Autor |
Mensagem |
Stalingrado Veterano
|
# jan/11 · Editado por: Stalingrado
Bom, galera, eis o meu primeiro tópico de soluções. hehe Vamos lá:
Sempre usei o Guitar Rig 4 para minhas gravações, porém ele nunca esteve sozinho. Digo, o esquema nunca foi Guitarra -> Placa de Som -> Guitar Rig 4, pois dessa maneira, o sinal chegava bem fraco. O segredo sempre foi ligar a minha V-amp2 em BYPASS, usando o volume e master quase no talo e o gain na metade. Dessa forma, o som chegava com o volume ideal pra ter aquele punch, digamos. Porém, anteontem aconteceu um pequeno incidente e minha fonte simplesmente estourou. Ou seja, não tenho como usar a V-amp2. Liguei a guitarra direto na placa, o som ficava fraco. Usei os prés da placa, som ruim, sem agudos. Não podia ficar sem tocar guitarra com um som decente. Fui atrás de uma solução e encontrei.
Simples: simuladores de preamp. Sendo mais direto: PSP Vintage Warmer.
O esquema fica assim: Guitarra -> Placa -> Cubase SX3 -> PSP Vintage Warmer -> Guitar Rig 4.
Teoricamente, o sinal chega mais forte, logo o som tem mais punch, isso nós sabemos. Mas teoria não basta, então comparem:
TESTE COM PSP VINTAGE WARMER 2 AQUI
Sequência: Acordes sem Guitar Rig 4 e sem PSP: 00:00 - 00:25 Acordes sem Guitar Rig 4 e com PSP: 00:26 - 00:51 Base com Guitar Rig 4 e sem PSP: 00:53 - 01:07 Base com Guitar Rig 4 e com PSP: 01:08 - 01:23 Solo com Guitar Rig 4 e sem PSP: 01:26 - 01:37 Solo com Guitar Rig 4 e com PSP: 01:40 - Fim
A diferença no clean é gritante. Na base distorcida, notem que o som morre mais rápido sem o PSP. Nos solos ficou meio imperceptível, mas EU sinto que o som é mais gordo e tem mais sustain.
É importante observar o uso do noise reduction no Guitar Rig. Mais volume, mais chiadeira, então usem o Noise Reduction.
Enfim, espero ter ajudado alguém!
|
Stalingrado Veterano
|
· votar
Lembrando que as gravações são as mesmas, sendo que só adicionei ou removi o PSP.
É também importante ressaltar que alguém pode discordar com o que eu digo. Não sou dono da verdade, adianto logo que são impressões pessoais que achei que podem ajudar alguém.
:)
|
ohm777 Veterano |
# jan/11
· votar
Stalingrado Legal a dica, mas acho que você se esqueceu de explicar o que é o tal Vintage Warmer! Seria um plugin vst também?
P.S: O GR4 tem noise reduction? Que eu saiba só gate mesmo, e gate mata o sustain cara!
|
ohm777 Veterano |
# jan/11
· votar
Stalingrado Ouvi a gravação e notei a diferença. Continua tocando muito hein... E a propósito já votei no teu video pro GI, tá bem colocado hein?
|
Pé de chinelo Veterano
|
# jan/11
· votar
ohm777
mexe nas regulagens do noise gate ou noise reduction.......pra cada efeito que vc usa é bom ajustar pra cortar só o necessário e não afetar muito o sustain como vc disse
Stalingrado
qual placa de som vc usa cara?
abs!
|
Vinícius Braga Veterano |
# jan/11
· votar
Stalingrado
Eu prefiro o barulho do chiado a usar noise reduction. O chiado eu consigo segurar tranquilo, agora a falta de sustein não. rsrs Mas ficou legal o timbre!
Abraço!
|
janick Veterano |
# jan/11
· votar
Não seria mais fácil comprar uma interface?
