Com dj's, pops melosos e tecno em alta. O guitarrista instrumental pode desaparecer?

Autor Mensagem
Emogotic
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros

E porque o que a TV exibe vira sucesso na hora?
Por falta de educação musical, de senso critico do povo, que acha que, se o Faustão diz que o ****** é o melhor cantor do Brasil, eles pensam que é verdade!


Eu comentei em termos gerais, não me referi somente a música, generalizei. hehehe
Lembrei que em tempos passados havia educação musical nas escolas e havia música de qualidade na TV e nas rádios.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# fev/11 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


De Ros
Ta faltando Mattias Eklundh, Guthrie Govan, Ron Thal, Alex Hutchings, Daniele Gottardo e mais alguns outros no player de vocês, hein? 2 (faltou buckethead aeh)

Todos da "nova safra", hehehe!
Pior que essa afirmação tá apenas 50% certa. Essa galera toda trabalhava tocando, ensinando, e alguns gravando na década de 1990. O cara que iniciou todo esse estilo maluco misturando tudo foi o Shawn Lane. Mas ele não só era um cara derivativo quanto a focalizar a carreira, como tinha problemas de saúde e pessoais tb. Só passou a ser mais conhecido hj em dia, assim como esses outros aeh.

Essa galera passou toda a sua época da idade de 20 anos sem estourar, e começou a aparecer agora na década de 2000 (depois que o grunge/alternativo morreu e a galera tirou os soterrados pelo estilo. Buckethead chamou a atenção pra caramba qd entrou no Guns, e na mesma época saiu uma matéria na GP sobre o Shawn.

Govan começou a aparecer na internet tb em 2003 c um workshop gravado q começou a se espalhar mostrando como ele era monstro. Hoje O Ron Thal tá no guns, mas já tem inúmeros cds ao contrário do Govan, que é mais preguiçoso pra gravar, mas em compensação foi o álbum dele o que reuniu mais coisas dessa galera e chamou mais atenção.

Não acho que a culpa seja só dos novos estilos inspirados no punk que surgiram e se tornaram populares, eu acho que essa galerinha instrumental chegou meio tarde tb. O mundo tava saturado dos imitadores do malmsteen e van halen, q tocavam a mesma merda sem criatividade nenhuma. Quando a nova música pop surgiu, ela deixou essa galera boa submersa. Só quem meio que deu um jeito de continuar aparecendo com a cabeça fora d'água foi o Greg Howe.

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros

Mas para quem não está nem aí com uma linguagem nova, mas quer novos guitarristas com musicas bonitas (lindas, melhor dizendo), aqui vai alguma coisa:

Caramba!!! Quanta música boa!!! Quase rolou uma lágrima no zóio aqui =))

RMafe
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros
Tive que postar só pra ficar regstrado no meu perfil e ver os vídeos que tu postou.

Maneríssimo aquele meio trilha de cinema do Gottardo.
Aprender a fazer um curta só pra colocar aquela música, hauhau

Raphaa
Veterano
# fev/11
· votar


tenho 13 anos e curto pra caralho steve vai e instrumental

Van_Lorien
Veterano
# fev/11
· votar


Como disse o mestre De Ros, não tá morto quem peleia! E, seguindo nas expressões baguais, nós guitarristas temos de ser aguerridos contra isso, não podemos nos michar pra essas odete que fazem música eletrônica e o escambau, temos de seguir tocando o que nós gostamos.

Conde_guitar
Veterano
# fev/11
· votar


Emogotic
Acho mesmo é que esses "malabarismos" contribuem bastante para que esses garotos queiram ser um Steve Vai da vida.


Com certeza!
Se esses caras não fizessem coisas assombrosas com a guitarra e aquela técnica perfeita não teriam o mesmo destaque.
É bom que incentiva a galera a querer aprender guitar, só acho que não podemos esquecer as raízes tbm. xD

Abç!

Emogotic
Veterano
# fev/11
· votar


Conde_guitar

Concordo. É por aí mesmo.

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Um grande guitarrista vai ser sempre um grande exemplo... e tem grande responsabilidade!

cvaio
Veterano
# fev/11
· votar


Well, tenho 15 anos e hoje em dia estou preferindo ouvir Malmsteen, Satriani, Vai a ouvir meu idolatrado Metallica ou Megadeth.

Imbuia
Veterano
# fev/11
· votar


Mas e quanto aos grandes Mestres: JIMI Hendrix e Eric Clapton. eles praticamente criaram o estilo do Power blues, improvissos sem fim no Cream e Jimi Hendrix experience.

Infelizmente eu sou o único dos meus amigos que ainda ouve as raizes do Hard e o Blues.

No tempo que era apenas um bom baixo, uma bateria, guitarra e um Ampli Valvulado. Sem frescuras ou Vaidade. Viva THE WHO.

Rednef2
Veterano
# fev/11
· votar


Mas veja bem, naum estou dizendo que acabaram os bons guitarristas, só digo que os novos não tem o mesmo impacto.

