Guitarristas Famosos que não sabem Teoria Musical

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# nov/10 · Editado por: JJJ
· votar


Tem muito guitarrista que aprende na porrada, tentativa e erro, instinto, ouvido, ouvindo os outros, etc...

Eu (embora não esteja na categoria do tópico de "famosos") só fui me importar com partitura e teoria em geral mais profundamente muuuuito tempo depois de começar.

tomcykman
Veterano
# nov/10
· votar


Desejo sorte pra quem quer ser profissional sem saber teoria....

Mateus Z.
Veterano
# nov/10
· votar


E pros que só querem diversão com guitarra

"Foda-se a teoria" O comando é meu. A guitarra é minha. ;)

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


Mateus Z.

E pros que só querem diversão com guitarra

"Foda-se a teoria" O comando é meu. A guitarra é minha. ;)


mas o ouvido é dos outros, infelizmente, rs...

MrStradlin
Veterano
# nov/10
· votar


Curly

Falou tudo.

Mateus Z.
Veterano
# nov/10
· votar


Curly
hahahahaha tá certo.
Tem um limite também.

Um bom músico, tem um bom ouvido, geralmente. Digo isso, porque eu por exemplo, nao sei nada de teoria, só algumas escalas, principalmente a pentatonica, e nunca tive interesse em aprender teorias. Só toco em pequenos bares, cover e to mto feliz.

ogner
Veterano
# nov/10
· votar


Mateus Z.
Só toco em pequenos bares, cover e to mto feliz.


Pra fazer cover não precisa de teoria, ué!? Né?

Mateus Z.
Veterano
# nov/10 · Editado por: Mateus Z.
· votar


ogner

Exatamente!

O que eu quero dizer, e que ja foi dito aqui nesse topico.

Nao precisa saber teoria musical, para ser bom guitarrista. E na minha opiniao, que toco por diversão, o que importa, é a diversão. O prazer em tocar, nao importando equipamento, ou velocidade, ou teoria, mas sim, tocar uma musica agradavel, um solo agradavel, que nao precisa ser 100% tecnico, mas como o amigo disse em cima, seja bom de ouvir.

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/10
· votar


Para tudo requer dedicação! Seja na teoria e principalmente na prática!

Sem saber porcaria nenhuma de teoria, apenas fazendo experiencias e tocando acordes acabei criando (ou descobrindo) um base para uma base de uma música que quero compor, mas infelizmente não consigo terminar essa base porque não sei nada de teoria e o que eu tento não ta dando certo e...

Estuda teoria molecada, senão vcs não vão compor porcaria nenhuma!

derek_70
Veterano
# nov/10 · Editado por: derek_70
· votar


Vamos ver a coisa por outra perspectiva.
Imaginem uma criança de 4 anos de idade.

Com esta idade ela já é fluente no seu idioma nativo.

Já conjuga verbos no passado, presente e futuro, entende o que ouve, fala e se comunica fluentemente sem nunca ter estudado a teoria do seu idioma.

Aprendeu apenas ouvindo, observando, sendo corrigida pelos pais e através de tentativa e erro, além de repetição.

Só lá pros 6 ou 7 anos é que ela vai para a escola aprender a gramática, o alfabeto, ler, escrever.. ou seja a teoria..

Música não deixa de ser uma linguagem e forma de expressão.
Acho que a analogia é válida.


Math-Ador
Veterano
# nov/10
· votar


Viciado em Guarana

Eu não sei teoria e componho..cuidado pra não falar besteira...

Carregando
Veterano
# nov/10
· votar


derek_70


musico sem teoria é analfabeto

Mateus Z.
Veterano
# nov/10
· votar


Carregando
Sem teoria basica sim. Nao saber os acordes por exemplo, notas.

Mas teoria como harmonia, partitura, e avançados.

nao quer dizer que seja analfabeto, mas sim nao domina a lingua fluentemente.

A analogia de lingua com musica tambem acho perfeita como derek_70 disse.

derek_70
Veterano
# nov/10
· votar


Carregando vc acha que o Jeff Beck é um analfabeto da guitarra?


Mateus Z. obrigado por ter captado minha mensagem.

buddy guy
Veterano
# nov/10
· votar


Jeffdmaais

com essa declaração do steve vai, muita gente vai desistir de estudar teoria !! ¬¬'


Quisera eu saber o que ele disse nesta entrevista !!!!

Frankie
Veterano
# nov/10
· votar


Joel_ESP
guitarfilth

Bom, aí eu já não sei.
Na minha revista Guitar Player Metallica, na entrevista ele afirma não ter estudado teoria musical na guitarra '-'

derek_70
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy pro Steve Vai a Teoria Musical é algo fundamental. Na entrevista ele diz que se considera músico e não guitarrista. Pra ele em primeiro lugar foi a vontade de saber música a fundo, a guitarra veio depois..


Frankie acho que primeiro temos que definir o que é saber Teoria Musical. Para alguns é saber ler e escrever Partitura, Harmonia, Arranjo..

Acho que ninguém aqui está defendendo um desprezo completo pelo básico como formação de acordes, escalas ... pra muita gente este básico supre todas suas necessidades..

Del-Rei
Veterano
# nov/10
· votar


EUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!



Um aceno de longe!!!

buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy
· votar


derek_70
buddy guy pro Steve Vai a Teoria Musical é algo fundamental. Na entrevista ele diz que se considera músico e não guitarrista. Pra ele em primeiro lugar foi a vontade de saber música a fundo, a guitarra veio depois..



Opa,valeu meu camarada,obrigado por traduzir para mim.Abração !!!


EDIT Na verdade,não é à toa que o Vai é um guitarrista extremamente técnico(pelo menos eu acho).

Carregando
Veterano
# nov/10 · Editado por: Carregando
· votar


derek_70


ele sabe falar com a guitarra, mas nao sabe escrever oque dis.

e aquilo era pra ser uma pergunta... faltou um "?", foi mal

Sioux
Veterano
# nov/10
· votar


Viciado em Guarana
Estuda teoria molecada, senão vcs não vão compor porcaria nenhuma!

Meu Deus nunca li tanta asneira em um tópico só.

Pé de chinelo
Veterano
# nov/10
· votar


Em muitos casos a teoria é achada pelo subconsciente..

é só vc botar uma criança de 8 anos pra tocar a digitação de qlq escala maior, assim que ele botar uma nota errada, vai perceber na hora que essa nota ta errada e fora da escala

então não to querendo dizer que não precisa estudar teoria, pelo contrário, saber teorias só vai te ajduar e jamais te prejudicar no mundo da música

porém como já disseram ai Robert Johnson, B.B king e outros não tiveram oportunidade de estudar, mas nem por isso deixaram de tocar, eles usaram a sua intuição pra achar os intervalos de notas que ficassem agradáveis aos ouvidos!!

abs

JJJ
Veterano
# nov/10 · Editado por: JJJ
· votar


Um pitaco sobre essa coisa de compor sem saber grandes coisas de teoria:

Claro que é possível, galera... Eu compus muita coisa antes de sequer ter ouvido falar de campo harmônico, ler partitura, conhecer escalas, etc. Sabendo escrever uma letrinha e mais uns três acordes básicos, você já consegue compor! Pode até ser uma bosta, mas não deixa de ser uma "composição".

Aliás, tem várias músicas maravilhosas com 3 ou 4 acordes! Um exemplo: All Along The Watchtower do Bob Dylan, tem 3 acordes e é do cacete. A versão de Jimi Hendrix é um clássico, e continua tendo 3 acordes na base... Duvido que, até hoje, Bob Dylan saiba muita coisa de teoria - o que não o impediu de criar belíssimas obras. São normalmente muito simples, mas quem disse que boa música tem necessariamente que ser complicada?

Tem mais uma coisa: é extremamente importante exercer a criatividade sem barreiras. E essas barreiras, infelizmente, podem acabar acontecendo quando o músico fica muito preso na teoria desde cedo. Acho saudável o iniciante ter sua fase de tentativa-e-erro, suas próprias descobertas. É nesse momento que se forja a criatividade do músico. Dificilmente se encontra um verdadeiro gênio musical que seja 100% teórico.

Dito isso, que fique bem claro: TEORIA MUSICAL É IMPORTANTE. Apenas não é tudo, nem se deve ficar obcecado por ela.

Pé de chinelo
Veterano
# nov/10
· votar


JJJ

concordo, é possível compor sem saber teoria, só que sua composição ficará limitada a meia dúzia de acordes no máximo...

e outra coisa: pra fazer música boa com 3 acordes, tem que ser gênio, tipo Bob Dylan ou Ramones, num é pra qlq um

abs!!

Magrinho123
Veterano
# nov/10
· votar


discussão interminável à vista!

JJJ
Veterano
# nov/10
· votar


Magrinho123
discussão interminável à vista!

de minha parte não... já dei meu pitaco, tá bom assim...

guitarfilth
Veterano
# nov/10
· votar


Pra mim a teoria musical se torna uma necessidade, vc sente falta a dela, concerteza é possível fazer musica sem saber teoria, ou vc's acham que os caras do metallica sabiam alguma coisa quando fizeram as musicas do kill 'n all, o Dave Mustaine disse em uma entrevista que ate hj ele num sabe de nada, num sabe nome de escalas nem nada disso. Pra mim existe talento, o cara toca, toca, toca que acaba aprendendo sozinho sem nem saber o que ta aprendendo!!!

De Ros
Veterano
# nov/10 · Editado por: De Ros
· votar


JJJ

"Tem mais uma coisa: é extremamente importante exercer a criatividade sem barreiras. E isso, infelizmente, pode acabar acontecendo quando o músico fica muito preso na teoria desde cedo. Acho saudável o iniciante ter sua fase de tentativa-e-erro, suas próprias descobertas. É nesse momento que se forja a criatividade do músico. "

Cara, nesse ponto eu sou obrigado a discordar.

Eu conheço a teoria musical, ou pelo menos parte do que existe sobre isso. E não me sinto nada limitado ou "com barreiras". Muito antes pelo contrário.

Posso compor sem a guitarra na mão (meu ultimo disco é 100% composto no computador) e posso até escrever direto no papel, sem instrumentos, guiado pelo meu conhecimento, musicalidade e capacidade de abstração. Um músico que não domina a parte teorica pode? Talvez sim, mas, como ele registra isso?

No "Bravura", usei um trecho que escrevi a mais de 15 anos, para a banda De Ros, e que estava perdido em um caderno de partitura por aqui.

Sem contar que, mesmo sabendo teoria musical, muitas vezes, principalmente quando componho na guitarra ou cantando os trechos, ignoro meu conhecimento e utilizo apenas o ouvido. Muitas vezes erro e as vezes, esse erro acaba se tornando parte da composição. Mas o bom é que, quando isso acontece, graças ao conhecimento prévio, sei como harmonizar aquele trecho"errado". sem ficar naquela de: E agora, o que é que eu faço?

----------------------------------------------------------------------

Essa noção de que quem estuda harmonia só compõe coisas "certinhas" ou "quadradas" é um mito.

Com o conhecimento, tu pode extrapolar o comum e aplicar ferramentas de vanguarda na composição.

Analisando a minha carreira, todos os trabalhos relevantes que participei tinham a leitura e o conhecimento teorico como peças fundamentais.

É possivel ser músico sem isso? Lógico, ainda mais para quem é super talentoso ou até meio "genial".

Eu não sou, preciso estudar para me aprimorar como músico.

guitarfilth
Veterano
# nov/10
· votar


Um músico que não domina a parte teorica pode? Talvez sim, mas, como ele registra isso?

Em partes você esta certo, mas hoje em dia qualquer um domina o guitar pro!

Ant--
Veterano
# nov/10
· votar


Como artista plástico eu me vi várias vezes debatendo com outros artistas sobre talento nato (ou autodidatas) e formação (estudo). Minha conclusão nunca mudou e acho que se aplica à música também. A verdade é que tem muitos artistas que nascem para a coisa e fazem maravilhas sem precisar estudar ou mesmo entender todos os porquês do que se está fazendo. Existem também aqueles que nascem sem o talento, mas decidem que querem aprender e se lançam ao estudo, se aprofundam até o ponto de virarem mestres e acabam também produzindo excelentes trabalhos. Mas o melhor (ou pelo menos o que terá mais chances de sucesso) será quase sempre aquele que nascer com o talento e se lançar ao estudo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas Famosos que não sabem Teoria Musical