Braço de guitarra SG empenado

    Autor Mensagem
    AceDivini
    Veterano
    # jul/12


    Opa,
    e ae galera, to com um problema aqui com uma guitarra SG Giannini que está com o braço empenado....
    Bom, já dei uma pesquisada no fórum e pela internet, mas não consegui achar uma resposta....
    Enfim, essa guitarra que eu disse está com o braço um pouco empenado, recentemente eu coloquei cordas 0.10 nela, e como todos sabem, cordas assim puxam mais o braço porque exercem mais tensão... Mas, se eu estiver errado me corrijam, eu mexi no tensor para desempenar esse braço... Como li em alguns sites e no fórum mesmo, o tensor é que desempena o braço.. Ok, mesmo mexendo no tensor, não consegui desempenar o braço... Vi uma diferença depois da primeira vez que eu mexi no tensor (já virei ele duas vezes, em 2 dias). Claro que 1/4 de volta, não quero ferrar com meu instrumento... Mas mesmo assim ainda não consegui solucionar esse problema...
    Queria que me ajudassem com isso, porque desde quando eu mexi nele, só vi uma pequena diferença. Não sei se tenho que virar mais ele (o tensor) ou fazer outra coisa... Bom, tenho umas fotos da guitarra, se isso ajudar em algo, podem falar que eu as posto aqui... Bom valeu ai, espero a resposta. ^^

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara, o melhor a fazer é levá - la em um luthier, não mexa no tensor sem saber, você pode danificar sua guitarra em vez de arrumar...
    Abçs

    Spect
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Spect
    · votar


    Cara, primeiro de tudo, veja se o braço está realmente empenado. Se você tá achando que esta empenado pelas cordas estarem mais altas nas últimas coisas, isso é normal, não está empenado.

    Depois, entenda como funciona o tensor. Ele é como um parafuso, e como ele vai agir depende de que sentido você girar ele, e para qual sentido você deve girar depende de como está o braço. Tem MUITA coisa sobre isso aqui no fórum, é só usar a busca que você vai achar várias respostas.

    No mais, o ideal é que você leve num luthier.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Esse problemas no braço, sei lá, eu não me arrisco em mexer, mesmo sabendo como funciona o tensor. Eu levaria no luthier.

    Tom.Morello
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Taí uma coisa que nunca me arrisco. Dúvida no braço levo no luthier na certa.

    CaioRobertoBR
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    AceDivini

    Bom eu não sei regular essa parada, mas pelo o que eu ja pesquisei e videos sobre isso.

    Quando vc aperta o tensor (igual parafuso) vc tras o braço da guitarra pra frente em direção aos captadores, knobs, etc; quando vc desaperta tras o braço pra tras.

    E uma dica que vi num video, o luthier disse NUNCA, mexa no tensor com as cordas apertadas/afinadas, pois as cordas estão tensionando o braço e assim vc pode quebrar o tensor.

    Agora vc tem q realmente saber se o braço está empenado, e interpretar e resolver esse problema.

    Ou faça o que todo mundo vai dizer, leve a um luthier.

    Abçs.

    Gustavo_Orient
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara, primeira coisa que você tem que fazer é certificar-se de que o braço relmente está empenado, qual a ponte que tem nela?? Veja se a ponte baixa e as cordas continuam alta, verifique também se a guitarra não está entrastejando em nenhuma das casas...guitarcry

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    AceDivini
    Como li em alguns sites e no fórum mesmo, o tensor é que desempena o braço..

