Quero fazer o concurso de bolsa do Conservatório Souza Lima. Ajuda.

Autor Mensagem
felipelfln
Veterano
# fev/11


O Souza Lima é o melhor curso perto de casa, mas é quase 500reals o mês! Quero muito passar e são essas as regras:

- Material para inscrição:
- CD contendo 3(três) músicas de no máximo 5(cinco) minutos cada, uma cópia da partitura das música enviadas, (não será permitido música própria). A qualidade da gravação do, sendo caseira ou de estúdio, é importante para avaliação. É necessário trazer 2 (duas) cartas de recomendação de alguém do meio musical.
- Este material será encaminhado a uma pré-seleção onde fica definido quem deve ou não participar da audição. A audição tem duração de 20 minutos, onde uma "banca examinadora" analisará sua Leitura à primeira vista, Performance e Percepção Musical, sendo este último item somente para os cantores.
A performance do candidato constitui-se na apresentação de uma peça "Standard", de qualquer estilo musical, sendo necessário trazer músico (s) acompanhante (s) e duas cópias da partitura da peça escolhida.

Então... Acho que vou tocar vários tipos de música e já escolhi algumas. A gravação do CD ta tranquilo aqui.

Escolhi um Jazz por enquanto, que é Deadzy, do John Scofield(vale a pena escutar as músicas dele, mesmo pra quem não curte muito jazz). Quero agora um Hard Blues ou Rock and roll e um mais Metal. Pensei em várias já mas tem mais de 5min...

O concurso é entre junho e julho e até ja estarei bem melhor. No decorrer do tempo vou postando gravações do CD aqui nesse tópico.

Quero muito passar no concurso e poder ter aulas com um dos meus Ídolos, Kiko Loureiro, e seria ótimo se me ajudassem, de verdade, não poderia ficar mais grato a vcs por nada nesse mundo se me ajudassem.

Se alguem do FCC quiser participar pode postar aqui tambem.

Podem dar sugestões de outras músicas.

mateusstarling
Veterano
# fev/11
· votar


felipelfln
Toque aquilo que vc se sente confortavel, não adianta vc tocar uma musica do Scofield se essa não é a sua praia. Toque bem aquilo que vc sabe tocar, se no seu caso for rock instrumental que seja.

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


mateusstarling

Sou eclético... E gosto de John Scofield. O Cara do Jazz que mais gosto. Pra mim não importa se é axé, desde que eu fique feliz tocando. E contei bastante dessa música dele.

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


Hoje foi a primeira vez que toquei ela e primeira vez que toco jazz. Não achei BT.

Equip:

GRG150 com botão tone no 4 e captador da ponte
Fender Frontman 15r
Mic compac de PC véio.

http://www.4shared.com/audio/SMvAKw4H/Filme_0001.html

Carregando
Veterano
# fev/11
· votar


não tem prova teorica pra isso?

mateusstarling
Veterano
# fev/11 · Editado por: mateusstarling
· votar


felipelfln
Eu ganhei uma bolsa para estudar na Berklee em 2004. A mesma prova que vc faz para tentar bolsa no souza lima tamb vale para a Berklee. Me formei na Berklee em 2008 e toquei em muitas audições como musico contratado pela faculdade, então sei bem o que eles desejam para dar uma bolsa de estudo.
O nivel é bem alto se vc quiser tocar alguma coisa voltada pro jazz, por isso disse para vc tocar algo que vc realmente tenha experiencia.
Se vc quiser uma ajuda posta um video ou um audio seu tocando algum standard ou a musica do Scofield com um improviso para que eu possa dar auma avaliada.

abs e paz.
www.MateusStarling.com.br

Eddie Van Hallen
Veterano
# fev/11
· votar


felipelfln
eu ja fiz a prova de bolsa la
consegui so 20% porque o maximo que eles dao la é 40%, mas é so pra quem toca pra caramba
e tambem é so pra algum instrumento pouco concorrido
pra guitarra é tenso
o esquema das musicas que voce gravar é mostrar que voce é bem estudado
tipo fazendo chord melody, uma reharmonizaçao, um arranjo...
algo que mostre que estudou bastante
tenta nao tocar simplesmente a musica
componha em cima dela
boa sorte!!
XD

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


mateusstarling

So mais Rock \m/ !! Sério que estudo na Berklee? Legal. Acho que é o mesmo exame. É que num sei se é uma coisa muito séria ou se é de boa pra faze só um curso. O povo lá é muito exigente? A música do Scofield ta no post de cima. As outras pensei em Slow Ride ou Cherub Rock ou uma do AC/DC e um tipo mais metal...
Pensei em Bloody well right do Supertramp tbm.. E Fluff do Black Sabbath.

