Troca da semi acustica por Guitarra strato

Autor Mensagem
nonatoprata
Veterano
# nov/10
· votar


Sinceramente, eu comprei uma semi pq na época eu nao entendia nada de guitarra e um vendedor mané me disse que ela tinha um som limpo maravilhoso e etc...

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/10
· votar


nonatoprata

um vendedor mané me disse que ela tinha um som limpo maravilhoso ]

ueh...mas ela tem!

erico.ascencao
Veterano
# nov/10
· votar


Pergunta para aproveitar o tópico:

Freijó, ash e poplar são madeiras "do mesmo saco" do alder (em termos de características timbrísticas)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


nonatoprata
Cara, apenas compre a guitarra e toque...
erico.ascencao
Cara, são madeiras diferentes... Dessa, o Ash (freixo), é a mais densa e tem som mais "brilhante" que o freijó (brasileira), o choupo (poplar) e o alder (bôrdo), cujas características tonais são semelhantes.
Na verdade (vou repetir pela "enésima" vez...) Não importa muito o tipo de madeira, mas sim a qualidade intrínseca da peça usinada e principalmente QUEM TOCA...
Abçs

Curly
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

não adianta, pode falar mil vezes o que for que eles não ouvem, querem enquadrar algo subjetivo em uma equação tipo "madeira X + captador Y = timbre Z" e entram nesse loop mental e não saem enquanto não escutam o que querem !

estou lendo um livro chamado "a lógica do cisne negro" que mostra porque as pessoas agem assim (e as graves consequências disso !)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


Curly
É verdade cara, tem hora que a paciência se esvai.....
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


Dentro de certos limites, várias madeiras podem ser utilizadas para corpos, e com excelentes resultados... Acontece que o som não é produto de um fatôr só, nem luthiería é ciência exata ou informática (vc instala um software já sabendo o que ele vai fazer...), nem adianta nada peguntar se o capt X vai "fica legal" ou dar determinado timbre com a guitarra com a madeira Y, com a construção W, etc, etc....
Boa parte depende do amplificador, da equalização, da forma de tocar ("pegada"), etc,etc.... Neguinho fica perguntando coisas ANTES de fazer o "dever de casa": EXPERIMENTAR, TESTAR, ESTUDAR, etc...

erico.ascencao
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Curly
Concordo com o fato de existirem diversos fatores para compor um timbre. Mas que a madeira é importante e define muita coisa, sim, define. Eu tenho duas stratos aqui em casa, uma de basswood e uma de alder, e dá pra sentir a diferença no timbre delas tocando-as desplugadas. OK, quando eu plugo os captadores e todo o resto da tralha passam a influenciar no timbre, mas quem começa tudo isso não deixa de ser a madeira...

Maximun-EGS 216
Veterano
# nov/10
· votar


Nao sei se minha opiniao vale alguma coisa, mais acho melhor vc nao fzer isso :s]

Vc consegue algo melhor

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


erico.ascencao
É verdade. A questão não é essa, mas sim que, dentro desses parâmtros ditados pela madeira em sí, pode-se fazer muita coisa, afinal, a guitarra é apenas um componente do som. E se ela é construída na madeira X ou Y, é um detalhe importante, mas apenas parte de um todo. Inúmeros fatôres entram nesse equação, e todos devem ser devidamente estudados pelo músico.
Abç

Ant--
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É verdade. A questão não é essa, mas sim que, dentro desses parâmtros ditados pela madeira em sí, pode-se fazer muita coisa, afinal, a guitarra é apenas um componente do som. E se ela é construída na madeira X ou Y, é um detalhe importante, mas apenas parte de um todo. Inúmeros fatôres entram nesse equação, e todos devem ser devidamente estudados pelo músico.

Acrescento que se o erico.ascencao tivesse uma terceira guitarra com a mesma madeira de uma das outras duas, mesmo assim soaria diferente. Sem dizer que o braço, sua colocação, seu shape, etc. influenciam no som também.


Não importa muito o tipo de madeira, mas sim a qualidade intrínseca da peça usinada e principalmente QUEM TOCA...

