-Review - Ibanez GRG150 + Review do amp-

Autor Mensagem
felipelfln
Veterano
# jan/11 · Editado por: felipelfln


Essa guitarra é da linha GIO Ibanez, que é a segunda linha da Ibanez e tá custando mais ou menos 700reals.

Especificações:


SPECS
Neck Material: Maple
Neck Type: GRG
Body: Basswood body
Frets: Medium frets
Fingerboard: Bound Rosewood
Inlay: Dot inlay
Bridge: FAT 10 bridge(tremolo flutuante)
NeckPU: PSND1
MiddlePU: PSND-S
BridgePU: PSND2
HW Color: cromado
Cores: Branco, vermelho e preto

NECK DIMENSIONS(ver foto aqui)

Scale/Length 648mm/25.5"
a: Width at Nut 43mm
b: Width Last Fret 58mm
c: Thickness 1st Fret 19.5mm
d: Thickness 12th Fret 21.5mm
Radius 400mm

PICKUPS
Bridge Pickup
Name: POWERSOUND
Model No: PSND2
Construction: Humbucking
Magnet: Ceramic
Description: Saída alta com harmônicos projetados, reforçados..

Middle Pickup
Name: POWERSOUND
Model No: PSND-S
Construction: Single Coil
Magnet: Alnico
Description: Saída alta com plena clareza e definição.

Neck Pickup
Name: POWERSOUND
Model No: PSND1
Construction: Humbucking
Magnet: Ceramic
Description: Saída alta e sem "muddiness."(num intindi)

Controles: 1Volume\1Tone e chave de 5 posições(ver esquema no site)

Agora o que interessa

Tocabilidade: Braço fino, nem um pouco achatado atrás, rápido, desliza bem, escala não muito curva e ótimo acesso às últimas casa por causa da junção do braço com o corpo. O corpo é um pouco menor do que o de uma strato normal e é o mesmo das outras RGs, e é bem confortável, ótimo pra toocar em pé e sentado e tem uns cortes bem legais pra se ajeitar melhor no guitarrista. Controles bons, firmes e bem presos. Não tem ruído na troca de posições. A ponte é legal para fazer tremolos e como é flutuante dá pra dar alavancadas pra trás de até 1 tom e meio e pra frente do vários tons, mas sem desafinar aguenta até um tom e meio ou 2.

Ferragens: A ponte é estável, mas poderia ser mais dura, porque quando se fazem bends muito fortes ou nem tanto ela levanta um pouco. As tarraxas são blindadas e seguram bem desde que vc tenha os cuidados certos na hora de trocar as cordas.

Som: Bem.... Ao contrario do que pensam essa guitarra é super versátil e por ter um Single é mais versátil ainda e nem precisa de coil split. Ela se sai bem eu todos os estilos e seria melhor ainda com um pedal de EQ pra mais variedade. Na posição 1(braço) no clean ela tem um som mais aveludado sem muito punch(acho que é isso...) com graves fortes e médios e agudos equilibrados, tem brilho médio e não é anasalado. Na definição das notas ele é normal, não é super definido, mas não é embolado. Com o tone aberto fica ótimo pra bases de acordes sem todo o brilho dos singles e mais grave e com o tone mais fechado fica mais jazz, tipo um marshmellow(não sabia outra forma de dizer) e legal pra solinhos no clean. Com distorção ele é um pouco mais fechado, mais equilibrado, tem um som bem macio, mas não é bom para bases e não é brilhante. Fica bom para solos bastante melódicos e riffs como o de Sweet child o'mine, etc e não se sai bem em bases com distorção média e hi gain. Com drive leve ou tipo hard blues ele se sai bem e não tem som fechado como em dists mais fortes e fica até legal pra fazer bases ou tocar um blues com som menos agressivo. Na posição 2(HB do braço splitado e single) Fica um som bem brilhante, sem ruído, clean super clean, não é estridente, é bem equilibrado, mas com mais graves e médios que o single e tem bem pouco peso e som mais fechado dependendo da pegada e um pouco menos brilho que um single. Essa posição responde bem e um pouco diferente aos controles de volume e tone. É bom pra bases clean de acordes, um blues clean, mas não é legal pra solinhos clean por ter muito pouco peso. Com overdrive fica bem legal, mais aberto e legal pra tocar mais coutry, blues.. Com dist média fica estranho e não é legal para bases, mas incrivelmente hi gain ele fica muito legal, mas não sei explicar. Na posição 3(single) no clean tem um som bastante estridente e não é legal pra solinhos clean, tem bastante brilho e fica bom pra bases clean e não tem som de strato, mas tem as características do single e som bem aberto. Não é muito equilibrado, tem agudos demais e médios normais e graves normais e é estridente. Com dist média e higain fica estranho, mais com overdrive fica muuito legal pra tocar tipo SRV. A posição 4(single e hb da ponte splitado) eu não uso porque tem um som muito estranho no clean e na dist. A posição 5(hb da ponte) no clean tem um som bastante aberto, não chega a ser estridente, por ser hb não tem AQUELE brilho, mas é mais brilhante que o da ponte e tem um som mais rasgado. Fica legal pra tudo o que for fazer no clean, mas em algumas coisas o do braço se sai muito melhor. Tem menos graves que o do braço e mais médio-agudos. Com dist é animal, agressivo, rasgado, e quanto mais ganho, mais suas características aparecem e se sai bem com médio e alto ganho pra tocar todo tipo de coisa, seja metallica até pearl jam, nirvana, é ótimo. Com overdrive fica legal para um hard blues, rock and roll e fechando um pouco o tone ele já fica menos agressivo.
Poderia ter mais sustain.

