Como é a formação de um Compasso?

Autor Mensagem
be yourself
Veterano
# fev/06


Antes que falem que tô repetindo um tópico..No anterior eu queria saber como era contado um...Neste eu tô querendo saber como ele é formado,ando estudando Partitura ultimamente mas não consegui achar um lugar que explicasse isso direito..Eu sei que o de cima é o número de tempos né? E o de baixo? Pra que serve exatamente e o de baixo? Como que ele funciona?
Grato!

Locohawa
Veterano
# fev/06
· votar


O número de baixo indica a figura de duração da nota básica que será usada no compasso..

6/8 signifca que serão 6 notas no compasso, sendo que a básica é a colcheia.

:)

Fritz_mkvl
Veterano
# fev/06
· votar


Como o Locohawa disse.

be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


Ahh tá...Mas então por que em um compasso 4/4 cabe 8 e não 6 notas?

Locohawa
Veterano
# fev/06
· votar


be yourself
Com o número de baixo você tem a figura básica, então você pode ver a relação entre elas para usar notas com diferentes durações.

Então em 4/4, a básica é a Semínima (4)
Uma Colcheia é o (8)

Então no 4/4, 2 colcheia equivalem a 1 semínima, portanto para completar os 4 tempos definidos no compasso (o número de cima), precisamos de 8 colcheias.

Para termos 6 notas no compasso 4/4, só com tercinas (uma quiáltera) "vazadas" a intervalos regulares.. aí você pode montar um compasso 4/4 com 6 notas :)


Nossa, deve ter ficado meio complexo.. alguém mais experiente aí explica melhor por favor :\

teuabreu
Veterano
# fev/06
· votar


Unidade basica semibreve vale 1
minima 2, seminima 4, colcheia 8, semicolcheia16, etc

4 por 4, cada tempo é uma seminima, neste compasso temos 4 semiminimas ou 4 tempos.

Que podem ser 2 minimas(vale 4 seminimas)/, uma minima(vale 2 seminimas) e duas seminimas(vale 2), 1minima(vale 2 seminimas) e 4 colcheias, e etc!

Aqui é dificil explicar sem a representação grafica das notas mas lembre-se que a semibreve é a de maior duração e todas as outras são frações desta, um compasso 4 por 4 pode ter inumeras reprentações mas sempre deve-se contar quantos tempos tem o compasso e as notas que estão em cada tempo!

be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


Locohawa

Realmente..Ficou complexo para entender

teuabreu

Valeu cara,mas tu explicou o 4/4 eu não quero isso..eu quero que expliquem como que funfa

teuabreu
Veterano
# fev/06
· votar


4/4 numerador quantidade, denominador qualidade(duração da nota=minima, seminima, etc).

No caso temos numerador 4 tempos e no denominador uma seminima, sendo então uma seminima para cada tempo(são quatro tempos-numerador).

2/4 SÃO 2 tempos(qauntidade) por seminima(4)=(qualidade)!

6/8 são 6 tempos(quantidade) por colcheia(8)=(qualidade)!

teuabreu
Veterano
# fev/06
· votar


Valeu cara,mas tu explicou o 4/4 eu não quero isso..eu quero que expliquem como que funfa

Xo explicar melhor do começo: a semibreve é a nota de maior duração, a semifusa é a de menor, a semibreve é 1 a unidade, a minima 2(tem metade da duração da semibreve), seminima 4(tem 1/4 da duração da semibreve) e assim por diante.

Se no compasso de 4/4 tem 4 tempos e cada tempo é representado por uma seminima(que tem duração de 1/4 da semibreve).

To procurando uma partitura 4/4 aqui na net aí destrinchamos ela!!!daqui a pouco eu posto!

BlacK Dog
Veterano
# fev/06
· votar


Ahh tá...Mas então por que em um compasso 4/4 cabe 8 e não 6 notas?

mais ai depende do valor da nota. Num compasso 4/4 pode caber 1 semibreve, 2 minimas, 4 semininas, 8 colcheia e assim vai.


Compra o Teoria Elementar da música do Osvaldo Lacerda. Eu tenho ele...mas nunca estudo...:(

be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


Up!!!

jABUGApACATO
Veterano
# fev/06
· votar


Como é a formação de um Compasso?

é formado por duas barras adjacentes, sendo uma utilizada como "apoio" e outra movimenta-se para contornar uma circunferência...

be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


jABUGApACATO

Boaaa :P

Coxa
Veterano
# fev/06
· votar


No compasso 4/4 (por ex):

-O numero de cima (4/4) indica quantas notas(basica) são precisas para se completar o compasso.O numero de baixo (4/4) indica qual será a nota básica do compasso.No caso sería a Semínima.

Cada número(de baixo) correnspode a uma unidade de compasso:

...
1-Semibreve
2-Mínima
4-Semínima
8-Colcheia
16-Semicolcheia e assim por diante....

Percebemos que a semibreve vale a metade da mínima como a mínima vale a metade da semínima e assim por diante, ou seja, no compasso 4/4 podemos ter 4 Semínimas por compasso, ou, 2 colcheias(equivale o dobro da semínima),ou 8 Mínimas(equivale à metade da semínima) e etc...

be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh saquei!!! Putz valeu Coxaaa :D
Mas uma coisa...Errr duas colcheias em um compasso de 4/4 seria um compasso errado (Teria que ser duas mínimas né?)...E então por que você colocou 2 colcheias O.o?
Me corrija se eu estiver errado,Please >.<

be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


Up!

teuabreu
Veterano
# fev/06
· votar


Resumão

Figuras de notas-são sinais que indicam a duração dos sons.

