A Guitarra e o Sagrado

Autor Mensagem
klavier
Veterano
# dez/10 · Editado por: klavier


Filosofando II Publicado em:
10/09/2005
por: Mozart Mello

Faça uma profunda reflexão sobre as idéias de Paramahansa Yogananda aqui "adaptadas ao trabalho do musicista.

1-Tente observar,detectar,sentir... Deus nos pequenos detalhes,no próximo afazer.Se Deus está nos pequenos detalhes procure sentí-lo nessa nota que você está tocando.

2-"Dificuldades e Obstáculos"".Não importa quantas ondas e nem o tamanho delas,pense no "além-ondas",no poder oceânico de Deus.Trabalhe na sua relação com poder divino.Quebre as correntes da limitação.

3-Procure fazer pequenas coisas de maneira "extraordinária".Energia concentrada no próximo trabalho,na próxima nota,próximo acorde......

4-Agradecimento e Louvor abrem os canais para novos suprimentos espirituais.Mantenha uma câmara secreta de silencio dentro de você, onde não deixará entrar mau-humor,provações,lutas ou desarmonias. Afaste todo ódio,anseio por vingança e desejos.Nessa câmara Deus o suprirá.

5-"Já tentei fazer algo que ninguém fez ?" Sempre que desejar criar alguma coisa não confie em fontes externas. Aprofunde-se e procure a "Fonte Infinita".

6-"Quando for tocar". "Esta hora é minha.Farei o melhor que puder". Pai celestial,guia a minha razão,minha vontade e minha atividade para a coisa certa que eu deva fazer.






Filosofando I Publicado em:
17/05/2005
por: Mozart Mello

Alguma vez você já pensou que a sua evolução como músico pode estar diretamente ligada a sua evolução espiritual. Não estou falando em religião, culto, crença, devoção......

Não estou falando em virtuosidade (os leigos ficam muito impressionados); em velhas "fórmulas" que ainda funcionam muito bem(um acorde menor + um longo bend + e principalmente uma expressão facial com muito feeling); nos "escudos" (o meu "time" é matador e toco mais de mil frases s/ um II V I ); nos nacionalistas (a música brasileira é a melhor do planeta e os gringos não tem nenhum swingue); nos eruditos (a música popular é tão pobre e primitiva, é ridículo ver 200 mil pessoas cantando e se emocionando com essa mediocridade); os religiosos (essa música "só fala" dos problemas sociais, do desamor, da falta de humanidade e solidariedade, em nenhum momento ela cita o "salvador", deve ser coisa do..., essas pessoas precisam ser salvas...); dos "proféticos e generosos" (Deus me iluminou, compus essa música, vendi 1 milhão de cópias mas vou doar tôda a renda de "hum" show para a instituição... e nem faço a questão que a imprensa esteja presente pois essa é a minha missão...); saudosistas (na minha época e que havia música de verdade, agora é tudo um lixo); radicais (aí mano, teu som não tem atitude)...

E aí, cansou ou quer mais uma lista?
Vamos "todos" assumir a nossa parcela de culpa em tudo isso e por favor não contem com a minha coerência. Sou apenas um observador como você. Por tudo isso o caminho da evolução espiritual/musical é um caminho solitário é a resposta totalmente individual. É preciso desprendimento; das referências; dos parâmetros; dos acontecimentos. Se desprender do passado não é ignora-lo ou desrespeita-lo e sim aprender a evoluir. Desprenda-se. Tente ampliar ao máximo a sua "bagagem" de aprendizados. Abra novas portas. Não aceite"gratuitamente" novas idéias. Desconfie mas não tenha medo do novo. Questione.Cuidado, muita gente irá desencoraja-lo ou desistimula-lo.

Pesquise sem preocupações com resultados imediatos ou melhor, sem preocupações com resultados. A busca por alimento espiritual/musical é o que importa.
É preciso dizer que pensar em "capitalizar" as suas novas pesquisas não é aconselhável.

O músico profissional por exemplo poderá ter muito poucas oportunidades de conciliar o seu trabalho (leia arroz com feijão) com as suas reais buscas. Porém a sua atitude e conduta serão o mais importante. Muitas vezes você acorda muito cedo para uma caminhada, natação ou outra atividade física. O cuidado com a saúde física também é uma "busca" independentemente da sua profissão. Então porque não a busca de saúde espiritual. Uma grande obra. Um tijolo por dia.

