GAS de primeiro salário: guitarra "definitiva"

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Jube
Veterano
# dez/10 · Editado por: Jube
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Bigtransa
E não adianta vc mostrar capacidade, pq o boyzinho filho do amigo do dono sempre vai conseguir sua vaga por ter influencia.
Isso é foda mesmo, mas imaginei que vc levasse vantagem neste tipo de concorrência por ser japa. Pessoalmente se tivesse que contratar pessoas iria sempre preferir os japas (a não ser que tivesse contratando caras para um filme pornô).


hUAEhuAEHauehuaehuaeHAUEHu

Rodrigo Torresmo Takahara
E não adianta vc mostrar capacidade, pq o boyzinho filho do amigo do dono sempre vai conseguir sua vaga por ter influencia.

Infelizmente isso ocorre em todo lugar

E vou concordar com o Curly, conhecimento vale muito mais que qualquer guitarra de qualquer marca, e digo mais, uma guitarra mediana na mão de quem tem conhecimento se torna uma guitarra top

daniel_guitar
Veterano
# dez/10
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erico.ascencao
fala erico, veja só como você procura uma guitarra com floyd roses se fosse você iria de da mex c/ floyd roses, a tagima foge do classíco, e esse lance de colocar floyd numa guitarra sem era na época da explosão Van Halen, não vale a pena fazer isso pois além de ser caro acaba com a originalidade e nem sempre fica bom, tem que ser um luthier de gabarito, a fender não tem captação tam genêrica assim, vc iria trocando aos poucos depois
abç

Sgt. Eddie
Veterano
# dez/10 · Editado por: Sgt. Eddie
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Como sempre, fui mal interpretado.

Rodrigo Torresmo Takahara
Eu disse que a Ásia (incluindo o tão venerado Japão) poderia fabricar instrumentos muito bons, era só a Fender, Gibson e qualquer outra marca muito boa americana querer, justamente por esses motivos que você falou, contudo, sendo realistas, nunca irão fazer, pelo fato da guitarra MIA ter toda a tradição e o prestígio.

Bog
Eu não disse que G&L era obsoleta. O meu post ficou meio ambíguo. G&L, PRS e MusicMan para mim são marcas americanas a par de Fender e Gibson. Portanto, elas também não se sentem confortáveis em mover sua produção top de linha pois haveria uma legião de fãs, como eu, que mesmo tendo uma guitarra idêntica e mais barata, detestariam o fato dela ser construída em um país sem tradição em tal aspecto.

Então, muito embora guitarras excelentes podem sair do Japão, as que saem são exceção. As Fenders Japonesas, que eu já pesquisei muito sobre, digo que as únicas boas que saíram foram as JV, tudo o que veio depois foram guitarras intermediárias geralmente com madeira ruim (basswood).

Outras guitarras acima da média que saíram de lá foram as Orville. Essas, embora eu nunca tenha tocado numa, não me surpreenderia se fosse do nível de uma Gibson Custom Shop. Para tal, tiveram que tirar o nome da Gibson, senão, as vendas nas americanas obviamente caíriam. Tanto que eu nem tenho certeza se as Orville ficaram apenas no Japão ou se foram exportadas para os EUA.

Sgt. Eddie
Veterano
# dez/10
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As marcas de guitarra locais também poderiam fazer guitarras a par de Fender e Gibson, e tantas outras marcas americanas como G&L, PRS, Music Man, porém, optaram por fabricar (na minha opinião) guitarras totalmente obsoletas e fracassadas como as Ibanez da vida.

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Vou reescrever esse parágrafo:

As marcas japonesas de guitarra poderiam fabricar guitarras no estilo e qualidade das G&L, Music Man, Gibson, Fender, PRS, porém, a grande maioria do que sai de original do Japão são guitarras Ibanez like, que para os apreciadores dos timbres vintage e consequentemente de blues e rock ocidental é totalmente fora de propósito.

Sempre que o Japão, por melhor que sejam as condições de produzir bons instrumentos lá, tentou fabricar algo no estilo de Fender e Gibson, acabou sendo processado por elas. Com razão. Por isso que eu digo, com exceção de alguns luthiers (porque a grande maioria não tem competência para montar uma guitarra do zero) Fender é Fender e Gibson é Gibson.

Manubio
Veterano
# dez/10
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Sgt. Eddie
Eu não disse que G&L era obsoleta. O meu post ficou meio ambíguo. G&L, PRS e MusicMan para mim são marcas americanas a par de Fender e Gibson. Portanto, elas também não se sentem confortáveis em mover sua produção top de linha pois haveria uma legião de fãs, como eu, que mesmo tendo uma guitarra idêntica e mais barata, detestariam o fato dela ser construída em um país sem tradição em tal aspecto.

