Sera que a guitarra tá com o braço empenado ?

Autor Mensagem
Kingeer
Veterano
# dez/10


Fiz o teste na minha SG, apertei a 1ª e a 22ª casa (útilma) e no meio há uma pequena oscilação que parece que neste ponto o espaço entre o braço e a corda "aumenta" será que o braço está levemente empenado ? Guitarra novinha, cordas muito altas, será que é por isso ? As cordas vieram de fábrica já altas.

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


Outra dúvida: será que que ficar afinando a guitarra estraga, pois fiquei o dia inteiro afinando minha Strato pra ela ficar com uma afinação 100 % certa. Será ???

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


Alguma Luz me Ajude !

Please !!!

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


Kingeer

Não, afinar não estraga, a menos que esteja com um calibre de cordas muito alto para seu instrumento.

Sua guitarra pode, sim, estar desrregulada, contudo não há como falar sem ver, e principalmente, devo dizer que uma leve curvatura no braço, só não é normal, como essencial, para as cordas soarem corretamente.

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


Paul.Gilbert

Não sei mas, na minha Strato quando faço o "teste de empenamento" as cordas ficam na mesma linhagem, sem fazer nenhuma oscilação como se fosse uma "estrada reta"

DraKo
Veterano
# dez/10
· votar


manda pro luthier pra regular

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


DraKo

Pra que mandar regular se nem sei se está realmente empenada ?

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


Kingeer

Que teste é esse? Não sei quall Strato é a tua, mas Strato normalmente tem escala abaulada, e as cordas não devem ficar retas... Isso é um mito, e no seu lugar, levaria as duas em um luthier.

Não tem como te ajudar mais que isso sem ver o instrumento cara...

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


Kingeer

Regulagem não é só corrigir torção do braço(empenamento é outra coisa, é bem mais sério). É deixar o instrumento 100% regulado, desde altura das cordas e limpeza, até altura dos captadores e acerto tensor...

felipelfln
Veterano
# dez/10
· votar


Regulagem não é só corrigir torção do braço(empenamento é outra coisa, é bem mais sério). É deixar o instrumento 100% regulado, desde altura das cordas e limpeza, até altura dos captadores e acerto tensor... [2]

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


Eu acho que as cordas da minha SG devem ficar altas, pelo fato dos captadores serem altos e não da pra abaixar pois o que é alto é o cover cromado por cima do cap

Aparentemente a guitarra não está empenada, mas fiz o teste (prenda a 1ª e a útilma casa da corda e verifique se a linhagem da corda fica reta sem oscilaçõe) Porém não sei se está dando errado o teste pelo fato das cordas estarem altas ou talves o braço empenado. Comprei a guitarra à 2 semanas

-Skin
Veterano
# dez/10
· votar


Cara, tu levou pro luthier assim que comprou?
É indispensavél cara, os próprios luthiers que frequentam aqui o forum dizem que deve-se levar a guitarra a regulagem logo que compra.
Então eu acho que ao inves de tu fica aqui, tentando descrever o problema, e acabar ficando com mais duvidas ainda, tu devia levar primeiro, pra depois dizer o resultado.

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


Uma pequena dúvida: Comprei a guitarra há pouco tempo, não levei ao luthier, precisa ? No manual diz que já vem regulada de fábrica.
Se eu não levar quais serão aos consequências ?
(É pq eu to meio sem grana, acabei de compra a SG rsrsrs)

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


A altura das cordas está alta, porém eu gostei dessa altura pra tocar. Os "carrinhos" da ponte estão da regulagem "standard"

Jube
Veterano
# dez/10
· votar


A dica é clara, siga os conselhos do Paul.Gilbert, e aproveito para lhe dizer tambem que leve a um luthier, normalmente isso não passa de regulagem, quando comprei a minha SG pensei a mesma coisa, ela estava recheada de trastejos por todos os lados, as cordas encostavam no captador da ponte quando eu digitava nas casas 19 pra frente.

Leva a um luthier que ele vai deixar 100% e se o braço estiver empenado ele pode corrigir ou se for grave, até lhe dar certeza do ocorrido para que você possa levar a garantia

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


Kingeer
Uma pequena dúvida: Comprei a guitarra há pouco tempo, não levei ao luthier, precisa ? No manual diz que já vem regulada de fábrica.
Se eu não levar quais serão aos consequências ?

Cara, levar sua guitarra IMEDIATAMENTE a um luthier, assim que comprar, é um procedimento IMPRESCINDÍVEL.
Vc pode perder a guitarra.
Abç

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você é luthier, então sabe quanto fica +ou- essa regulagem geral, só pra evitar futuros problemas ?
Eu chego no luthier e falo o que pra ele ?
Quais são as coisas que devo regular, o básico pra quem acabou de comprar uma guitarra ?
Cuido mto bem dessa guitar, então não quero perdê-la, me fale os procedimentos gerais quando levar no luthier OK ?
Fico mto grato.

