Guitarra em gravaçao: som estranho e fraco. Ajuda!

    Autor Mensagem
    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: PedroGtr


    Pessoal, eu to com um problema nas minhas gravações.

    Quando estou tocando, derrepende o som da minha guitarra na gravaçao vai ficando "mais magro", vai diminuindo. Eh perceptivel visualmente pelo espectro da gravaçao, que torna-se mais fino nesses trechos..nao sei se isso eh alguma perda de sinal, ou sei la..
    Ocorre isso em todos os programas em que faço gravaçao.

    Aqui está a foto de como fica o espectro
    http://img24.imageshack.us/img24/8416/dordecabea2.jpg

    correspondente a este trecho que gravei
    http://www.4shared.com/file/182619748/7e2d605b/dor_de_cabea.html

    Obs: Gravei no cool edit pra ficar melhor de ver os espectros; mas isso ocorre em todas as gravações usando outros programas tb ( no caso: reaper, e até o audacity)

    Obs: Eu toco a mesma coisa durante toda a gravação, com a mesma dinâmica e pegada.
    É somente o som que vai mudando mesmo.


    Em suma, o som parece q vai sumindo, fica mais baixo ( e parece até q tem um phaser ativado, pq fica realmente estranho a sonoridade)

    Caso alguem ja tenha tido essa experienicia e saiba o que fazer pra resolver..me ajudem por favor, ainda quero poder participar dessa jam de fim de ano heheh ( cross jam)
    Abraços

    Esquema: Guitarra --> Prodrive II --> line in do Pc --> cool edit

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: PedroGtr
    · votar


    Ultima observaçao: se vcs repararem, depois da 1a vez que o som fica estranho, eu dou uma leve parada de tocar. E entao quando retomo o riff que estava tocando, o som volta ao normal (perceptivel no espectro ,que fica normal novamente) , até em seguida ele murchar novamente.

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Ô Adriano, ta me ouvindo?

    guigon
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    PedroGtr
    cara , isso acontecia aqui comigo tbm qdo eu usava a onbord do pc , depois q troquei a placa de som , melhorou , mas nao sei si pode ser isso....

    flw !!

    Insomniac_
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pode ser o cabo também, ou o adaptador.

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    guigon
    cara , isso acontecia aqui comigo tbm qdo eu usava a onbord do pc , depois q troquei a placa de som , melhorou , mas nao sei si pode ser isso....

    será q o fato de ser placa onboard, chega num ponto em que ela "satura"? Como se nao aguentasse a força do sinal sonoro sei la..
    visto q qnd eu parei de tocar por 2 segundos; assim q eu recomecei o som tava bom denovo ( mas depois de um tempo fraquejou de novo)

    Zandor
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu acho que isso é um mecanismo de defesa da placa de som, pra evitar que o som clipe ela diminui o volume automaticamente, olha como o sinal fica limitado certinho

    A minha sugestão é diminuir o volume da guitarra de modo que quando voce tocar normalmente ele fique contido naquela faixa e depois aumentar o volume pelo programa

    mjcmello
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Eu testarias as coisas separadamente, tipo:

    Guitarra - Prodrive - Ampli

    Se tudo estiver ok, o problema está na placa de som do PC.

    Caso contrário pode estar na guitarra ou no prodrive.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    PedroGtr

    Vc pluga direto a guitarra no micro? Caso afirmativo, usa uma pedal qualquer que tenha volume, como pre-amp, e veja se melhora.

    Olha essas dicas que postei:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/221834/

    Abs

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Zandor

    de fato, essa parada da "proteçao" tem me passado pela cabeça.

    eu tava pensando se tinha como eu regular o volume que ENTRA (nao o que é escutado) no pc/gravaçao pelo proprio programa.
    pq baixar o volume da guitarra eh foda, perco em harmonicos e tal.

    E fico meio bolado de deixar o level do Prodrive quase no zero, (pq de todo modo, eu ja o uso baixo; um pouco mais baixo, e acredito q o timbre fique xôxo) ..mas vo testar aqui


    mjcmello

    mas guitarra - Prodrive - Ampli , sempre esteve ok (na verdade no meu fenderzinho de 15 w essa merda com o som foda do prodrive grita alto pra caralho nao posso passar nem do volume 2)

    o problema eh qnd taco na gravaçao msm

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MauricioBahia

    eu vi seu topico esses dias, e realmente muito bem feito. Ta de parabens, sempre ajudando a galera.