Um antigo conhecido meu disse uma vez "me dê 5 minutos e faço qualquer guitarra soar parecido". O nome dele é Keith Richards. Pena que eu não seja também antigo conhecido dele. Hahahaha!
Mas ta valendo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


Ant--
Pódiscrê!
Tem uma também do grande Steve Howe (YES), foi num "workshop" na Polonia e deram à ele uma guitarra do país, ruim e com ação alta.... Saiu o som de Steve Howe.... E olha que, no mais das vezes ele toca com semi-acústicas....
Abç

nonatoprata
Veterano
# nov/10
· votar


Pôxa, acho que entendi toda a situação. O que eu queria realmente saber era se marupá, poplar ou cedro são madeiras horríveis como já vi em muita guitarra. A questão é a seguinte: Em critério objetivo de preço, eu estaria fazendo um bom negócio voltando 250 reais na strato de poplar, 450 na telecaster de lutiher de marupá e cap. cabrera?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


nonatoprata
O que eu queria realmente saber era se marupá, poplar ou cedro são madeiras horríveis como já vi em muita guitarra
Cara, essa sua observação não faz o menor sentido...
Você desconhece totalmente o que seja a arte da luthiería, desconhece totalmente as madeiras e suas características, e parte de princípios apriorísticos para "julgar" se um instrumento é bom ou não...
Agora, se é, ou não, bom negócio o que vc pretentde, ninguém melhor que vc mesmo poderá saber, pois vc é o dono do seu dinheiro.
O que procurei lhe mostrar é que, seja de que madeira for, e isso determinará parte das características timbrísticas do instrumento, cabe à vc, com a utilizaçã de seu equipo e de sua técnica, fazê-lo soar bem. Claro que com capts melhores, boas cordas amp legal e técnica apurada, isso se faz mais facilmente.
Agora, de nada adianta possuir bons equipos se a concepção sonora, experiência, e "ouvido" (em todos os sentidos), não existirem...
Abç

nonatoprata
Veterano
# nov/10
· votar


É uma pena que os membros premiados do FCC se achem tão superiores e por cima da carne seca de forma a dar uma resposta presumindo que quem a recebe é um bucéfalo.

Amigo, vc não é a última bolacha do pacote. Quando vc se enche de vaidade para dizer que eu desconheço luthieria, sinto informar, que o faz com razão. Se eu conhecesse não estaria aqui pedindo ajuda e não lição de moral.

Curly
Veterano
# nov/10 · Editado por: Curly
· votar


nonatoprata

É uma pena que os membros premiados do FCC se achem tão superiores e por cima da carne seca de forma a dar uma resposta presumindo que quem a recebe é um bucéfalo.

Amigo, vc não é a última bolacha do pacote. Quando vc se enche de vaidade para dizer que eu desconheço luthieria, sinto informar, que o faz com razão. Se eu conhecesse não estaria aqui pedindo ajuda e não lição de moral.


calma amigo, não seja ingrato com quem está te ajudando... pode parecer estranho o que vc ouviu aqui, mas daqui a uns anos, vc vai com certeza entender que as respostas que recebeu aqui foram as mais corretas. ninguém aqui tem a intenção de aparecer ou tirar onda com ninguém, muito menos o Bertola que é um grande luthier e tem ensinado todos nós aqui por muitos anos e pessoa muito educada, não merece essa sua grosseria...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


nonatoprata
Cara, sua arrogância é absurda.
Principalmente vindo de alguém que demonstrou que não sabe nada e parte de princípios preconceituosos sobre o que não sabe.
Você ao fazer o tópico foi devidamente respondido por várias pessoas, inclusive por mim, com toda a boa vontade e de graça!
Mas vc insiste no seu erro, parecendo não querer ouvir o que as pessoas, inclusive eu, estão lhe dizendo. Isso é soberba, e o nome do cavalo de Alexandre o Grande que vc citou acima.
Quanto a "... me achar superior...", lamento informá-lo mas isso não procede de forma alguma. Se vc ler as minhas intervenções aqui, saberá que eu nada sei sobre amplificadores em comparação com o Carlos Adolphs ou o macaco véio, por exemplo, que nada sei sobre tocar bem como o DeRos, que meu conhecimento do blues é inferior ao do nicehendrix, ou que meus conhecimentos de informática são pífios em comparação com os do Mauricio Bahia ou os do Chirstian. Mesmo como luthier, eu sou bem inferior aos meus Mestres, e o Fabio Seiji, que divide um tópico fixo comigo, sabe técnicas que eu não domino totalmente.
Sabe o que faço: Quando esses caras falam alguma coisa, eu ouço com respeito e reverência por que são melhores que eu. Assim, eu aprendo alguma coisa com eles.

rafael_cpu
Veterano
# nov/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

POSITIVADÍSSIMO!!!!