A maioria tira um som fraco do Guitar Rig porque inventa de usar o coitado com uma placa onboard sound blaster. Aí? Tem que ficar uma bosta mesmo.
|
ogaitnas Veterano |
# jan/11
· votar
O vintage warmer até onde lembro é um vst de compressor...
A empresa que faz esse tem mais outros psp vintage ***audioware, parecem bem interessantes para complementar o som...
De qq forma, o 1o passo para melhorar o timbre com qq vst é usar uma placa de som minimanente decente...
|
Stalingrado Veterano
|
# jan/11
· votar
ohm777 PSP Vintage Warmer é um plugin VST também, pequeno. 9MB. O GR4 tem noise reduction. Eu nem uso Noise Gate. Acho o reduction bem melhor! Valeu, cara! Tô em 29º. Pra passar por pontuação, teria que estar entre os 20. Obrigado por votar!
Pé de chinelo ESI Maya44
Vinícius Braga Noise Reduction: use com moderação. ;)
janick Nem sempre é mais fácil gastar dinheiro, janick. ;)
ogaitnas Concordo, cara. Mas nem sempre o cara tem grana pra comprar uma placa, né? Toda informação, acredito eu, é válida.
|
janick Veterano |
# jan/11
· votar
Stalingrado Com o dinheiro do teu V-Amp da para comprar umas 3 interfaces da Behringer, por exemplo ;)
É só escolher. E além do mais, existem até aquelas interfaces baratinhas da Arcano que funcionam bem.
De qq forma, o 1o passo para melhorar o timbre com qq vst é usar uma placa de som minimanente decente...
Minimamente decente, leia-se nada que se assemelhe com placas multimidia.
|
Stalingrado Veterano
|
· votar
janick Eu tenho uma interface, cara. Mas os prés dela não são legais. . . . Enfim, o tópico tá aí pra quem quiser testar. Se acha que não dá certo, ok, então não testa. Esse tópico é para quem está insatisfeito com o seu som e quer tentar algo. :)
|
Del-Rei Veterano |
# jan/11
· votar
Uma coisa que também ajuda é plugar um pedal tipo Boss antes da placa. Acho que dá um "tchan" no som.
Um aceno de longe!!!
|
- grekk Veterano |
# jan/11
· votar
Stalingrado
Cara... eu to usando assim pra gravar os meus sons...
Guitarra > PC > Reaper + Guitarig
onde o PSP Warmer ia entrar nessa historia
|
ogner Veterano
|
# jan/11
· votar
Stalingrado
Opa, testarei!!!! Vou procurar esse Warmer nas melhores lojas do ramo!!!
Valeu pela dica!
|
ohm777 Veterano |
# jan/11
· votar
janick Minimamente decente, leia-se nada que se assemelhe com placas multimidia.
Quando você fala de placas multimídia, você se refere a placas de som internas PCI (não onboards) ??? Olha que tem muita placa desse tipo (M-Audio, Soundblaster, etc) que dá de lavada em muita interfacezinha...
|
Stalingrado Veterano
|
# jan/11
· votar
- grekk O PSP você coloca na cadeia de efeitos antes do Guitar Rig. :)
|
janick Veterano |
# jan/11
· votar
ohm777 Audigy e cia não funcionam. Eu conheço essas placas PCI's também. Já tive algumas e comparados com interfaces simplesmente não rola. Meu Toneport da Line 6 que não é grandes coisas dá um banho. Agora imagine um Pod Studio mais parrudo ou uma M-Audio Ultra 8R
|
ohm777 Veterano |
# jan/11 · Editado por: ohm777
· votar
janick Então tá né. Você com a sua opinião e eu com a minha.
|
janick Veterano |
# jan/11
· votar
ohm777 Ok! Mas em uma coisa a gente tem que concordar: Esse não é o objetivo de nenhuma destas placas. Certo?
Fabricante nenhum especifica que estas placas são para este uso, logo, na teoria, uma interface já é melhor. Certo?
|
Stalingrado Veterano
|
# jan/11
· votar
Não entendo porquê um tópico como esse, que tem um objetivo BEM CLARO (eu acredito que fui bem claro), gera discussões paralelas que acabam desvirtuando totalmente a ideia inicial.
