Por que é tão difícil vender guitarra usada?

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# jun/12
· votar


Depende... já vendi 2 guitarras pelo ML, numa consegui uma grande parte em $$$ + um DD-2 que vendi por mais que a diferença que ele valeu na troca. A outra, eu vendi bem abaixo do que poderia pq essa guitarra veio de outros rolos, tipo, comprei um item baratinho há tanto tempo, aí troquei por outro, aí peguei outro, aí troquei por outro e vendi por um preço justo ao meu ver. Até "ganhei dinheiro" na parada, mas foi um acaso, pq em 95% dos casos vc sai perdendo ao vender qualquer produto.

Del-Rei
Veterano
# jun/12
· votar


Epiphone por 2K nova é preço de loja... Na internet tem que ser mais barato pra valer à pena arriscar. A não ser quem more no interior e não tenha acesso às lojas físicas.

Eu mesmo tenho um instrumento à venda, mas como ele tem um valor sentimental pra mim, coloquei um preço relativamente alto. Se vender, vendeu... Se não, ok, porque não quero me desfazer dele...

Eu tenho uma relação estranha com meus equipamentos... Tudo sempre foi comprado novo. Tenho apenas 1 pedal que foi usado, e consegui numa troca.
Sou meio fresco com equipamentos, hehe.

Um aceno de longe!!!

Ric_Rock_78
Veterano
# jun/12
· votar


Del-Rei

O problema com esse tipo de comportamento é que acaba inflacionando indevidamente o mercado, pois se outra pessoa possui o mesmo instrumento que o seu, e vê que tá num valor "alto", como você mesmo disse, acaba elevando o valor que ele iria colocar...

Abraço
Ricardo

Practus
Veterano
# jun/12
· votar


Ric_Rock_78

E o oposto também funciona. Na vontade de vender, o pessoal vai baixando o preço, e mesmo assim não consegue. Aí você acaba quase rifando a guitarra (aquela mesmo que você tocou pra caramba, trocou captadores, cordas, poliu, cuidou direitinho...)

Isso é a lei da oferta x procura... olha a discrepância que isso gera... tem uma HD500 a venda por mais de R$2.500, e outra igualzinha por menos de R$1.500... e nenhuma das duas sai...

O jeito é começar a colecionar guitarras/pedaleiras...kkkkkkkkkk

Comprar sempre, vender nunca!

Del-Rei
Veterano
# jun/12
· votar


Ric_Rock_78
Não, amigo... O problema não é de quem vende.
O problema é de quem compra e se sujeita a comprar a qualquer preço... É a GAS desenfreada que consome os compradores.

Eu realmente não quero me desfazer do meu instrumento. E nem quero ganhar dinheiro com ele, até porque o preço que anunciei já está bem abaixo de um equipamento novo. Vendendo pelo preço que está anunciado já perco quase 50% em relação ao preço que paguei nele novo se considerar a comissão de venda do ML. Sem falar que ele está com inúmeros upgrades.

Um aceno de longe!!!

Buja
Veterano
# jun/12 · Editado por: Buja
· votar


Practus
É a lei ne...vender pra quem nao quer comprar é fumo, e comprar de quem nao quer vender tambem é fogo. É muito disso que acontece: gente anuncia com o preço laaaaa no alto nao mesmo querendo vender mas pensando assim: "Todo dia sai um louco de casa, o dia que esse louco tiver dinheiro e quiser comprar, to no lucro".
Tambem o contrario acontece. Voce anuncia, ofereçe, aceita trocas, bate perna, da um brinde, divide o valor, faz tudo mas o cara sempre chora, chora e chora pra comprar baratinho pensando a mesma coisa: "Vou chorar até no inferno e oferecer todo tipo de buginganga que tenho, a hora que ele aceitar vender to no lucro".

O bonito seria se o vendedor vendesse pelo preço justo que vale e o comprador comprasse feliz pelo preço justo que vale. Como isso nunca acontece fica respondida a pergunta: Por que é tão difícil vender guitarra usada?

Will Bejar
Veterano
# jun/12
· votar


Buja
o dia que esse louco tiver dinheiro e quiser comprar, to no lucro
Num curso de negociação que participei, segundo o palestrante, quem ganha mais (na venda ou na compra) é quem joga a rede mais longe!!!

Marcelo Bico
Veterano
# jun/12
· votar


Buja
Will Bejar
Del-Rei
Ah, bicho, eu acho que na situação onde não existe um preço tabelado, é muito difícil assumir um preço justo. O preço justo pro cara que vende uma guitarra que ele cuidou, passou bons momentos etc é um.

O preço justo prá quem compra e não sabe nada da história do instrumento em questão, é outro.

