Quem é fera em solos e não conhece a fundo Harmonia e Acordes, é um guitarrista incompleto?

Autor Mensagem
Leomju
Veterano
# fev/11


Ae pessoal...

Tem o cara que é fera em solos, decorou os desenhos das escalas, a manha dos intervalos e de marcação pelas tônicas.

Mas esse cara torce o nariz quando tem que fazer Acordes mais complicados. Seus conhecimentos de Harmonia não se igualam a seus solos.

Esse cara é um guitarrista incompleto?


Postem ae galera... e lembrem-se de ensaiar mais que digitar... hauhauahuaua...

Alegria! Alegria!

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Pra mim tanto faz este lance de manjar de ler papel e etc.O que importa é que "na hora do vamo ver",o camarada manda a mão e dá conta do recado !!!


EDIT Deixa até eu editar aqui,antes que "chova de pedradas":




Este negócio de papel e teoria,estas coisas todas,se mostram importantes para músicos profissionais e que estão na estrada.Por que sei que nem tudo é improviso.Pois vai ter hora que vc para acompanhar um artista X,vc não vai poder ficar improvisando as músicas todas do cara,né?Pois tanto o artista em sí + a platéia lá em baixo,vão querer ouvir a coisa original.Logo, não vai dar e nem pode ficar improvisando tudo !!!

jonas.hetfield
Veterano
# fev/11
· votar


Não acho que seja incompleto, se fosse assim todos seriam incompletos, tendo em vista a quantidade de teoria e técnicas que existem, impossivel alguém aprender tudo...

Acho que o cara ser completo significa ele ter a técnica , teoria e etc. necessárias para expressar o que quer através da música, uma vez que tudo isso são apenas ferramentas e métodos para o instrumento..

Independente disso, sempre é bom conhecer novas técnicas e estilos, mas o importante para mim é potencializar os pontos fortes...

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

Acredito que sem ter uma boa noção de harmonia, o cara pode ser bom em solos, mas fera não! Penso que uma coisa está ligada à outra. Se o cara é limitado em harmonia, certamente será limitado na hora de solar.

Claro, NMHO! =)

Abraço!

Matheus Vengeance
Veterano
# fev/11
· votar


Ae pessoal...

Tem o cara que é fera em solos, decorou os desenhos das escalas, a manha dos intervalos e de marcação pelas tônicas.

Mas esse cara torce o nariz quando tem que fazer Acordes mais complicados. Seus conhecimentos de Harmonia não se igualam a seus solos.

Esse cara é um guitarrista incompleto?


esse cara sou eu

Matheus Vengeance
Veterano
# fev/11
· votar


kkkkkk

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


buddy guy
jonas.hetfield

Harmonia a que ele se refere não é teoria musical, leitura e tals. Ele se refere a Harmonia mesmo, formação de acordes (triades, tétrades, etc).

Reforçando minha opinião, se o cara for limitado em harmonia, ele pode até ser bom, mas fatalmente vai ser limitado na hora de solar. Vide improvisação jazz, por exemplo.

Abraços!

Penta_Blues
Moderador
# fev/11
· votar


Boa tarde!!!

Leomju
No sentido mais amplo e irrestrito da palavra, sim, ele é um guitarrista incompleto.
Se isso vai lhe fazer falta ou não é outra conversa...
Na minha opinião, se vc quer realmente levar algo a sério tem que se dedicar ao máximo que puder e buscar sempre se aperfeiçoar. Em outras palavras, completar-se a cada dia.
Valeu!!!

stroudcastle
Veterano
# fev/11
· votar


não acho que seja um guitarrista incompleto, mas eh sempre bom ter não só noções de harmonia, como também noções sobre outros instrumentos, isso enriquesse o guitarrista..

jonas.hetfield
Veterano
# fev/11
· votar


Bereta
Sim..Eu entendi , apenas coloquei a parte teórica como exeplo..

Mas o cara não ser um bom improvisador jazzistico ,por exemplo, o torna um guitarrista incompleto?
Isso que eu quis dizer...

Tudo depende da proposta,da música que o cara faz e inumeros fatores, então não acho legal generalizar;

abraço

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Bereta



buddy guy
jonas.hetfield

Harmonia a que ele se refere não é teoria musical, leitura e tals. Ele se refere a Harmonia mesmo, formação de acordes (triades, tétrades, etc).

Reforçando minha opinião, se o cara for limitado em harmonia, ele pode até ser bom, mas fatalmente vai ser limitado na hora de solar. Vide improvisação jazz, por exemplo.

Abraços!