Discordo, veja a musica desse menino aqui:

Leomju
Veterano
# fev/11 · Editado por: Leomju
· votar


Rednef2

O menino construiu um bom timbre e tal, usa bem vibratos e bends, mas naum tem nada de extraordinário...

Naum pode nunca ser considerado como os já citados, a diferença é no mínimo COLOSSAL... tem gente aqui no FCC que seria capaz de compor isso ae... se é impactante, pode ser para alguns... naum me impactou...

Gente... naum estou falando de guitarristas legais e uma música legal que escutamos... todo dia eu espero nascer um que seja inquestionável como SRV... é isso!

Estou perguntando assim: Cadê os MONSTROS, os GRANDÕES, os que cravaram seus nomes. Vc já ouviu Eddie Van Hallen?
Comparar esse menino a ele é comparar um teco-teco com um bóing...

A musiquinha é muito legal mesmo e ele tem feeling sim... mas um delaysinho e uma fender e vamos lá... dá pra fazer numa boa... nada de extraordinário...

Valeu!

Ah pra ilustrar isso... vou botar um video com uma musiquinha também, ae vc percebe... o que é um Bóeing...



Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


A propósito do Vídeo do Steve Vai, viram só o que acontece após os 3:40, parece que a música diz assim "Quero chegar ao céu!"

Rs... o cara é todo cheio de caricaturas no palco, mas é épico!

Rednef2
Veterano
# fev/11 · Editado por: Rednef2
· votar


Leomju
Entendo o que vc quis dizer, mas tipo as vezes nao entendo o criterio que o pessoal usa pra comparar um guitarrista x com um guitarrista y ta ligado?? muitas vezes é só por causa de nome. Tem muita guitarrista famoso por ae que se tocar um solo totalmente fora do tom (daquelas que doi ate o ouvido) teria um monte de gente dizendo "genio" ou entao "o cara nao tem um solo ruim" hehehehe.
Mas é isso ae mano, fica na Paz de Cristo

Edit: lembrei de um guitarrista brasileiro James (fundador e ex-guitarrista do oficina g3) tem umas musicas bem legais, tem umas que me lembram SRV mas deve ser viagem minha
http://www.jamesconway.com.br/Player/releaseplayer.html (as musicas dele estao em "arquivo")

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Po o som é bem legal mesmo...

Naum conhecia, só o Juninho Afram... mas gostei muito, muito bem trabalhada a música...

Esse vocalista ainda é o Manga?

Rednef2
Veterano
# fev/11 · Editado por: Rednef2
· votar


Leomju
se for da parte "ao vivo"é manga cantando pq é do primeiro album do oficina g3 e na musica pastor tmb. E naquela musica "para ti" senao me engano foi gravada em 2005 com juninho, james, manga, duca, lufe e jean

tomara que james lance algum cd solo.

condor guitar
Veterano
# fev/11
· votar


pscb


É desmotivante alguém pedir para eu tocar e perguntar "tu não canta?". Violão, para a maioria das pessoas, é o acompanhamento da voz


Cara isso e verdade!! Eu mesmo tb toco violao e maioria das vezes as pessoas falanto vc nao canta? Quem toca violao tenque cantar..............todos falam isso para mim que eu tenho que cantar.

fernando tecladista
Veterano
# fev/11 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Com dj's, pops melosos e tecno em alta,
isso prova que não é o fato de não ter letra, já que psy e demais do gênero tem horas de viagem, sem uma letra qualquer

Estava escutando Stanley Jordan em casa e uma galera disse assim... credu... "que música de velho!"
nessa você também precisa rever: qual o tipo de galera, se tem a ver com o tipo de som e qual o seu tipo de comportamento, dar uma de intelectual em festa "é coisa de velho" (não só com música)
quando eu tinha 15 anos eu queria colocar: bach, beethoven... nas festas ou quando tinha amigos aqui pra jogar conversa fora, essa atitude "é coisa de velho" a menos que os outros curtissem muito, eu deveria deixar rolar: a-ha, erasure, u2, rpm,.... como era em toda festa de "jovem" deixar bach e beethoven pra quem merece ouvir



O GUITARRISTA INSTRUMENTAL ESTÁ FADADO A SER EXTINTO?
depende

se músico continuar achando que ele tem que ter um "som alternativo" sim, só será escutado quando alguem se cansar de ouvir pop e procurar alguma "alternativa"

me parece que santanna, satriani, Stanley Jordan.... não tem esse tipo de pensamento, além do ótimo som em si a apresentação é atual: o show é "pra cima", palco com luzes, vestimenta atual...

se o cara resolve tocar com visual retrô, palco retrô, sonoridade retrô, será chamado de retrô, traduzido para o português coloquial: "coisa de velho"

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


fernando tecladista

Legal cara... te positivei ae...

Você pensa como eu... nem sempre a abertura do Tópico é o q penso, ponho as palavras para instigar a galera a pensar...

Deixar a turma se soltar no que acha e tal...

Muito obrigado pelo post...
Very good...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Com dj's, pops melosos e tecno em alta. O guitarrista instrumental pode desaparecer?