Semibreve------------1
Minima----------------1/2
Seminima-------------1/4
Colcheia--------------1/8
semicolcheia---------1/16
Fusa------------------1/32
Semifusa------------1/64

A semibreve é a figura de maior valor(duração).
1 semibreve corresponde a 2 minimas, 1 minima corresponde a 2 seminimas etc.
A Semibreve é considerada como a unidade ou o inteiro, na divisão proporcional de valores.As outras são frações da Semibreve.As figuras seguindo a ordem dos seus valores, valem o dobro da seguinte e metade da anterior.

Compasso-é uma das partes em que está dividido um trecho musical.
Tempos-são as partes ou movimentos em que está dividido cada compasso.

Os compossos, de acordo com a quantidade de tempos, tem basicamente as seguintes especies:

Compasso Binario, de 2 tempos.exp 2/4
Compasso Ternario9, de 3 tempos.exp 3/4
Compasso Quaternario, de 4 tempos.exp 4/4

Mas uma coisa...Errr duas colcheias em um compasso de 4/4 seria um compasso errado (Teria que ser duas mínimas né?)...E então por que você colocou 2 colcheias O.o?

Sim esta certo é que o coxa esqueceu que ali na verdade são frações e inverteu as bolas.

Percebemos que a semibreve vale a metade da mínima como a mínima vale a metade da semínima e assim por diante, ou seja, no compasso 4/4 podemos ter 4 Semínimas por compasso, ou, 2 colcheias(equivale o dobro da semínima),ou 8 Mínimas(equivale à metade da semínima) e etc...

A semibreve vale o dobro da minima, e não metade da minima, a minima sim que equivale a metade da semibreve, e assim por diante.

be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


Aeee ^_^ Agora saquei como que funciona :) Brigadão a todos vocês que ajudaram,Valeu mesmo!

busterchair
Veterano
# fev/06
· votar


to na mesma do beyourself kero aprende! hehe

Percebemos que a semibreve vale a metade da mínima
nao seria ao contrario? a mínima vale metade da semibreve?
valeu

be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


busterchair

hehe é..É que ele se confundiu :P
Na verdade a semibreve vale o dobro da mínima e assim vai hehe

Rachmaninoff
Veterano
# fev/06
· votar


A música está mais perto da matemática do que vocês imaginam.

be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


Rachmaninoff

Tem razão..Só que eu NUNCA fui fan de matematica (Pelo contrario...Não gosto de matematica não :P)..E o engraçado é que gosto de música e de informática (Programação) Duas coisas que usam a matematica,não a matematica comum..Mas sim um outro tipo de matematica,matematica de algaritmos (Informatica(Esse sim é um tipo de matematica legal..Dae virou inforMATICA(Matematica das informações...)) Agora na música eu não sei que tipo que é..Mas graças a Deus não é que nem na escola AUEHauehUAHEUahe
Abraços

be yourself
Veterano
# fev/06 · Editado por: be yourself
· votar


))); Fecha 3 porra XD...
Se fosse em programação tinha dado erro de sintese ¬¬

be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


Up

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


Em uma semibreve (que dura 4 tempos) cabem 2 mínimas, ou 4 semínimas, ou 8 colcheias, ou 16 semicolcheias.

O compasso precisa estar preenchido sem sobrar ou faltar tempo. No caso de faltar, o tempo deve estar prenchida por uma pausa no seu respectivo valor.

Uma figura pontuada tem além do seu valor, mais a metade do seu valor, ou seja, o valor da próxima figura.

1 colcheia + 2 semicolcheias = 1 semínima
2 semicolcheias + 1 colcheia = 1 semínima

1 colcheia pontuada + 1 semicolcheia = 1 semínima
1 semicolcheia + colcheia pontuada = 1 semínima

3 colcheias em tercina* = 1 semínima

3 semínimas em tercina* = 1 mínima

* Tercina divide uma figura de duração em 3 partes iguais.

Quando eu digo "=", quero dizer a duração das figuras.

Conhecendo estas divisões básicas já dá pra escrever uma música no GuitarPro, que na minha opinião ajuda muito a estudar divisão musical.

LeandroP
Moderador
# fev/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Tercinas em colcheia


Contagem de 4 tempos (compasso 4/4):

1 2 3 4

TÁ-Ta-ta TÁ-Ta-ta TÁ-Ta-ta TÁ-Ta-ta


be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


Putz Panucci,valeu mesmo cara :D Tu manja pacas e tá me ajudando pacas e toda a galera que também quer saber disso e que um dia vai usar a BUSCA para isso AUEHaueh
Abraços ^^

be yourself
Veterano
# fev/06
· votar


Agora vê se meu raciocinio está correto:

Se em um compasso 5/8 (Cabem 5 colcheias) 5 colcheias = 2,500 de tempo daí eu poderia preencher o compasso com durações do tipo: 4 semicolcheias 3 colcheias né?

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


be yourself

Exatamente.

diwillo
Veterano
# fev/06
· votar


A grosso modo seria o seguinte:
O numero de cima diz qts tempos tem o compasso (em segundos, por exemplo)
E o numero de baixo diz qual a nota q ocupa um desses tempos???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como é a formação de um Compasso?