Sugestões objetivas (que tenho experimentado)

1-Simplesmente "Compor".Tente não se prender a estereótipos. Ouse.Tente compor utilizando elementos polirítmicos, outras afinações (violão/guitarra). Imagine uma estória, um fato, uma visão, uma pintura, uma notícia, uma perda, um amor não correspondido, um íntimo desejo, uma pessoa especial, uma entidade... tente expressar esse sentimento, essa sensação tocando / musicando / compondo. Muitas vezes é interessante gravar as primeiras impressões, nelas estarão possivelmente a estrutura básica da composição a ser trabalhada.

2-Tocar "aleatoriamente" de olhos fechados ou no escuro. (melhor ainda). Você pode imaginar ou concentrar-se em várias coisas (como na sugestão 1). Imagine por exemplo um ponto luminoso entre os seus olhos.(terceira visão). Tocar aleatoriamente também é uma técnica para se aprender a utilizar o lado direito do cérebro.(Intuição) Poderemos tratar desse assunto numa outra oportunidade.

3-Respiração. Esse é um assunto muito extenso porém gostaria que você lesse o texto (editado) a seguir do grande mestre Paramahansa Yogananda: "Os antigos iogues descobriram que o segredo da consciência cósmica se liga intimamente ao domínio da respiração.A força vital,que comumente se emprega para manter a pulsação cardíaca,deve tornar-se livre para as atividades superiores por meio de um método que acalme e detenha as demandas incessantes de espiração. Desatando a corda da respiração que liga a alma ao corpo a "Kriya Yoga" serve para prolongar a vida e alargar a consciência ao infinito.................. Quem dorme torna-se um iogue; todas as noites executa inconscientemente o rito iogue de libertar-se da identificação com o corpo e de fundir sua força vital às correntes curativas no encéfalo e nos seus centros espinhais......... (Em palavras simples quer dizer que respiramos errado quase o tempo todo,não oxigenamos adequadamente o nosso corpo abreviando a vida útil dos nossos órgãos vitais e não utilizamos a respiração para alavancar a nossa evolução espiritual).

4-Simplesmente medite.Pense com carinho ou ore pela sua família,pelo seu trabalho,pela divina música,por qualquer pessoa que esteja precisando,pela natureza,agradeça pela oportunidade de estar vivo e lúcido ou por cada minuto,hora,dia.... vivido.Não tente esconder as suas emoções.Não tenha vergonha das sua limitações e problemas.

ACREDITE.


Arte e Espiritualidade Publicado em:
17/05/2004
por: Mozart Mello

A palavra espiritualidade me sugere imagens de Jesus, Buda ou Krishna, ou mesmo a iluminação de santos, anjos, entidades, yogues, extraterrenos. A palavra amor me sugere formas de amor: amor próprio, à natureza, aos filhos, aos animais, a outra pessoa, e amor à arte.

Para mim, a forma de amor para se atingir a espiritualidade é a meditação, oração, doação, desapego, humildade, fraternidade. Penso em Chico Xavier, Ghandi, Madre Tereza, em tantos outros anônimos. Penso também em música, Bach, por exemplo,

Quando penso na ausência de espiritualidade, na ausência de formas de amor, imagino o solitário ser humano contemporâneo e seus anestésicos. Dinheiro, poder, sexo, consumo, drogas, culto ao corpo, culto a inteligência. E também a arte, quando associada a sucesso, ego, manipulação, alienação. Nada mais de que um eficiente disfarce ou "disfarte" para a real intenção.

Qual a verdadeira razão de música ao vivo nos showmícios às vésperas das eleições? Após as eleições os músicos são lembrados? Não se trata de mais uma reclamação, mas somente uma constatação. A polaridade está presente em todo o universo. É uma lei. A arte oscila pelo positivo e o negativo o tempo todo. Cuidado com o seu pré-conceito ou diagnóstico precoce: estamos falando de um planeta maravilhoso, mas karmático, um planeta-escola cheio de anestésicos.

Cena 1
Você está tocando um simples "C" num show de música sertaneja para 70 mil pessoas. Você é um músico virtuoso e talvez doutor em música, tocando apenas um "C". Você está sendo remunerado dignamente e pelo menos 5 mil pessoas estão cantando muito emocionadas, enfim chorando, cada uma por seu particular e íntimo motivo. Corta a cena.

Cena2
Agora você está tocando num festival internacional de Jazz e já está improvisando (virtuosamente) há 8 minutos, e essa é somente a primeira música. Na platéia estão presentes mil pessoas e entre elas, 30 muito emocionadas. Corta a cena.

