LP nova, fazendo upgrade! Duvidas

Autor Mensagem
Pachenko
Veterano
# jan/11


Boa tarde pessoal

Recentemente vendi minha Epiphone SG G400 e adquiri uma SX GG1 LP de braço colado (a famosinha que vem com case) e estou interessado em "tuná-la" com a diferença que sobrou da SG, e mais um pouco que tenho guardado.

Já encomendei o combinho da seymour JB/59 (por 155 dólares :o) e vou encomendar um jogo de tarraxas Gotoh. Aí começam minhas dúvidas:

1. As tarraxas precisam ter travas, numa LP? Já ouvi dizer que é desnecessário.

2. Vou trocar o nut por um de osso por 30 reais, vale a pena?

3. Uma coisa que sempre tive muita curiosidade, a ponte tune-o-matic. Faz diferença uma de fábrica da SX pra uma Gotoh? É válido essa troca ou desnecessária? Se for válida, qual a vantagem? Aquela parte que fica ao lado dos captadores, onde apioam-se as cordas, faz parte da ponte? É uma peça que seria interessante trocar também?



Obrigado a todos que responderem/lerem :)

Um abraço.

BruRoma
Veterano
# jan/11 · Editado por: BruRoma
· votar


Pachenko
Olha não vejo necessidade de colocar trava em uma LP.
O nut de osso é sim mais interessante. Vou falar a verdade pra vc nunca toquei em uma guita com osso sei que no violão faz uma diferença bacana.
A ponte acho desnecessario. Com o tempo ela desgasta ai sim trocaria mas agora não.
O que eu estranhei é que vc não vai mexer na parte eletrica dela. Talvez ficaria mais intaeressante se vc fizesse uma blindagem troca-se a fiação por uma de maior qualidade.. checar os knobs e afins.
Agora a guita é nova não é ? tem certeza q vc vai se acostumar vai gostar mesmo dela ? pq mudar um monte de coisa e daqui um ano se arrepender é duro..
abraço

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


BruRoma
concordo .

Pachenko
Veterano
# jan/11
· votar


BruRoma

É nova. Como faço para fazer essa blindagem e troca de fiação? Um luthier faz? Por volta de quanto gira o orçamento disso?

Não vou me arrepender, eu passei um bom tempo com esta guita em mãos e conheço bem ela :)
Mas de qualquer forma eu to pensando nos captadores e tarraxas como peças que usarei por anos e anos, seja nessa LP ou em outra guita :)

Obrigado cara

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


instala os sds
troca os pots por uns melhores a fiação...pá ...troca TODO o hardware dela..menos os cover de captador e ponte .-. de resto. e manda regular. claro

Sir.Paulo
Veterano
# jan/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Pachenko

Fala garoto blz!!

Então eu já tive uma GG1 também na minha eu coloquei um kit Malagoli Henry ho 777 Hellbucker e Realbucker e ela fico d+!

Velho eu gostava das tarraxas dela logo quando comprei eu mesmo dei uma lubrificada e apertada nelas, nunca tive problemas com elas, pois seguravam muito bem a afinação!

Quanto à ponte ela é boa sim, mas da um trabalho (Pelo menos a minha deu) para regular as oitavas, a meu ver não é necessário uma troca, mas se você esta em condições para fazê-lo!

E como já foi sugerido se possível refaça a elétrica já que vai trocar os Cap's,na minha eu troquei a chave seletora também pois aminha não durou muito (Obs. eu tenho mão pesada) então seria uma boa trocar também!

O Nut também nunca me deu problema!

Pachenko
Veterano
# jan/11
· votar


igor.schecter
Sir.Paulo

Obrigado pela ajuda!

A parte elétrica vocês falam os potenciômetros e a chave seletora? Podem ser qualquer um ou alguma marca boa específica?

Sir.Paulo
Veterano
# jan/11
· votar


Pachenko

Os potenciômetros de tone dela são bons troque os de volume e fiação e a chave coloque uma moldura para chave também que ela fica mais bonita!

Quanto à marca isso depende tem vários anunciantes na net que vendem chaves dizendo ser original Gibson, mas 99% não é coisa nenhuma,tome cuidado para não ser enganado!

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


pots =]

Pachenko
Veterano
# jan/11
· votar


Sir.Paulo
igor.schecter

250k, 500k? Não entendo muito bem dessa parte. Alguma marca também recomendável, para chave e pots?

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


vish
acho q é 250 velho KPAOKSPO tb n entendo...só sei que o hardware q vem nessa guitar não é dos melhores.

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


tem varios tpcs falando nisso aqui só procurar...acho que 500 é pra ativo..