In fact, a PRS fabrica sim ótimas guitarras na Ásia, as já conhecidas PRS SE, que tem uma boa qualidade.

Para mim, este mito de guitarra americana é boa quando eu sentei minha bunda em uma cadeira, liguei meu amplificador em uma loja, peguei desde epiphones até Gibson Custom Shop e não vi toda esta diferença absurda que comentam.

Que a Gibson era melhor? Era sim. Mas a Epiphone Chinesa era Stock, sem caps Gibson. Agora se para mim a diferença valia os 10 mil reais? Nem de longe.

Sobre Japonesas e Americanas? Vale lembrar que tem muita gente por aí que prefere as japonesas.

E as madeiras? Elas que se explodam. Se eu curtir uma guitarra, posso até querer saber a madeira de que é feita no futuro, mas mesmo que for de compensado, se eu gostar dela, ela continuará sendo uma boa guitarra para mim.

Tenho impressão de que a galera anda gastando mais tempo olhando para a guitarra do que tocando com a mesma... =/

Sgt. Eddie
Veterano
# dez/10
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Manubio
Então pronto... Se você não vê necessidade em ter uma americana, seu bolso agradece... Queria eu ser assim também.

Abraços!

daniel_guitar
Veterano
# dez/10
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uma das melhores guitarras que já toquei até hoje é uma japonesa (esp vintage plus) para mim superior a uma n4 americana (testando no mesmo amp)

Manubio
Veterano
# dez/10
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Sgt. Eddie

Relaxa, um dia você será...

Abs

Manubio
Veterano
# dez/10
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Sgt. Eddie
Sempre que o Japão, por melhor que sejam as condições de produzir bons instrumentos lá, tentou fabricar algo no estilo de Fender e Gibson, acabou sendo processado por elas. Com razão. Por isso que eu digo, com exceção de alguns luthiers (porque a grande maioria não tem competência para montar uma guitarra do zero) Fender é Fender e Gibson é Gibson.

Ops, se for pra sonhar com uma americana, sonha pelo menos com uma Suhr e uma PRS, não com Fender e Gibson.

Abs

janick
Veterano
# dez/10
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Ops, se for pra sonhar com uma americana, sonha pelo menos com uma Suhr e uma PRS, não com Fender e Gibson.(2)

Que festival de asneiras que eu li, sorte que alguns bons salvaram de forma magnífica esta discussão. O problema é que sempre essa "mitologia" acerca das guitarras americanas sobe a cabeça de alguns que nem ao menos testaram as mesmas. O cara nem saiu do berço e quer discutir com estes argumentos falhos, é pra rir mesmo. Sai das fraldas, vai procurar rodar para achar diversas guitarras, senta, toca, tem experiencia real e não do que tu ouve e lê na internet. Eu já fiz isso, e por isso, fiz cair muitos tabus que eu tinha em relação à isso, a famosa "viseira" né? Mas muitos preferem mante-la e vir com essa mesma história de papagaio toda vez.

Enfim, nem vale a discussão nesse caso!

Sgt. Eddie
Veterano
# dez/10
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janick
Cara, eu já toquei várias guitarras americanas, e não foi tocada de 15 minutos em banco de loja não.

Não sei porque Suhr é tão endeusada. É feia, algumas são feitas de basswood, e eu nunca vi uma Suhr ter aquele timbrão de Fender. Quanto as PRS, elas são guitarras únicas, é uma marca que tem muito mais caráter que a Suhr. Por esse motivo, eu acredito que as PRS sejam guitarras com propostas diferentes das Gibsons e Fenders. Então isso vai do gosto pessoal.

Não vou mais discutir isso aqui porque o fórum não aceita opiniões ortodoxas... Não aceita opiniões muito conservadoras. O fórum prefere se iludir achando que Epiphone com captação Seymour Duncan (que nem é top) é igual a Gibson, que Condor Lemon Drop é a guitarra com o maior custo benefício (isso sem nnca nem ter pego em uma), dentre outras pérolas muito mais inacreditáveis do que um cara como eu vir aqui e dizer que instrumento asiático não presta...

Até mais.

Manubio
Veterano
# dez/10
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Sgt. Eddie

Cara, eu acho que você está com sérios problemas de GAS, afinal, me lembrei de ti, você era o cara que falou que a Squier Standard era uma merda, acabou conseguindo a japa, e agora já tá falando que ela é uma merda.


