Com dj's, pops melosos e tecno em alta. O guitarrista instrumental pode desaparecer?

Autor Mensagem
os_haxixins
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros

Concordo... falo tudo!

Abraço

mr.moretti
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros

Putz, o govan é fantástico

Daniel Orp.
Veterano
# fev/11
· votar


Desculpa, mas eu não gosto de música instrumental muito, admiro quem faz e até ouço mas eu prefiro uma mesmo com vocal D:
Bem, talvez eu ainda amadureça e mude de opinião, mas por enquanto é essa mesmo... e gente, se lembre, mudar de opinião não é feio viu rs.
Tem gente que condena os outros quando ele diz outra coisa e fala que mudou de opinião. Se alguém muda de opinião é porque amadureçeu (ou foi influenciado, btw)

Conde_guitar
Veterano
# fev/11 · Editado por: Conde_guitar
· votar


Leomju

Cara, na boa.Eu tenho 17 anos e conheço muita gente da minha idade que tá se aventurando na guitarra.E a metade desses caras SÓ QUEREM SABER DE GUITARRA INSTRUMENTAL.
Desculpe o caps.
A galera de hoje, pelo menos que eu conheça é fissurada em Steve Vai,Joe Satriani,Petrucci,Malmsteem e essa coisa toda....
A outra metade curte algo mais levado pra um classic/hard rock voltado pra guitarristas mais antigos que vão desde Page até Slash.
Se duvidar, é só olhar também o monte de tópicos do FCC sobre Malsmteem e Slash, garotos querendo ser o Angus Young e outros querendo aprender como alcançar a velocidade de um fritador.
E quem faz esses tópicos normalmente é um público de 11 à 15 anos.

E também, o que eu tenho visto nas escolas de músicas é uma abordagem profunda nesses caras de rock instrumental que tem um domínio magistral da guitarra, e pouca profundidade em estilos como Jazz e Blues que são base pra muitos estilos de música e pra muitos desses super-guitarristas.

O que eu acho que a juventude não valoriza são estilos mais "raiz" como um Blues, um Jazz, uma MPB, uma Bossa Nova....

Esses estilos citados acima pra mim correm muito mais risco.

Agora sempre teremos garotos impressionados com os "malabarismos" de caras virtuosíssimos ou pelo glamour que há nas mentes adolescentes em simplesmente vestir uma camisa do Iron Maiden.

Essa é a minha opinião de acordo com o que eu vejo por aí.

Um abç!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Conde_guitar
Mandou bem cara... na resposta...
Os estilos tradicionais é que vieram a derivar os demais...
Eles tem que serem muito valorizados, são a base de tudo...

Daniel Orp.
É uma questão de preferência, não tem nada errado nisto...

Daniel Orp.
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
 
É, também acho.
 
Claro que um cara que escuta 'esse tipo de música' vai saber muito mais do que eu que escuto um Pop/Rock, mas é questão de gosto mesmo...

Conde_guitar
Veterano
# fev/11
· votar


Daniel Orp.

Cara te positivei.
Gostei da sua personalidade.Tem que ser assim mesmo, a gente vai amadurecendo e muitas vezes mudamos "drasticamente".
O importante é bater no peito e dizer o que curte, memso que não seja algo em comum ao meio em que você vive.

Abç!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros

Cara... entendi... mas achu que vc naum me entendeu!

Eu odeio cópias, amo a individualidade e o novo!

Mas creio que na nova safra... naum tem ninguém com muito impacto assim! As discos de Beck mais apreciados são os mais antigos, antes de Motion e Comotion

Braian May ainda novo projetou seu próprio instrumento, de qualidade inquestionável. É de uma genialidade que naum se encontra...
Estou procurando até hoje, naum uma cópia, pode até ser em outro estilo, mas que tenha o impacto de uma For The Love Of God ou Voodoo Child, Starway to Heaven, cara, contra o som naum se luta...