Pachenko
Veterano
# jan/11
· votar


http://instruments.shop.ebay.com/Knobs-Jacks-Switches-/47076/i.html?LH _ItemCondition=1&LH_BIN=1&_nkw=guitar%20pot&_catref=1&_dmpt=Guitar_Acc essories&_fcid=31&_jgr=1&_localstpos=&_sc=1&_sop=15&_stpos=&gbr=1

igor.schecter

Vou dar uma pesquisada! :)

Sir.Paulo
Veterano
# jan/11
· votar


Para Humbucker é 500k!

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


Sir.Paulo
amém! obrigado por ajudar PKAOAK

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


Pachenko
não manjo marca boa de pots. mais garanto que o mais barato é chuleta PKOAKAOP

Pachenko
Veterano
# jan/11
· votar


igor.schecter

hahaha faz sentido

Sir.Paulo

obrigado!

Davi Meira
Veterano
# jan/11
· votar


Os potenciometros são de 500K, se colocar de 250 sua guitarra ficará muito grave e sem brilho

Paul.Gilbert
Veterano
# jan/11
· votar


1. As tarraxas precisam ter travas, numa LP? Já ouvi dizer que é desnecessário.

Não é tão comum, eu particularmente gosto. Acho que desafinam muito menos e são útei na hora de colocar as cordas. Mas isso é mais uma questão de crença pessoal.

2. Vou trocar o nut por um de osso por 30 reais, vale a pena?

Muito. Ainda mais por este preço... Fica de olho na qualidade. O Osso diminui muito desafinações e atritagem das cordas.

3. Uma coisa que sempre tive muita curiosidade, a ponte tune-o-matic. Faz diferença uma de fábrica da SX pra uma Gotoh? É válido essa troca ou desnecessária? Se for válida, qual a vantagem? Aquela parte que fica ao lado dos captadores, onde apioam-se as cordas, faz parte da ponte? É uma peça que seria interessante trocar também?

É interessante pelo material usado nas Gotoh ser altamente superior ao da SX. Ele é mais resistente, pesado(consequentemente, mais denso), e a qualidade geral da peça é muito maior. Lembrando que quanto mais denso o material, melhor a passagem sonora. A peça próxima dos captadres faz parte, é para o ajuste de oitavas, e é a primeira peça que eu mandaria embora. A da gotoh costuma ter os Saddles em grafite ou outro material que atrita menos com as cordas.

Potênciometros? Troque todos. Alpha nacionais, são baratos e ótimos, não tem necessidade de comprar "de marca" não faz diferença. Contudo esses chineses que vem na guitarra tem costume de te deixar na mão rápido, além da qualidade duvidosa.

Pachenko
Veterano
# jan/11 · Editado por: Pachenko
· votar


Paul.Gilbert

Muito obrigado pelas respostas, ajudaram muito!

http://cgi.ebay.com/Alpha-A500k-Push-Pull-Potentiometer-Tone-/33051737 6231?pt=Guitar_Accessories&hash=item4cf45eece7
http://cgi.ebay.com/Alpha-B500k-Push-Pull-Potentiometer-Volume-/330518 606371?pt=Guitar_Accessories&hash=item4cf471b223

É tão barato assim, são esses? Vi aqui no ml e tava 40 pila 4 juntos

john_joao
Veterano
# jan/11
· votar


Pachenko

1. As tarraxas precisam ter travas, numa LP? Já ouvi dizer que é desnecessário.

cara, a única vantagem de tarraxas com travas é a praticidade na hora de colocar um jogo novo de cordas, já regulei várias guitarras com tarraxas com trava inclusive várias vezes a mesma guitarra e posso garantir que não melhora nem piora em nada a afinação desde que sejam tarraxas decentes. eu compraria as comuns pelo preço mais em conta.

todos os problemas que eu solucionei de afinação tanto nas minhas guitarras quanto nas que eu regulei por aí foram da mesma forma:
lubrificação na pestana, aperto nas tarraxas e lubrificação na engrenagem, só isso.

quanto ao nut, eu acho o de osso com uma sonoridade mais aspera se comparada ao sintético comum, mas prefiro o de latão, apesar de nas minhas guitarras nunca ter achado que a diferença valia a troca.
abraço.

Pachenko
Veterano
# jan/11
· votar


john_joao
lubrificação na pestana, aperto nas tarraxas e lubrificação na engrenagem, só isso.

Lubrificar com o que? Tenho um óleo da planet waves aqui que uso pra limpar a escala, serve? O que tu quer dizer com 'aperto' nas tarraxas?