Cena3
Você está num bar num sábado à noite e a platéia toda está dançando e cantando aquele hit arrasador daquela banda arrasadora. Muita bebida, muita mulher, talvez outras coisas também, enfim, todos parecem felizes. Corta a cena.

Cena4
O teatro é muito grande, até assustador. É apenas o décimo recital do pianista não muito conhecido. Na platéia somente 100 pessoas. A música é espiritual e envolvente, uma música celestial sai daquele pequeno piano, naquele imenso teatro. A música envolve as pessoas presentes, na verdade, menos aquele cidadão que ronca muito na segunda fileira. A música é divina.
Corta a cena. E corta a cena. E corta...

Você que esteve em todas essas cenas me diga onde está a arte e a espiritualidade. Eu estava lá também, estava presente, sentindo, pulsando, interagindo, me emocionando, vivendo. Em nenhum momento pensei sobre arte e espiritualidade.
www.mozartmello.com
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Círculo de Violões do Rio de Janeiro

O Sitting Matinal
Posted on novembro 19, 2010

Extraído do Diário de Robert Fripp, 01/10/2010.
Traduzido por Gabriel Vidal.

O Sitting Matinal

I
O "sitting" matinal (exercício matinal de concentração, realizado sentado), inicialmente e primeiramente, treina a atenção volicional. Nossa atenção se direciona às mais minúsculas e orgânicas energias de sensações, sentimentos e pensamentos. Na hora certa, estas minúsculas energias começam à se unir, desenvolvendo um veículo energético sutil que suporta as nobres qualidades de experiência: física, intelectual e emocional.

Existe uma série de exercícios matinais de gradativos níveis de sutilização que, após um certo tempo, começam a aumentar e substancializar nossa presença pessoal. Isto não é um fim em si mesmo, mas sim, um começo para viver uma vida mais apropriada para um ser humano, para nos ajudar a alcançar o que quer que podemos desejar para nós mesmos. A prática também nos ajuda a responder o que a vida pode pedir de nós.

O "sitting" matinal não é uma meditação: meditação é receptividade ativa. O "sitting" matinal é atividade ativa, enquanto fisicamente parado e externamente imóvel. O "sitting" matinal nos treina em nos manter no lugar, quietos e em estado receptivo: neste sentido, nos prepara para a meditação.

II
Duas Perguntas:
Por que praticar o "sitting" matinal?
Ao invés disso, por que não praticar violão por meia hora?

1. Antes de nos perguntar para fazer algo, nós começamos perguntando à nós mesmos para não fazer nada. Quando nosso corpo está preparado para não fazer nada quando pedimos à ele, talvez ele fará algo quando o pedimos para tal: integrando e coordenando habilidades motoras especializadas enquanto toca um instrumento musical.

2. Como relaxamento se desenvolve e se aprofunda de tempos em tempos, estados emocionais e memórias fixadas dentro de padrões msuculares e posturas corporais diminuem suas amarras dentro de nós. Nossa história pessoal, trancada dentro de nosso corpo, começa a nos deixar; gradativamente nós nos movemos para o aqui e agora. Gradualmente desenvolvemos um relaxado e engajado sentido de nossa presença pessoal: a vida se torna um pouco mais real.

3. Começamos a distinguir entre o que nós somos e quem nós somos. Por exemplo, descobrimos a distância entre o ruído barulhento da mente agitada, seus comentários mentais automatizados (convencionalmente chamados de pensamento), e quem está escutando-os.

4. A atenção volicional é praticada e fortalecida. Efetivamente, para todas as preocupações práticas, a qualidade de nossa atenção descreve e define quem somos nós, e muito daquilo que aspiramos conquistar em nossas vidas.

Mas estes são comentários apresentados no início da prática. Mesmo assim, ainda como um começo, isto já é uma conquista considerável: é uma fundação para a vida. Quando estabelecida, não há fim para o aprofundamento da prática enquanto ainda respiramos, o exercício matinal nos leva para um sofisticado conhecimento das qualidades e distinções de nossas percepções e experiências: a vida se torna mais rica.


Publicado em Palavras

Com a tag auto conhecimento, consciência, exercícios matinais, guitar craft, guitarra, meditação, morning exercises, robert fripp, violao



Círculo de Violões do Rio de Janeiro
Aforismos do Guitar Craft (seminários de guitarra criado e dirigido por Robert Fripp)
Posted on junho 18, 2010
Abaixo, estão listados alguns dos aforismos do Guitar Craft.


