MOL?

NOTA: Minha guitarra tem ação baixa das cordas, a regulagem é bem rente . Ela já veio regulada assim e eu gostei de tocar com essa ação.

danielfz
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu Bertola! Este é só pra agradecer!
Você é "o cara" !!!
Valeu!!

iansiro
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, voce indica algum luthier aqui no Rio de Janeiro, capital?? to precisando MUITO!

por favor, se alguem conhecer algum bom e que nao cobre o olho da cara, eu agradeço!

Willie Adler
Veterano
# dez/11 · Editado por: Willie Adler
· votar


Eu estou na busca de uma LP ou similares.

Por enquanto na minha balança está a Tanglewood 58 e a Cort cr200~250.
A balança pesa a favor da tanglewood, levando que as qualidades parecem próximas e ela vem com case.

Minha dúvida principal é quanto a pegada do braço, ouvi dizer que algumas "les paul's" genéricas possuem um braço muito gordo e estranho, qual delas tem a melhor pegada? (ok, isso é bem subjetivo) Deixe eu me explicar melhor, um braço não tão largo, mas sem perder a pegada característica de uma les paul.

Estou receoso de não me acostumar a longo prazo.
Possuo uma strato com HSS (sound/malagoli), e uma superstrato (ltd mh100) modificada com emg's JH e floyd gotoh, e procuro um timbre que não consigo com essas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Tensoohvisky
Não são...
vinivicios
Cara, se ainda está trastejando (e saindo no amp),leve de volta a seu luthier e explique isso.
danielfz
Eu nada sou cara...
iansiro
Só posso indicar um de meus mestres, o grande Eliézer Lara.
Willie Adler
Vá às lojas e experimente, pesquise. Não há mais o que dizer.
Abçs

Andreh000
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, pode me dizer se a algum risco em lixar os polos dos captadores? E se sim qual lixa devo usar?
Eu andei lendo alguns topicos sobre como tirar a ferrugem do captador mas ainda estou com essa duvida. E aqueles parafusos de captadores humbuckers tem algo de especial ou são normais? Posso troca-los? Se sim a algum risco de danifica-lo ao mexer no parafuso?
Obg e um grande abç

igornum
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola,

Se ei levar minha flying v no Luthier, quanto ficaria o preço de Pintar ela de preto fosco, e de colocar um Kill Switch?

Vlw!

Buja
Veterano
# dez/11
· votar


igornum
cara...acho que o bertola nao vai saber quanto o luthier vai cobrar, é até estranho. Liga pro cara la e pergunta numa boa, ele nao tem pq nao falar.
Mas vou chutando que pra pintar nao fica por menos de 300 nao, pelo menos foi o que perguntei um tempo atras a um luthier daqui! Pra saber certo mesmo so ligando e perguntando

o/

igornum
Veterano
# dez/11
· votar


Buja Vlw!

leito
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola

Comprei um kit da Gibson para limpar guitarras. Nele vem um polidor de ferragens, um óleo para limpar escalas e um creme para guitarras com acabamento em nitrocelulose. Eu posso usar esse creme para guitarras em nitrocelulose em uma epiphone?

Tensoohvisky
Veterano
# dez/11
· votar


bertola, vc já viu aquela telecaster que parece les paul da golden? ponte fixa 2 humckers 4 knobs?
é uma boa? tah por 600 mango aki, muito bonita, me parece ser de qualidade razoavel

ehfika
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola
Vi uma ponte para Strato dois pivôs com carrinhos com Roller... até onde eu vi, ela é do tamanho da tremolo da minha washburn x14 (o povo meteu o pau na washburn, mas eu comprei e não me arrependo).
Bom, eu to afim de pôr o hardware preto (ponte e tarraxas), e vi essa ponte, mas como não entendo do assunto, vim perguntar o que são e como funcionam os tais dos pivôs.
Pelo que eu entendi, tem que furar dos lados da cavidade da ponte e colocá-los para que ela fique meio que flutuante... mas também quero saber se dá para instalar sem os pivôs, como trêmolo comum. Pode tirar essas dúvidas?
Agradeço desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