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


Bertola e só por curiosidade, esse teste de (prenda a 1ª e a útilma casa da corda e verifique se a linhagem da corda fica reta sem oscilações) funciona mesmo pra seber se o braço está empenado ?
Fiz o teste na minha SG, apertei a 1ª e a 22ª casa (útilma) e no meio há uma pequena oscilação que parece que neste ponto o espaço entre o braço e a corda "aumenta" será que o braço está levemente empenado ? Guitarra novinha, cordas muito altas

GuitarHome
Veterano
# dez/10
· votar


Kingeer
Leva a guitarra e fala para o Luthier fazer uma regulagem geral. O preço varia muito de Luthier para Luthier, mas em torno de 70/80 reais, podendo ser um pouco menos ou um pouco mais (até 100, 100 e pouco), pois como eu disse, varia de Luthier para Luthier.
Abraço

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


só por curiosidade, esse teste de (prenda a 1ª e a útilma casa da corda e verifique se a linhagem da corda fica reta sem oscilações) funciona mesmo pra seber se o braço está empenado ?
Fiz o teste na minha SG, apertei a 1ª e a 22ª casa (útilma) e no meio há uma pequena oscilação que parece que neste ponto o espaço entre o braço e a corda "aumenta" será que o braço está levemente empenado ? Guitarra novinha, cordas muito altas

Guitar Home ou Bertola

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


GuitarHome

Desde que ganhei a guitar já estou usando ela mas nunca regulei,
Eu guardo ela em posição vertical, entre uma poltrona e um sofázinho dentro de um bag, estou certo ?

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


Kingeer

Cara, cada guitarra tem uma característica diferente, em questão a regulagem. Mas não existe isso de cordas totalmente rentes aos trastes, deve haver um espacinho... Isso só um luthier fazendo os testes. Se as cordas estiverem totalmente rentes aos trastes, significa que algo no instrumento não está bem regulado. Existe também o abaulamento(curvatura) da escala... As cordas devem segui-la, e não ficarem retas e rentes...


Fiz o teste na minha SG, apertei a 1ª e a 22ª casa (útilma) e no meio há uma pequena oscilação que parece que neste ponto o espaço entre o braço e a corda "aumenta" será que o braço está levemente empenado ? Guitarra novinha, cordas muito altas

Deve-se usar um capotraste, se possível, dois. Um paquímetro para ver se a distância está ideal... Não é assim no olhômetro, e nem apenas apertando a primeira e última casa. Um espacinho entre os trastes e a corda é essencial.

Ninguém vai poder resolver isto por internet, leve em Luthier! Não acho legal divulgar preços, mas aqui nós cobramos um valor fixo por hora trabalhada em cima do instrumento. Os mais trabalhosos chegam a render 2-3 horas de serviço, enquanto uma regulagem padrão leva menos de 1 hora.

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


Paul.Gilbert

Quanto vc cobraria pra dar uma revisada e ragulada só pra prevenção na guitar ?

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


Paul.Gilbert

Só queria perguntar essas coisas pra não chegar no luthier e ele me enganar, falar que precisa arrumar coisas desnescessárias

FLPATG
Veterano
# dez/10
· votar


que eu saiba você deve fazer isso do 1º traste ao 13º traste.

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


Não acho ético, passar aqui. Internet afora, você consegue preços em luthiers famosos, para ter uma base comparativa.

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


Paul.Gilbert

Mas tipo a minha guitar desde que eu comprei tá uns 2 semanas sem regular, eu vou viajar e vou ficar 5 dias fora, quando chegar vou levar no luthier, então não tem problema não né pois a guitar devia tar uns 4 meses naquele suporte de parede pra mostruário ?

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


Kingeer

Ah, então certamente está desrregulada... Mas é difícil dar problemas em tão pouco tempo, só não deixa sem cordas cara! e Boa viagem.

Kingeer
Veterano
# dez/10
· votar


Paul.Gilbert

Ta me ajudando mto cara, mas vou seguir seu conselho e levar no luthier. Quando eu fui comprar tinha uma shelter desreguladona, eu pedi pros caras regularem minha guitar e eles falaram que já estava.É preciso levar no luthier pra ragular alguma coisa ? Pois eu já vou levar pra detectar se a guitar está com problemas técnicos e no tensor.
Abç

Kingeer
Veterano
# dez/10 · Editado por: Kingeer
· votar


Obs: a minha não é a Shelter não, é uma Tagima Memphis Model: MSG-100 (novos modelos).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sera que a guitarra tá com o braço empenado ?