Eddie Van Hallen

Sei não.. Acho que é integral a bolsa. E como foi esse seu teste? Era tipo coisa muito séria assim? E eles valorizam mais quem ta tipo se sentindo a vontade e saba com o que ta mexendo, quem faz um coiso inteligente?
É que tambem preciso de uma música boa pra apresentar e sem a BT. Pensei em Always with me aleays with you, que é a desse estilo Satriani e Vai, mas é possível que meus dedos normais consigam tocar. E acho que eu não vou ser tão exigido. Tenho só 13 anos... As da gravação ta de boa pq é em casa, editado, com BT, vários takes, sozinho e sem pressa..

No Gravity é impossível? Não lembro..

Eddie Van Hallen
Veterano
# fev/11
· votar


felipelfln
nao é nao
eu perguntei pro diretor do souza
ele disse que o mesmo que eu disse pra voce
quanto a nao se sentir muito a vontade é normal
eles so querem ver se voce é bom no que faz
se voce tocar um jazz ou uma musica brasileira eles vao curtir bem mais

mateusstarling
Veterano
# fev/11
· votar


Quem faz a audição para a bolsa são os professores da Berklee que vem 1 vez ao ano para o Brasil com esse intuito.
A bolsa para o Souza Lima tamb valhe para a Berklee.
Quando eu estudei na Berklee todos os semestres eu fazia uma audição dessas para subir o meu rating (que é uma nota de nivelamento dentro da faculdade). Apartir do terceiro semestre eu comecei a participar da banda que servia de suporte para as pessoas que iam fazer a audição, ou seja, quando vc for tocar na audição vai tocar com uns 2 professores da Berklee e provavelmente 1 ou 2 professores ou alunos avançados do Souza.
Aprendi muito nesse processo, principalmente ganhei confiança.
Enfim, faça a audição como experiencia, se não rolar vai tentando todos os anos, isso é um grande aprendizado.

abs e paz.
www.MateusStarling.com.br

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


Eddie Van Hallen

Por isso a música do Scofield... Legal.. Até jonho vou me preparar melhor...

mateusstarling

Nossa... Eu vou ser avaliado por um professor da berklee? Mas.. Esse teste é tipo meio separado por idade? Se não conseguir esse ano com certeza vou tentar nos outros... E se eu conseguir vou fazer o teste pra berklee daqui a 3-4 anos... Mas eu vou tocar com os professores ou para os professores? Como assim?

Valeu.

E sobre as músicas pra escolher eles valorizam mais o que? Pego músicas com mais foco na guitarra, né? A segunda música pensei em nightmare do A7X que já to quase conseguindo o solo..

mateusstarling
Veterano
# fev/11
· votar


felipelfln
VC vai ser avaliado pelos professores da Berklee que ao mesmo tempo tamb vão estar tocando contigo.
A idade importa sim, mas se vc tocar mal não vai importar em nada, seria importante se vc arrebentasse por la e dai o pessoal poderia apostar em vc e te dar uma bolsa melhor por acreditar no seu talento.

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


mateusstarling

Entendeu.. Então se eles vão tocar comigo eu preciso que não seja muito mecânico, né? E quando eu estiver fazendo o teste vão ter tipo perguntas e mais coisas ou eu vou simplesmente entrar na sala, ser ouvido e sair?

Valeu mesmo pelos posts, ta me ajudando bastante.

Abs

Carregando
Veterano
# fev/11
· votar


mateusstarling

cara, as provas pra essa bolsa são somente essa pratica?
ou tem alguma teorica tbm?

mateusstarling
Veterano
# fev/11
· votar


Carregando
A prova é somente pratica para Bolsa.
Para entrar na Berklee vc vai fazer uma prova teorica de percepção, harmonia e arranjo e nessa prova eles ja te nivelam.

abs e paz.
www.MateusStarling.com.br

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


Carregando

Só as regras que tão no meu primeiro post.