Se a Suhr é uma merda, então vai pra uma Tom Anderson, ótimas guitarras e ótimos acabamentos, mas para mim, nenhuma das duas são coisa de outro mundo não. E olha que tive a oportunidade de ficar com uma T.A. de uma dezena de milhares de dólares no colo por algumas horas, com meu amplificador, e vou te dizer, que eu, na minha humilde opinião, não pagaria aquilo que pedem nela.

Este negócio de Fender é Fender é mito. Basta ver como muitas pessoas preferem stratos de outras marcas.

Abs

janick
Veterano
# dez/10
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Sgt. Eddie
Se a brincadeira é essa, Eu já rodei lojas e lojas da Europa testando inumeras guitarras de diversas épocas. Você é apenas um garoto tentando polemizar aqui. Tem ideias retrógradas, generalizando instrumentos sem ter tido contato real com muitas das que fala a respeito. Eu digo que existem instrumentos asiáticos hoje que superam de longe alguns americanos. Vou dar um exemplo simples da Edwards, SEGUNDA linha da ESP, longe de ser a Custom Shop deles. Braço com Long Tennon Joint, ferragens e captadores de primeira linha, fretworking maravilhoso, corpo sem chambering/light weight, pintura em nitro-celulose, pots alpha, ebano na escala, mogno africano. Features tão boas quanto uma Gibson USA, com um preço melhor e com excelente controle de qualidade. Já vi cada Gibson porca, mas o engraçado é que nunca vi uma guitarra MIJ apresentando estas "porqueiras". Lá pode ser feito guitarra em série com CNC, mas o controle de qualidade deles é excelente. Então, acho que seus comentários são bem infundados. E o pior de tudo é que considera marcas populares do mercado americano o supra sumo, sendo que nem considerou os custom shop como Rod Schoepfer, Ed Roman, Gary Kramer, e por aí vai.

Sabe, se você tivesse mais bagagem e mais argumentos, valeria a discussão, mas você ainda tem o que aprender.

Sgt. Eddie
Veterano
# dez/10 · Editado por: Sgt. Eddie
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Tá bom, me desculpe senhor, você com toda essa sabedoria e eu com argumentos idiotas...

Tem razão mesmo. Vou agora tocar minha guitarra de asswood com 5cm de finish de poly feliz da vida com VSTs (você é o maior fã deles) achando que estou tocando em uma com madeira boa, escala de jacarandá da bahia, tocando em um amp valvulado.

Eu não endeuso a Gibson nem a Fender. Só tá saindo bosta da Gibson USA ultimamente, vide a Firebird X. E a minha Fender japa o descontento com ela eu já deixei claro aqui.

Só falo delas pois são a referência de guitarras americanas. Quanto aos luthiers que você falou, luthier excelente pode construir em qualquer lugar do mundo, porque ele não tá subordinado a empresa alguma.

Vocês devem achar que eu acredito que tem alguma coisa mágica nos EUA que faz todas as guitarras de lá saírem boa... Não é nada disso. De lá sai muita tranqueira mesmo. Mas guitarra top de linha, state of the art, excelente, só sai dos EUA mesmo.

Eu falei diversas vezes que do Japão só saem guitarras intermediárias. Uma guitarra intermediária para mim seria uma Fender American Standard, Gibson Les Paul Standard. Guitarras excelentes começam nas custom shops.

Desculpe o tom de grosseria no meu post, mas estou apenas respondendo a par do seu.

Um abraço, sem ressentimentos, porque, embora você seja o ancião das colinas e saiba tudo de guitarras japonesas e VSTs, isso aqui ainda é um fórum de internet e não importa quem ganhe a discussão, ainda vai ser estupidez.

janick
Veterano
# dez/10
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Sgt. Eddie
Não tem porque discutir com você:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/242711/

Você é apenas um garoto que não tem experiencia alguma e não teve um décimo das experiencias ou equipamentos que muitos de nós aqui tivemos.

Sim, adoro VST's, mas antes já possui alguns amplificadores, valvulados ou não, pedais e pedaleiras. Existem muitos músicos experientes, profissionais que estão usando VST's tanto em estúdio quanto ao vivo, e eu achei o meu timbre neles, melhor do que qualquer um que você acharia com toda sua sabedoria, garanto. E você só generalizou verdades de papagaio daqui do FCC apenas. E o que o pessoal aqui ta fazendo é confrontrando ela com argumentos sólidos, mas como eu mesmo já disse, não adianta, você ta muito "verde" ainda, precisa de mais chão pra ter mais contato com equipamentos, experiencias verdadeiras, e não esse achismo. Com os anos você vai vendo que nome não é tudo. Alias, nome, é nada.

