Guitarristas Famosos que não sabem Teoria Musical

Autor Mensagem
Black Horse Guitar
Veterano
# nov/10
· votar


Ah, Dom existe e como existe, porém não é só quem tem o dom que consegue, o dom apenas facilita e mostra a missão que Deus deu a pessoa por merecimento

Abraços

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


JJJ

"E mais uma coisa: é claro que você tem o dom! Talvez tenha só demorado um pouco a florescer, mas se você não tivesse, seria um guitarrista médio, não o baita guitarrista que és."

Tá certo... Quer dizer que o fato de eu tocar a trinta anos, estudar feito louco por grande parte desses anos não é mérito meu, né. É dom. Tá certo...

Eu digo e repito - O meu dom é o da paciência. Da tentativa e erro. Da perseverança. Tenho sérias limitaçõe musicais, que não vou expôr por que seria fazer "propaganda contra", hehehe.

Velho, existe dom. Cansei de dar aulas para caras que tinham uma facilidade ridicula de tocar as coisas, e que tinham um ouvido muito mais apurado do que o meu.

Tive alguns alunos que eu não tinha mais o que passar para eles, e acabava passando justamente o que eu estava estudando, e eles pegavam muito mais rápido do que eu.

Deixa eu te dizer uma coisa no minimo interessante - Esses alunos, quase todos que apresentavam uma forte dose de "dom musical", já desistiram de tocar. Sério. Tirando fora uns dois, os outros largaram.

Quando eu perguntei para eles o motivo, eles sempre diziam "É dificil, o cara não tem apoio, não tem incentivo, não dá grana, etc, etc, etc..."

Como tocar era fácil, não foi algo "conquistado", como foi comigo, eles não estavam acostumados a perseverar. Eu estou.

Só para encerrar, agradeço muito a Deus pelo meu dom, mas, deixando bem claro - é o dom da paciência. Como eu disse anteriormente, levei dois anos para conseguir afinar a guitarra.

Não tire o meu mérito, a minha batalha, falando que é dom.

Abração!!

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


De Ros: levei dois anos para conseguir afinar a guitarra.

Até que vc comprou um afinador! Pode falar a verdade! ;)

Abs

ps. na época devia ser um diapasão...

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Vou te contar um segredo, é verdade...

Quando eu descobri que o diapasão de metal tocava exatamente a nota do harmônico da quinta casa na quinta corda, e que o captador da guitarra captava a nota do diapasão, eu só afinava assim! Porque daí tu ouve a oscilação das notass se aproximando, e estava afinado quando a oscilação cessava!

Depois eu aprendi a ouvir e diferenciar um pouco mais os intervalos, sem precisar dessa oscilação. Mas demorou muito!

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/10
· votar


Não acredito nesta história de dom! Todo grande mestre da guitarra (De Ros tbm esta nesta lista) treinou pra kct para chegar aonde está ou esteve (no caso de hendrix).

O De Ros está certo (dificil não estar né!), as pessoas que tem mais facilidade para tocar (não diria dom) geralmente não tocam e não aproveitam isso a favor deles (o que me deixa fulo), pois tem um colega meu na minha sala que toca violão pra kct, mas ele não quer tocar e raramente toca pra nos quando os moleques trazem violão para a escola.

Para mim o dom é a virtude que vc tem desde quando vc nem sabia o que significava a palavra "virtude".

Sendo assim, tocar guitarra não é um dom (pois vc não nasce já sabendo tocar) é muito treino, luta e perseverança!


Desculpa se eu falei alguma asneira (de novo) é que eu estou tomando Malandrops!

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


De Ros

Vc consegue afinar durante uma música que está tocando? Vejo alguns caras fazendo isso e fico pasmo!

Abs

Math-Ador
Veterano
# nov/10
· votar


Viciado em Guarana
a amigo..quanto tempo não vejo esses malandrops...muito obrigado pelas lembranças!
MauricioBahia
Paul Gilbert é o cara afina enquanto conversa...
só no começo da musica msm...
http://www.youtube.com/watch?v=GnMbvBN488k

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia

Se for uma musica tecnicamente dificil, não dá tempo e me atrapalho, Mas se for uma mais simples, não tem muita dificuldade. O segredo é não sair correndo, identificar se a corda está alta ou baixa (geralmente está baixa) e, com toda a calma, dar um "toquezinho" na tarraxa. Dificilmente tu vê o cara mexer uma vez só, porque tem que mexer tão pouquinho que as vezes o cara só encosta na tarraxa, e só depois vai move-la.

Abração!!

tomcykman
Veterano
# nov/10
· votar


Opa! Olha só o que o Steve Lukather diz sobre tudo isso:



Yeah!

De Ros
Veterano
# nov/10
· votar


tomcykman

Steve Lukather é mestre Samurai e Highlander!

E que harmona complexa, velho! Cada acorde é uma novela com o enredo mais complicado que receita de simpatia para arrumar casamento para velha feia!! Oigalê!!!

Ant--
Veterano
# nov/10
· votar


Não sei não. Vou insistir que dom existe sim e pequenas variações são uma característica de toda e qualquer forma de vida. Uns tem mais algumas coisas e menos outras. Deixando o sobrenatural de lado, como todos sabem o cérebro é uma câmara supercomplexa a ainda repleta de mistérios para o limitado conhecimento humano. Então, se em alguns indivíduos essa câmara tem compartimentos mais irrigados, com neurônios mais potentes do que em outros indivíduos, está aí a ferramenta para ser brilhante em alguma coisa. É claro que com treinamento e estudo ele será mais brilhante, assim como é claro que sob as mesmas circunstâncias ele será SEMPRE mais brilhante do que outro que não possuir tal ferramenta.
A sorte é que, acredito eu, a coisa fica dividida. Se um tem determinado compartimento do cérebro privilegiado (fisicamente, esqueçam o sobrenatural), outros compartimentos já são menos e assim fica bem distribuído. Tirando certos gênios que pareciam possuir mais compartimentos. Aliás, Leonardo Da Vinci foi um gênio que se interessou por um monte de coisas (inclusive música), foi bom em todas elas e se dedicava muito pouco. É normal encontrar obras dele inacabadas pelo simples fato de ele não ter tido saco para ficar fazendo só aquilo. Portanto detona ainda mais o mito de que dom não existe e que tudo é somente resultado de repetição.

TavaresBluesMan
Veterano
# nov/10
· votar


De Ros
Pô suas declarações ao JJJ me motivaram muito!

Valeu man, abraço

JJJ
Veterano
# nov/10 · Editado por: JJJ
· votar


De Ros
Não tire o meu mérito, a minha batalha, falando que é dom.

Ok... não tiro teu mérito, de forma alguma. Já disse que és um baita guitarrista; todo mundo sabe disso!

É a primeira pessoa que vejo não gostar quando dizem ter um dom (musical). Mas entendi teu ponto de vista: achas que o fato de ter um dom musical diminuiria a tua "batalha" por ter chegado onde chegastes. Ok.

Mateus Z.
Veterano
# nov/10
· votar


Mas é real, quando voce fala que o cara tem Dom, como no caso voce falou pro De Ros, parece que todo aquele esforço que o De Ros fez não ta sendo reconhecido, que ele toca tudo que toca, porque sei lá é um dom.

hahahaha dom é foda mas eu ainda nao acredito =)

tomcykman
Veterano
# nov/10
· votar


Pra quem não entendeu o vídeo pelo inglês: ele fala que se tu não sabe ler música, tu é um vagabundo preguiçoso basicamente ahuahuahuah

Sioux
Veterano
# nov/10
· votar


Mateus Z.

Fake total, não acredite nisso.

Aos 2:40 a latinha entrando na lata de lixo mostra claramente a edição do video.

Abrs

Daniel_MV
Veterano
# nov/10
· votar


Quem falou ai que o EVH não tem conhecimento de teoria falou besteira. O cara veio do piano.

Outra coisa, essa história do Hendrix tmb, há controvérsias. O cara era sideman.

Renato F
Veterano
# nov/10
· votar


Não há duvida de que, alguns de nós já nascem com um talento maior pra determinada área, seja artística ou não.

