Sobre as Gianninis dos anos 60

    Autor Mensagem
    Sgt. Eddie
    Veterano
    # nov/10


    Tava dando uma olhada nessas Gianninis, vi que elas tem um bom preço, e tem potencial para serem ótimas guitarras.

    Tava aqui pensando, naquela época não existia compensado nem acabamento de poly, certo?

    E a escala delas são de Jacarandá, certo? Tem alguma chance de ser Jacarandá da Bahia (brazilian rosewood)? Ou ela sempre foi uma madeira rara?

    O acabamento delas é de nitro? E as madeiras? Cedro, freijó, pinheiro, bambu?

    Sem contar que, se o acabamento for de nitro, é 50 anos de envelhecimento da madeira né? É muita coisa...

    Se eu vir que elas atendem a pelo menos um desses requisitos, eu levo uma pra casa.

    Obrigado!

    Magrinho123
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Magrinho123
    · votar


    Sgt. Eddie
    Acabamento poly até existia naquela época, mas não era utilizado em guitarras, principalmente se tratando de giannini.

    Compensado não existia até onde eu sei, existia aglomerado e madeira sólida/colada.

    A escala é de jacarandá sim (rosewood, whatever)
    acho difícil ser originado da bahia, pois aqui no Brasil atualmente é proibida a retirada de jacarandá, a não ser que vc prove que foi vc quem o plantou, e vc só pode retirar 1/3 de todos os que vc plantou. Naquela época ainda não era proibido, mas era meio discriminado. Mas vc não deveria se preocupar com isso, a peça em sí deve ser selecionada, a origem não importa, pois o jacarandá principalmente é uma madeira que varia bastante o som.

    O envelhecimento da madeira deve sim ter deixado ela com um timbraço (timbrasso?), seja o acabamento de nitro ou poly, pois no de poly, mesmo que a umidade da madeira não "saia", ela se dispersa, deixando o miolo dela mais seco, e isso afeta o timbre, nao tanto quanto uma madeira envelhecida naturalmente, mas melhora o timbre sim, e no de nitro, a umidade realmente sai da madeira, como se estivesse envelhecendo naturalmente, só que mais lentamente.

    Dependendo do preço pago, eu acho que compensa muito vc comprar uma.

    Boa sorte nos negócios

    mlorenzo
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Quais modelos vc ta de olho? andei olhando umas giannini diamond e fiquei meio tentado a compara-las com as semiacusticas atuais novas da mesma faixa de preço (AS73, Dot e etc)

    Conde_guitar
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Sgt. Eddie

    Cara, também estava de olho nessas Gianninis, pesquisando achei umas que eram de Mogno,tampo de Marfim, braço de Marfim e escala de Jacarandá...outras com braço de Maple...

    Com o lance do envelhecimento das madeiras, creio eu que essas Gianninis antigonas são o bicho pra tunar!!

    Que modelo voce quer?

    Abrax!

    Curly
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    o problema é que além de ter de trocar toda a parte elétrica e ferragens chamar aqueles braços de toscos é elogio... sobra o corpo...

    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    um tio meu tem uma Gianini Supersonic.

    Eu pessoalmente não gosto dela, pq ela é antigaça demais da conta, deve ter uns 30 ou 40 anos...

    Qdo eu levava ela em luthier pra eles darem uma olhada, eles sempre queriam comprar ela, e qdo eu levava em lojas de musicas, os caras ficavam master admirados.. aiehiauehiah


    Sei lá, pra mim ela pode ser peça de colecionador, mas eu não gosto dela pra tocar. Pode ser pelo fato de ela estar toda desregulada.... Enfim...

    sidguitar1
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    o corpo da maioria das antigas q eu vi e de mogno(amigo meu tem uma strato q o corpo e uma peça unica de mogno,mas o braço ta bem complicado hehe)...como foi falado ai,madeiras de primeira,ate os caps da epoca eram bons,mas as vezes o molho acaba saindo mais caro q o peixe hehehe ,se vc quer uma so pra encher a boca e falar q tem um instrumento vintage escuta essa historia rapida(duvido q leia mas vai la)............. um outro amigo meu comprou uma aqui na minha cidade,..guiannini sg da decada de 70....linda a guitarra,gastou uma grana em ferragens e caps,tudo gibson...ele tem uma gibson da decada de 70 tambem q pagou 8.000 reais,um dia perguntei p ele so usa a gringa e ele falou q a giannini ficou com uma sonzeira,nao perde em nada pra U S A,mas q a tocabilidade é um lixo...nao tem como tocar com a guitarra,foi trocado traste,gasto uma fortuna com regulagens,ferragem...nada..o braço nao ta empenado..ele falo q so pode ser a construçao mesmo...entao o sonho vintage foi um pesadelo pro cara...como foi falado,o braço desses instrumentos em sua maioria eram feitos na machadada hhehe,dexei de comprar um violao giannini imitaçao de ovation decada de 70 tambem por 300 reais,pq quando peguei ele na mao...cara nem o hulk faria um solo nele heehe se for comprar uma dessas vai na casa do cara e toca a guita antes pra nao se arrepender depois

    Sgt. Eddie
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Magrinho123
    O lance do Jacarandá importa muito. Se for Jacarandá da Bahia, só uma casa da escala já vale os 1000 reais que os caras pedem.

    Obrigado pelas respostas!