---------------------------------------------------------------------- ----------

Honre a necessidade.

Uma decisão muda o mundo.

Um erro é sempre perdoável, raramente desculpável e nunca aceitável.

Um fim pode ser um encerramento, uma conclusão ou um completamento.

Respostas vêm através do violão.

Qualquer tolo pode tocar algo difícil.

Qualquer coisa dentro de uma performance é significativo, seja intencional ou não.

Assuma a virtude.

Nós começamos onde estamos.

Antes de fazer alguma coisa, não fazemos nada.

Antes de se mover de A para B, melhor sabermos que estamos em A.

Defina o objetivo de forma simples, clara, sucinta, positiva.

Se podemos definir nosso objetivo, estamos na metade do caminho de alcança-lo.

Comece com o possível, e mova gradualmente em direção ao impossível.

Melhor estar presente com uma nota ruim do que ausente de uma boa nota.

Tenha muito cuidado com o início.
Então, tenha muito cuidado com o fim.
Então, tenha muito cuidado com o meio.

Mude uma parte pequena e o completo é modificado.

Comprometimentos devem ser honrados.

Dispense o superfluo.

Não seja prestativo, seja disponível.

Cada parte faz o trabalho desta parte, e nada mais.

Abandone a preocupação em tocar a nota correta. Então, toque a nota correta.

Tudo que nós somos é revelado em nossa música.

Expectativa é uma prisão.

Bom hábito é necessário, mau hábito é inevitável.

Escutar transforma som em música.

Como seguramos nossa palheta é como organizamos nossa vida.

Se podemos perguntar nosso corpo para não fazer nada durante meia hora, talvez possamos pedir ao nosso corpo para fazer algo por meia hora.

Ao afinar uma nota, afinamos nós mesmos.

É difícil exagerar o poder do hábito.

A vida é muito curta para nos comprometer com o que é desnecessário.

Ouvir é como comemos a música. Escutar é como a digerimos.

Música muda quando alguém a escuta.

Música é o silencio, cantando.

Perfeição é impossível. Mas eu posso escolher servir perfeição.

Relaxamento nunca ocorre por acaso.

Sofrimento é a experiencia resultante da distancia de onde nós estamos e o que desejamos nos tornar.

O futuro é o que o presente pode suportar.

O músico possui três disciplinas: as disciplinas das mãos, da cabeça e do coração.

A única contribuição que fazemos é a qualidade de nosso trabalho.

O artista não pode esconder nada, nem mesmo a tentativa de esconder.

A pergunta é a resposta.

Não há erros, exceto um: a incapacidade de aprender com um erro.

Confie na música.

Torne uma aparente desvantagem em sua vantagem.
Quanto maior a aparente desvantagem, maior a possível vantagem.

O mais simples é o mais difícil de assimilar de forma sublime.
www.circulodevioloesrj.worpress.com
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Lulla Oliveira, guitarrista brasileiro, extraiu cantigas sacras tradicionais do Candomblé e incorporou ao tema releituras inéditas e sofisticadas no álbum Makumba de Butique Sonora.
www.myspace.com/lullaoliveira

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
A banda yes, do guitarrista steve Howe, gravou o disco Tales from Topographic Oceans inspirado no livro Autobiografia de um Yogue, do mestre hindu Paramahansa Yogananda.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
John Mclaughlin falando sobre sua influência espiritual (www.johnmclaughlin.com)

60 years old

For the last 10 years I have systematically revised all my spiritual influences. They remain a constant inspiration to me. They are primarly:

- Karen Armstrong and her affection for the mystic dimension of Islam and the Sufis. One can hear the beauty of this dimension in the Qawwali music of the Rizwan-Muazzam group, or the even better known, Nusrat Fateh Ali Khan recordings.
- The writings of Carlos Castaneda on the subject of Don Juan and Don Gennaro.
- The translations of the great Taoist, Chuang Tzu by Father Thomas Merton, himself a great inspiration to me.
- The works of D.T. Suzuki on the subject of Zen and the Japanese Mind.
- D.E. Harding with his writings on the true nature of the Universe and Consciousness.
- Aldous Huxley, especially his treaty on Religion and Politics in the book ¬Grey Eminence¬.
- The Chan poetry from China from the 6th to the 17th centuries.
- The sayings of Ramana Maharshi.
- The sayings of Sri Ramakrishna and his most celebrated disciples : Brahmanada and Vivekananda.
- Fritjof Capra and ¬The Tao of Physics¬.
- Last but by no means least, the great Alan Watts and his works on the elucidation of Zen for the Western mind, and his other works on Asian thought.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Dedico este tópico para Deus.
Paz Profunda

May BA
Veterano
# dez/10
· votar


Pô brother, bem legal! Só lí algumas partes pq ta bem grande, depois leio mais. Acredito que a galera não respondeu tb por isso. Muito legal o texto, tô precisando de inspiração assim mesmo!