Obrigado!

Paul.Gilbert
Veterano
# jan/11
· votar


Pachenko

É, tem nacionais. Componentes são baratos mesmo, só paga caro quem quer. Esses alpha são muito bons, comprei os meus no www.captadores.com.br paguei barato.

Existe uma questão de gosto, mas eu recomendo sempre usar pots. (A).

lubrificação na pestana, aperto nas tarraxas e lubrificação na engrenagem, só isso.

Na pestana, lubrifique com grafite em pó. Na tarraxa, pode ser óleo singerm, ou WD. O aperto que ele se refere, é no parafuso que existe no interior da tarraxa, que segura a engrenagem dela.

Pachenko
Veterano
# jan/11
· votar


Paul.Gilbert

Obrigado pelas respostas e dicas :)

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


cara até hoje nunk vi uma foto difereciando uma q tem trava...vi uma tarraxa da planet waves que eu acho q corta a corda qnd aperta o botao n sei se era isso

LipeGuitarrero
Veterano
# jan/11
· votar


Peço permissão para pedir ajuda também.

Estou interessado numa Condor CLP2 e vou compra-la logo.
Vou colocar captadores malagoli Custom59+HH777 e comprar um jogo de tarraxas gotoh vintage sem trava e pedir para colocar nut de latão na guita.

Quanto a parte elétrica, vou aproveitar a troca de caps e pedir para ele revisar ela toda, e pedir para trocar os pots e colocar push pull nos humbuckers e ver se precisa trocar a fiação por uma melhor. Os post são esses:

http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1378-potenciometro_500 k

Com push Pull:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1509-potenciometro_500 k_a__push_pull

Minhas perguntas são:

1- Da para eu instalar 2 push pull um para cada captador? e por exemplo estou com captador do braço splitado com clean dai mudo pro captador da ponte humbucker sem splitar para usar distorção. isso da certo?

2- Compensa blindar a guitarra? Vai fazer muita diferença ja que não vou usar distorção pesada com os caps splitados no maximo um crunch?

3- Vou comprar 2 pots Linear de 500k para tone e 2 Logaritmo de 500k push pull de volume, a compra está correta?

4- A troca da fiação da guitarra vai fazer diferença?

5- Dizem que o nut de latão da mais brilho no som da guitarra, e por isso optei por ele e não um de osso, isso é verdade? o que o nut de latão tem de melhor ou pior que o de osso na sua opinião?

6- A guita vai ficar boa depois desses upgrades?

Agora uma coisa que muitos vão perguntar: Porque vai mecher na guitarra logo quando comprar?

Resposta: Vou trocar porque quero um som melhor e o visual do niquel cover não me agrada, então ja vou comprar captadores melhores sem cover para por nela e aproveitar e tirar o escudo. Vou colocar tarraxas gotoh vintage porque são melhores que as que vem na condor e porque gosto do visual das tarraxas vintage tulipa.
Se eu tenho condição de fazer isso tudo de vez, não vejo porque ficar trocando peça por peça depois, e pagar luthier toda vez para instalar alguma coisa na guitarra se eu posso fazer tudo de uma vez e o serviço pode até sair mais barato por ser muita coisa.

Alguem pode responder minhas duvidas por favor?
Desculpem pelo texto longo, é que eu queria explicar bem para não ficar confuso rsrs.
Obrigado

Rafa-Ban
Veterano
# jan/11
· votar


uma pergunta....qual seria a vantagem de se obter um som de single em uma lespaul...?digo,eu tenho uma strato com singles bem aguda e estalada e uma clp 2,um clean agudo e outro bem encorpado,seria viavel conseguir uma sonoridade clean diferente do que se esperaria de uma lespaul splitando seu hb?
obrigado

LipeGuitarrero
Veterano
# jan/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar


Rafa-Ban

Quero apenas instalar para o som ficar mais cristalino não tenho a minina intenção de obter som estalado e agudo. Quero apenas uma sonoridade diferente ja que não custa muito, o que custa instalar não é?

Alguem pode responder minhas perguntas por favor? minhas duvidas estão quebrando minha cabeça.

LipeGuitarrero
Veterano
# jan/11
· votar


Alguem?

bluesmanjf
Veterano
# jan/11
· votar


Cara, eu tenho exatamente essa guitarra e botei 2 caps Cabrera:

Classic 2 no braço e Rock Pro na ponte.

Ficou bem legal. Na época, ficou por volta de R$300 o gasto com os caps.

Mas isso tb depende do som que vc quer.

Não troquei mais nada na guitarra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a LP nova, fazendo upgrade! Duvidas