    cara veja bem...o tensor nao serve pra desempenar o braço, ele serve pra evitar q o braço empene...depois de empenado, ele pode minimizar o problema, mas pode ser q nao seja o suficiente pra resolver...madeira e papel são praticamente a mesma coisa...tente enrolar um papel sulfite num lapis e depois desenrolar e volta-lo no formato plano inicial...nao vai voltar...
    o tensor nao é um bixo de 7 cabeças, intocavel pelo usuario...
    MAS, do jeito q ta agora cara, é melhor vc levar num luthier mesmo...ele terá recursos pra tentar melhorar isso aí...se vc ficar virando o tensor, uma hora ele chega no limite e nao terá mais condições de exercer sua função...
    agora...acho estranho uma SG (mesmo q nao seja uma gibson) não aguentar uma tensão 0.10 de fabrica...a diferença em kilos das cordas 0.9 pra 0.10 é pouca...a maioria das guitarras aguentaria essa mudança sem precisar mexer no tensor, e vc disse q trocou as cordas recentemente..tem alguma outra cosia q vc tenha feito na guitarra fora essa mudança de cordas? tipo...estou sugerindo q talvez ela ja estivesse empenando por outro motivo, e as cordas 0.10 só acelerou isso...como vc guarda ela? mora onde? compro ela usada? q madeira é o braço e escala dela?

    só sugiro q vc corra com isso cara...sua guitarra tem o braço colado...é mais dificil trabalhar com ele e, na hipotese de troca do braço, a mão de obra decola q nem um fuguete...nem valeria a pena!

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/12
    · votar


    AceDivini

    ALF is back disse: "o tensor nao serve pra desempenar o braço, ele serve pra evitar q o braço empene"

    ALF is back disse: "o tensor nao é um bixo de 7 cabeças, intocavel pelo usuario"

    Corretissímo!!

    cara, nunca vi na minha vida ninguém estourar braço ou o tensor. O povo mistifica demais, algo que foi feito para o "músico" regular.

    Se o parafuso esta duro, não force!

    Mas se esta sussa, pode tentar regular, você não vai ferrar a guita com isso.

    Contudo, se ele esta fora de posição, por conta do cordoamento novo, com jeito e paciência você consegue regular...mas se ele estiver "empenado" aí não é o tensor que desempena...é Luthier!

    Boa sorte aí com a guita!!

    AceDivini
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Bom, vou postar umas fotos dela logo menos...
    Eu entendo como funciona o tensor e etc., fiz uma regulagem simples nela, mas não mexi nem forcei tanto o tensor...

    a maioria das guitarras aguentaria essa mudança sem precisar mexer no tensor, e vc disse q trocou as cordas recentemente..tem alguma outra cosia q vc tenha feito na guitarra fora essa mudança de cordas?

    Sim, essa guitarra era muito antiga, deve ter uns 25 anos de uso, por ai... Ela estava encostada por um bom tempo, limpei ela, hidratei as escalas... Bom, fiz uma limpeza muito boa nela... Mas nessa parte do tensor que me deu uma duvida, dai eu parei de mexer nele, e procurei ajuda... Provavelmente procurarei um luthier pra arrumar isso.

    como vc guarda ela?
    Guardo ela em um case próprio.

    mora onde?
    São Paulo, SP, não no litoral...]

    compro ela usada?
    Então, não comprei, como falei acima, ela já esta com MUITO tempo de uso, você deve imaginar... Mas ela estava muito boa, a questão é apenas do tensor...

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    AceDivini
    ah cara ta explicado...essa guita é uma reliquia! vale a pena investir...é melhor levar mesmo num luthier pra dar um trato com carinho nela!

    possivelmente, ela ja vinha empenando com o tempo cara...a madeira vai secando, e a chance de empenar espontaneamente existe, mesmo armazenando adequadamente num hard case!
    evite mexer no tensor mais do q ja mexeu...ele tem uma "ação util" que, quando chega no limite, nao poderá mais usa-lo no futuro, caso um luthier ajeite o problema!

    AceDivini
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Sim, essa guitarra é uma relíquia, por isso procuro investir nela ^^

    Desde quando eu postei aqui no fórum eu não procurei fazer mais nada no tensor, só afrouxei as cordas pra ver como iria ficar o braço, até agora eu não vi como está ainda, mas quando eu ver já posto algo no post aqui...

    Como moro em são paulo eu vou ir na teodoro sampaio tirar essas dúvidas e levar em um luthier confiável.

    hategonehate
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara procura um luthier, ou leve ate uma loja para ver se os caras conseguem desempenar.
    quando a minha taracha quebrou levei na loja eles trocaram, nao é de graça

    Gianew
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pessoal,eu tenho o braço da minha "guitarra" (se é q

    Gianew
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pessoal,eu tenho o braço da minha "guitarra" (se é q me entendem) empenado para esquerda,será que é normal?Todos tem o "braço" da "guitarra" um pouco "empenado" para esquerda?

    funkymonks
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gianew
    voce tem certeza que ele ta empenado para a esquerda.

