Com dj's, pops melosos e tecno em alta. O guitarrista instrumental pode desaparecer?

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# fev/11


Bom pessoal...

Estava escutando Stanley Jordan em casa e uma galera disse assim... credu... "que música de velho!"

Reparei que naum era pelo Stanley em si, mas é que os adolescentes, naum são como os dos nossos tempos!
Ninguém questionava nos anos 80, o som do Santana, Jeff Beck e outros até mais modernos, Vai e satriani.
Cai na real, a moçada atualmente não vê mais graça na guitarra instrumental!

Guitarristas atuais ainda crescem e se destacam, como Joe Bonamassa, fazendo seu Blues.

Mas o guitarristanovo (não falo os antigos que já tem um nome garantido no roll dos Monstros Sagrados), mas o novo que toca somente música instrumental, tende a ser ouvido só por quem é fã deste tipo de música, atualmente a minoria.

Como isso aqui é pra se analisar e debater (sadiamente, óbvio!)
Qual o incentivo que um garoto apaixonado por guitarra instrumental tem hoje em dia? Seus ídolos serão pessoas de cabelos brancos e roupas de couro? O que a gente pode esperar?

O GUITARRISTA INSTRUMENTAL ESTÁ FADADO A SER EXTINTO?

pscb
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

Aqui mesmo muita gente diz que "guitarrista solo faz 80% base", já que a maior parte da música é cantada.

Se quem estuda guitarra já acha que música insturmental é bobagem, que dizer do público leigo?

Eu toco violão clássico. É desmotivante alguém pedir para eu tocar e perguntar "tu não canta?". Violão, para a maioria das pessoas, é o acompanhamento da voz.

E por aí vai.

Pé de chinelo
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

Música totalmente instrumental tipo Stanley Jordan e Joe Satriani sempre teve um certo preconceito, não é de hoje...tinha preconceito no passado também...

a galera de 11 a 16 anos, na grande maioria, e em todas as épocas gosta de musiquinha boba mesmo, com vocal e sem muitos solos, mas o bom é que eles crescem e descobrem que o mundo é maior do que eles pensavam! kkk

Sobre sua pergunta se o gutarrista instrumental vai acabar, eu acho que nunca, pq sempre vai ter publico pra isso, msm que seja pequeno, vai ter

tem gente que diz que o Rock morreu, da uma olhada la no youtube no video Psychosocial do Slipknot, é super recente e tem mais votos positivos que muita lady gaga e black eyed peas por ai!

O rock e a música instrumental só vai morrer se a gente deixar!!

renansena777
Veterano
# fev/11
· votar


Com dj's, pops melosos e tecno em alta. O guitarrista instrumental pode desaparecer?

Nao. Close topic

BuriedAlive
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
Nessas músicas da moda e tals, acho que pode acontecer uma desvalorização da guitarra(que já existe na verdade, não se ve muita guitarra na música atual)...
Mas extinção acho que não é o caso, ta cheio de gente nova com boas ideias, que ama guitarra de verdade...

Kold
Veterano
# fev/11
· votar


Bah se o cara for bom eu até curto, mas nao vejo graça de ouvir o cara tocando e fazendo suas estripulias na guitarra sou mais KISS,Ac/Dc,Led,Deep Purple essas coisas.

Tem mais emoçar me toca mais,nao q eu nao goste de instrumental.

pscb
Veterano
# fev/11
· votar


renansena777
Nao. Close topic

Quando tu for moderador, tu decide se fecha o tópico.

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Pé de chinelo

Cara, eu crio o tópico pra ser debatido, nem sempre o enunciado é o que eu penso. Mas não é isso que vc quis dizer!

Penso como vc! Até positivei sua resposta. Acho que o guitarrista instrumental é aquilo que fizermos dele!

Muita gente tá ouvindo Britney Spears e vestindo camisas pretas com imagens do Raul.
E naum é só adolescent naum, gurizada experiente também tá nessa, a música mudou! olha a febre do Sertanejo Universitário "... Você é raio de saudade Meteoro da paixão"

Escuto Jeff Beck e a turma chia... é pra acabar!

fripp
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
Cara, sou da sua geração. Não acho que este seja um debate com muito fundamento. Todos os caras que você citou, exceto o Santana, nunca foram, digamos, populares.

Pé de chinelo
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

Não entendi o que vc quis dizer....

sempre teve música sertaneja tb, num é de hoje que cantam músicas do tipo meteoro

é pra acabar o que? jeff beck ou a chiadeira?

se expressa melhor cara, ta mto confuso

Guitar Math
Veterano
# fev/11
· votar


Pé de chinelo
nem todos de 11 a 16 anos
por exemplo eu que tenho 13, sou fisurado tanto por blues acoustic quanto na guitarra eletrica mesmo, so fissurado instrumentais, gosto de violao clássico e tudo mais
alguns dessa geraçao ainda se salvam!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


pscb

Quando tu for moderador, tu decide se fecha o tópico.

renansena777 não gostou do assunto, eu nem quis responder.