Os novos não podem lutar contra isso!

Mas veja bem, naum estou dizendo que acabaram os bons guitarristas, só digo que os novos não tem o mesmo impacto.

Todo ano espero nascer um novo Alex Lifeson e sei que um dia vai nascer, mas ninguém mais compos algo de impacto como "YYZ"

Os novos são bons, sim, com certezaaa!

Mas não tão geniais, se é pra sentar e ouvir, prefiro ouvir BB King!
Não tem a ver com o tempo, era genial em 1960, continua genial agora...

O cara é um guitarrista bom hoje, difícil ser genial amanhã, genialidade não é prática, nasce com o cara!

Valeu!

Daniel Orp.
Veterano
# fev/11
· votar


Conde_guitar
 
Valeu cara.
É, as vezes sofro um preconceito entre guitarristas sobre algumas coisas que eu gosto, não são aberrações também mas não é o que geralmente o pessoal curte.
Gosto de um Vai, Pual Gilbert, Satriani e tal, mas o segredo é ser eclético e sem preconceitos (claro, dentro do escutável).
 
E aliás, acho que em quase todo estilo tem alguma coisa boa. E o Pop não é excessão tem muita coisa boa, muita mesmo HAHA
 
 
Mas isso é só minha opinião...

Daniel Orp.
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju 
 
"só digo que os novos não tem o mesmo impacto."
 
 
Já ouviu dizer de um cara chamado John Mayer?

Conde_guitar
Veterano
# fev/11
· votar


Daniel Orp.

HAHA já to vendo os vídeos...

Apoio totalmente o que você disse cara.

Abç!

Daniel Orp.
Veterano
# fev/11 · Editado por: Daniel Orp.
· votar


Conde_guitar
 
Obrigado cara! :)
 
edit- e cara, o Jack Conte, daquele vídeo, é genial. Já viu os vídeos 'multi-instrumentista' dele?
 

 
Esse cara destrói HAHA

De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

"Mas veja bem, naum estou dizendo que acabaram os bons guitarristas, só digo que os novos não tem o mesmo impacto."

Depende exclusivamente do gosto musical de cada um. Adoro muitos guitarristas da velha geração, mas a primeira vez que vi esse video, por exemplo, quase chorei porque vi alguém tocando coisas que nem acreditava possiveis:



Esse é só um video dele. Não quero ficar enchendo o teu tópico com esse tipo de coisa, mas escuta só mais isso e me diz se não é impactante:



Se tu curtir, procura pelo som Cardiology.

"Mas não tão geniais, se é pra sentar e ouvir, prefiro ouvir BB King!
Não tem a ver com o tempo, era genial em 1960, continua genial agora...
"

Tem tudo a ver com o tempo! Ele é que vai mostrar se em 2040 alguém vai lembrar do Guthrie Govan ou do Gottardo! Até lá, é especulação...

Mas eu acho ambos geniais. Pura questão de gosto, lógico!



Mas eu só falei desses caras porque na página anterior tu disse isso:

Olha... depende da visão cara, nenhum deles é Beck ou SRV

Ambos são (ou foram) guitarristas com uma carreira sólida e muitos discos lançados. Não dá para comparar com os dois que postei os videos, uma vez que eles tem apenas um disco lançado, são novas promessas.

E lembrando que, na indústria musical atual, com particamente ausência das grandes gravadoras investindo somas absurdas em marketing para os seus artistas, o impacto vai acontecer (ou não acontecer) de outra forma.

Ah, só mais um detalhe - Eu não estou dizendo que esses caras são "melhores" que o B. B. King ou o Vaughan - não sou tão infantil a ponto de pensar algo assim.
Só estou querendo dizer que a música instrumental tem representantes magistrais na nova safra, ou seja, não é por falta de qualidade artistica que o consumo de música instrumental está decaindo.