Monsfogueri
Veterano
# dez/10
· votar


Tah grande esse texto, mas parece bem interessante..

To postando pra lembrar de ler amanha, qdo eu não tiver com sono.

:P

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# dez/10
· votar


Ainda prefiro beber jack daniels ou brahma do que ficar filosofando essas bobeiras (na minha opnião)

Leo-RJ
Veterano
# dez/10
· votar


Maluco... quero metade do que vc toma no café-da-manhã...

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


klavier

Velho, melhor tópico que já li aqui. Só isso.

Aliás, mais um adendo:

Nada como ler as palavras de um mestre para saber reconhecê-lo como tal. Tenho um longo caminho ainda. Parabéns Mozart!!

Abração e te agradeço demais pela compilação!!

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


Rodrigo Torresmo Takahara

Velho, claro que respeito a tua opinião, mas tu tem certeza que tu queria chamar isso de "bobeira"? Tu leu?

Não estou querendo te obrigar a gostar do tópico (isso sim seria uma bobeira), mas gostaria de entender melhor o que tu quis dizer!

Abração (e não me leve a mal!).

SmyThyxD
Veterano
# dez/10
· votar


Melhor q auto-ajuda

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# dez/10
· votar


De Ros
Cada um tem uma opnião filosofica, como politica e religiosa.

Ainda prefiro Jack Daniels com 1 pedra de gelo.

Bigtransa
Veterano
# dez/10
· votar


Rodrigo Torresmo Takahara
Ainda prefiro Jack Daniels com 1 pedra de gelo.

Seria um desses anestésicos de que fala o texto....

Eu nunca gostei de Queen of the Stone Age, mas finjo que gosto pra parecer um cara antenado com as bandas atuais. Essa compilação de textos serviu para eu me dar conta desta e de outras coisas idiotas que faço......

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


Rodrigo Torresmo Takahara

Respeito a tua opinião.

Bigtransa

+1

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/10
· votar


klavier
Muito interessante...
Mas ler isso apenas , não é o suficiente.
Creio ser preciso introjetar, viver alguns desses ensinamentos...
Abç

klavier
Veterano
# dez/10
· votar


Pra mim o mais importante da abordagem desses autores, e o que mudou minha vida ao buscar um caminho espiritual, é que é possível nossa conexão com o sagrado, seja lá que nome tenha, através do nosso tão querido instrumento.´É possível tocar guitarra como quem reza, como quem medita, é possível ser um guitarrista e através de sua arte tornar-se um ser humano melhor, um músico melhor. E como dizem os muçulmanos, Deus (Allah) ama a beleza. Então esses guitarristas são o exemplo vivo de que está disponível para nós guitarristas um caminho de PLENITUDE humana e artística, ATRAVÉS DE NOSSA ARTE E DA NOSSA GUITARRA.

leonardobarcelos
Veterano
# dez/10
· votar


A música não é uma linguagem universal a toa!

Muito bom o texto, li 'quase' todo.

André Slash
Veterano
# dez/10
· votar


klavier
Sensacional cara!
Lerei com mais calma depois!
Mas ta de parabens pelo tópico!

Lord-g
Veterano
# dez/10
· votar


klavier
Cara muito show gostei das citações do mestre Mozart !!!
Há Algum tempo tento olhar e viver a guitarra além da transpiração e do contato físico, 'acho' que ele disse um pouco disso. Quando se está bem de forma geral o ato de tocar se tonar mais prazeroso tanto pra quem toca quanto pra quem ouve.

Parabéns pelo tópico man !! :)

eric bluesman
Veterano
# dez/10
· votar


bom dia a todos!! , muito legal esse topico essas coisa é q fazem valer a pena o forum , e nos fazem pensar q se agente (me incluindo primeiro) fosse mais antenado com tudo isso nossa musica seria muito melhor, nossa vida familiar seria melhor e seriamos melhores seres humanos em geral, por isos o Mozart é o grande camarada e musico q é, sempre bom darmos uma parada pra analizar oq fazemos de nossas vidas como pessoas vivendo em comunidade.

angus.young1991
Veterano
# dez/10
· votar


Só imagino o que Deus pensaria se estivéssemos "rezando" com a guitarra tocando alguma música do Slayer usahuhushuashaus
Flw!

