Sugestão aos usuários do Guitar Rig 4!

    Autor Mensagem
    James Jr.
    Veterano
    # nov/10


    Depois de testes com vários e vários VSTs e interfaces que possuo, acabei por intermédio do grande G. Guerra parando no Native Instruments Guitar Rig 4. Excelente Software, com recursos e sons muito além das pedaleiras ditas "tops" no nosso mercado.

    Vim aqui hoje para sugerir uma forma de uso muito conveniente das simulações de amplificadores.

    Sempre gostei muito do tweaking deste programa, e nesta ultima versão, não há limites!!!
    Vários cabeçotes famosos, cabs de diversos modelos, épocas e fabricantes, efeitos, e, finalmente, o recurso "Split".

    Alguns já estão familiarizados com este recurso, mas não sei se fazem muito uso dele. Depois que descobri ele, vi que os recursos de dual ou até triple effects chain, de forma simultânea, são possíveis neste poderoso Stand-Alone.

    Tenho dois exemplos, que me ajudaram a montar excelentes timbres.

    O primeiro deles:

    1 - Dois cabeçotes em uma mesma caixa acústica

    Misture dois cabeçotes de seu gosto em uma mesma caixa acústica. Completando frequencias um do outro, se usados no mesmo cabinet, é uma forma MUITO mas MUITO fácil de moldar as nuances e frequências do seu timbre, possibilitando vezes mais regulagens e características sonoras.

    Faça assim:

    Pegue dois cabeçotes (ex - Lead800 e Gratifier)
    Jogue o Split A/B no Patche.
    Ponha cada cabeçote - sem caixa - em casa um dos splits.
    Jogue um amplificador para cada lado(lead800 100% right/gratifier 100% left)
    Depois do split, escolha a caixa que mais se adequar à mistura
    Equalize e regule os volumes de cada um.
    Se necessàrio adicione efeitos ao teu gosto.

    Ta ai uma maneira legal de montar timbres mais completos e sem aquele "gap" de frequências que experimentamos certas vezes quando queremos um certo timbre.

    A outra dica, é apenas um aperfeiçoamento desta dica, mas neste caso com 3 amplificadores:

    2 - Três cabeçotes em uma mesma caixa acústica

    Pegue dois cabeçotes (ex - Lead800, Gratifier e HiWhite)
    Jogue dois Split A/B no Patche.
    Ponha um dos Split dentro do canal "B" do outro
    Ponha cada cabeçote - sem caixa - em casa um dos splits.
    No primeiro Split - Jogue o canal A para 100% esquerda, e o canal B para CENTER 0%. E o split dentro do canal B, faça assim: O seu Canal A em CENTER 0% e o Canal B 100% direita.
    Depois do split, escolha a caixa que mais se adequar à mistura
    Equalize e regule os volumes de cada um.
    Se necessàrio adicione efeitos ao teu gosto.

    O resto fica à cargo da imaginação de vocês =)

    É uma forma pouco usual de se usar esse programa, mas que vem se mostrando muito interessante aqui em casa, espero que possa ser de serventia para vocês!

    É uma forma fácil de se conseguir timbres mais completos, ou até muito punch e gain sem abusar da saturação que causaria ruidos desagradáveis na tua mix final.

    É isso ai, fiquem com Deus, e até mais ver!

    Cavaleiro
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Eu tô bem por fora de VST's, gravação, home studio :(

    Necessidade de atualização urgente, isso que dá ficar 4 anos parado na guitarra, voltei faz 6 meses e não atualizei nem minha prática ainda.

    James Jr.
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Cavaleiro
    :(
    Champs, hoje em dia ta bem simples cara, e principalmente barato.

    Com 150 reais, você consegue uma interface guitar link da Behringer, para ligar tua guitarra e um par de fones ou um amplificador.

    "De graça", você consegue o Guitar Rig 4, o Reaper.

    E se quiser, pode gastar um pouco mais (na faixa de 500 pratas) e pegar uma FCB-1010. Daí você terá a interface, hardware, software e ainda controlador.

    Isso anda funcionando muito bem aqui em casa, recomendo!

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    James Jr.

    Legal... Poderia postar os presets pra download? ;-) Acho que seria legal pra ilustrar/enriquecer o texto.

    Vlw!

    Cavaleiro
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    James Jr.

    Primeiro tem que saber tocar né.

    hahah

    Mas valeu pelas dicas, vou procurar a respeito, vai rolar um workshop desse assunto na minha escola de música, vou tentar participar, mal tenho conseguido ir nas práticas de banda.

    FAP
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Poderia postar os presets pra download? ;-) ²

    Ótima dica, cara. Apesar de eu utilizar o Guitar Rig nas gravações, não sei nada sobre equips... inclusive muitos termos aí utilizados eu fiquei boiando, mas depois vou correr atrás pra saber o que é hehe

    James Jr.
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    MauricioBahia
    Fala mestre!
    Olha, eu vou tentar postar uns patches aqui, e umas imagens! Eu queria mesmo era fazer um vídeo sabe? Mas minhas guitarras tão sem corda, e eu tenho que ajeitar elas primeiro! Dai eu vou postar um vídeo bem massa!
    Cavaleiro
    Cara, não perca! É uma boa oportunidade. Eu mesmo só mexo com isso hoje em dia, ficar carregando amplificador trambolhão é foda, já não tenho mais idade pra isso rsrsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sugestão aos usuários do Guitar Rig 4!