O estudo, a motivação e a perseverança com certeza aprimoraram esse talento. Não existe um grande guitarrista que não tenha ralado muito. Todos sabemos as histórias de grandes músicos que pegavam a guitarra do irmão mais velho, que passava os dias tentando tirar músicas do rádio velho da família ou que matava aula pra tocar. Bom, é essa curiosidade e essa paixão que, geralmente, aparecem qdo somos moleques que nos faz superar as dificuldades e aprimorar nossa paixão/talento.

O estudo ou não da teoria musical vai de encontro às necessidades do músico.

Por exemplo, se Hendrix não sabia teoria, foi bem sucedido em seus objetivos. Ele conseguiu constriur e externar sua música sem tanto conhecimento teórico.
O mesmo se aplicaria ao Steve Vai. Foi sua técnica e seu conhecimento teórico que o levaram tão longe.

Razões diferentes movem e motivam o guitarrista.

Alguém acha que, se não nascecemos com uma certa predisposição pra música seríamos guitarristas?

É essa predisposição que criou a curiosidade que virou a paixão!

Seja qual for o nome; dom, talento, força de vontade, raça. Se vc não tem, não importa se vc estuda ou não teoria musical, vá tocar campainha.

JJJ
Veterano
# nov/10
· votar


Mateus Z.
quando voce fala que o cara tem Dom [...] parece que todo aquele esforço [...] não ta sendo reconhecido

Isso não faz sentido pra mim... só o dom não basta. Se o sujeito tiver dom pra música e nunca pegar um instrumento pra treinar, vai ficar no zero. Não acho que ter "jeito pra coisa" diminua o mérito de quem quer que seja. Mas isso é só a minha opinião; respeito a de todos.

Math-Ador
Veterano
# nov/10
· votar


Mateus Z.
na minha opinião correto...
Isso acaba se tornando religião.. Dizer que uma pessoa tem Dom é dizer que tudo o que ela ja fez, ja batalhou pra ter, ja ficou até tarde solando pra ficar perfeito é coisa se Deus..pq deus te deu o poder pra fazer isso...sendo ateu acho a maior INJUSTIÇA das religiões...é muito facil encontrar muito disso nos videos do Juninho Afram no youtube, porcausa da musica gospel...é obvio..muitos religiosos vão ver e comentam isso..Ah ele é abençoado por deus! ele fala a voz de deus!

Black Horse Guitar
Veterano
# nov/10
· votar


Dom mais dedicação = Mozart e Hendrix (porém a teoria do Hendrix era seu feeling)
Dedicação somente = Steve Vai, Dave Murray, Adrian Smith, Malmsteen, De Ros (já que seu dom é a paciência), etc
Dom, somente = Alguns donos de escola de música e estúdios hehehehe

Sem dom e sem dedicação = Quem passa o dobro do tempo em fóruns do que o tempo que se dedica ao instrumento, criticando quem faz alguma coisa. (Claro, nem todos sem dom e sem dedicação se enquadram aqui)