    O caso cara, eh q o Prodrive funciona como controlador de volume..
    eu posso ir descendo o level dele ateh ficar mto baixo.

    Me corrija se falei besteira por favor:
    O level so vai influenciar no fim das contas no volume, certo? Nao influencia no ganho ou timbre nao neh?

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    a proposito, saudaçoes niteroienses, conterraneo ;)

    guigon
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    PedroGtr
    tem como abaixar o volume sim , faz o seguinte :

    vai em : Painel de Controle , Sons e Dispositivos de Audio , Voz , ai vai te duas paradinhas assim Reproduçao de Voz e Gravaçao de voz , embaixo de cada um tem um botao escrito Volume , clica no volume de gravaçao e abaixa....

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    PedroGtr

    Fala Nikiti! :-)

    Cara, o negócio é achar onde está o problema. A princípio, não creio ser a onbord, pq eu usava assim.

    Se vc tá usando o Asio4All, né? Já testou direto no Guitar Rig, sem passar por um DAW, tipo o Cool Edit?

    Abs

    GuitarHome
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    PedroGtr
    Fala cara!
    Como você está ligando a guitarra? Por um adaptador mesmo ou um cabo próprio?
    Se for adaptador, já pensou na hipotese de ser mal contato dele? Pois esses adaptadores vivem com mal contato, as vezes rola um mal contato ali e ele não transmite todo o sinal da guitarra, talvez possa ser isso.

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: PedroGtr
    · votar


    puts, gente..ainda nao deu certo .Gravei um som e a imagem da gravaçao aqui pra vcs..

    Seguinte, abaixo o volume de gravaçao como o guigon disse,
    e tb reduzi o level do Prodrive até o talo (talo zero nesse caso neh heheh)

    Fui testar a mesma coisa no cool edit e deu nessa merda:
    http://www.4shared.com/file/182855765/b7f6066c/dor_de_cabea_4.html

    A gravaçao se comportou assim:
    http://img34.imageshack.us/img34/9500/dordecabea4.jpg


    repare que fiquei tocando a mesma coisa o tempo todo,

    Essa a a parte importante: o som começa bom, daih depois de um tempo ele fica merda.
    Paro de tocar por 1 ou 2 segundos. Volto a tocar, e o som está bom..ficando merda logo em seguida.
    Faço mais uma pausa para confirmar isso, e a mesma coisa se repete.


    Pra mim está parecendo ser a placa de som..
    É como se ela não agüentasse por muito tempo o sinal da guitarra, "desmontando"/ "desligando" assim o sinal. Reparem que quando paro de tocar, ela volta ao normal; para em seguida merdear de novo


    MauricioBahia

    Estou usando a asio4all sim, tanto que pra utilizar o reaper somente uso com a Asio mesmo. ( o cool edit eh q me parece nao estar usando essa placa; fui nas configuraçoes e ele usa um tal de Wave Mapper)
    Mas a gravaçao se comporta de modo identico

    Ué? O guitar rig grava? Achei q fosse soh pra tacar efeitos.
    Vou baixar e tentar gravar usando soh guitar rig entao.


    GuitarHome

    Brother, to cogitando essa possibilidade
    Uso um adaptador p10/p2.
    Mas nao sei se seria isso, por causa dessa "teoria da recuperaçao do sinal" que acabei de verificar quando paro de tocar um pouco


    Detalhe: acontecia a mesma coisa quando eu gravava com a v-amp2 no audacity (agora nao lembro se eu mandava o sinal da guitarra direto, ou pelo fone de ouvido da v-amp para o pc)

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: PedroGtr
    · votar


    Gente, descobri !!!!!!

    Bom, depois de muito pesquisar, e fuçar em tudo quanto era possivel.

    Me veio a luz de desmarcar dentre as 4 opçoes no painel de gravaçao: as opçoes de microfone e mixagem estério. Para deixar somente o volume de gravaçao e volume de linha.