Tem uma gurizada (renan tem 19 anos e cresceu assistindo pókemon e criou um tópico sobre Curinthians facts, faze o q neh?) que é meio moderador mesmo!

Mas vamos lá a galera é que decide se o assunto vale a pena!

Obrigado velhinho e valeu!

Pé de chinelo
Veterano
# fev/11
· votar


fripp

verdade, na época do santana novo, a maioria dos jovens tava ouvindo Bee Gees e e outras coisas tão pop quanto hj

Pé de chinelo
Veterano
# fev/11
· votar


Guitar Math

lê o que eu escrevi no meu primeiro post man, "a grande maioria"

eu tb era e sou exceção kkkk!

abs!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Pé de Chinelo

é pra acabar

É só uma expressão que significa... é o cúmulo!!!

sempre teve música sertaneja tb, num é de hoje que cantam músicas do tipo meteoro

Sim, mas naum tinha oitenta mil pessoas num show do Milionário e José rico antigamente, ou então 20.000 pra ver um DJ.

Jeff Beck esteve se naum me engano há tres meses no Brasil, o cara é mundial, mas achu que naum foram 20.000 lá assistí-lo. O preço do ingresso achu que era o mesmo do Luan Santana ou Michel Teló... É uma disparidade da p...

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Guitar Math e Pé de Chinelo

Mantenham-se firmes caras, vcs saum o futuro dessa geração de guitarristas e amantes dos bends e harmônicos...

rsrsrs

Pé de chinelo
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

é a vida, a galera gosta do simplesão amoroso msm, principalmente no Brasil

mas pensa que na época do milionário e josé rico a população do brasil era muito menor que hoje......tb num tinha internet, a divulgação não era tão grande quanto hj

hj qlq garotinha de 9 anos ja ve o luan santana pelo youtube e vai pro show.....ta inchado de coisa ruim, concordo, mas tb tem coisa boa sim e vai continuar tendo! quem for ruim e falso vai ficando pelo caminho e não será lembrado daqui 10, 20 anos

abs

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Fripp

Eram sim... vou te dar um exemplo... criaram um festival em 69... pensaram vamos usar uma área rural e chamar os jovens através dos músicos que chamam gente...

Alugaram um campo e montaram um palco... Hendrix abriu, Santana tocou, Janis Joplin, e muitos blueseiros e roqueiros, Hendrix Fechou... mais de 5000.000 pessoas em dias de festa!
O nome do Festival? Woodstock...

Se vc quer gente no Rock In Rio hoje em 2011, vai ter que chamar Beyoncé, Britney, Justin...
Se chamarmos guitarristas, ainda que atuais, mas do mesmo tipo que foi feito em Woodstock, teriam 20.000 pessoas lá!

O gosto mudou sim!

E ainda mais! Metem todo tipo de música em chama ROCK in Rio...
è pra acabar... ah.. esqueci... é o cúmulo mesmo!

fripp
Veterano
# fev/11 · Editado por: fripp
· votar


Leomju
Metem todo tipo de música em chama ROCK in Rio...
Pior é pegar a marca "Rock in Rio" e levar para Lisboa, Madrid...

Concordo que o mundo mudou, para o bem e para o mal. Hoje por exemplo é muito mais fácil gravar e distribuir um material próprio. Por outro lado, a oferta é tamanha que fica muito difício separar o joio do trigo.

Mas uma coisa você pode ter certeza: a demanda é muito mais fragmentada também. Vão ter os garotos que só curtem o mainstream, assim como os com gostos alternativos.

De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


Com dj's, pops melosos e tecno em alta. O guitarrista instrumental pode desaparecer?

Acabei de me olhar no espelho. Não desapareci nem fiquei transparente. Aliás, acho até que aumentei!!

Infelizmente, foi para os lados.... Uhauhauhauhauha!!



Falando sério, sobre o tema do tópico, eu penso o seguinte:

Não tá morto quem peleia!!!


Dicionário gauchesco: Pelear = Lutar

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

A verdade é que a modinha musical é um ciclo sem fim e muito louco (eeeeita!!!) O que hoje tá em alta, amanhã some, e o que hoje tá em baixa, amanhã é febre!

E vice-versa, consecutiva e respetivamente nessa ordem ou em outra qualquer =)

[aff...esses remédios pra dor dão muita onda!]

Um amplexo pra vc!

os_haxixins
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

Não sou muito ligado em instrumental, conheço apenas o trabalho dos citados Santana e Steve Vai (meu favorito)...

Mas eu acho que a coisa tá descambando pra um lado mais medonho ainda e não apenas pro rock instrumental... mas pro rock em geral...

Não estão surgindo novos ícones entre guitarristas instrumentais como também não vejo surgir novos ícones no rock...

Tirando umas bandas indie mais recentes que eu ando curtindo, não encontro mais nada de interessante no rock, que tenha surgido na última década, e que tenha feito sucesso... quer dizer... posso estar sendo superficial, mas é uma impressão que eu tenho...