Hehehehehehehe

Abraços

Bomber Man
Veterano
# nov/10
· votar


Olha muita controversia, bom eu nunca fiz aulas, não sei nem ler aqueles livrinhos de banca de revista e muito menos me aventuro a ler tablaturas partituras e outros, não acredito em Dom, acredito que algumas pessoas tem mais facilidade e tato pra musica que outras e isso ocorre em qualquer área, musica/ negócios/ outros ok, no meu caso meu primeiro contato com musica foi quando achei um violao velho com uma corda do meu primo, eu tinha 9 anos, toquei smoke in the water em uma corda so, e dai começo meu amor pelo instrumento e pela musica, serio eu nunca abri um livro de acorde, tenho um song book do tributo ao SRV que nem coragem de abrir eu tive isso que ele ta la a uns 6 anos, mais tmb nunca tive vontade de aprender a teoria, tudo que toco hoje, na verdade é copia dos artistas que eu gosto, tento copiar o som, me peça pra fazer o balanço mensal de sua empresa mais nunca me peça pra achar um dó na guita eu não sei onde ele esta, não tenho vergonha de não ter me esforçado visando que nunca quiser ser o steve vai ou hendrix ou sei la quem eu so quero tocar, ja toquei com banda, e nunca fiz cover, por que nunca tive paciência de aprender as musicas dos outros então nesses 13 anos que toco literalmente so toco improvisos, e coisas que eu achei que fico legal mesmo os outros não achando ahahahaha, resumindo, se vc estuda e se torna um grande guitarrista ótimo, se vc não estuda e se torna um grnade guitarrista ótimo também, sem ou com base na teoria musical todos podem tentar, so que vai demorar muito mais pra se tornar um e exímio, hoje eu penso como eu estaria se esses 13 anos eu tivece me dedicado ou estudo do instrumento, e por isso irei começar com aulas, pq tocar sem teoria vc ate toca, mais como diz o ditado se for pra fazer pela metade é melhor nem fazer, e dessa vez farei certo e meterei a cara nos estudos, agora ja to mais velho e tenho um tempo sobrando.. foi mals a biblia que escrevi agora hahahahahahha

derek_70
Veterano
# nov/10 · Editado por: derek_70
· votar


Pra quem não tem dom, nem paciência, nem talento,
nem nada, olha quanta música dá pra fazer só com 4 acordes.





August Zakk
Veterano
# nov/10
· votar


Angus young nao sabe teoria,e ele é um puta guitarrista.Acho q slash tambem aiehaoiueaee a sei lanem eu sei teoria

Joel_ESP
Veterano
# nov/10
· votar


Kiko Loureiro
kkkkkkkkkkkkkkkk (Ironia)

Manubio
Veterano
# nov/10
· votar


Então,

Eu não acredito em dom, eu acredito em facilidade, e se isto for o que chamam de dom, então tudo bem.
Sempre tive facilidade com exatas, sempre peguei mais rápido o raciocínio do barato, tanto que no colégio só dormia, e não dava a mínima para isto, exatamente por ter uma facilidade extrema aquilo jamais me motivou. Hoje faço engenharia e sou motivado pela complexidade do que aprendo.


Na guitarra, eu ralei. Eu demorei 3 meses para fazer uma pestana direito, demorei 1 ano para sair fazendo tudo que era acorde.
Hoje, na igreja em que toco, todo mundo gosta de me ouvir, alguns dizem que eu tenho um dom, e eu digo que só minha mãe sabe quantas tardes eu não passei com a guitarra no colo, tocando por 4-5 horas seguidas. Que só ela sabe quanto tempo eu fico mexendo na minha pedaleira, lendo sobre equipos para chegar lá e fazer um som legal.

Sobre saber teoria: É no mínimo excêncial se você quiser ser um bom guitarrista. Pode até ser que na banda cover o guitar pro dê um jeito, mas na vida real não é assim, por isto estou tentando ler partitura e aprender mais sobre Harmonia.

Outro dia, fui tocar em uma banda onde tem ótimos instrumentistas, e ai em uma música meio latina, eles queriam que eu fizesse em solo, o fato é que a base modulava no solo, além de que só rolava a Menor Harmônica na hora, ainda bem que percebi e casou bem, mas sem teoria, teria ficado uma verdadeira droga.

Abs

Daniel Reis
Veterano
# mar/11
· votar


Beleza, me falem um músico com a musicalidade de Bach sem teoria. Nem com, quanto mais sem!!!!

Bach era um mostro teoricamente, o que consequentemente o fez um mostro praticamente. Claro que ele tinha um dom especial, mas sem a teoria creio que ele seria um Salieri da vida!

jberbetz
Veterano
# mar/11
· votar


tomcykman
Muito legal a entrevista!

guizimm
Veterano
# mar/11
· votar


Dom mais dedicação = Mozart e Hendrix
sinto muito,mas hendrix não chega aos pés de mozart

Joel_ESP
Veterano
# mar/11
· votar


mas hendrix não chega aos pés de mozart

Não chega nem aos pés dos dois Mozart's, tanto do Clássico quanto do Mello.
Abç.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas Famosos que não sabem Teoria Musical