Jube
Veterano
# dez/10
· votar


angus.young1991
Huahuahua lembrei de god hate us all

engtmir
Veterano
# dez/10
· votar


klavier
O texto é sensacional, em quase 10 minutos de leitura aprendi bem mais do que em um semestre de estudos...

Abraços

TavaresBluesMan
Veterano
# dez/10
· votar


klavier
Bem interessante hein cara?! Muito bom.
Foi muito útil, viagem total.
Valeu, abraços.

klavier
Veterano
# dez/10
· votar


How I Got Involved in Music Therapy

The concept of "entertainment" falls far short of the real potential of music. Even the idea of "music as art" has its limits. When I think back to some of my most profound experiences, such as hearing for the first time the music of Serge Prokofiev, Jimi Hendrix or John McLaughlin, I know I was changed irreversibly. Good music touches us in depths we didn't even know we had. In this way it is tied to our growth and evolution, both emotionally and spiritually.

I've always wanted to do more than just making albums and playing gigs. I wanted a higher calling, higher than "commercial" or "artistic" success. What does all that really mean, after all? But if you can touch someone, really help their life, now that would be something special.

Once when I was a teenager, I had a date to jam with a girl, Allison, who played piano. I almost canceled, because I had come down with the flu, but I decided to go anyway.

We must have played at least 4 hours together, and at the end of the session, I felt nearly healed. It was very clear to me that the music had made a difference, although I had not yet heard of "music therapy."

That memory always stuck with me. Then one day years later I met a music therapist named Donna Poland, who told me about the field and sent me some very impressive literature. The following year Kenwood Dennard, who was playing drums in my band, asked me if I knew anything about the healing powers of music and I shared the information I had gotten from Ms. Poland. It seemed everything was coming together.

In the last two years or so, I've had the opportunity to observe a number of music therapists during my travels. I make stops during my concert tours to contact local music therapists and observe what they do. I talk with some of their patients too. This has been very rewarding to be able to see first hand how this work is helping people.

www.stanleyjordan.com

Tem esse texto acima do Stanley Jordan. ele evem colaborando com musicoterapeutas, está estudando os textos da musicoterapia, conversando com musicoterapeutas e pacientes. Isso é muito nobre e elevado, ele revolucionou a técnica da guitarra, é um cara próspero, famoso, talentoso, e mesmo assim encontra tempo e interesse para se dedicar ao próximo, colaborando como guitarrista para aliviar o sofrimento de outras pessoas que talvez nem conheçam ou gostem da música dele, talvez para ele isso nem importe. Isso enobrece demais nosso instrumento.

Jeffdmaais
Veterano
# dez/10
· votar


ixi, muito grando, deichei meu post aki pra dps editar

Carregando
Veterano
# dez/10
· votar


muito bom

Hendrixiano
Veterano
# dez/10
· votar


up no que merece ser upado!



muito bom!


Ctrl+C/Ctrl+V

isso merece ser guardado, lido e relido.

mr.moretti
Veterano
# dez/10
· votar


muito bom o texto

Marcelo Bico
Veterano
# dez/10
· votar


Hendrixiano
Valeu o up. Não fosse isso, eu não teria tido a oportunidade de ter largado tudo aqui no trabalho e investido 15 minutos prá mudar a minha cabeça.

Isso. 15 minutos mágicos necessários para plantar uma semente.

Marcelo Bico
Veterano
# dez/10
· votar


klavier
Obrigado.

Hendrixiano
Veterano
# dez/10
· votar


klavier

parabéns pela iniciativa cara. Obrigado!

Marcelo Bico

Que bom q vc leu cara! Já valeu a pena.

klavier
Veterano
# dez/10
· votar


Vlw, eu só compilei.
Eu tenho um blog com esta temática música e espiritualidade, além dessa postagem aqui tem mais coisa, não só relacionado `a guitarra mas a outros instrumentos tb. E tenho outros dois blogs tb sobre música :
www.cadenciacarioca.blogspot.com
www.carrancadelei.blogspot.com
Vlw, muito som pra todos nós.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Guitarra e o Sagrado