Andreh000
Lixa d'agua 600.
leito
Sim, pode.
Tensoohvisky
De qual marca vc está falando?
ehfika
Cara, em 1º lugar é IMPERATIVO tapar os furos da ponte "comum", com madeira. Não entendi a pergunta seguinte. Ela possui pivôs, portanto tem que instalá-los, e não é um serviço tão simples, pois há risco de quebra da madeira.
Abçs

ehfika
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola
Da pra colocar um nut em guitarra que não tem floyd?

ehfika
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola
A minha ponte ja é uma tremolo, o encaixe de ambas no corpo da guitarra é igual.
Aqui a ponte que vi:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-214800093-ponte-para-strato-2-p ivs-preta-com-carrinhos-com-roller-_JM

Aqui minha guitarra:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209501731-guitarra-washburn-x14 -case-estado-de-nova-_JM

A pergunta que vc não entendue foi: "Da pra ignorar os pivôs e instalar essa nova ponte como uma tremolo comum?"

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


ehfika
Cara, TODA guitarra tem pestana...
A pergunta que vc não entendue foi: "Da pra ignorar os pivôs e instalar essa nova ponte como uma tremolo comum?"
Não. Tem que instalar os pivôs.
Cara, vc formula mal as perguntas... Você tem que ser claro e objetivo, e saber o que está perguntando. Infelizmente eu não posso adivinhar o que vc pretende...
Abç

ehfika
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola
desculpa, sou meio desajeitado assim. Não sabia que toda pestana dava pra por um nut.
Agora eu to cabreiro de comprar uma ponte dessa com pivôs, pelo fato de não poder gastar mais dinheiro com luthier depois.
Me recomenda algum site que venda ponte? Preciso de uma ponte preta (não façam piadas com o time ponte preta, que eu ja cansei de ouvir).
Obrigado, e novamente desculpe ser desajeitado.

ehfika
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola
Mesmo desengonçado, descobri que o que eu quero é uma tremolo mesmo, só que preta. Agora me diga, o tal do ROLLER faz muita diferença, pouca ou nenhuma (tipo aquelas coisas que são só enfeites)?

ehfika
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola
A única tremolo da cor que eu quero q achei no ML:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212218072-ponte-strato-carbon-b lack-completa-preto-fosco-_JM

Essa daqui eu posso colocar sem problemas, né?!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/11
· votar


ehfika
Sim.
Abç

ehfika
Veterano
# dez/11
· votar


Bertola
Dessa vez eu fui claro, mas acho que não leu bem a pergunta de cima.
Pode me dizer qual a diferença que o tal do ROLLER faz?

vinivicios
Veterano
# dez/11 · Editado por: vinivicios
· votar


vinivicios
Cara, se ainda está trastejando (e saindo no amp),leve de volta a seu luthier e explique isso.


Mauricio Luiz Bertola

Saindo no amp não está, mas mesmo assim quando o amp está numa altura moderada eu ouço bastante, já levei pra ele dar uma olhada e ele disse que vai verificar pra mim.

Só mais uma coisa, eu perguntei sobre troca dos trastes e ele me disse que coloca trastes Gotoh jumbo pra mim por R$ 120,00.
Qual você recomenda? Gotoh ou Dunlop? Existem Gotohs "meia boca" ou são todos bons?
No quesito desgaste quantos anos vai durar em média sem precisar retificar considerando tocar 3 vezes por semana 3 horas por dia?
Estou pensando seriamente em trocar, pois os trastes que vieram na minha Ibanez são muito vagabundos. Aposto que não são os mesmos das Prestige. Fiquei com medo de comprar a linha GIO por causa desses tipos de coisa e mesmo tendo comprado uma melhor estou passando raiva.

Andreh000
Veterano
# dez/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Certo, mt obrigado...
E quanto as parafusos do humbucker? Sâo "especiais" ou posso trocalos por novos?

Victor.Farias
Veterano
# dez/11 · Editado por: Victor.Farias
· votar


Boa Noite galera , eu sou do forum de violao e falaram pra min perguntar ao mestre Bertola se vc conhece algum luthier que faça violao. Que eu tô querendo encomendar 1 mais nao estou consseguindo acha um luthier bom.

marcosshrp
Veterano
# dez/11
· votar


Ainda é 1M o valor do resistor pra colocar na DPDT pra evitar o 'pop'?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji