Guitarristas Famosos que não sabem Teoria Musical

Autor Mensagem
derek_70
Veterano
# nov/10


Recentemente vi uma entrevista do Steve Vai no Youtube e lá pelas tantas o entrevistador perguntando sobre a importância de saber teoria musica, o Steve Vai diz que o Jeff Beck não sabe nem encontrar um F# na corda G !!!

Fiquei surpreso com esta declaração, fui pesquisar e realmente descobri que o Jeff Beck não se importa com Teoria Musical.

Deve ter muito mais guitarrista famoso nesta situação...

Math-Ador
Veterano
# nov/10
· votar


Eu...ou não...
Hendrix tambem sabe nada

tomcykman
Veterano
# nov/10
· votar


Essa entrevista com o Steve Vai é o bicho.

Pra quem quiser ver:



FlOaD
Veterano
# nov/10
· votar


Acho estranho como alguem pode tocar sem saber nada de teoria o.ó

Simplesmente chutar notas no braço acho que não rola.

Magrinho123
Veterano
# nov/10
· votar


pô, a galera do blues mais antigão, vieram tudo de condições ridiculamente inapropriadas pra qualquer ser humano, quase que escravos, nenhum deles sabia bulhufas de teoria musical; mas quem nasce pra tocar, não deixa de tocar.

AugustoDamned
Veterano
# nov/10
· votar


Alguém acha que Robert Johnson era fudidão em teoria?

Black Horse Guitar
Veterano
# nov/10
· votar


O Andreas Kisser até algum tempo atrás não sabia nada, ele fazia o que os caras da banda passavam pra ele, ele não sabia nem o nome dos acordes que tocava, isso que eram power chords!

Abraços

Spect
Veterano
# nov/10
· votar


Não é que o cara não saiba de nada, como um iniciante. Muitas vezes ele sabe fazer tal coisa, mesmo que não consiga explicar por que tal coisa funciona, ou por qual motivo tenha que ser feita de tal forma, meio que na gambiarra. Mas isso não quer dizer que você não deva ligar para teoria.

Black Horse Guitar
Veterano
# nov/10
· votar


Spect

Concordo

De certa forma eles entendem de teoria porque eles tocam de ouvido, vão pelo feeling pra fazer o que querem e é exatamente dessa forma que surgiu a teoria, ou seja, a teoria surgiu do feeling e não do nada.

Teoria nada mais é do que um conjunto de regras (não definitivas) pra ajudar a deixar o som mais "harmônico e melódico", melhor para ser ouvido

Abraços

buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Guitarristas Famosos que não sabem Teoria Musical

O B.B.King é um exemplo disso.Mas toca muito,isso é o que importa !!!


EDIT E eu estou indo no mesmo caminho.Não manjo nada de teoria,também tô nem aí pra isso.Quero mais mandar a mão e fazer som,isso que importa pra mim.

victorhs
Veterano
# nov/10 · Editado por: victorhs
· votar


O cara pode não saber teoria mas pode ter aprendido o que é bom e o que não é bom e ter criado a propria "teoria" dele...

Mas eu realmente acho "vagabundagem" o cara viver da musica e não ter interesse em conhecimento sobre teoria...

Querendo ou não, quando o cara manja de teoria facilita o trabalho tanto pra ele como para os outros membros da banda na hora de compor.

Ja vi muito musico que nunca foi pra uma aula de guitarra mas tem um conhecimento elevado de teoria porque é dedicado e estuda sozinho.

Greggio
Veterano
# nov/10
· votar


Alguém acha que Robert Johnson era fudidão em teoria?


com certeza ele nada sabia de modos gregos, acho que nem sabia o que era grego, nem modo...


agora, pegar umas minas na plantação de algodão, aí o cara virava um kung fu panda

AugustoDamned
Veterano
# nov/10
· votar


Greggio
com certeza ele nada sabia de modos gregos, acho que nem sabia o que era grego, nem modo...

agora, pegar umas minas na plantação de algodão, aí o cara virava um kung fu panda


"Inspiração" ele tinha de sobra. rs

mendigo_desabrigado
Veterano
# nov/10
· votar


Greggio
uahsuhsushushush... rachei muito com o seu comentário...

derek_70
Veterano
# nov/10
· votar


tomcykman foi exatamente esta entrevista, lá pelos 6:30..
O Vai fala da importância da Teoria Musical para ele, mas diz que isto não é fundamental e cita o Jeff Beck que não precisa de nada de Teoria Musical para ser um grande guitarrista..

maspn
Veterano
# nov/10
· votar


aposto que o dj asbha nao sabe nada tambem. ;D

pscb
Veterano
# nov/10
· votar


derek_70
e cita o Jeff Beck que não precisa de nada de Teoria Musical para ser um grande guitarrista..

Tudo bem, mas a gurizada aqui não é Jeff Beck. E isso tipo de coisa pode estimular a não estudarem pensando que serão como Beck ou Hendrix.

guitarfilth
Veterano
# nov/10 · Editado por: guitarfilth
· votar


existe uma porrada de guitarristas que ñ sabem nada de teoria, exemplo, hendrix, van halen,...

Edit: Não quer dizer que so pq esses caras num sabem de teoria e tocam d+, que nos ñ precisemos de saber teoria tbm, tem que levar em consideração a época dos caras, hj en dia tudu está mais fácil, existe milhares de professores e escolas!

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


só consegui melhorar depois que estudei bastante harmonia e improvisação. existem pessoas que conseguem tocar muito sem esse conhecimento mas esses foram abençoados com uma musicalidade nata que eu não tenho.

agora, é um grande erro achar que hendrix, clapton, beck e outros nada sabem de teoria. sabem sim (mesmo quando dizem em entrevista que não sabem !), basta analisar algumas músicas deles para perceber (isso é muito evidente no caso do hendrix) mas só que para perceber isso, vc tem que... estudar !...

Carregando
Veterano
# nov/10
· votar


Curly


concordo, os caras acham que o "auto didata" significa nao sei porra nenhuma... mas na verdade quer dizer que eles estudavam sozinhos. ou seja, estudavam.

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


Carregando

sim. e podem não ter passado por uma instrução formal mas ao longo de sua vivencia como músicos profissionais aprenderam com outros músicos, em geral pianistas, saxofonistas, etc.

o problema é que muitos acham que é dificílimo e ficam com preguiça ou mesmo medo de estudar e justificam sua atitude com a desculpa que as "feras também não sabem". o dia em que começarem vão entender o tempo que perderam

Tjex
Veterano
# nov/10
· votar


Bem pelo que me disseram uma vez tem muitos musicos famosos que tem conhecimentos precários, como Slash que no inicio de carreira mal mal saia da pentatonica e o Angus Young seguindo mesmo rumo.

Pra mim esses caras não "perdem" tanto tempo como o Vai estudando que nem tarados guitarra, para saberem um monte de coisas que muitas vezes não aplicam na suas musicas.

Jeffdmaais
Veterano
# nov/10
· votar


com essa declaração do steve vai, muita gente vai desistir de estudar teoria !! ¬¬'

Frankie
Veterano
# nov/10
· votar


James Hetfield não sabe nada, também.
Agora fico me imaginando como o James é foda. Pqp! Criar aqueles riffs sem uma mínima noção de teoria ;o

Joel_ESP
Veterano
# nov/10
· votar


Teoria é pra fracos, fortes criam suas próprias teorias na hora:D
Abç.

Joel_ESP
Veterano
# nov/10
· votar


James Hetfield não sabe nada, também.
Agora fico me imaginando como o James é foda. Pqp! Criar aqueles riffs sem uma mínima noção de teoria ;o


Eu acho que ele sabe sim, porque no Some Kind Of Monster passa lá o Bob Rock tocando baixo aew ele fala pro Bob subir uma oitava e depois fala pra ele tocar a sétima de tal escala aterando a sexta menor e talz
Acho que ele sabe sim!
Abç.

Bigtransa
Veterano
# nov/10
· votar


Sofisma puro..... O fato de existirem grandes guitarristas que não estudaram teoria não quer dizer que não estudar tenha alguma relação direta com tocar bem..... Saber algo é sempre melhor do que não saber, não só na música mas em qualquer área......

pscb
Veterano
# nov/10
· votar


1) Existem guitarristas bons que não entendem de teoria.
2) Existem guitarristas ruins que não entendem de teoria

Logo, existem os bons e os ruins que não estudam.

Não existe isso de "não estudo, logo serei bom, pois Jeff Beck é bom".

Prefiro pensar no monstro Steve Howe, que vi ontem ao vivo. Toca violão clássico, domina bandolim, explora temas sem necessidade de jogar um drive no máximo e ficar solando, alterna uso de palheta com dedilhado... Se ele não estudou, não sei, mas eu sei que para ser parecido eu terei que estudar!

guitarfilth
Veterano
# nov/10
· votar


Frankie

Creio eu que James Hetfield saiba teoria sim cara, ele estudou piano quando era novo, depois passou para a guitarra, a mãe dele era música, creio eu que ele saiba sim!

Math-Ador
Veterano
# nov/10
· votar


guitarfilth
Correcto..ele sabe sim..no cmeço da carreira ele não sabia porcaria nenhuma...porém depois com a entrada do cliff burton na banda todos começaram a aprender com ele que ja tinha MUITA instrução no piano(eu acho q é piano)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas Famosos que não sabem Teoria Musical