edge III ou sat pro 2 ?

    Autor Mensagem
    senshi
    Veterano
    # dez/10


    Enrolei pra caramba para comprar minha nova guitarra e agora parece que vai, mas quero saber qual das duas pontes são mais versáteis (dá pra brincar mais) nas guitarras que eu pretendo - Ibanez RG370 e SA260.

    Especifiquem o porque para que eu possa tomar a decisão, lembrando que trabalho para manutenção e regulagem da ponte pouco importa pra mim.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Acho que o problema nem é a complexidade das regulagens... O problema é o quão diferentes são essas guitarras...

    Que som você busca? Uma guitarra tem uma proposta bem diferente da outra aí.

    Eu particularmente, não gastaria com nenhuma dessas duas, mas se fosse para escolher, Pegaria a Sa, porque uma ponte trêmolo flutuante destas, é o suficiente para o MEU SOM.

    senshi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Paul.Gilbert
    Valeu cara. Eu sei que são diferentes (não até que ponto), mas o que eu quero é uma superstrato (tenho uma SG) com ponte não fixa, por isso tanto faz uma quanto outra, contanto que não seja ponte fixa. Quero mais pra "brincar" e "criar" no meu quarto com um ampi de qualidade sonora e bem modesto.

    Como é que você utiliza a ponte no seu som? O que a Floyd/Edge oferece a mais que é desnecessário pra você? Pegaria a SA só pela ponte? Quer me contar algo sobre a sua preferência pela SA caso a preferência não seja só a ponte?

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    senshi

    Então, vou ser honesto, acho Ibanez Corena supervalorizada, mas até que o preço desta SA é honesto. Dentre guitarras Fabricadas pela Cortek, o que inclui a própria Ibanez, eu prefiro a Cort. Acho que o custo\benefício é superior....

    Mas... Voltando ao tópico:

    Como é que você utiliza a ponte no seu som? O que a Floyd/Edge oferece a mais que é desnecessário pra você? Pegaria a SA só pela ponte? Quer me contar algo sobre a sua preferência pela SA caso a preferência não seja só a ponte?

    Eu utilizo esta ponte para dar efeitos de trêmolo, principalmente em casos em que um vibrato com os dedos não é humanamente possível. Também uso para descidas e subidas de tom, e mais raramente, para efeitos de "bomb" como nos floyds, mas obviamente com menor intensidade. Já tive uma Ibanez com a Edge, a ponte era boa, mas odiei a pegada da guitarra. Já tive uma Cort com uma Gotoh, que é bem superior a Edge III, e descobri que o tipo de som que eu toco(Blues, Heavy Metal, Jazz), juntamente a minha pegada não demandavam o que um floyd pode oferecer. Portanto mesmo eu já sendo um quase Luhtier, a manutenção da ponte me custava muito caro, em relação ao benefício que ela trazia, e desisti dos floyds.

    Minha guitarra principal é esta:

    http://www.ratcliffe.co.za/reviews/gvt.shtml

    A SA me cativou visualmente, e acho que ela é mais guitarra do que a Rg. Tive a RG370 e não curtia ela. As madeiras são melhores, em teoria.

    senshi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Paul.Gilbert
    Você esclareceu bastante, mas quem não foi claro fui eu. Eu sou canhoto, por isso pendo para Ibanez, já que Schecters passam longe dessa b**** de país.

    Minha teoria é porca tanto quanto a técnica então você poderia me dizer o que é o efeito bomb? Resumindo o que uma faz que a outra não e em que intensidade?

    Arrisco sempre um Jpop entre as músicas de aprendizagem clichês, por isso adoro um efeitinho aqui e ali. Não gosto de música muito pesada, agressiva e explosiva. Prefiro base à solo também.

    Já que você se considera quase um luthier me explica a última frase: A SA me cativou visualmente, e acho que ela é mais guitarra do que a Rg. Tive a RG370 e não curtia ela. As madeiras são melhores, em teoria.
    Qual tem a melhor madeira, a SA correto? E o Flame Maple ajuda no som ou é só estética?
    Também acho a SA muito mais bonita.

    ___________

    Se a sua guitarra não for apenas o modelo mas a estética for a mesma dessa que você postou tem uma linda guitarra!

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    senshi

    O flame maple é estético, o top teria de ser muito espesso para realmente influenciar no som, que não é o caso. O mógno indiano, certamente terá uma resposta sonora melhor que o basswood(é controverso, o que basswood significa de fato), mas isso é uma questão de gosto também...

    Os "bombs" são aquelas técnicas de tirar harmônicos, e gritos extremos com a alavanca, como o Satriani e tantos outros fazem...

    Dive bombs

    Minha guitarra é exatamente essa que eu postei. Postei para ilustrar, que a alavanca é semelhante a da SA. O que eu esqueci de dizer, é que essa ponte de 2 pivôs, quando é boa, segura bem a afinação e tem, digamos que 70% das funcionalidades do floyd, e metade do trabalho para manter regulada.

    Cara, entenda que tudo isso é minha opinião, e não, verdades absolutas!

    Eu sou canhoto, por isso pendo para Ibanez

    Eu também sou, mas toco como destro... Me livrei de ter que depender da boa vontade das importadoras, rs...

    senshi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mais alguém?

    felipelfln
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Eu acho que um tremolo desses é bem legal. A minha é a fat10 que é a pior e eu ja gosto bastante dele, da pra dar umas alavancadas pra tras. Essa sat20 deve ser ótima... vi ela no manual e meu... Pra vc acho que ela é perfeita e é o que o cara ali em cima disse... 70% das funções de uma floyd, mas sem a maldita dificuldade de manutenção..

    senshi
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    felipelfln

    Opa, valeu pela dica cara!

    Se os 30% restantes forem as maluquices que JS e SV fazem com a guitarra, dispenso. Mas dá uma olhada nesse vídeo:



    A guitarra parece bem versátil né? O que acha?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a edge III ou sat pro 2 ?