Programa para escrever partituras

    Autor Mensagem
    guizimm
    Veterano
    # jun/12


    Que programa eu uso pra escrever partituras?
    De preferencia que toque o que eu escrever, e que não seja pago

    Vi uns outros tópicos parecidos, mas não sei se queriam a mesma coisa que eu

    Agradeço a ajuda desde já

    guizimm
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    merda, saiu sem querer no forum de guitarra, acho que aqui não é o lugar apropriado, podem mover

    renatocaster
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Encore?

    makumbator
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    guizimm

    e que não seja pago

    Os melhores são os profissionais pagos (Sibelius, Finale, Notion, e em menor grau, o Encore, que fica atrás dos 3 primeiros). Mas há opções grátis como o Musescore:

    http://musescore.org/

    guizimm
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    makumbator
    esse tá ótimo pra mim, valeu
    vc sabe mecher nesse negócio?

    makumbator
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    guizimm

    Não, eu uso o Sibelius 7, e também tenho o Encore, mas apenas para abrir material e transferir para o Sibelius, que acho o melhor de todos eles.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    guizimm
    tem o guitar pro também...

    guizimm
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    makumbator
    blz
    esses que vc usa são pagos?
    strinbergshredder
    eu quero escrever pra piano, acho que o guitar pro não seria apropriado

    makumbator
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    guizimm

    esses que vc usa são pagos?

    Sim.


    eu quero escrever pra piano, acho que o guitar pro não seria apropriado

    É até possível escrever material simples de piano no Guitar Pro (também o tenho), mas para material mais avançado fica inviável, pois o GP não tem muitos símbolos, recursos e referências necessárias à escrita mais complexa.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    guizimm
    Os que o Makumbator usa são Pagos sim , e o Sibelius é um dos melhores, apesar de eu usar o Notion, por acaso...

    Dos pagos, o mais barato é o Encore e ele é bem conhecido, ou seja, tem bastante material disponível na net

    E sim, o Guitar Pro não é tão legal quanto um Sibelius, Notion ou Finale

    renatocaster
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    guizimm

    No Guitar Pro vc escreve na tab ele transcreve tudo para a partitura tbm, e vice-versa.

    Se vc não for usar muitas figuras mais complexas, quebra o galho.

    makumbator
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    renatocaster

    No Guitar Pro vc escreve na tab ele transcreve tudo para a partitura tbm, e vice-versa.

    Sim, mas ele não tem muitos recursos necessários à escrita musical "de verdade". Por exemplo, não dá para colocar diversos tipos de símbolos de determinadas articulações e ornamentos, a simbologia de dinâmica também não está completa no GP, entre muitos outros detalhes... sem contar o que vc já citou.

    além do layout da partitura bem mais feio e menos "customizável".

    Edson Caetano

    Ainda penso em comprar o Notion...heheh! Mas está para o futuro.

    guizimm
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    makumbator
    o que diferencia esses que vc usa dos outros(tipo esse que vc passo pra mim)?
    renatocaster
    o que to escrevendo não é nada muito comprexo não, no máximo umas ligaduras e talvez umas tercinas, mas é melhor ter esses recursos mais avançados a disposição
    Edson Caetano
    eu n quero nada pago, só quero escrever umas coisinhas minhas

    makumbator
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    guizimm

    A diferença é grande nos recursos de editoração musical e layout da partitura, sem contar a parte sonora (os pagos incluem samplers internos e podem ler samplers VSTi de outras empresas). Nos profissionais pagos pode-se escrever praticamente tudo, da forma que você quiser, de música antiga até obras contemporâneas bem loucas.

    Mas para material relativamente simples, como vc pretende escrever, o Musescore é perfeitamente suficiente.

    guizimm
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    makumbator
    legal, achei o musescore bem bacana pra mim mesmo, se bem que eu tenho que aprender a mecher direito ainda

    makumbator
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    guizimm

    Beleza!

    guizimm
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    meu, eu não consigo por tercina nem ligadura quando são mais de duas notas apertadas ao mesmo tempo nesse troço, to faz um tempão sem conseguir escrever direito até o terceiro compasso dessa joça, que nervoso

    renatocaster
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    makumbator

    Sim, mas ele não tem muitos recursos necessários à escrita musical "de verdade". Por exemplo, não dá para colocar diversos tipos de símbolos de determinadas articulações e ornamentos, a simbologia de dinâmica também não está completa no GP, entre muitos outros detalhes... sem contar o que vc já citou. Além do layout da partitura bem mais feio e menos "customizável".

    Ahn, certamente. Até porque a proposta do GP não é bem essa. Sugeri ele apenas para abordar alguma escrita mais simples, que não exigisse muitos recursos gráficos, e tal.

    Aliás, a versão do Guitar Pro atual tá mais para um "Guitar Rig" da vida acompanhado de um editor de tablatura do que um software pura e simplesmente de escrita musical, hehehe.

    Abs

    makumbator
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    renatocaster
    Aliás, a versão do Guitar Pro atual tá mais para um "Guitar Rig" da vida acompanhado de um editor de tablatura do que um software pura e simplesmente de escrita musical, hehehe.


    É, e inclusive isso desagradou muitos usuários antigos. Os funcionários da Arobas dizem que há várias mudanças previstas para a versão 7, mas vamos ver se não vai ser para pior...hsahshsa!

    guizimm
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    pô, mor legal escrever minha musiquinha nesse negocinho
    mas porque o som é tão baixo?eu tenho que deixar o volume no máximo e ainda assim o som fica baixo, não que isso atrapalhe tanto, mas fica um barulho horrível no fone quando ele ta no máximo e sem tocar nada

    e pra quem usa o musescore, como que faz pra por aqueles pontinhos pra repetir o compasso?

    makumbator
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    guizimm

    deve ter um mixer interno do programa, que pode estar baixo.

    O ideal seria vc ver uns vídeos desse software no youtube, e também checar o manual. Eu não sei nada dele, pois só instalei uma vez para um amigo em outro pc e nunca mexi nele.

    Aqui um fórum sobre ele em português:

    http://musescore.org/pt-br/forum/

    Aqui do mesmo, mas em inglês (com muito mais info e movimento, obviamente):

    http://musescore.org/en/forum

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Programa para escrever partituras