    Cara, deu certo!! Fiz o 1o teste no reaper, e fui confirmar se funcionava a mesma coisa pro cool edit tb.

    Nao sabem como isso tava me deixando chateado.

    So tenho a agredecer a ajuda e discussão de vcs do forum.
    Nao tem o que acrescentar. Vcs sao 10


    obs: vo finalmente participar de uma jam \o/

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    PedroGtr: Me veio a luz de desmarcar dentre as 4 opçoes no painel de gravaçao: as opçoes de microfone e mixagem estério. Para deixar somente o volume de gravaçao e volume de linha.

    Achei que já tinha feito isso...

    Manda ver na jam e vê se não altera o volume da BT pô! hehe

    Abs

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: PedroGtr
    · votar


    Correçao,
    acabei de ver aqui, q nao da problema desmarcar a mixagem estereo.
    O som só estraga se a opçao de Volume de microfone estiver ativado.

    MauricioBahia

    blz heheh, nao vou entrar de gameshark logo na minha 1a jam nao ;) (e se puder, em nenhuma neh)

    a proposito, é normal quando se ta usando fone de ouvido , o som da guitarra somente sair do lado esquerdo?
    Nao to achando nada fuçando por aqui, que me faça escuta-la estereo (ambos os lados) no meu fone

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    PedroGtr: é normal quando se ta usando fone de ouvido , o som da guitarra somente sair do lado esquerdo?

    Né não. Revisa suas conexão. Vê se tá ativando os dois canais no programa de gravação.

    Abs

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: PedroGtr
    · votar


    MauricioBahia


    Né não. Revisa suas conexão.


    Ativados eles tao (bom, acho eu)...pois é assim:

    Apesar de eu escutar a guitarra somente do lado esquerdo, ( independente de estar gravando ou nao) , quando eu faço a gravaçao, dou o play e escuto tranquilo dos dois lados.

    O q nao to entendendo é por qual motivo eu só a escuto desse lado quando a toco. Quando escuto musicas ou ouço as gravaçoes que fiz, sai dos 2 lados bonitao.


    ps: acho q fui meio redundante..disse as 2 coisas identicas em 2 paragrafos seguidos huahauhau

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: PedroGtr
    · votar


    E isso ocorre tanto no reaper, quanto no cool edit; quanto em estar somente tocando a guitarra sem nenhum programa aberto.

    Será que tenho q comprar um plug adaptador esterio ou algo do tipo?

    Ou será configuraçao q devo achar/fuçar aqui?

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    PedroGtr

    O "pan" (som pra esquerda/direita) nas propriedades de áudio tá no centro?

    Abs

    PedroComitto
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    caraaaa, nao é problema nenhum, é uma opção da placa de som, isso acontecia aqui e depois de fuçar muito descobri o que era !

    no meu caso, eu ia no 'programa' da minha placa de som, que é onboard (realtek .....) ai eu fui na parte das opções de microfone, ai eu desativei as duas opções que tem, que é algo do tipo: ''SUPRESSÃO DE ECO ACÚSTICO'' e ''SUPRESSÃO DE RUIDO''

    desativa os dois e boa !

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    MauricioBahia

    ta tudo no centro, tudo equilibrado em tudo o que fucei.

    Isso ta no equilibrio de fato. Pq minhas musicas tocam normal em ambos os falantes do fone.

    O engraçado é que minhas gravaçoes, apos terem sido gravadas, tocam o som perfeitamente em ambos os falantes do fone

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    PedroComitto

    ja tava desativado, mas valeu ae pelo toque.

    O que tava pegando eh q nas propriedades de som do proprio painel do windows, eu tinha que desativar o microfone, que ainda nao tava desativado

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: PedroGtr
    · votar


    Recorrigindo,
    caso alguem busque por ajuda através do meu topico..

    A menos que se queira ficar surdo:
    Nas opçoes de gravaçao do windows, deve-se desativar nao somente a opçao de mic, como tambem a opçao de Mixagem Estéreo

    pois no revalver MK III da uma barulho alto da porra caso essa opçao nao esteja desabilitada.

    PedroGtr
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: PedroGtr
    · votar


    edit:

    deixa pra la, ja descobri pq só saia de um lado o som .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra em gravaçao: som estranho e fraco. Ajuda!