Síndrome do Túnel do Carpo

    Autor Mensagem
    Gianyny
    Veterano
    # fev/11


    Acabo de chegar do fisioterapeuta e fui diagnosticado com suspeita de síndrome do túnel do carpo, graças a minha preguiça de fazer qualquer tipo de alongamento antes de tocar. Lendo um pouco sobre o assunto, vi que não se trata de algo simples como uma tendinite. Agora, 15 dias sem violão, teclado ou qualquer outro tipo de exercício, e sessões de fisioterapia 3 vezes por semana. Essa dor vinha persistindo já a alguns dias, e o único movimento que eu faço que é insuportável é justamente o movimento de troca de acordes ou qualquer tipo de solo. Abaixo segue um texto sobre o assunto para quem quiser se informar, não sou guitarrista, contudo acho que o risco de acontecer isso com um guitarrista é mais eminente. Fica ai esse pequeno alerta para todos nós.
    Síndrome do Túnel do Carpo

    SevenTool07
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Gianyny

    Cara, o Johnny Greenwood do radiohead tinha esse negócio ae ele usava uma espécie de tala no braço. Hoje ele não usa +, porém é sempre bom nós trabalharmos para evitar esse tipo de coisa. Tocar guitarra é uma das coisas que eu mais me satisfaço atualmente e ficaria muito triste de ficar impossibilitado de fazê-lo.

    Boa sorte ae pra vc!

    gege_correa
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: gege_correa
    · votar


    Gianyny

    Que Deus te abençoe e você possa ser curado dessa sindrome.

    Vinícius Iron
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Gianyny

    Eu espero que tu se recupere logo disso aí. A minha mãe teve essa síndrome que, atualmente, evoluiu para a síndrome de Kerven. Ao contrário da síndrome do Túnel do Carpo, em que o teu pulso é que fica fragilizado, no caso da de Kerven, todos os ligamentos engatilham e impossibilitam totalmente o movimento dos dedos. Eu tô acompanhando essa novela dela, então sei bem como se trata o que tu tá sentindo.

    Procura um tratamento pra isso. A minha mãe foi numa clínica que é especializada em todo e qualquer tipo de caso patológico da mão. Procura e siga esse tratamento.

    Te desejo muita boa sorte e fica com a cabeça pra cima, né. Vamos lá!

    Grande abraço

    ZakkDestroyer
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Valew pelo toque, agora ja sei o que fazer para nao acontecer comigo. Na guitarra é usado menos força, mas pode ser que aconteça se nao se tomar os devidos cuidados.

    Boa sorte na recuperação.

    Jawbreaker
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Nesse tópico tem um arquivo com alongamentos pra evitar esse tipo de lesão.

    Boa sorte aí, cara, levanta a cabeça e enfrenta esse obstáculo.

    Thiago_Canhoto
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Gianyny

    Fica susse mano q se Deus quise tú fica bom rápidão e volta a Detona na guita!!!

    Um forte Abraço!!!


    obs:Bom eu saber disso,pq nunca fasso nada de alongamento antes de estudar guita..... ^^

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Cara, faço faculdade de medicina, tipo se eu não me engano, a síndrome do túnel do carpo tem correção cirúrgica, não?

    TheDivisionFloyd
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    eu tive uma fratura seria no braço esquerdo a uns anos e agora deu umas dores do caralho na hora de toca parece que meu osso fico um pouco torto to tendo que toca com uma bandana no braço pareço baterista quando toca a semana inteira e nao consegue abria a mao

    boa sorte cara espero que voce melhore , pelo oque eu vi o meu vai te que espera ve oque rola , se alguem ja passo por isso e fala a sua experiencia agradeço

    Magrinho123
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    "associada com movimentos manuais inadequados ou repetitivos"

    "quem apresenta distúrbios que interferem com a circulação e a oferta de oxigênio aos nervos dessa região tem maior risco de desenvolver a síndrome"

    é só alongar pra evitar

    "Os movimentos repetidos sem o tempo adequado de recuperação são responsáveis pela inflamação e edema"

    não se esqueçam de descansar quando necessário, e principalmente, se uma dor realmente incomodar, pare de tocar até que ela melhore por completo.

    "O nervo mediano supre a porção radial da palma e as superfícies palmares dos dedos polegar, índice e médio; ele, por vezes, também supre o dorso das falanges distais destes dedos. Ele também inerva a cútis palmar da extremidade distal do dedo."

    Se você tiver essa merda, vc tá fudido, e não só pra tocar guitarra.

    "As alterações tróficas podem ser aparentes nesta afecção."

    Se vc tiver a síndrome e não correr atrás de um tratamento, vc tá mais fudido ainda, e a longo prazo.


    Moral da história: Alonguem antes e depois de tocar, façam aquecimentos também se assim desejarem, pra aumentar a circulação antes dos músculos entrarem em ação "de verdade".

    ste.nick80
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Fui ao médico ontem...
    diagnóstico.. sindrome do carpo

    O doutor receitou: Anti-inflamatório, interromper a atividade que provavelmente ocasionou a inflamação do nervo (leia-se tocar guitarra) até os sintomas desaparecerem, fisioterapia... e o que mais me assustou...rezar!! Pois é.. o médico informou que não são raros os casos que a cura definitiva só é atingida com intervenção cirurgica! Em contra-partida, disse que a cirurgia é simples (um pequeno corte no punho e uma incisão no tal tunel de carpo, para liberar o nervo mediano da pressão exercida pelos outros nervos inflamados. Mas convenhamos... que quer ir pra faca, e ficar mais um tempão de molho...recuperando da cirurgia?! Eu que não..

    De qualquer forma, ficou a lição. Alongar os dedos, punhos e braços por uns 5 minutos antes de tocar.. começar com exercícios leves e/ou musicas mais faceis de executar e ir aumentando gradativamente a exigencia dos nervos, tendões e musculos da mão, braço e punho. Descançar a cada 40 min +ou-, alongar um pouco..e no final, mais uma cessão de alongamento...KCT, ta parecendo aula de ioga ou coisa parecida...mas va la.. quem quer ir pra faca, não é?!

    Té mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Síndrome do Túnel do Carpo