Cada um tem sua opinião, e discutir a qualidade de placas não é a ideia do tópico. Por favor, peço encarecidamente que parem de desvirtuar meu tópico.
Vou repetir: QUEM ACHA BESTEIRA TESTAR ALGO DO TIPO EM PLACAS ONBOARD, IGNORE ESTE TÓPICO. QUEM ESTIVER INSATISFEITO E/OU QUISER DAR UR POSSÍVEL UP NO SEU SOM, TESTE O QUE FALEI.
|
janick Veterano |
# jan/11
· votar
Stalingrado Ok, que seja. Só estou dizendo que tapar sol com peneira não adianta.
Enfim, bom tópico, até mais.
|
Stalingrado Veterano
|
# jan/11
· votar
janick Já ouviu a expressão "tirar leite de pedra"? Ela é real, cara. Com um pouquinho de pesquisa e nada de preguiça, dá pra tirar som sim de placas onboard. Minha opinião.
Respeito a sua, ok?
Que siga o tópico.
|
Rafa-Ban Veterano |
# jan/11
· votar
eu uso uma interface,mas nem por isso vou deixar de testar essa iédia,Afinal,vale tudo(menos matar e roubar) pra melhorar o som de gguitarra.Obrigado! abç
|
Stalingrado Veterano
|
# jan/11
· votar
Rafa-Ban Esse é o espirito! (Y)
o/
:D :D :D :D :D
|
ohm777 Veterano |
# jan/11
· votar
janick Pode até ser do ponto de vista comercial... até porque muitos dos próprios fabricantes dessas placas tem seus modelos externos também. O fato de eles não especificarem que são pra esse uso não quer dizer nada, se fosse assim essas placas todas deveriam vir só com saída pra fone e entrada pra mic. O que eu acho é que não se pode generalizar, é óbvio que existem placas ruins desse tipo, assim como existem placas boas em que se pode sim tirar um som minimanente decente... Tenho uma X-Fi Titanium, se quiser inclusive depois gravo uns sons com ela pra galera avaliar a qualidade do som.
Stalingrado Eu tenho uma interface, cara. Mas os prés dela não são legais.
Só por curiosidade cara, qual seria a interface?
|
Stalingrado Veterano
|
# jan/11
· votar
ohm777 ESI Maya44. Os prés dela são fraquinhos... Não curti muito não.
|
ohm777 Veterano |
# jan/11
· votar
Stalingrado Olha cara desculpe se desvirtuamos o tópico, ok... Eu só achei que não teria nenhum problema discutir um assunto que tem tudo a ver com o que estamos falando aqui: gravação digital de guitarras. Quase todos os tópicos aqui no fórum funcionam assim a partir de um assunto inicial a galera vai discutindo sobre coisas parecidas, claro que também não vai falar de um assunto desconexo sobre o tópico ou trazer o slash a tona rsrs.
De qualquer formar respeito a tua opinião (e o teu tópico) e morreu o assunto.
|
Stalingrado Veterano
|
· votar
Vídeo do nosso amigo WilliamFerreira. Ele tá usando placa ONBOARD. Apenas para ilustrar o ditado "tirar leite de pedra".
Eu adorei o timbre dele.
|
Stalingrado Veterano
|
# jan/11
· votar
ohm777 Justamente pelo fato desse assunto se repetir toda vez, é que acho desnecessário se falar, porque todo tópico de gênero acaba desembocando numa 'polêmica' parecida. Daí a galera acaba por esquecer o objetivo inicial e entra na discussão, saca?
Não sou ditador (até porque aqui não funciona. O máximo que posso fazer é fechar o tópico). Só estou tentando manter o foco.
Fico feliz que vocês tenham entendido.
|
thmenezes_RJ Veterano |
# jan/11
· votar
Stalingrado Será que ele funcionaria pra microfone ?
|