[Ajuda] pra quem sabe ler/escrever partituras

    Autor Mensagem
    Mr.Folk
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Mr.Folk


    Ola Galera do Fcc.
    Meu professor de guitarra pediu pra min escrver uma melodia. E que eu escrevesse as notas no penta grama como uma partitura até ai tudo bem.
    Ele disse que eu podia usar pentas escalas tudo o que ele tinha passado pra ver se eu podia ir para o segundo metodo do curso (intermediario).
    [b][/b]Minhas duvidas


    Eu posso misturar as pentas tipo um lick na penta de am e outro lick na penta de D ?

    e como meu prof vai saber que a nota Mi que ta Na Palta é a nota Mi da Decima segunda casa da primeira corda ???


    Abç

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mr.Folk

    Você pode escrever o que quiser, no caso de alternar pentas de Am, e D isso é comum no blues, e se não destoar da proposta do exercício, não vejo problemas.

    As notas na pauta, tem uma altura específica, o G da clave de sol, remete a corda sol solta, numa afinação padrão. Seu professor certamente saberá qual nota você está escrevendo, desde que escreva a mesma, na altura correta. Para isso que existem também, as linhas suplementares... É muito importante, você saber aonde encontrar a nota que está escrevendo, no seu instrumento...

    Mr.Folk
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Outra coisa compassos eu fiz um lick com 6 notas com ficaria esse compasso ja que não da pra por no 4/4

    E como é representado o hamer on pull off e slide na partitura ?

    Abç

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Um compasso pode conter 6 notas sem problemas, dependendo da duração dessas notas...

    Se você fez um lick com 6 semínimas, realmente, precisará de um novo compasso 4/4...

    Quanto a escrita, faz o seguinte... Abre o guitar pro 5, transcreve seus licks, com os Hammer on's e tudo o mais, e observa como fica a partitura em cima... É mais fácil do que eu tentar te explicar por aqui.

    mvrasseli
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Paul.Gilbert e Mr.Folk
    As notas na pauta, tem uma altura específica, o G da clave de sol, remete a corda sol solta, numa afinação padrão. Seu professor certamente saberá qual nota você está escrevendo, desde que escreva a mesma, na altura correta. Para isso que existem também, as linhas suplementares... É muito importante, você saber aonde encontrar a nota que está escrevendo, no seu instrumento...

    Acho que não era essa a dúvida do caboclo, acho que a dúvida dele é, por exemplo, se ele escrever um sol médio na partitura, como saber se esse sol é corda solta ou a 4º corda na 5º casa. Se eu estiver certo, a resposta está logo abaixo, caso não, desconsidere essa mensagem.

    Abre essa partitura aqui.
    Você está vendo que tem um p m i a, isso indica os dedos da mão que dedilha que você deve usar para a nota.

    Existem uns números em cima das notas também, eles indicam o dedo da mão que vai no braço do violão que você deve usar p/ nota:
    1- indicador 2- medio 3- anelar 4- mínimo

    E por último, existem uns números que ficam dentro de umas bolinhas, que indicam a corda que a nota deve ser tocada.

    Agora vamos supor, sol médio na 4º corda. Escreva o Sol na partitura e coloque aquela bolinha com o número 4 dentro. Entendeu? Então seja feliz!

    luisblack
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Depende daonde voce colocar o semibreve,se colocar mais para baixo sera o mi da mizão e assim vai..........

    mvrasseli
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mr.Folk
    Outra coisa compassos eu fiz um lick com 6 notas com ficaria esse compasso ja que não da pra por no 4/4

    E como é representado o hamer on pull off e slide na partitura ?

    Abç


    Não entendi direito a "menssagem", seria interessante o senhor usar uma linguagem mais acessivel. Mas quanto aos símbolos, na dúvida coloque igual você coloca na tablatura, ai todo mundo vai entender.

    Jube
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Jube
    · votar


    mvrasseli
    Mr.Folk
    Outra coisa compassos eu fiz um lick com 6 notas com ficaria esse compasso ja que não da pra por no 4/4

    E como é representado o hamer on pull off e slide na partitura ?

    Abç

    Não entendi direito a "menssagem", seria interessante o senhor usar uma linguagem mais acessivel. Mas quanto aos símbolos, na dúvida coloque igual você coloca na tablatura, ai todo mundo vai entender.


    Acho que ele quer colocar 6 notas em 1 compasso 4/4, algo como 2 seminimas e 4 colcheias

    Edit: Agora sim 6 notas dentro do compasso

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    que confusao.... em um compasso 4/4 colocar 6 notas,2 seminimas e 2 colcheias dois mais dois da 4 e nao 6 hehhe falta um tempo pra fechar o compasso derrepente uma pausa de seminima,ou duas seminimas q vc falou e 4 colcheias ai da 6 notas heheh ou vc pode colocar todas elas em um tempo como sextina e ainda sobrariam 3 tempo pra colocar outras notas ou pausas ou duas tercinas e ainda sobrariam dois tempos,ou 6 colcheias e sobraria um tempo e assim por diante de diversas maneiras mas a soma de todas as notas ou notas e pausas teria q dar 4 tempos pra cada compasso...cara esquece de aprender a escrever partitura por aqui...pede pro teu professor te ensinar divisao ritmica,todos os simbolos da partitura pra hammer on pull off,bends,trinados ,formulas de compasso,etc.. ele devia ter te ensinado isso antes de pedir pra vc escrever algo na partitura se vc nao tem conhecimento pra issose vc tentar aprende pegando dicas por aqui so vai ficar mais confuso,abraço

    has4
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: has4
    · votar


    Jube
    sidguitar1
    mvrasseli
    Eu acho que usaria assim:

    duas tercinas sendo que, para cada tercina desenharia 3 semínimas, lembrando que as tercinas vêm com ligaduras sobre cada conjunto de três semínimas.

    Bom, não sei se é isso que ele procura, mas eu faria a notação musical assim, em um compasso quaternário, assim, a cada dois tempos do compasso seriam executados em igual duração o conjunto de três notas (três semínimas) = seis notas executadas em um compasso quaternário.

    Vou ver se acho um desenho e volto.

    E aí, o que dizem? Pensei assim:

    [i]Contagem de 4 tempos (compasso 4/4) executando 6 notas:

    1 2 3 4

    TÁ- Ta- ta TÁ- Ta- ta

    OU AINDA, melhor explicando:

    3 semínimas em tercina* = 1 mínima
    * Tercina divide uma figura de duração em 3 partes iguais.

    OU AINDA:
    A segunda imagem da tabela do link a seguir:
    Tercina com semínimas = 1 mínima

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/124185/[/url][url=null]null[/ur l]tercina com semínimas = 1 mínima


    Aqui já discutiram isso
    [url=http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/124185/]

    has4
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: has4
    · votar


    Essa imagem aqui está melhor para entender que sim, é possível sies notas de igual duração em um compasso 4/4 (quaternário):

    eis aí o tal compasso



    O legal do site aí, é que você ainda pode ouvir a divisão do referido exemplo, pois está na maioria no formato midi. Desfrutem do tema TERCINA, etc. PRONTO, agora só falta escrever no GUITAR PRO e estudar \º/:

    http://www.batera.com.br/workshops/magoo_011102.aspx

    has4
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: has4
    · votar


    Quanto às notações para a tablatura, representando as técnicas de guitarras, eu sugiro que procure no go o gle o texto que encontrará usando os termos de busca: 'notações usadas em tablaturas'. O texto que encontrará é bem interessante e há bons exemplos, mas aqui, no FCC, você também encontrará vastamente sobre este mesmo assunto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Ajuda] pra quem sabe ler/escrever partituras