Projeto de guitarra + dúvida pot

    Autor Mensagem
    Bend KING
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Bend KING


    Bom dia, noite, tarde ou sei lá o quê,

    Gostaria que vocês avaliassem esse projeto de guitarra que pretendo fazer, e me tirassem uma dúvida também, usei a busca e no fórum não achei, como funciona o esquema dos pots para single coils ? Que eu saiba tem os 250k, 500k e 1000k (1Meg).

    Eis o meu projeto:

    Braço:
    JEM Prestige Maple
    Escala Maple
    Satin Urethane Finish
    Uma peça só

    Corpo:
    JEM7V Ash
    Uma peça só

    Captadores:
    DP 420 DiMarzio BRIDGE
    DP 217 DiMarzio MIDDLE
    DP 217 DiMarzio NECK

    Tarraxas:
    Sperzel Trin-lock 6 Em Linha

    Ponte:
    Floyd Rose SpeedLoader Bridge Locking Tremolo

    Acabamento:
    Pintura branca
    Escudo preto
    Ferragens douradas
    Volume e tones brancos
    Captadores brancos
    Marcação eu pretendo colocar essa figura aqui.
    http://joaobosco.files.wordpress.com/2008/05/triplehorn.jpg

    Observações:
    Braço colado, chave seletora 5 posições, 1 volume 2 tones (um tone para a ponte, 1 para middle e braço), e aqui entra minha dúvida, como seria o volume 250k, 500k, e 1Meg, e como seriam os tones 250k, 500k, e 1Meg.

    Bend KING
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Up !

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bend KING
    Cara, regra geral:
    1) SSS = pots de 250K
    2) SSH = pots de 250K
    3) HH = pots de 500K (ocasionalmente 1M)
    4) HSH = pots de 500K
    5) 3 "stacks" = Depende da formulação dos mesmo, geralmente 500K.
    Abç

    Bend KING
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Hnm, entendo, mas você como luthier, o que achou dela ? Acha que os captadores teriam um timbre mais voltado pra o quê ? Até onde eu sei eles tem um timbre um pouco mais gordo que os singles normais, confere ?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bend KING
    Não achei nada.
    Construção de guitarra não é como informática, no qual vc instala um software e sabe de antemão o que ele irá fazer.
    Apenas construa a sua guitarra com um luthier qualificado e veja no que dá, e à partir do timbre básico dela, "esculpa" o seu som com seu amp, seus pedais e suas mãos.....
    Abç

    Bend KING
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Mas minha conclusão de que ela teria o timbre mais gordo que uma Fender Stratocaster está correta né ? Supondo que fosse utilizada a mesma técnica, no mesmo amp, pelo mesmo guitarrista, o som dela seria mais gordo que uma Strato e mais 'magro' que uma LP.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bend KING
    Isso vai depender da peça de madeira usinada, da ponte (se a mesma terá o "back-box", ou não) e dos capts.
    Não há como prever ou comparar generalizantemente.
    Se vc tocar em uma Fender Startocaster 1978, como a do meu amigo Sandro Carvalho, verá que ela tem um som quase tão "encorpado" e sustentado quanto a Gibson Les Paul Standard dele.....
    Mas, de uma forma geral, e lendo as carcterísticas que vc listou acima, a maior probabilidade é que sim. Isso se vc levar em consideração ligá-la em um amp de qualidade e sem efeito algum.
    Outra coisa: O luthier que vc está "contratando" para construí-la tem essa madeira? Ash (frêixo)? Ela não existe no Brasil, e é uma madeira que "timbra" aguda (mais que o basswood, que é a madeira padrão da Ibanez).
    Abç

    Bend KING
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Bend KING
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Eu pensei em fazer ela inicialmente em Mogno, mas também é muito difícil achar aqui, se eu for pros EUA talvez eu mande fazer lá mesmo, por questão de preço e ter tais madeiras mais acessíveis, verei se algum luthier faz ela em mogno, e tem referências boas também, brigado pelo esclarecimento ! É que eu curto muito os sons do Gilmour, mas também amo Steve Vai, logo queria uma strato com timbre bem gordo, julgando ser strato, e um sustain legal, por isso o braço colado.

    Pepe Le P
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Bend KING
    Tem várias madeiras nacionais de qualidade que podem ser usadas alternativamente a estas que tu citaste. Da uma pesquisada...

    Bend KING
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Valeu aí gente, vou ver orçamento com o Di Castelli's e pretendo fazê-la em mogno mesmo, eu vi umas guitarras feitas por ele em mogno, então ele deve ter como fazer o corpo, brigado pela ajuda !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projeto de guitarra + dúvida pot