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gianew
    empenado pra esquerda seguindo qual ponto de referencia? tudo depende do ponto de referencia...rs

    Gianew
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    funkymonks
    ALF is back

    Sim,tenho certeza,será normal o "braço" da "guitarra" estar um pouco empenado para esquerda?Minha mãe diz que todos tem o "braço" empenado para esquerda mas eu acho estranho...

    Ric_Rock_78
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara, leve essa guitarra no Buccini. Se ele não arrumar, ninguém mais arruma...

    Dá uma pesquisada por Sérgio Buccini.
    http://sergiobuccini.blogspot.com.br/

    Abraço
    Ricardo

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gianew
    cara mas o q vc define por "empenar pra esquerda"? q lado é a esquerda pra vc? nao sabemos do q vc ta falando...o braço ta empenado pra q lado? pra frente? pra tras? pra cima ou pra baixo? nao tem esquerda...rs

    Gianew
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Aff gente,melhor nem responderem,era pra responder subliminarmente pro moderador nao pegar,mas voces nao entendenderam que "braço" eu to falando,deixa queto,vou falar com algum conhecido,nem com amigos eu falo isso...

    ALF is back
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Gianew
    noss cara...q infame...vai dormi vai!

    Gianew
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Mas era uma pergunta séria,sem brincadeira...

    hategonehate
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Entendi o meu é enpenado tbm

    hategonehate
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    As garotas gostam

    Drinho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    calma ai...

    tensor também não a boca do buraco do inferno, desde que mexa com cuidado sabendo qual vai ser a reação do braço dependendo de soltar ou apertar o tensor que mal tem

    acho que é razoável que todo mundo aprenda a mexer em tensor, conheça o próprio instrumento... se o cabra sabe mexer em tensor, ajustar altura de corda, deixar trastes na mesma altura, ajustar oitava e estabilizar uma floyd caso seja sua guitarra... luthier nunca mais bicho.. até porque muita gente mora em ligares que o luthier mais proximo é a 50 km do lugar...

    só pra casos extremos tipo OH QUEBREI MEU HEADSTOCK NO MEIO

    Gianew
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Acho que deve ser normal mesmo,o "braço" ser "empenado" para esquerda...

    RaR
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Gianew

    Pelo amor né cara, galera falando de assunto sério aqui de boa, muitas pessoas realmente tem inúmeras dúvidas e medos quanto ao tensor, pessoal ajudando e você vem com uma coisa dessas ? Vai procura um outro tipo de forum, pois este aqui não é pra você não.


    Drinho

    Cara bem isso mesmo, toco a 8 meses mais ou menos, estou na minha 3ª guitarra. Levei poucas vezes a minha primeira no luthier, de resto, aprendi tudo fuçando e vendo vídeos por ai. Troco captador, ponte, regulo no tensor, retífica de trastes, enfim, regulagem completa. Acho imprescindível sabermos mexer com nossos instrumentos, nunca se sabe oque pode acontecer. No meu caso, o luthier mais próximo é a 70 km, oque dificulta um pouco o acesso a esse tipo de profissional.

    Gianew
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Pelo amor né cara, galera falando de assunto sério aqui de boa, muitas pessoas realmente tem inúmeras dúvidas e medos quanto ao tensor, pessoal ajudando e você vem com uma coisa dessas ? Vai procura um outro tipo de forum, pois este aqui não é pra você não.

    Foi mal cara,mas é que eu nao tinha pra quem perguntar,só moro com mulheres,e nao podia falar na lata sobre o que era pois poderiam me banir,entao fiz uma pergunta "levementre camufrada",tipo,acho que todo mundo tem uma duvida dessa inclusive na minha idade,foi mal mesmo,mas nao tinha onde perguntar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço de guitarra SG empenado