T+

Metalo
Veterano
# nov/10
· votar


Seria interessante manter a semi-acústica e pegar uma strato, são guitarras diferentes com características impares.

buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy
· votar


nonatoprata

É uma pena que os membros premiados do FCC se achem tão superiores e por cima da carne seca de forma a dar uma resposta presumindo que quem a recebe é um bucéfalo.

Amigo, vc não é a última bolacha do pacote. Quando vc se enche de vaidade para dizer que eu desconheço luthieria, sinto informar, que o faz com razão. Se eu conhecesse não estaria aqui pedindo ajuda e não lição de moral.





nonatoprata
28 anos, Belo Horizonte / MG, Brasil Cadastrado em 03/11/2010 Mensagens: 34 · Tópicos: 1



Putz....o rapaz chegou ontem aqui e já está assim,nessa arrogância toda? Pior que sem razão algúma. Do nada o cara surta? Man,sei te dizer uma coisa:Vc com essa arrogância e indelicadeza,não vai muito longe não.Nem aqui no Cifra e nem em qualquer outro lugar.Acho que com o tempo o coléga aprenderá que a humildade e o respeito ao próximo,são as chaves do "ir mais longe".Principalmente no meio musical.Rapá..põe a mão na consciência aí !!! Desse jeito vai ser difícil o convívio contigo por aqui.Pode acreditar,os caras como Mauricio Luiz Bertola e o Curly,são pessoas que tem muita experiência e vivência.Membros muito antigos do Cifra,caras que já ensinaram e ensinam DE GRAÇA(pois nem eles e nem ninguém aqui,recebe grana do Club para ensinar e trocar suas experiências acumuladas ao longo dos anos),muitas centenas de users(inclusive a mim).E sempre com muita boa vontade e paciência.Além de serem queridos por muitos aqui.Tudo o que fazemos aqui,é em prol da boa música,dos amigos e em prol do bom fair play.Rapá,seja mais humilde,abre a mente e veja que os caras estão falando é para seu bem,pode acreditar.Agora,se tú continuar assim,"cheio de marra",pode acreditar,nem aqui no Cifra e nem em qualquer outro lugar,vc vai chegar a lugar algúm. Espero que compreenda.Abração !!!

Will Bejar
Veterano
# nov/10
· votar


nonatoprata
Eu vou sentir muita diferença do timbre de strato estalado de um corpo de freijó/ poplar para um alder?
Mauricio Luiz Bertola
Não.
+1

buddy guy
Veterano
# nov/10 · Editado por: buddy guy
· votar


nonatoprata


Mais uma: Olha,pode acreditar,terá muitas coisas que vc só irá perceber e saber diferenciar em termos de equipos,ao passar dos anos e da maneira que vc for adquirindo experiência no meio musical.E o pior é que será sempre a duras penas,pois vc que terá que descobrir o que mais lhe agrada.E isto na maioria das vezes,será na base do acerto e erro(gastando grana em equipos).Sempre terá aquele equipo que vc tanto escuta falar tão bem,que chegará nas tuas mãos e vc se dará conta de que para vc o equipo não te agrada.Pior que muitas vezes isto ocorrerá depois que vc já comprou e gastou grana com eles.Posso dar-te o exemplo por mim mesmo(que ocorreu comigo à cerca de pedais).Teve um pedal da Boss que muitos enaltessem e falam muito bem do pedal.Pois bem,escutando samples(e muitos samples viu?),não foi um nem dois,foram vários,resolvi comprar o tal Boss(aclamado por muitos).Gastei grana,paguei caro no pedal,para no final das contas o pedal chegar aqui,eu plugar e descobrir que o pedal além de não casar com meus equipos,também não me agradou em matéria de timbre.Daí vc tira uma base,somente depois de eu ter comprado e gastado grana com o equipo,que fui ver que não me servia(no que peguei e vendi o pedal).E com a grana da venda,comprei outro pedal.Um pedal que poucos falam dele e poucos dão valor.E que custou 3 vezes mais barato do que o Boss.Foi onde consegui ficar satisfeito.Daí vc tira uma base.Por isso que eu mencionei as duras penas e a base do acerto e erro gastando grana.Pois nem sempre o que é bom pra um,será bom pro outro.E é nessa que a troca de experiências com os colégas pode te ajudar.Pois muitas vezes aquele ou outro coléga já teve tal equipo e pode comprovar na prática que aquilo,não era aquilo tudo.E com isto pode lhe poupar perca de tempo e grana !!!