MMI
Veterano
# dez/10
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erico.ascencao

De qualquer modo, se daqui a 15 anos eu tivesse grana pra pegar uma americana mesmo, pelo menos a xicana eu conseguiria vender por uma graninha razoável.

Isso mesmo que me referi. Uma mexicana que foi toda mudada para colocar floyd e humbucker é extremamente desvalorizada.


Bigtransa

É claro que cada um tem sua realidade. Eu só falo algumas coisas para que fiquem alertas de algumas decepções pelas quais já passei.

erico.ascencao
Veterano
# dez/10 · Editado por: erico.ascencao
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Curly: já pensou em investir esse seu 1o salário em aulas com superprofessores e aprender a tocar pra valer?

Tá nos planos para os primeiros salários.

Manubio
MMI
Outra coisa que me veio em mente é fazer uma super-reforma na Cort X6: ponte Gotoh, caps bons (SD, Dimarzio ou sei-lá-o-quê) pintura a meu gosto, etc.

De um jeito ou de outro eu adoro esta guitarra e isso resolveria meus dilemas filosóficos em muitos aspectos: gastaria menos grana para troná-la uma guitarra mais "nervosa" e "definitiva" e deixaria de ser um herege querendo colocar Floyd Rose em strato. Aí, em planos futuros, pego uma strato pra ser strato e uma LP pra ser LP.

OBS.: Poderia ser axincalhado por não ter postado esta dúvida naquele tópico geralzão, mas incrivelmente ocorreu o contrário: tem um monte de gente dando uma leve floodada.

daniel_guitar
Veterano
# dez/10
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erico.ascencao
ainda continuo com a opnião sobre a fender com floyd roses que provavelmente não deu para vc ler no meio da discursão, mas essa também séria uma boa dá um trato na cort, só não mudaria a pintura pois acho que e só visual mesmo

edalko
Veterano
# dez/10
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Eu ainda acho que essa discussão toda nao leva à absolutamente NADA.

A melhor guitarra para o erico.ascencao vai ser aquela que ele tocar e sinta o "tchans".

Nao adianta falarem que Gobson é boa, que fender é boa, que asiáticas isso ou aquilo, que Suhr é uma porcaria, que Tom Anderson não vale o que pedem.

Importa o cara pegar a guita, sentir sua vibe e se divertir com ela.
Se isso acontecer, desimporta a marca e conselhos...

Eu toco com o que eu gosto.

Já tive um quinquilhão de equipos... comprava para EU ver qual era PRA MIM o seu som, a sua vibe.
Tem uns que gostei e outros que não.

Hoje tenho o básico que me satisfaz:
2 amps (o terceiro tá vindo se a po**a da alfÇandega liberar logo), 3 guitas, um delay e um overdrive.

Já cheguei a ter 27 pedais e 12 guitarras...

Mas querem saber? Curto mesmo tocar com a Gibson e com a Tom.
Mas tem dias que pego uma SX e curto demais tocar nela...
Depende do espirito e do que quero no momento.
Se não quero toda aquela qualidade sonora, pego uma guitarrinha básica e faço meu som.

Isso nao impede de eu curtir o ensaio, ou mesmo de eu gostar menos de tocar.

Acho que o pessoal perde tempo demais em ficar se iludindo e discutindo marcas, ao invés de "pegar seu instrumento e se divertir" (e isso vale para o sentido figurado tbém! hahaha)

janick
Veterano
# dez/10
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A melhor guitarra para o erico.ascencao vai ser aquela que ele tocar e sinta o "tchans".(2)

Rafa-Ban
Veterano
# dez/10
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erico.ascencao
kra,esqueçe nome no headstock...se vai ser sua definitiva,isso é frescura,procura o seizi ou algum outro lutheir de tradição e projeta seu bebe exatamente do jeito que vc quer e pronto kra!Se eu tivesse condição eu faria isso( um dia aninda vou ter minha strato all black com escala clara e head anos 70,com floyd rose :D)
abç e boa sorte no trampo e na escolha

Ian Anderson
Veterano
# dez/10
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erico.ascencao

OBS.: Poderia ser axincalhado por não ter postado esta dúvida naquele tópico geralzão, mas incrivelmente ocorreu o contrário: tem um monte de gente dando uma leve floodada.