É por falta de educação musical, de uma base para aperfeiçoar o senso estético do ouvinte Brasileiro, que acaba fazendo com que certas pessoas com um dom duvidoso enquanto cantores tornem-se grandes astros da música no nosso país.

Imagina que nos anos 70, tu ligava um rádio e ouvia a Elis Regina. E hoje tu liga e o que tu escuta? Melhor nem comentar, hehehe!!

Abraço!

Matheus Vengeance
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros nunca saira do meu coração pode por o tiesto aki em kza

HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUM.. BOIOLA

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros

Fica a vontade no tópico cara...

Os vídeos são ótimos, o primeiro é de arrebentar mesmo... cara

Vc tem razão com relação ao tempo... realmente tenho que repensar isso, principalmente quando vc diz sobre construir uma carreira...

Realmente é mais fácil gostar de algo que há anos está em nossa frente, um músico com uma carreira construída... acaba fazendo qualquer som e já tem seus seguidores!

Obrigado pela ajuda cara... aliás já disse admiro sua capacidade de interação com a gsalera e sua paciência com a moçada... e põe mais vídeos preciosos desse pra gente valeu?

Daniel Orp.
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros
 
Foi daí que tirou a inspiração para fazer aquele lance de 3 oitavas? HAHA

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros

É cara... a guitarra atualmente tem bons representantes, que legal!!!!

Os dois tem timbres fantásticos, e usam o Delay melhor que o The Edge!!! ... rs

Gostei muito mesmo... Govan já conhecia... estou pesquisando Gottardo, um amigo meu é fã conhece tudo...

Valeu mesmo cara!!!

Estou pesquisando

De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


Matheus Vengeance

Uhauhauhauha!!!

Leomju

Por mais videos? Com prazer!

Esse video une duas paixões minhas - guitarra e trilha de cinema (não é uma trilha, mas tem o espirito do Nino Rota)



Música super emocionante (para mim, claro).



Outra que acho linda!



E agora, um pouco mais do Govan:



Tocar slide é tão fácil...



Cuida que esses videos não são temas dele, é ele improvisando sobre as jam tracks...



E isso é o animal tocando uma música dele...



Mas velho, tem um monte de videos dele no YouTube. Procura lá que tu não vai te decepcionar!

Abração!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Legalzão... cara... OBRIGADO mesmo véinho...

De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


Daniel Orp.

Só o lance de três oitavas? Muitas outras coisas também, hehehe!!

E velho, esse Jack Conte é interessantíssimo!!

fripp
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros
Talevez seja porque não sou guitarrista de origem, passei pelo baixo e violão antes. O som desses camaradas que você apresentou não me seduzem. Achei a estética pasteurizada e as músicas pouco inventivas. Tendo a concordar, nesse aspecto com o Leomju. Acho guitarristas como John McLaughlin, Santana e até o meu codinome aqui do forum (rs) mais criativos.

Mas, gosto é igual cu, cada um tem o seu. =)

Namastê!

Daniel Orp.
Veterano
# fev/11 · Editado por: Daniel Orp.
· votar


De Ros -er, editei. tinha escrito errado rs
 
Realmente, o cara é fera. E agora que vi, essa música, Wonderful Slippery Thing é dele, conhecia mas não sabia que era dele.
 
Jack Conte é bom mesmo, ele não nenhum virtuose em nenhum instrumento, mas tem domínio de todos, e uma produção que vou falar...
 

De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


fripp

Ok! Também adoro o Mahavishnu John McLaughlin e o Devadip Carlos Santana. Mas procuro manter a mente aberta para o novo.

E se tu achou a estéca pasteurizada e as músicas pouco inventivas, eu penso exatamente ao contrário! Acho a "Guitar Sbrego" por exemplo, uma mistura de uma técnica praticamente ilimitada a serviço de uma melodia linda, com a modernidade de elementos de música eletrônica aplicada de uma maneira muito sutil!

Mas é como tu disse, cada um tem o seu gosto!