É aquilo que eu lhe disse em particular:Eu não tenho grandes aspirações a deixar de ser um guitarrista de cômodo que sou.Não sou de ficar me atendo a papelada,teoria e etc.Sou um cara que pego tudo de ouvido.Basta que eu escute por algúns segundos a coisa,e zaaaaaas,vou em cima da penta na hora e saio improvisando tudo !! Este negócio de papel e teoria,estas coisas todas,se mostram importantes para músicos profissionais e que estão na estrada.Por que sei que nem tudo é improviso.Pois vai ter hora que vc para acompanhar um artista X,não vai poder improvisar as músicas do cara,né?Pois tanto o artista em sí + a plateia lá em baixo,vão querer ouvir a coisa original,logo não vai dar e nem pode ficar improvisando !!!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


buddy guy
É bom o cara ser prático e direto mesmo!

jonas.hetfield
mas o importante para mim é potencializar os pontos fortes...Gostei disso, realmente é assim, isso é que faz a individualidade!

Bereta
Penso igual a vc... saum duas coisas que tem que andar junto...

Matheus Vengeance
Também sou melhor em solo do que em harmonia, mas estou procurando aprender mais sobre Acordes e suas nuances.

Tsgk
Veterano
# fev/11
· votar


é legal saber bem essa parte da harmonia, mas não é obrigatorio. alias, isso nunca fez falta a hendrix,page, iommi,slash, van halen (não tenho certeza, me corrijam se estiver errado), irmão young e muitos outros. mas saber um pouco mais de teoria é interessante, que aí vira um grande musico como randy rhoads e blackmore.

Bereta
Veterano
# fev/11 · Editado por: Bereta
· votar


[editando pra responder]

jonas.hetfield
buddy guy

Tranquilo! Só achei q vcs tivesses falando de teoria e não de harmonia! Confusão minha =) Normal...hehehe

Quanto ao tópico, matutando aqui com meus poucos neurônios, cheguei a uma conclusão pessoal para isso:

Simplesmente não existe guitarrista completo!

=)

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Bereta

Certinho cara, não me referi a conhecimento de Teoria, mas sim de Acordes mesmo, com sua composições, seus graus. Enfim ao conhecimento da Harmonia em geral...

É isso mesmo, o Bereta direcionou certo a idéia!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Bereta
Simplesmente não existe guitarrista completo!

Pensando assim... todos os guitarristas são incompletos... huahauhauahau

Concordo com vc... por isso é que me sinto confortável com minhas limitações... rsrsrs

Pedro1322
Veterano
# fev/11
· votar


To nem ai oque adianta o cara saber de tudo isso e na hora do vamo ver ser um amador?
Não é obrigatorio saber disso mas até q prescisa saber um pouco o/

jonas.hetfield
Veterano
# fev/11
· votar


Bereta
Verdade,alias meia verdade... kkk!

Do ponto de vista artistico não existe, mas do técnico e teórico podemos julgar a "completidade" (rs) do músico...Infelizmente esse julgamento nao diz de fato se o cara é um bom guitarrista ou não...

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


Tsgk

Ou é um problema meu ou estou com nóia de que o pessoal tá confundindo harmonia com teoria.

Hendrix, Page, Iommi, Angus, etc...garanto que esse povo sacava muito bem de Harmonia! É só vc dar uma esmiuçada nas composições e nos solos que vc nota que têm um conhecimento bacana pra fazer aquilo!

Quanto ao Slash eu já não sei! [/polemica off]

O tópico é sobre HARMONIA (Acordes, triades, tétrades, campos hamônicos, progressões, etc)!!!

Abraço!

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Bereta
[editando pra responder]

jonas.hetfield
buddy guy

Tranquilo! Só achei q vcs tivesses falando de teoria e não de harmonia! Confusão minha =) Normal...hehehe

Quanto ao tópico, matutando aqui com meus poucos neurônios, cheguei a uma conclusão pessoal para isso:

Simplesmente não existe guitarrista completo!

=)





Aqueles guitarristas que não se atem em um só estilos e que correm as bandas de artistas,substituindo outros(tem um nome próprio para este tipo de guitarrista no nosso meio,não tem?),estes sim,tem saber ler papel e saber de muita coisa de teoria !! Agora o cara que só toca uma coisa fixa,que fica preso a somente um estilo musical,aí sim,pode ser "relaxado" com este lance de saber de tudo um pouco ou ser féra em ler papel estas coisas !!!

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Penta_Blues
Você não é um cara acomodado!

jonas.hetifield
Você tem noção exata do que conhece musicalmente e do que pode fazer! Isso é bom.

buddy guy
Se garante no improviso né!

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

Pensando assim... todos os guitarristas são incompletos... huahauhauahau

Exatamente!!! Um ou outro fã puxa saco vai falar desse ou daquele e blablabla, mas sabemos que todos têm seus "tendões de aquiles" com a guitarra.

Concordo com vc... por isso é que me sinto confortável com minhas limitações... rsrsrs

Por que vc acha que eu defendo essa minha teoria? Pra me sentir confortável =))))))))))

jonas.hetfield

Do ponto de vista artistico não existe, mas do técnico e teórico podemos julgar a "completidade" (rs) do músico...Infelizmente esse julgamento nao diz de fato se o cara é um bom guitarrista ou não...