Sim quem mais responde naquele tópico eh vc e eu (e o penta, mas tah sumido) =P

agora q tah aparecendo mais users

Stargazer
Veterano
# dez/10
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Caramba, tem uns users aqui do fórum que estão dando uma verdadeira aula.
Lendo isso aqui percebi que não sei NADA sobre a construção e fabricação de instrumentos de marcas famosas, e olha que eu me acha razoávelmente entendido do assunto.
Pena que não estou lendo o fórum de guitarra com frequência, dá pra aprender bastante cosia interessante aqui.

Manubio
Veterano
# dez/10
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erico.ascencao
De um jeito ou de outro eu adoro esta guitarra e isso resolveria meus dilemas filosóficos em muitos aspectos: gastaria menos grana para troná-la uma guitarra mais "nervosa" e "definitiva" e deixaria de ser um herege querendo colocar Floyd Rose em strato.

Sei lá, não vejo problemas em strato com Floyd.

Eu acho que se for pra ser algo definitivo no longo prazo, você deveria sentar em uma cadeira e escrever tudo que você precisa/gostaria que sua guitarra tivesse.
Eu mesmo não consigo pensar em uma guitarra sem alavanca, sem humbuckers, e com um formato que não fosse strato. Por isto gosto tanto da JA-2.

Agora se você gosta do jeito da sua Cort, acha que a madeira dela vale a pena, eu não vejo porque não tuna-lá, o unico problema é que vai acabar com o custo benefício.

Abs

Ian Anderson
Veterano
# dez/10
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Stargazer
Soh sei q nada sei =D

mas eh assim quando vc acha q sabe de algo, vem um outro user e te da um nó =P

depois de uns 15 anos de experiencia eh q começa a fica craque

fica de olho no topico do Bertola e Seiji, q acha algumas coisas legais lá

Stargazer
Veterano
# dez/10 · Editado por: Stargazer
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Ian Anderson
Eu já toco há um tempo, mas não nunca estudei muito (percebi agora hehe) sobre os instrumentos em sí. Esse conhecimento é importante pra caramba, é onde a gente tá investindo nosso dinheiro e apostando na qualidade da guitarra e do nosso timbre.
Vou ver se arranjo um tempo pra ler mais.

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
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erico.ascencao

Se a X-6 te agrada a este ponto, porque não? Eu particularmente não o faria, mas como isto é muito pessoal... Só não espere pegar um bom preço de revenda depois...

deixaria de ser um herege querendo colocar Floyd Rose em strato

Nossa cara, isso não é heresia... O Adrian Smith do Iron Maiden é um grande timbrador, tanto no Iron, como na carreira solo fenomenal e o cara não abre mão daquela Fender Floyd Rose series... O Edu Ardanuy, com todo o talento, também usa... Eu ainda vou ter a minha, é meu próximo projeto. Não gosto de comprar coisas, "porque outros usam", só quis ilustrar, que você não é herege por querer uma.

Ainda aposto nas guitarras custom... Se você gosta tanto da X-6, pode até mandar fazer um modelo baseado nela, com todas as melhorias que conseguir imaginar...

OBS.: Poderia ser axincalhado por não ter postado esta dúvida naquele tópico geralzão, mas incrivelmente ocorreu o contrário: tem um monte de gente dando uma leve floodada

Isso é normal, quantas vezes não se começa uma conversa com os amigos, falando de guitarras, e termina em política internacional? Fórum é para isso mesmo...

Manubio
Veterano
# dez/10
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Paul.Gilbert
deixaria de ser um herege querendo colocar Floyd Rose em strato

Herege serei eu, que estou pensando em deixar minha tagima com 4 captadores, sendo 1 humbucker, 2 singles e 1 minihumbucker. Isto é o cumulo da heresia.

Abs

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
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Manubio

Fala isso pro Steve Morse... Com aquelas configurações malucas dele...

Vai que você acha um timbre único aí? Tenho na minha Cort uma configuração incomum... 3 humbuckers(2 mini e um normal). Nenhum mestre da guitarra veio me condenar ainda...

Heresia é uma Jem na Mão do Chimbinha, cara.

Manubio
Veterano
# dez/10
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Paul.Gilbert
Vi uma imagem estes dias, numa guitarra do Juninho Afram, e achei aquilo quase que uma solução para o que eu preciso em termos de versatilidade.

Então, na minha guitarra HSH, no humbucker do braço, vão dividir o espaço um single e um minihumbucker. Tinha pensado em fazer isto na ponte também, mas como é uma guitarra com Floyd, o ideal na ponte é ter um Trembucker.

Abs

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