    AurélioB.
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Sgt. Eddie

    Cara, será uma ótima aquisição!
    Eu comprei a um tempo, uma modelo SG de 1973, corpe em uma única peça de mogno, o braço é um sanduiche de 3 peças, iguais aos braços das Gibson à partir dos anos 70, escala em jacrandá (não sei ao certo se é o Bahiano), toda a ferragem e captadores são Gotoh, originais da guitarra, tem aquela famosa Bigsby genérica, porém está escrito "Made in USA" nos rolamentos, não faço idéia da marca mas é tão boa quanto uma Bigsby original, pois bem, tirando as tarrachas Wilkinson os trastes e os botões de volume e tom Gibson, ela está inteira original...
    Sou o cara mais feliz do mundo por ter a melhor guitarra que eu já toquei hahaha
    Tirando o fato de ter apenas 21 trastes, escala tamanho Fender e a largura do "nut" bem menor que várias guitarras que já ví, ela não perde em nada para uma Gibson da mesma época, tive a oportunidade de testar as 2 lado a lado e garanto, vale muito a pena!
    *Claro, Gibson é Gibson, não quero fazer comparações toscas, mas como ponto de referência vale a pena a ressalva.

    Bem, quando eu comprei foi meio as cegas, não testei antes de comprar, mas o ex-dono usava-a para tocar em shows e gravações, aliás, ótima banda hahaha. Foi só plugar e tocar, não mechi em nada.
    Eu particularmente prefiro o modelo SG e a Les Paul, além de serem de madeira exelente, reza a lenda que foram trazidas para o Brasil 2 belos exemplares Gibson e feitas verdadeiras réplicas das mesmas, pelo menos em questão de qualidade e construção, por isso os modelos Giannini são bem semelhantes aos Gibsons anos 70.
    Caso encontre alguma que se interesse, é bem importante testa-la ou ao menos, saber a procedência e o motivo da venda, pois como o sidguitar1 disse, existem várias como sérios erros de construção, alguns que até parecem piada, como a ponte totalmente desalinhada com o braço, por exemplo.

    Sobre a pintura eu não sei dizer qual é o cabamento, se alguém souber será de ótima valia.


    sidguitar1

    Pois é, realmente já ouvi falar de várias Gianninis dessa época com esses problemas que você citou, mas é pura questão de sorte, eu tive hahaha.

    buddy guy
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Sgt. Eddie
    Curly
    o problema é que além de ter de trocar toda a parte elétrica e ferragens chamar aqueles braços de toscos é elogio... sobra o corpo...



    Acho que nem o corpo sobra.Fala aí meus camaradas.Podes crêr,tenho uma Gianinni aqui AE08 Stratosonic.Cedro no corpo e marfim no braço e escala.Cara,já até comentei isso aqui uma vez.O corpo dela é tão fora dos padrões de strat fender,que a cavidade dos caps meio e ponte,chegam fazer contato com a cavidade do poço das molas da ponte,de tão fino que é a espessura do corpo. O braço e bem estreito também.


    Medidas do corpo de uma strat nos padrões fender- 45 mm

    Medida do corpo da Giannini-40 mm


    Medida do final tróculo do braço de uma strat nos padrões fender-56,7mm,até 57,58 mm (se não me falha memória)...


    Medida do final do tróculo da Giannini-55mm



    Isto por que eles na época "se proporam a copiar" uma fender né?



    EDIT Esta AE08 eu peguei numa dívida.Na intenção de dar uma reforma,só para tirar uma onda.Mas o que vai gastar para torna-la uma guitarra no mínimo tocável,não compensa não.Ou seja,deixa quieto esse trem aqui...

    sidguitar1
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    AurélioB. opa,q bom,é como eu sugeri,o negocio e tocar com a guitarra ,pegar ela antes de comprar,pos isso e perigoso comprar pela net,com certeza existem guitarras muito boas dessa epoca,parabens pela sorte ai..abraço

    Hammer
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    o problema é que além de ter de trocar toda a parte elétrica e ferragens chamar aqueles braços de toscos é elogio... sobra o corpo...
    [2]

    Bruno_GF
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Bruno_GF
    · votar


    buddy guy

    Cara eu tenho a mesmíssima situação que a sua! Ganhei uma guitarra de um cliente, naqueles papos surgiu o assunto que toco e ele falou "passa lá no meu escritório, tem uma guitarra velha lá, vo jogar fora" etc etc...passei pra não fazer desfeita e peguei essa Giannini (strat ae08).
    Um dia tava sem fazer nada e peguei na guitar fetish caps ponte e tarraxas, gastei uns $150 com frete, dei um tapa nos fretes e "dá pra tocar".
    Abs!!

    edit: sobre os padrões realmente não tem padrão nenhum...furação de ponte e tarraxas tem que dar um gato pra colocar!

    buddy guy
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bruno_GF
    buddy guy

    Cara eu tenho a mesmíssima situação que a sua! Ganhei uma guitarra de um cliente, naqueles papos surgiu o assunto que toco e ele falou "passa lá no meu escritório, tem uma guitarra velha lá, vo jogar fora" etc etc...passei pra não fazer desfeita e peguei essa Giannini (strat ae08).
    Um dia tava sem fazer nada e peguei na guitar fetish caps ponte e tarraxas, gastei uns $150 com frete, dei um tapa nos fretes e "dá pra tocar".
    Abs!!

    edit: sobre os padrões realmente não tem padrão nenhum...furação de ponte e tarraxas tem que dar um gato pra colocar!



    Podes crêr.Enquanto isso a minha vai ficando aqui.Na hora que sobrar uns trocos(o que é bem difícil),vejo se faço "um gato nela",para ver se fica a pampa.Por enquanto fica quietinha por aqui mesmo.Grande abraço !!!!!

    daniel_guitar
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Sgt. Eddie
    troca uma ídeia com o bertola sobre giannini ´´vintage`` reflita e depois decida se vale a pena ou não, eu só pegaria se podesse testar e avaliar bem essas gianninis antigas não tem controle de qualidade, corte e corpo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre as Gianninis dos anos 60