problema com ponte(usei a busca)

Autor Mensagem
saviobranco
Veterano
# jan/11


Galera to com um problema na ponte da minha guitarra e queria saber o que é.
Comprei uma ibanez grg270(gio) que a ponte da desregulando.
Seguinte,eu afino e deixo ela alinha mas é só alavancar que a ponte desalinha para um dos lados.o que será o problema?
bem eu tenho uma suspeita mas não sei se é mesmo o problema.
Quando ela veio da loja ela tava meio desalinhada mas não desafinava.
Desafinava mas era no maximo 30hz(lá no afinador) e depois de muitas alavancadas.Daí decidi eu mesmo regular e fino alinhada mas desafinava pouco como antes.
Mas não sei se é coincidencia,mas,final do mes passado eu mudei de 0.09(corda) que foi a que veio nela para 0.10(corda) e ela ficou assim.
Entao to achando que o problema é nas molas.sao três mola "retas" e estão quase no "maximo" apertadas.
E ae gente o que me dizem?

Sir.Paulo
Veterano
# jan/11
· votar


A primeira coisa a se fazer ao comprar um instrumento novo é levar para um profissional fazer uma regulagem geral!

jxk3
Veterano
# jan/11
· votar


luthier nela.

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


Sir.Paulo
É pior que eu to querendo levar mesmo cara.Mas não sei onde tem luthier bom aqui por perto e barato.Acho que até 150 reais para uma regulagem completa da bom.
E tem outros problemas aqui também.Meu pai é meio das cavernas (aheuae) e se eu falar que tem que levar pra regular ele vai ficar reclamando cmg por seculos, e ficar falando que eu escangalhei e etc(é tenso =S).Iria ser um custo pra eu levar lá e ele para de reclamar.

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


eta porra até agora só me vieram noticias ruins.
Vo ter um infarto daqui a pouco haeuhaeuae.
Bem tomara que apareça alguem e me dea uma dica que dê certo.
há lembrei agora.Daqui a pouco vai chegar uma 0.09( a que eu tava usando antes) e vo ver se dá jeito.
Se der certo eu posto aqui.Poderá ser de ajuda a alguem.

SevenTool07
Veterano
# jan/11
· votar


saviobranco


cara, segundo um luthier que mora perto da minha casa, quando tu aumenta o calibre da corda tu tb tem que regular a ponte novamente. É a lógica, se tu colocar uma corda mais grossa ela será mais dura e fará mais força nas molas da guitarra. Acho melhor tu parar de usar a alavanca até levar a guitarra num luthier.

Sir.Paulo
Veterano
# jan/11
· votar


saviobranco

O preço varia de região para região, aqui no interior de SP a media é 50-80 reais uma regulagem com um bom luthier!

Sir.Paulo
Veterano
# jan/11
· votar


saviobranco

Já pensou se podem ser as tarraxas que estão muito afrouxadas?

Só uma duvida você alinhou os carrinhos da ponte?

Se você fez isso você é bem inteligente! ¬¬

saviobranco
Veterano
# jan/11 · Editado por: saviobranco
· votar


SevenTool07
É eu fiquei sabendo disso logo que que coloquei elas rs.A ponte desalinhou na hora.
Mas logo depos de trocar eu ela fica assim do jeito que descrevi ali no começo do topico.

Sir.Paulo
Hmm então menos um problema no "caso luthier".
Falta o lance do meu pai.
Dependendo de quanto dinheiro eu gastar eu espero um pouco e mando colocar uma gotoh.
................
mas pelo sim e pelo não já estou com as cordas aqui e vou por 0.09.
E mesmo se não der certo vai ser um alivio pro tensor rs.
o braço parece estar totalmente reto(e recomendao que não esteja assim).

Foxbrs
Veterano
# jan/11
· votar


Levar para o luthier, se quiser resolver o problema.

erico.ascencao
Veterano
# jan/11
· votar


saviobranco
A primeira coisa que você deveria ter visto era o tópico oficial de regulagem de Floyd Rose. Lá tem um tutorial completo de como proceder para trocar as cordas em guitarras com este tipo de ponte.

Uma vez que você mudou o diâmetro do encordamento, as coisas ficam mais difíceis pois entra na jogada o ajuste do tensor também. Como você aumentou o diâmetro das cordas, você está colocando uma tensão um pouco maior no braço. Se você der uma apertada no tensor para compensar esta tensão extra talvez você consiga ajustar a ponte mais facilmente. Mas este tipo de coisa um luthier faz com maior facilidade. Eu até sei o que fazer pra ajustar, mas fico perdido pois não sei se o ajuste fez efeito...

