problema com ponte(usei a busca)

Autor Mensagem
DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


Bereta
Mas assim III ou /I\ ??????

Bereta
Veterano
# jan/11
· votar


DINO EK

Mas assim III ou /I\ ??????

Isso depende. Principalmente do encordoamento que vc usa e do seu gosto. Se seu encordoamento é "leve" (.009), é provável que consiga a tensão necessária até assim |||. Por outro lado, se vc usar assim /|\, vai precisar apertar bem menos os parafusos e suas molas tendem a fazer bem mais força, sendo mais eficazes pra encordoamentos mais pesados.

Maaaas, como tudo é relativo e não existe uma regra final pra isso, experimenta dos dois modos e vê qual lhe agrada mais. Eu, por exemplo uso encordoamento .009 e uso as molas assim /|\. Isso pq eu dificilmente alavanco pra traz e gosto de manter a ponte com bastante tensão. Além de me dar um bom sustain, quando alavanco pra frente (dive), minha ponte volta com muito mais força.

Abraço!

DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


Bereta
vlw, minhas molas gotoh chegaram, mas eu nao tava em quase quando foram entregar, vou testar das duas maneiras,e vamo ver como se comporta!

DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


Ahh, e uso encordamento .10, acredite, estabilizou mais minha ponte hehehe!

Bereta
Veterano
# jan/11
· votar


DINO EK

Blz! Depois fala como ficou!

Abç

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


Tentei colocar as molas assim / l \ mas ela continua desalinhando.
Mas já que eu n sei tocar nenhuma musica que use alavanca dá pra ir levando até achar um luthier.

Esqueci de mensionar que,quando quando faço aquele processo de afinação que mostra aqui no forum("lascear" as cordas e afinar) a ponte desalinha.
Por exemplo, quando vou afinar a mizona eu afino e faço um bend de 1 tom ou 2 tons e a ponte desalinha e fica assim / .

Problema da ponte msm ou n era para fazer isso?

DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


nao era pra fazer isso, quase todo mundo com uma licensed acontece isso, kkkkkkk! é uma merda!!!!! Mas se pa isso é problema com os pivos, os meus na ponte, gastaram um pouco a ponte, onde a o contato da ponte com o pivo, nao sei oq fazer, mas provavelmente irei travar ela, ai somente alavancada pra baixo!

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


puts então estou fazendo merda a algum tempo.
Kkkkkk

Mas isso danifica a ponte?

DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


olha, pra nao acontecer isso, só sendo aquelas ponte de 500 reais pra cima!

Bereta
Veterano
# jan/11
· votar


saviobranco

Cara, sua ponte é uma Ibanez Edge III? To pergntando pq a minha é!

Acontece que vc tem que compensar a força que vc exerce ao lacear as cordas na hora que afina tb. Regulo minha ponte pra que ela fique com bastante força. Assim, quando alavanco, a ponte puxa com bastante pressão pra trás, fazendo-a voltar bem ao lugar. É preciso que os pivos estejam bem lubrificados tb e muita paciência em chegar ao lugar.

Se for a um luthier, ele provavelmente vai sugerir trocar. Ou vc vai ter que mandar regular a quase toda troca.

Abraço!

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


hehe a minha é edge III sim
cara eu não entendi bem o que você quis dizer.
Sem não for querer abusar da sua boa vontade, tem como me mais detalhadamente como você faz pra regular?

Bereta
Veterano
# jan/11
· votar


saviobranco

Bom cara, como eu disse antes, uso o sistema de molas assim /|\.

Pra fazer uma regulagem do zero, eu tiro todas as cordas e, depois de uma boa limpeza, claro, começo o teste de paciência. Coloco todas as cordas no lugar sem afinar. Só pra pegarem firmeza nas tarraxas e manterem a ponte no lugar. Depois ligo a guitarra no afinador e começo a luta.

Não é lei, mas faço assim: afino de cima pra baixo (EADGBe). Claro que quando chego na "e", as outras já desafinaram, então vou repetindo o processo e conferindo a inclinação da ponte e firmeza da mesma.