EDIT Ah não,perdão,me equivoquei.O Boss eu não revendi não,eu dei em troca de um corpo de stratocaster de luthier,feito em freijó.Cujas fotos do corpo vc pode ver em um dos meus tópicos,se vc der uma vasculhada.O pedal que entrou no lugar do Boss e que me deixou satisfeito,eu peguei numas outras trocas doidas que fiz depois !!!!

nonatoprata
Veterano
# nov/10
· votar


buddy guy
Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pelo puxão de orelhas. às vezes nos irritamos em querer ouvir sempre o que desejamos. Mas não sou arrogante não. Foi coisa de momento, fato isolado. Voltando ao assunto do tópico, ouvi todos vcs e resolvi comprar uma strato ou tele e manter a semi acustica. Quero uma strato bem barata mas pretendo gastar inicialmente apenas com captadores. Qual marca me indicam, inclusive captadores? Outra coisa, compensa colocar um SD seth lover na ponte da semi acustica para torná-la uma guita definitiva?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


nonatoprata
Cara, se vc quer uma guitarra barata, compre uma SX SST 62 ou 57, trocando os capts por Sounds/Malagoli Custom AlNiCo Blues ou Custom Alnico 50 (saída mais baixa), vendem-se por kits. Recomendo também a troca da prestana por uma de osso, bem como, mais tarde a troca do bloco da ponte (ou a ponte inteira), se vc pretende usar a alavanca.
O "Set Lover" é um capt sensacional, eu já trabalhei com ele nas Les Pauls Condors Lemon Drop e posso te garantir que é um capt excepcional. Porém, ele não é parafinado, portanto, a tendência em criar microfonia numa semi-sólida será maior. Recomendo (mas não "des-recomendo " o SL não, ok) nesse caso o SH-3 ou o '59 model SH-1.
Abçs

buddy guy
Veterano
# nov/10
· votar


nonatoprata
buddy guy
Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pelo puxão de orelhas. às vezes nos irritamos em querer ouvir sempre o que desejamos. Mas não sou arrogante não. Foi coisa de momento, fato isolado. Voltando ao assunto do tópico, ouvi todos vcs e resolvi comprar uma strato ou tele e manter a semi acustica. Quero uma strato bem barata mas pretendo gastar inicialmente apenas com captadores. Qual marca me indicam, inclusive captadores? Outra coisa, compensa colocar um SD seth lover na ponte da semi acustica para torná-la uma guita definitiva?





Tranquilo,foi somente um tok.Sabia que vc compreenderia.Boa sorte na escolha.O Mestre Bertola dá sempre grandes toks por aqui.Sempre me dei bem escutando e aprendendo com ele.Grande abraço e estamos aí pra qualquer coisa,valeu?

beu
Veterano
# nov/10 · Editado por: beu
· votar


(post errado)

nonatoprata
Veterano
# nov/10
· votar


No caso da Guitarra SX eu não preciso trocar as tarrachas de inícios sendo que eu não uso a ponte flutuante nunca? Outra coisa, fora a sx, existe alguma outra para que eu possa ter uma gama maior de negócios para fazer...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


nonatoprata
Creio que a Condor GX50 ou a GX40A.
Abç

nonatoprata
Veterano
# nov/10
· votar


Surgiu a oportunidade de pegar uma tagima tg 505 na troca de uns pedais meus. É uma boa guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


nonatoprata
SE for a do modelo antigo, com o design idêntico às Fenders Telecasters, sim. Se for das novas, não.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Troca da semi acustica por Guitarra strato