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


Foxbrs
é cara mas como eu disse tem alguns problemas que me impedem(impedem tá certo? rs) no momento.
Eu queria ao menos uma solução por um tempo que desse pra tocar e alavancar de leve ao menos.Tipo se der pra levar ate a metade do ano dá pra dizer ao meu pai que tem que regular periodicamente hehe.E até metade do ano eu devo ter juntado uma grana e talvez de pra trocar a ponte e alguns dos pickups.

erico.ascencao
Eu já tinha visto esse tópico.Só que ajustei apenas o angulo da ponte mesmo, e a altura dela foi no "gostometro" mesmo,deixei de baixa o maximo possivel de uma maneira que não trastejasse.
Agora o braço parece estar reto se não levemente curvado(convexo)

Paul.Gilbert
Veterano
# jan/11 · Editado por: Paul.Gilbert
· votar


saviobranco

Tem como postar umas fotos? Aí agente pode te dar uma idéia do que precisa ser feito.

Tira uma foto apertando a corda E grave na casa 1 e na casa 14, para averiguar a distância entre as cordas e escala, e tira uma da ponte e uma das molas.

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


opa gente desculpa aí a demora para responder.
É que hj eu tive que fazer uma entrevista para seleção da escola de musica e ontem tive que ficar estudando.
Mas então troquei as corda e acho que melhorou.
Tá dando pra alavancar e desafina pouco,mas é provisorio até arranjar um luthier.
Mas de qualquer maneira vo tirar umas fotos e postar aqui ok?

Stevenzin
Veterano
# jan/11
· votar


Tenta tira uma mola, ve como fica com 2

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


Stevenzin
po cara acho que isso iria piorar porque normalmente depois de deixar alinhada eu toco e dou umas alavancadas e o desnivel fica assim / sacas?
entao pelo menos eu acho que a mola estava fazendo pouca tensão se eu tirar so vai piorar.(eu acho)

Mas ae estao as fotos troquei as cordas para 0.09 de novo e tá regulada.Ainda vo testar pra ver se vai desnivelar .
Ae as fotos.

8 traste
molas
ponte 1
ponte 2

Bereta
Veterano
# jan/11
· votar


saviobranco

Coisas simples que pode fazer que melhoram bem o desempenho de sua ponte:

- Troque a disposição das molas de ||| para /|\. Assim vai precisar de bem menos "aperto" pra conseguir uma boa tensão nas molas.

- Lubrifique o pivo e a lâmina de contado da ponte com o mesmo, utilizando vaselina ou graxa branca.

E se tiver disposição e paciência, afrouxe tudo e regule do zero. Demora, é um saco, mas vai lhe poupar bastante dor de cabeça futura com sua ponte.

Abraço!

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


Bereta
hmm vlw ae cara...
Mas pode acontecer algo(escangalhar ou sei lá) se eu mudar a posição das molas?
E quanto lubrificar.O que exatamente é pra lubrificar?tem com por uma foto?

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


Ae to tentando regular isso mas desisto prefiro esperar um ano e levar no luthier a ter essa dor de cabeça.
A ponte tá paralela e não está mais desafinando mas é so alavancar ou dar um bend muito forte no mizao que a ponte muda de angulo.
Dá pra tocar mas sem alavancar.

Bereta
quanto eu esfriar a cabeça e renovar a paciencia eu troco a posição das molas,se não vo acabar quebrando essa guitarra.aheuahuaea

Rafael A.
Veterano
# jan/11
· votar


A ponte tá paralela e não está mais desafinando mas é so alavancar ou dar um bend muito forte no mizao que a ponte muda de angulo.

Pelo q vc tá descrevendo, as molas não tem tensão suficiente para fazer a ponte retornar à posição original.

Tente colocar pelo menos mais 1 mola (deve ser uns 5 reais em uma loja de instrumentos). O ideal seria trocar todas, pois aí vc teria todas da mesma marca/material/tensão. Mas provisoriamente se vc comprar 1 mola, vai ganhar mais estabilidade, gastando pouco. Lógico que daí, vai ter de ajustar a ponte e afinar tudo de novo.

Na minha, coloquei logo as 5 molas, novas. A alavanca fica mais dura, mas a ponte fica super estável.

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


Rafael A.
hmm vou tentar colocar mais molas entao.
mas tipo cara é o seguinte
eu deixo ela paralela.Se eu alavancar pra trás ela fica assim \
Se dpois disso eu alavancar pra frente ela fica assim denovo __
mas se eu alavancar mais uma vez pra frente ela fica assim /

Aheuaheuae nao sei se deu para entender mas não tem como explicar.
Mas enquanto não compro a mola vou tentar fazer o que o Bereta disse:Deixar as molas assim / l \
ele disse que dá mais tensão.

DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


Troque a disposição das molas de ||| para /|\. Assim vai precisar de bem menos "aperto" pra conseguir uma boa tensão nas molas.



ALguém sabe me dizer se isso melhora mesmo????? Mito ou verdade? Melhora o desempenho?

Rafael A.
Veterano
# jan/11
· votar


DINO EK

Teoricamente, as molas das pontas se mudadas do jeito explicado, ficariam com mais tensão, pois estarão mais esticadas. E então deixariam a ponte mais estável.

Na prática, dependendo da resistência e da qualidade das molas, pode ser que não resolva completamente o problema.

Bereta
Veterano
# jan/11
· votar


saviobranco

Mas pode acontecer algo(escangalhar ou sei lá) se eu mudar a posição das molas?
E quanto lubrificar.O que exatamente é pra lubrificar?tem com por uma foto?


Cara, eu não acho que tem segredo. Afrouxe ou retire as cordas, afrouxe os parafusos pra facilitar mais e então ajuste a posição. Depois tem que regular tudo de novo.

O pivô é aqui onde esse cara aponta. Lubrifique ali.
Pivo

Outra foto indicando o local tb:
Pivo

Quanto a colocar mais molas, vai uma dica por experiência própria. As únicas molas que vi encaixarem bem em pontes ibanez sem forçar demais a madeira onde estão os parafusos são as molas ibanez. As gotoh são menores e exercem muuuita tensão, podendo até estourar a madeira.

Um outro detalhe: dependendo do bloco de sua ponte, ele não aceitará mais de 3 molas. Verifique antes pra não gastar à toa. Se ela aceitar mais de 3 molas, ponha 5 molas. Dá mais estabilidade e mais sustain tb.

DINO EK

ALguém sabe me dizer se isso melhora mesmo????? Mito ou verdade? Melhora o desempenho?

Cara, não sei dar explicações físicas para o que acontece, mas imagino que como as molas se inclinam, elas ficam mais esticadas e dão mais tensão ao sistema todo. Como o Rafael A. disse, depende tb da integridade das molas atuais.
Sei lá, vamos ter que aguardar os Caçadores de Mito provarem isso =)

Abraços!

DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


E se as molas forem GOTOH PSP!

saviobranco
Veterano
# jan/11
· votar


Bereta
Vo ver se acho essas molas para vender entao.
Mas vai acho que vai ser meio dificil de achar por aqui.
Enquanto isso vou colocar elas assim / l \
então

Paul.Gilbert
Veterano
# jan/11
· votar


saviobranco

É difícil avaliar olhando as fotos, mas achei a ação próxima demais do braço, parece que as cordas estão com pouco espaço para vibrar. Uma regulagem geral iria bem, tem vídeos no youtube sobre como fazer.

Faria o que disseram em respeito a limpeza geral... Pegaria um WD 40 e uma escova e daria uma boa limpada neste floyd. Molas novas e se possível, pivôs novos, resolveria muito seu problema. Mas Também existe a possibilidade de ser o Lock Nut mal apertado\espanado.

Ah, e tire este fio da ponte, de cima das molas... Passe ele por trás delas, de forma que não possa enrroscar quando você der alavancadas e as molas esticarem.

Bereta
Veterano
# jan/11
· votar


DINO EK
E se as molas forem GOTOH PSP!

Ja faz um tempo que a Ibanez não obedece aos padrões FloydRose. Então eles mudaram muitas coisas, ainda que sutilmente, para não terem que pagar direitos sobre suas pontes. Agora têm seus próprios padrões, inclusive de molas. Eu tenho umas Gotoh PSP e não me arrisco a colocar elas na minha Ibanez pq são bem menores e, possivelmente, detonariam a bucha dos meus parafusos.

saviobranco

Vo ver se acho essas molas para vender entao.
Mas vai acho que vai ser meio dificil de achar por aqui.
Enquanto isso vou colocar elas assim / l \
então


Não é muito fácil achar molas ibanez novas. Usadas podem até ser, mas é um tiro no escuro. Tente no Ebay.

Mas não precisa achar que precisa trocar tudo na sua ponte. Basta ter paciência, ir regulando até achar o seu melhor ponto de equilíbrio. Já passei por isso e hoje acho que valeu a pena não sair trocando tudo nela. Apenas regulei.

Abraço!

DINO EK
Veterano
# jan/11
· votar


Bereta
Minha nao é ibanez! TAGIMA JA2

Bereta
Veterano
# jan/11 · Editado por: Bereta
· votar


DINO EK

Então as molas gotoh devem servir sim.

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a problema com ponte(usei a busca)