como se ler partituras

    Autor Mensagem
    Luiz Carlos
    # ago/02


    se alguém por favor pode me explicar como se ler partituras, pois não entendo nada, gostaria pelo menos de uma base. Obrigado!

    Daniel Cortonesi
    # ago/02


    Cara para te dar uma base é meio difícil, pois primeiro vc tem que entender que aquele simbolo que parece um "S" ao contrário é uma clave de sol, e que apartir dele que que você tem referencia das notas. Aquelas linhas não são cordas do instrumento para tablaturas e sim onde ficam as notas. Aqueles símbolos musicais são os tempos, cada tempo tem um desenho, que indica o tempo que você tem que tocar a nota. Seria bom você comprar um livro e dar uma lida. Um bom livro para se começar é o Posolli.

    josue
    # ago/02


    gostaria que se possível alguem me enviassem cifras de músicas gospel e principalmente de grupos adventistas, por email: josuesousa@hotmail.com.br
    agradeço pela atenção,josue

    Carlos
    # ago/02


    Putz, ler partitura nao é fácil.

    Olha eu leio um pouquinho, e é super dificil.

    Um ano tendo aula, para aprender o pouco que sei.

    O certo mesmo seria procurar um conservatorio ou um professor, ou se quiser comprar um livro ou apostila.

    Deve ter um livro com o nome de BONA eu acho, é algo parecido.

    Abraço

    Clapton
    # ago/02


    E isso ai cara o certo mesmo e vc aprender num conservatorio ou numa escola e c vc toca legal mesmo vai procurar uma area de so leitura musical pra aprender tempo compassos e notas e demora pacas pra vc ja sair lendo partitura!!

    Guitar_Fury
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    .....................

    Homem Cueca
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    pior.......

    John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Bona: Livro de Solfejo
    Pozzoli: divisão ritmica

    Livros básicos e bons. importante pra quem tá aprendendo partitura. tente tocar uma partitura, por exemplo, pegue a partitura de garota de ipanema. não é complicado de se tocar, exige um treinozinho.
    pegue a nota, escolha na guitarra a oitava que você vai tocar e treine. quem sabe você também consiga o First sight reading.. que nada mais é que olhar pra partitura e sair tocando. só exige treino

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Luiz Carlos

    Vamos ver se consigo fazer uma explicação rápida e convincente.

    1) Pra começar, existe o pentagrama (ou pauta musical) que é aguele conjunto de 5 linhas. Entre essa 5 linha podemos enxergar 4 espaços.
    Então contando de baixo para cima temos: a 1ª linha, depois 1º espaço, depois 2ª linha, depois 2º espaço, depois 3ª linha, depois 3º espaço, depois 4ª linha, depois 4º espaço, e por último 5ª linha.

    2) Nessa mesma ordem as notas são escritas na partitura na ordem crescente, ou seja se eu "nomear" a 1ª linha como SI, por exemplo, aí teremos 1º espaço DO, depois 2ª linha RE, depois 2º espaço MI, depois 3ª linha FA, depois 3º espaço SOL, depois 4ª linha LA, depois 4º espaço SI, e por último 5ª linha DO.
    Fácil né!!?? Porém não é usual sair "nomeando" as linhas ou espaços a meu gosto então existem as claves. Para explicar melhor sobre claves teria que ser numa outra cituação mas como vc deve ser guitarrista vamos nos ater à clave de SOL.

    3) Bom na clave de SOL a 1ª linha se chama MI, depois 1º espaço FA, depois 2ª linha SOL, depois 2º espaço LA, depois 3ª linha SI, depois 3º espaço DO, depois 4ª linha RE, depois 4º espaço MI, e por último 5ª linha FA.

    4) Logo após a clave vc vê o que é chamado de ARMADURA DE CLAVE que nada mais é uma indicação de quais notas serão sustenido ou bemol, atenção, a música inteira, ou seja se o fá for sustenido na armadura de clave quer dizer que todos os fás da musica inteira serão sustenido (exceto se for indicado uma nota ou outra no meio da partitura, pedindo que aquela nota e exclusivamente aquela, naquele momento não seja sustenido). Concluindo a armadura de clave serve para indicar em qual altura a música está sendo executada. Lembrando que a ordem dos sustenidos é fa, do, sol, re, la, mi e si. A ordem dos bemois é si, mi, la, re, sol, do e fa. Para estudar melhor esse assunto use a busca procurando por CÍRCULO DAS QUINTAS.

    5) Bom com essas informações vc já pode indentificar as notas no pentagrama agora existe a parte rítmica. Para explicar rítmica na íntegra seria difícil aqui pois é um assunto extenso mas vou dar um exemplo.
    No início do pentagrama, logo após a clave, vc encontra dois número, na verdade esses números estão numa disposição que lembra uma fração (um nº acima do outro).
    Bom o NÚMERO DE BAIXO indica qual figura rítmica será o valor unitário, ou seja valerá um tempo. Então o número 1 indica que a semibreve valerá um tempo, o número 2 indica que a mínima valerá um tempo, o número 4 indica que a seminima valerá um tempo, o número 8 indica que a colcheia valerá um tempo, o número 16 indica que a semicolcheia valerá um tempo e assim por diante. Relembrando que a relação entre as figuras rítmicas é: semibreve vale o dobro do tempo da minima, e esta vale o dobro do tempo da seminima, e esta vale o dobro do tempo da colcheia, e esta vale o dobro do tempo da semicolcheia, e esta vale o dobro do tempo da fusa, e esta vale o dobro do tempo da semifusa, etc. Entã assim que vc identificar qual figura vale 1 tempo é só fazer as contas para as outras figuras (lembrando que pra ler a partitura vc deve "bater o olho" e isso tudo descrito acima já deve ficar claro na sua cabeça).
    Agora o NÚMERO DE CIMA, indica quantos tempo devem haver dentro de cada compasso (compasso é o espaço existentes entre as barras verticais escritas no pentagrama).

    6) Só um exemplo: Se vc pegar uma partitura e ver a clave de SOL, sua mente já deve processar essa informação e já saber o nome de todas linhas e espaços do pentagrama (veja item 3).
    Logo após vc vê 4 notas bemóis (si, mi lá e ré) com o estudo do círculo das quintas pra vc tem que ser lógico que a música será executada em LÁ BEMOL MAIOR (ou ainda por posterior avaliação vc pode chegar a conclusão que a musica também por estar em FÁ MENOR).
    Seguindo, vc se depara com o número 4 logo acima de outro número 4 (essa notação é chamada de 4 por 4 e pode aparecer sob a notação C), então na lógica vc já sabe que a figura seminima será a de valor unitário (veja item 5), então a semibreve vale 4, a minima 2, a seminima 1, a colcheia 1/2 , a semicolcheia 1/4, a fusa 1/8, a semifusa 1/16.

    Bom como eu disse no começo o assunto é extenso e cheio de particularidades. Acretido que tenha conseguido dar uma iniciação de como ler partitura, mas tem muitas coisas a ser trabalhadas. Dica, procure um bom professor ou escola de musica, mas por enquanto va fazendo post e tópicos que dentro do possível a gente ve o que faz.
    ABR

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como se ler partituras