Acabamento: Sem falhas e bem bonito, mas a pintura é um pouco frágil a batidas nos cantinhos mais quadrados, mas se vc for uma pessoa cuidadosa vai durar bem. A minha tem 6 eses e já tem alguns ferrugens nos captadores e parafusos, mais deve ser por causa do suor e porque eu não guardo em case/bag.

Resumindo:

Conforto:9,5(pra não dar 10...)
Tocabilidade: 10
CustoxBenefício: 8
Versatilidade: 10
Acabamento: 6,5
Ferragens: 8
Captadores: 9

A única guitarra da mesma faixa de preço com que eu comparei foi uma Squier california e acho a Ibanez melhor em quase tudo. Toquei numa Cort Strato e adorei, então vale a pena ver as viva e x se for gastar mais ou menos o preço da GRG numa guitarra. Acho que no max seria bom investir na GRG nas tarrachas com trava, nut de osso(não sei, mas dizem que é melhor) e talvez captador da ponte que não sei se o problema é a dist ou o captador.

Agora o ampli

Eu uso um Fender Frontman 15r e gosto bastante dele, tem um clean bem brilhante e cristalino, EQ legal, Dist média e overdrive bons, não tem nada digital e mesmo assim da pra variar bastante nos timbres em regulagens. Ele não é ruim nos graves mesmo tendo falante de 8'', é fechado atrás, tem um bom volume, mas tem o problema característico dos Fenders de o volume aumentar muito do 0 até o 2. A dist hi gain dele pode deixar bastante a desejar se vc for exigente e estiver buscando melhorar seu timbre. O reverb dele é ótimo no clean, mas some quando se usa dist.

Daqui um tempo posto um teste de timbres e configurações do meu equipamento.

Espero que tenham gostado do meu Review.

Deem sugestões.

Valeu.

felipelfln
Veterano
# jan/11
· votar


Vo postar umas fotos:

Ponte e captadores
Geral
Headstock
tarraxas

felipelfln
Veterano
# jan/11
· votar


Sei que é chato mas dei o up porque é meu primeiro review e gostaria da avaliação de vss.

condor guitar
Veterano
# jan/11
· votar


Legal seu review depois de um tempo manda uma floyd nela

felipelfln
Veterano
# jan/11
· votar


condor guitar

Não gostaria de uma floyd, sim de uma wilkinson by gotoh. Tipo a do Petrucci, que não é gotoh, mas é por aí. Valeu pelo elogio. Tentei fazer o melhor que pude.

condor guitar
Veterano
# jan/11
· votar


Mandou bem!!! ja que nao gosta de floyd taca uma wilkison e umas tarraxas com trava e ums captadores legais e seja feliz

felipelfln
Veterano
# jan/11
· votar


condor guitar

Os componentes dela me satisfazem. No max tarraxas.

GRam
Veterano
# jan/11
· votar


felipelfln

Parabéns pelo seu review cara, ficou bem completo e explicado.
Tenho uma Ibanez GRG 170DX que é praticamente a mesma guitarra que a GRG 150 mudando apenas o design e tenho impressões que conferem com as suas.

São guitarras muito boas, se encontradas por um bom preço.
Ao contrário do que dizem, não é uma guitarra de nível iniciante.

É de nível intermediário, e se trocar algumas coisinhas, como captador por exemplo, dá pra segurar ela por um bom tempo.

Sobre o Amp, não conhecia, mas com certeza vai ajudar quem tiver alguma dúvida sobre ele.

Abçs!

lennon.jesus
Veterano
# jan/11
· votar


Eu tenho uma Ibanez GRG 170 DX.

Realmente acho que a diferença entre as duas é mais estética mesmo.

Seu review ficou bem legal.

Abraços.

Magrinho123
Veterano
# jan/11
· votar


tenho uma grg150 vermelha com escudo preto, concordo com absolutamente tudo no seu review, exeto por um detalhe: eu acho que o captador do braço embola com distorções, mais pesadas.

Gostaria de deixar uma dica também:
As vezes quando eu taco dist muito pesada (em qualquer posição da chave) parece que o som fica meio... seila... meio "flood" sabe? muito barulho pra pouco som, mas não é ruido nem chiado, não sei explicar, talvez seja por causa do meu merdeoro lixo drive; e quando isso acontece, eu dou uma abaixadinha bem de leve no volume da guitarra, e ela fica com o som mais encorpado e menos daquele jeito que expliquei; quando eu quero dar uma encorpada no som eu faço isso também.