Abração!

Emogotic
Veterano
# fev/11 · Editado por: Emogotic
· votar


Daniel Orp.

Desculpa, mas eu não gosto de música instrumental muito, admiro quem faz e até ouço mas eu prefiro uma mesmo com vocal D: (+1)

Bem, talvez eu ainda amadureça e mude de opinião, mas por enquanto é essa mesmo...

Acho que gostar ou não de música instrumental não é uma questão de amadurecimento.

Claro que um cara que escuta 'esse tipo de música' vai saber muito mais do que eu que escuto um Pop/Rock...

Discordo, acho que ele vai saber mais, sim, mas sobre o gênero musical o qual ele escolheu. Se estiveres comentando sobre técnicas/conhecimento profundo sobre o instrumento, eu concordo.

De Ros

Só estou querendo dizer que a música instrumental tem representantes magistrais na nova safra, ou seja, não é por falta de qualidade artistica que o consumo de música instrumental está decaindo.

Isso é uma verdade.
Mas não acho que seja apenas por falta de educação musical que a música instrumental esteja decaindo, acho que é mais por falta de divulgação na mídia. O que a TV exibe vira sucesso e é largamente consumido, e ela faz isso com bastante lixo.

Imagina que nos anos 70, tu ligava um rádio e ouvia a Elis Regina. E hoje tu liga e o que tu escuta? Melhor nem comentar, hehehe!!

Eu nem ligo o rádio, na verdade, eu desligo ou saio de perto se tiver algum rádio ligado em minha residência. hehehe


Conde_guitar

Agora sempre teremos garotos impressionados com os "malabarismos" de caras virtuosíssimos...

Acho mesmo é que esses "malabarismos" contribuem bastante para que esses garotos queiram ser um Steve Vai da vida.

De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


Mas para quem não está nem aí com uma linguagem nova, mas quer novos guitarristas com musicas bonitas (lindas, melhor dizendo), aqui vai alguma coisa:













E porque não uns Brazucas?










Tá chega de videos! Parei, juro!!

Abraços a todos!

jonas.hetfield
Veterano
# fev/11
· votar


Acho que não..
Por acaso não existia dance music,lotada de sintetizadores e afins?


Agora falando a respeito do sucesso da música instrumental, vale lembrar que geralmente quem curte instrumental é músico ou tenta ser.
Que graça um cara totalmente leigo na guitarra vai ver em ouvir um Govan da vida? (salvas exceções)...

De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


Emogotic

"Mas não acho que seja apenas por falta de educação musical que a música instrumental esteja decaindo, acho que é mais por falta de divulgação na mídia. O que a TV exibe vira sucesso e é largamente consumido, e ela faz isso com bastante lixo."

E porque o que a TV exibe vira sucesso na hora?
Por falta de educação musical, de senso critico do povo, que acha que, se o Faustão diz que o ****** é o melhor cantor do Brasil, eles pensamque é verdade!

Somos um país cheio de Homers Simpsons: "A TV nos dá tanto e pede tão pouco."

Hehehe!!!

De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


jonas.hetfield

Conheço um monte de leigos que vão nos meus shows e compram meus discos!

Geralmente, ou curtem música erudita, ou curtem rock instrumental! No caso dos rockeiros, o Satriani é a maior referência deles.

De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


Mas quero acompanhar a discussão, então vou parar de postar um pouco.

Gostaria mais de ouvir do que falar (já falei que chega, hehehe).

Midnight.Mover
Veterano
# fev/11
· votar


Guitarrista instrumental nunca desapareceu, veja os guitarristas de Jazz, por exemplo.

Eles fazem sucesso, ainda, entretanto só com os guitarristas e uma minoria que curte esse tipo de som.

Deixar de existir? Nunca, ainda há muitos guitarristas assim no Brasil e no Mundo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Com dj's, pops melosos e tecno em alta. O guitarrista instrumental pode desaparecer?