Abraço

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


fripp
Concordo, vc teve uma visão muito real e não tendenciosa, é isso mesmo... eu sou muito roqueirão mesmo... gosto demais da guitarra, aceito todo tipo de música... mas sou rockeiro mesmo!

De Ros
É isso mesmo! Temos que lutar e mantes a coisa (o rock e a guita) andando heim! Enquanto o Kiko (klb) tás faendo um antigo solo do RPM com um timbre ridículo, vamos estudas os bons sons, construir bons timbres, melhorar a técnica, suar as mãos na escala, guitarra tm a ver com atitude! huahauhauahua

Bereta
Então, teve a modinha do sertanejo, depois do pagode, depois do axé, agora é a do Sert. Universitário. Rock achu que naum tá na moda porque naum é moda, é música de verdade e atitude! O tópico ta ae pra gente pensar, mas creio que nunca vai morrer a guita... o instrumento mais fantástico da galáxia... hauhauha

os_haxixins
Também acho os guit. antigos melhores mesmo!

De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


os_haxixins
Leomju

Ta faltando Mattias Eklundh, Guthrie Govan, Ron Thal, Alex Hutchings, Daniele Gottardo e mais alguns outros no player de vocês, hein?

Todos da "nova safra", hehehe!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros

Olha... depende da visão cara, nenhum deles é Beck ou SRV ou pra entrar na mesma linha... Malmsteen...

Mas é só minha visão! Tenho muito o que aprender...

Ah, o Eklundh admiro muito... tem uns negócios de sustain e timbre bem legais, é muito doido nas composições!!!

Emogotic
Veterano
# fev/11
· votar


Um amigo meu, músico de orquestra sinfônica, ex-baixista de rock e atual lider e vocalista de uma banda regional nordestina, sempre disse: "-Música instrumental é música para músico, o povo em geral nunca sentirá falta desse tipo de som".

Eu acredito que o guitarrista instrumental não está fadado a ser extindo, apesar de eu não priorizá-lo.

Juninho0110
Veterano
# fev/11
· votar


FIco feliz em ser uma exceção
tenho 14 anos e curto mt musica instrumental de varios guitarristas diferetes inclusive alguns q sao pouco(ou nada) famosos e poe videos no youtube
e tb curto muito as musicas do De Ros
hehe

ghn05
Veterano
# fev/11
· votar


tenho 15 e curto muito musicas instrumentais. mas concordo e uma grande minoria que gosta e conhece musicas instrumentais. mas acho que isso e devido a mídia que não divulga estes músicos talentosos e suas musicas. tanto que a maioria de meus amigos ouviram falar de joe satriani a primeira vez por minha causa, e depois de ouvir gostaram muito.

os_haxixins
Veterano
# fev/11
· votar


De Ros

Concordo... preciso fuçar coisas novas e turbinar meu player... já vou correr nas dicas que vc passou... huashusauhsauhsa

Mas o que eu quis dizer é que a projeção do rock como um todo anda meio em baixa, na minha opinião, sem surgir novos fenômenos ou talentos, mesmo comerciais como Guns n' Roses ou o Nirvana, Pearl Jam ou The Calling (pra citar os mais mercadológicos)...

A galera pode chiar e falar que é rock de butique, citar músicos de qualidade inquestionável.. mas eu quis discorrer um pouco sobre isso... a ascenção do rock dos tais "velhos" tempos...

Digo, quem hoje lota arenas além da Beyoné e Lady Gaga? O Green Day? Metallica?... e quantos anos eles têm de carreira? Cadê os novos fenêmenos? Restart?

Ai eu penso na nova safra de bons guitarristas instrumentais... se eles terão a projeção e reconhecimento que Steve Vai, Satriani, Beck, Petrucci, Santana tiveram...

Abraço

De Ros
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

"Olha... depende da visão cara, nenhum deles é Beck ou SRV ou pra entrar na mesma linha... Malmsteen..."

Claro que não! Eles são músicos que não estão imitando esses que tu citou. Se tu quer cópias desses tem, alguns (do Vaughan tem bastante, hehehe; do Malmsteen então...).

São novos e estão no começo da carreira. Ou tu quer que eu indique um guitarrista novo e consagrado ao mesmo tempo? Até tem, mas não acho que ele tenha um estilo próprio, então nem vou citar, hehehe!!

Juninho0110

Valeu velho, fiquei muito feliz com o teu post! Abraço!!



os_haxixins

"Ai eu penso na nova safra de bons guitarristas instrumentais... se eles terão a projeção e reconhecimento que Steve Vai, Satriani, Beck, Petrucci, Santana tiveram... "

Estamos no meio de uma fase de ultra-tansição no mercado fonográfico. Quando um novo sistema se estabeleçer e quando conseguirem fazer esse sistema render grana, pode ser que o mercado cresça novamente e, quem estiver nele, terá projeção e reconhecimento.

Acho eu...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Com dj's, pops melosos e tecno em alta. O guitarrista instrumental pode desaparecer?