Também é bom completar um pouco o review dizendo que por causa da saida dos caps que é um pouco alta, no clean os humbuckers não ficam suuper clean, mas fazendo o mesmo esquema com o volume já fica bem melhor

felipelfln
Veterano
# jan/11
· votar


GRam
lennon.jesus
Magrinho123

Só fui ver agora os posts de vcs e valeu pelos elogios.

E Magrinho123, sobre o clean dos HBs eu não acho isso não, mas varia de equip pra equip. E é por embolar que o HB do braço é bom mais para solos melódicos e estranho para bases.
Eu tava com medo de ter feito um review incoerente..

nenedurock
Veterano
# fev/11
· votar


olá gostei muito do seu review ....voce pagou quanto nela?

Magrinho123
Veterano
# fev/11
· votar


varia de 700 à 850 reais, mas como são guitarras de linhas mais baixas, o ideal é não comprar on-line, pois ela pode vir avariada.

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


Magrinho123

Da pra achar até por 600~650 nova em alguns lugares.

Essa guitarra parece que agradou a todo mundo que ja tocou portanto se for escolher sem testr ela seria uma boa.

Nossa.. Escrevi muito nesse review.

condor guitar
Veterano
# mai/11
· votar


ESSA GUITARRA E BOA? VALE A PENA COMPRAR ELA?

vI ELA AQUI POR 600 REAIS VALE A PENA?

condor guitar
Veterano
# mai/11
· votar


A E MAIS TENHO UMA CONDOR RX-20S

Magrinho123
Veterano
# mai/11
· votar


condor guitar
Sim, é boa, mas por ser uma guitarra de baixo custo, é bom testar antes de comprar, porque pode vir com defeitos de fabricação. E eu achei muuuito melhor que a condor Rx-20s.

condor guitar
Veterano
# mai/11
· votar


Magrinho123

Valeu

tailson_guitar
Veterano
# mai/11
· votar


Ola,por incrivel que pareça irei comprar essa guitarra hoje mesmo,ela saira por 655 reais.Obrigado pelo review

condor guitar
Veterano
# mai/11
· votar


tailson_guitar

Cara me depois me diz se a guitarra e boa blz? valeu

Magrinho123
Veterano
# mai/11
· votar


condor guitar
Eu tenho essa guitarra, da uma olhada no som q eu tiro com ela
http://www.youtube.com/user/ewmehmo

condor guitar
Veterano
# mai/11
· votar


Magrinho123

Me diz como se o braço dela e bom ?

Magrinho123
Veterano
# mai/11
· votar


o braço tem dimensões padrão da Ibanez, é fino e "rápido". A escala começa fina perto do nut, na casa 12 ainda é fina, apenas um poquinho mais grossa, na casa 24 já sente-se a diferença. O raio de curvatura é 400mm eu acho, ou 430mm, padrão da Ibanez também, eu sinceramente gosto de braços menos curvos, mas este não me traz problemas, principalmente porque o raio diminui perto da escala 24, previnindo o abafamento de bends muito altos (quando regulada). O shape é em C, que é o que eu gosto.

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


condor guitar
é como eu descrevi no Review. Muito confortável a guitarra. A mais confortável que já toquei, o que é um ponto bem forte dela. É realmente confortavel. Mais que strato. O braço é bom e não dificulta nada. É mais fácil de usar o dedão ali na mizona como em Little Wing e usar ele pra abafar a E e A nas bases. Possibilita uma ação confortavel das cordas.

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Magrinho123

O shape é U se não me engano.

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Bom, dei uma leve exagerada no review. Ela só da alavandacadas pra tras de no max 1 tom. Um tom e meio se regular ela mais levantada.

condor guitar
Veterano
# mai/11
· votar


felipelfln

Eu poderia cimprar ela sem medo?

pretendo da um up nela colocando

Ponten Wilkison
Tarraxas com trava
Roller Nut
Captadores Sound

Magrinho123
Veterano
# mai/11
· votar


condor guitar
não pode comprar sem medo, porque guitarra de médio custo pode vir com defeitos de fabricação, quando vc for comprar, analise bem a guitarra pra ver ser não veio nada zuado. Se não vier nada zuado, aí sim pode comprar sem medo (evite comrpar online)

condor guitar
Veterano
# mai/11
· votar


Magrinho123

VO testar ela aqui na loja perto de casa

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


condor guitar

De upgrade faz isso:

-Tarracha com trava
-Roller Nut (se for usar alavanca bastante)
-Push/pull

Sente os captadores primeiro antes de trocar porque eles podem te satisfazer.
Mas testa as Corts antes. Tem umas Peaveys tbm..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a -Review - Ibanez GRG150 + Review do amp-