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


Povo

To upando o tópico porque to realmente precisando de ajuda na escolha das músicas. Não encontro músicas legais. Queria uma que a guitarra tivesse um certo destaque.

Eu queria um Jazz, que na verdade já ta quase escolhido e é Jeep on 35, do Scofield.
Queria agora um Rock mais clásico ou uma coisa tipo um santana, um blues mais hard e não pesado, peso no max do AC/DC e um mais metal ou instrumental se existir algum que não seja impossível ou tenha fritação...

Preciso de sugestões, porque só tenho mais 5 meses pra entregar o CD e as tabs.

Pensei em fazer uma versão guitarra da bittersweet sinphony se já não existir, mas lá fala que não vale música própria e não sei se isso seria classificado como música própria...

To contando muito com a ajuda de vcs pq são a única ligação em forma de gente que eu tenho com o mundo da música. Não conheço nenhum músico..

Jimi Van Halen
Veterano
# fev/11
· votar


felipelfln
Tenta pegar algo mais obvio que eles gostariam de escutar,como vc ja se arrisca no Jazz,tenta ver algo como Django Reinhardt ,Al Di Meola e John McLaughlin ou então uma peça erudita como Bach e Paganini

De Hard Rock e algo mais pesado tenta mandar um Led Zeppelin,AC DC ou um Van Halen.

Mas lembre-se que é importante tu tocar algo dentro do que tu ja consegue fazer com fluencia,é melhor tocar algo relativamente fácil bem do que pegar algo muito complicado e não sair nada

Abs

PS:Tu tem 13 anos mesmo?Se for,somos 2...

Boa sorte e se caso conseguir mais informações até porque se caso consiga poderia ajudar alguém que futuramente poderia fazer(EU rsrrs)

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


Jimi Van Halen

Tenho 13 sim.
Faz agora aí fazemo os dois.
Sobre as músicas é que é difícil achar coisas que deem enfase na guitarra sem serem instrumentais ou impossíveis.. O jazz ta escolhido, mas tem o problema da BT... No rock acho que vou no AC/DC.

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


Alguem ajuda, por favor?

Carregando
Veterano
# fev/11
· votar


felipelfln

que dia é essa prova?

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


Carregando

Mais ou menos meio de junho... Mas preciso escolher as músicas já. Não to num nível bom ainda..

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


wow! Descobri a música no lugar do jazz e é Samba Pa Ti do Santana e a otra acho que you better leave my little girl alone ou pride and joy...

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


Achei umas músicas legais do andy timmons e são the spoken and the unspoken e september..

Practus
Veterano
# fev/11
· votar


wow! Descobri a música no lugar do jazz e é Samba Pa Ti do Santana e a otra acho que you better leave my little girl alone ou pride and joy...

Não sei muito bem o que será analisado pela banca na sua prova, mas se timbre for um dos itens, você pode ter problemas...

Cara... para tocar SRV em uma prova de bolsa do SL, tem que ter certeza que a pegada está muito próxima a do SRV... Simular o estilo dele não é fácil... Lembra que ele tocava com 0.13 (as vezes até maiores), e para mandar aqueles bends tinha que ter muita força nos dedos...

Claro, você sempre pode usar cordas mais finas, mas isso interfere no timbre no final das contas...

Não quero te desmotivar nem nada... só estou dando minha opinião quanto às músicas que você escolheu...

De mais a mais, boa sorte...!!

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


Practus

Eu tinha tirado ele da mjnha lista por isso... e `e tudo meio improvisado..

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


To vendo musicas do jeff beck agora e achei legal...

pulgadopc
Veterano
# fev/11
· votar


felipelfln

como ja disseram , pegue musicas que voce goste , e treine , treine muito , até voce ver um vídeo seu e falar , ' eu compraria um cd desse cara ! ' entendeu ? hehe .


p.s : se voce e o Jimi Van Halen tem 13 , intao somos 3 agora !

Eddie Van Hallen
Veterano
# fev/11
· votar


felipelfln
eu sugiro pegar umas musicas do realbook e montar arranjos em cima delas

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


Aqui o review:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/252795/p0#7316563

Ta completissimo..

abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quero fazer o concurso de bolsa do Conservatório Souza Lima. Ajuda.