Ponte Roller Bridge - Ibanez AFS 75 / Soltou ao tirar as cordas!

    Autor Mensagem
    tarcisioal
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: tarcisioal


    Galera,

    Comprei uma Ibanez AFS 75 a umas duas semanas. A guita é essa da foto do link. Veio com cordas, normal.. testei ela na loja, som bonito, tudo perfeito.

    Hoje fui trocar as cordas dela.. quando tirei as cordas, a ponte (mais especificamente essa parte que tá em destaque na foto) simplesmente caiu! Olhei embaixo e não tinha sinal de cola, muito menos parafusos... ela veio simplesmente solta, presa apenas pela ação das cordas. Procurei na net mas não encontrei nada a respeito.

    Alguém sabe me explicar algum motivo lógico pra isso?

    Pensei que podia ser assim mesmo, mas acho quase impossível, afinal com uma forçadinha ali a ponte se mexe, mesmo com as cordas colocadas... Veio com defeito? Alguém sabe o que faço?

    Link da Foto:

    http://picasaweb.google.com/lh/photo/LuRwxLbznE1L6FwUHJ0qkg?feat=direc tlink

    Math-Ador
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Ah...esse tópico eu quero acompanhar....

    tarcisioal
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Por que Math-Ador ?

    Fui medíocre na pergunta ou já te aconteceu algo parecido?

    A propósito, se fui medíocre, peço desculpas a todos, mas realmente boiei quando a ponte caiu...

    Obrigado desde já a quem responder.

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    tarcisioal

    Cara, ponte de semi-acústica normalmente é solta.
    É assim mesmo. Fica tranquilo.

    Até comentei sobre a afinação das oitavas AQUI!!!

    Tenho a mesma guitarra que vc, só que o modelo branco.

    Não tem problema... apenas tente colocar na mesma posição que estava antes. E depois talvez precise de uns ajustes nas oitavas!!

    PS: Está desafinando muito com as alavancadinhas...? Hehehe

    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    tarcisioal
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Del-Rei

    Obrigado pela resposta.

    Eu recoloquei as cordas, ajustei a ponte em um lugar que julgo correto: peguei o afinador e fui movendo a ponte até as 8as funcionarem corretamente, visto que eu não sabia que tinha que marcar o local da ponte antes de tirar as cordas. Acho que a solução é trocar uma corda por vez, o que dificulta a limpeza por outro lado. Achei muito estranho isso.. não tinha idéia dessa característica das semi-acústicas.

    Até que ta desafinando pouco.. estou sendo modesto com as alavancadas, tenho uma outra guita com Floyd pra relaxar quando estou empolgado. hehe.

    Obrigado mais uma vez,
    abs

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    tarcisioal
    movendo a ponte até as 8as funcionarem corretamente


    Cara, mas pra ajustar as oitavas não é necessário mover a ponte, e sim os saddles individuais, a não ser que vc tenha colocado a ponte numa angulação bem fora.... não é tão simples, mas não é difícil... é apenas trabalhoso.


    Perceba que a ponte tem uma angulação, ela não é reta em relação aos captadores!


    Acho que a solução é trocar uma corda por vez, o que dificulta a limpeza por outro lado. Achei muito estranho isso.. não tinha idéia dessa característica das semi-acústicas.

    Pois é... uma de cada vez, e fazendo uma mágica pra limpar... haha.

    Sobre a afinação, esse tipo de ponte não é pra dar alavancadas, apenas vibratos leves. Mas se vc colocar pó de grafite no nut vai ajudar um pouco, mas não vai resolver.


    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    Mateus Z.
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Tenho uma tambem, só que preta com brilhante dourados.
    Adoro essa guitarra, mas quero uma tele.
    As alavancadas sao maravilhosas, nao desafina em nada.

    Spect
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Mas essa parte aí é solta mesmo, como falaram. Todas as pontes tune-o-matic são assim.

    Del-Rei
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Spect
    Todas as pontes tune-o-matic são assim.


    De onde tirastes isto, rapaz???????



    Um aceno de longe!!!

    tarcisioal
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Del-Rei

    Sei que os saddles servem pra ajustar as 8as, mas eu estava com a ponte na minha mão, sem a mínima idéia de onde colocar ela, tanto na distancia quanto na angulação.. como eu sabia que os saddles estavam ajustados de forma bem razoável (visto que as 8as funcionavam bem antes de eu tirar as cordas velhas e descobrir que a ponte estava solta) tive que estimar um lugar pra colocar a ponte, colocar as cordas, e depois ajustar mexendo na ponte com o afinador conforme falei... deu certo, ficou perfeitinha.
    nesse processo percebi que ela não fica reta mesmo, fica com uma leve angulação, com as primeiras cordas mais curtas que as últimas.

    Não acontece com frequencia de voces estarem tocando e a ponte mexer? Não aconteceu comigo nessas duas semanas que fiquei com a guita sem saber que a ponte não era colada, mas agora sabendo parece que é tão frágil bater ali e a ponte se mover.

    Valeu a todos,

    Spect
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Del-Rei

    Mas não são?

    As que eu me refiro são as no estilo das Gibson:
    http://www.provide.net/~cfh/p90tune.jpg

    Del-Rei
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Spect

    Então... As Tune O' Matic de Semi-Acústicas não.
    Les Paul e SG sim, sempre são.


    Mas como o tópico é sobre a Semi-Acústica, não são.... Apesar de serem Tune O' Matic tmb.... hehe

    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ponte Roller Bridge - Ibanez AFS 75 / Soltou ao tirar as cordas!