Durante uma ou outra etapa de afinação, dou umas boas brincadas com a alavanca, pra frente e pra trás. Ela vai bagunçar a afinação toda. Então vou afinando e verificando se preciso dar mais tensão na ponte ou afrouxá-la mais. Quando chego num ponto que me agrada, travo o nut.

Com paciência (bastante), vc chega num ponto bem estável, com a ponte bem tensionada e mantendo tudo no lugar. Mesmo após alavancadas fortes, a variação é nula ou bem pequena.

Uma vez bem regulada, se não trocar os calibres das cordas ou não houver grandes variações de temperatura, não precisará fazer isso a cada troca. Ao invés disso, vc vai travar a ponte em paralelo utilizando um pano ou qualquer outro artifício que quiser e vai fazer a troca das cordas. Afina tudo, retira a trava (pano) e veja se o sistema se manteve estável. Se fizer tudo certinho, costuma ser batata.

Qualquer dúvida, só falar.

Boa sorte e grande abraço!

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


Bereta
Puts cara valeu msm !
Amanha vou fazer isso bem cedinho mais ou menos quando eu acordar que é quando estou com a paciencia no MAXIMO!rs

Dpois que eu tentar esses procedimentos vou postar aqui no que deu =D

Brigadao cara abraço

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


Ah cara mais uma coisa só(depois dessa acaba juro rs).
Vou por cordas novas e vou comprar o wd-40 pra passar na guitar.
Em quais partes metalicas devo passar?
tudo que for de metal taca wd?

Bereta
Veterano
# jan/11
· votar


saviobranco

Cara, não esquenta em perguntar. O fórum é pra isso e evita que façamos coisas erradas =)

Quanto ao wd-40, eu costumo passar em toda a parte metálica. Às vezes até removo alguns parafusos e uso neles. Porém eu gosto de retirar o excesso pra num ficar muito "cagado". Mas pode usar em tudo que for metálico. Cuidado pra num fazer muito contato com a pintura pra evitar manchar, embora eu nunca tenha visto.

Abraços e boa sorte!

saviobranco
Veterano
# fev/11 · Editado por: saviobranco
· votar


Bereta
Haha de agora em diante vc é meu idolo cara haeuae.
Ontem (02 de janeiro) eu comprei cordas novas e aproveitei pra passas o lubrificante,so que so tinha um outro troço aki em casa(YD50) e passei em tudo da ponte e talz.
Dpois fui para o teste a parte que tenho medo da regulagem abilolar rs.Alanvanquei pra frente varias vezes e fui ousado ao tentar imitar steve (até parece).
Alavanquei pra frente e a ponte se inclinou um pouco e eu pensei:"puts que merda".
Mas do nada sem eu perceber ela voltou ao lugar e alavanquei de novo pra frente e ela nao desafino nem mudou a ponte de lugar.
Dai eu alavanquei pra tras e nao desafinou ...fiz varia firulas e continua td muito bom!.

Agora o detalhe mais bizarro:eu fiz o lance de colocar um apoio na hora da troca de cordas.troquei afinei e talz.o Engraçado é que nao mexi nos parafusos da ponte e nem em nada so coloquei e afinei.Entao o problema todo era da lubrificação mesmo,ela ja estava ok so faltava isso pra nao desregular.

Enfim denovo falei pra caramba e com certeza tem muitos erros de pontuação e gramatica ae mas é porq ta tard e to escrevendo rapido.

PS: Bereta tu é demais cara!!! de tudo que falaram pra eu fazer o que vc disse me soou mais improvavel de funcionar mas eu não tinha mais opções e tentei e deu certo.


só que como eu n sei tocar usando alavanca ainda vo deixar ela quietinha que nao deve dar problema.Toco a apenas 10 meses xD.

Entao vlw ae galera pela ajuda e espero que esse topico sirva de ajuda a alguem com mesmo problema que eu .
Para facilitar quem ta lendo. peço aos administradores do forum que coloque no começo do topico a solução do problema pra nego nao se perder xD

Abraço!

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


saviobranco

Fico feliz mesmo em saber que eu pude te ajudar! Agora aproveite sua guitarra, treine e curta bastante. E passe o conhecimento pra frente! Assim a gente vai caminhando =)

Grande abraço, cara!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a problema com ponte(usei a busca)