Eita! Aí vc ficou técnico demais =))))

jonas.hetfield
Veterano
# fev/11
· votar


Só que também não vamos criticar a parte teórica e despreza-la só por que é mais dificil estuda-la;

As vezes esse papo de : "teoria não faz bom guitarrista" é apenas uma desculpa para a preguiça e etc! kkk

Acho que nós meros 'guitarristas mortais', temos mais que usufruir dos anos de estudos e métodos criados por bons músicos para evoluir... São raras as exceções para isso...

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


PESSOAL

Ou é um problema meu ou estou com nóia de que o pessoal tá confundindo harmonia com teoria.

O tópico é sobre HARMONIA (Acordes, triades, tétrades, campos hamônicos, progressões, etc)!!!

O Bereta tá certo, o pessoal tá confundindo, não é sobre quem estuda mais música ou coisa do tipo, é sobre a Harmonia, a "base", a "cozinha", o acompanhamento galera!

Floydniaco
Veterano
# fev/11
· votar


Tsgk


Pera ai , vc está dizendo que Randy Rhoads e Blackmore são grandes musicistas e Page , Slash e cia. não são ??


Na boa , isso é papo de guitarrista que toca pra guitarrista ....

Vivo mostrando vídeos do pessoal do fórum para ´´não guitarristas`` , e na maioria das x , o solo com mais técnica e ´´noção teórica `` não são os mais aclamados!

Prefiro muito mais um guitarrista que nunca teve aulas ,e não sabe nada de guitarra , mas passa uma musicalidade imensa, do que nego que fico não sei qnts anos bitolado nos estudos .
Não gosto de pensar em música como matemática , música é sentimento em primeiro lugar. A teoria veio da prática e não o contrário !!


Não estou dizendo que teoria não importa , ou que seja desnecessária , só estou dando a minha opnião particular!
Mesmo pq , eu estaria sendo hipócrita dizendo que teoria não vale nada , já que adoro música clássica.

Bereta

Vide improvisação jazz, por exemplo.

Bom , nunca ouvi dizer que é REGRA ser um músico estudado para tocar jazz. Para a maioria de nós é , inclusive para mim. Mas existiram e existem muitos genios por ai , que nunca estudaram nada , e saem improvisando jazz só de ouvido ... Bom , gênios a parte rsrsrs


É só você ver os savant's músicais , muitos deles são pessoas com problemas sérios , como sindrome de down e afins . que não tem capacidade alguma de estudar sequer contas de divisão simples , e aos 7 anos de idade é um fenômeno musical!

jonas.hetfield
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
Verdade, eu entedi que voce estava falando da cozinha, mas acabei usando teoria como exemplo...Desculpa por confundir as coisas!

hehe

Bom falando da cozinha, acho uma vergonha o cara solar fodamente e na hora da base ser ridiculo, ai é levar o termo guitarrista 'solo' ao pé da letra demais...

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


jonas.hetfield

Você só usou um exemplo, mas contribuiu pacas,

Valeu ae!

jonas.hetfield
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
Opa, por nada, acho que o fórum é justamente pra isso, discutir saudavelmente, sem picuinhas nem nada...

Tópico muito interessante, certamente contribui para aqueles que sabem filtrar a opinião do pessoa que posta, acho importante essa comunicação entre músicos e tal.. Evolui muito minha 'cabeça' musical desde que comecei a frequentar aqui, apesar dos pesares hehe

abraçoo

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


buddy guy
Se garante no improviso né!




Nem tanto.Pois como eu disse anteriormente ao camarada Bereta:Eu não passo de um guitarrista de cômodo e meu negócio é blues e ainda slow hand.Então eu não tenho que ficar horas e horas estudando(nem é minha praia isso).Tudo que começa a virar obrigação na guitarra,pra mim já começa a me entediar.Pois guitarra para mim,é hobe.Não tem aqueles "nerds" do video game,que ficam horas jogando e tem este vício do game?Então,eu sou assim,só que em lugar do game,minha tára é guitarra(stratocaster por sinal).

cristian1990
Veterano
# fev/11
· votar


buddy guy

Tudo que começa a virar obrigação na guitarra,pra mim já começa a me entediar.Pois guitarra para mim,é hobe.Não tem aqueles "nerds" do video game,que ficam horas jogando e tem este vício do game?Então,eu sou assim,só que em lugar do game,minha tára é guitarra(stratocaster por sinal).


falou tudo cara, tomara que muita mulecada aqui no forum que vira e mexe cria tópico dizendo como posso ganha velocidade, toco a 6 mes, como posso tocar rapido, entre outras, leia isso que vc escreveu ....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem é fera em solos e não conhece a fundo Harmonia e Acordes, é um guitarrista incompleto?