O xis da questão é que serão, na maior parte das vezes, percepções diferentes, de pessoas diferentes, de ambientes e históricos diferentes. Daí os preços nunca batem. Já passei por isso na hora de vender um Fusca da minha humilde coleçãozinha de carros antigos. Anunciei no ML e mais de um engraçadinho ofereceu valores que não chegavam nem a 10% do que foi gasto no veículo...

Buja
Veterano
# jun/12
· votar


Will Bejar
Minha namorada estuda marketing e ela diz isso mesmo e alem:
Numa negociação lucra mais quem engana melhor!

Will Bejar
Veterano
# jun/12
· votar


Buja
Minha namorada estuda marketing e ela diz isso mesmo e alem:
Numa negociação lucra mais quem engana melhor!

huahauauahua... sou comprador, mano... carteira assinada e tudo mais!!! kkkkkkkkkkk

Marcelo Bico
O cara tem que saber no mínimo até onde ele aguenta o preço... tipo, se for R$1,00 menos que R$***,** eu prefiro manter. Daí, é usar e abusar da negociação... hehehehe

Buja
Veterano
# jun/12
· votar


Marcelo Bico
Ahhh por falar nisso conseguiu vender o fusca 69? Voce disse que tinha trocado numa rural 68?

Marcelo Bico
Veterano
# jun/12
· votar


Buja
Will Bejar
Eu fui comprador durante 22 anos. Há tres anos eu passei para o outro lado do balcão e trabalho em uma empresa de vendas de equipamentos hidráulicos. Quando um cliente liga prá cá com artimanhas que eu usava na época de comprador, eu derrubo o malandro rapidinho he he.

EduBluesMan
Veterano
# jun/12
· votar


Buja
Pura verdade...
Olha a minha negociação "oportunista"
No mês passado comprei uma Golden warlock pelo OLX e paguei míseras 50 dilmas. Dei um tapa nela e fiz uma troca com uma Walczak W815 e voltei apenas 150 dilmas pro outro cara.
Resumindo....
A Walczak (novíssima) e super conservada, saiu pra mim apenas 200 dilminhas.

Minha namorada estuda marketing e ela diz isso mesmo e alem:
Numa negociação lucra mais quem engana melhor!


Isso é fato
hehehe

Marcelo Bico
Veterano
# jun/12
· votar


Buja
Isso, parceiro! O fusca 69 foi trocado em uma Rural 68, que equivale a uma família de umas três crianças, mulher e cachorro. Até agora, só despesa ... mas vai ficar boa. É que sou perfeccionista !
Além dessa Rural, tenho mais outro fusca 69 e um fuscão 74.

só carro de pobre he he.

Se eu fosse rico, seria excêntrico. Como sou pobre, me chamam de maluco mesmo.

Buja
Veterano
# jun/12
· votar


Marcelo Bico
Se eu fosse rico, seria excêntrico. Como sou pobre, me chamam de maluco mesmo.
kkkkkk ri paracaio.... +1

Practus
Veterano
# jun/12
· votar


Buja

OFF TOPIC MODE ON

ri paracaio.... +1???
Cuidado para não confundir melancolia profunda com melancia na bunda...kkkkkkkkk

OFF TOPIC MODE OFF

krek71
Veterano
# jun/12
· votar


Bem apesar de achar que pela idade do tópico o Sgt. Eddie já vendeu a guitarra, ou tocou fogo, ou reconheceu que o melhor é ficar com o instrumento pelo simples fato que ele não vai conseguir um preço justo, pelo simples fato que o que ele pagou já não foi um preço justo...
O mercado de instrumentos musicais(assim como o automobilístico, eletrônicos, etc...) é totalmente irreal se comparado aos reais preços praticados por quem fabrica lá fora.
Brasil é o único lugar no mundo que se monta e comercializa carro mil por preço de 1.6, carros que lá fora nem seria comercializados(e não são...) aqui são vendidos e caros! Pegue o nosso real e converta para dólar e vejam se um carro em que o motor é opcional vale 11, 12,13 mil dólares!?!?
O instrumento musical não foge a regra...
Um headstock com o nome Fender, Gibson, PRS, etc... lhes conferem qualidade!? Sim claro!!! Mais para valerem até 6,7 até 8 vezes o valor que pedem lá fora?? Cort, Schecter, SX, ótimos instrumentos mais sem aquele apelo comercial. Resultado!?!? Seus preços são mais próximos aos pedidos lá fora e com instrumentos de qualidade similar e em alguns casos até superior! Malagoli, Cabrera, Sergio Rosar, etc não prestam porque são baratos!? Nacionais!? Não!!! Em muitos casos eles até tem os preços dos similares importados (dimarzio seymour duncan, etc...) ou mais caros. Massssss com uma diferença... Não tem o custo P.P.F.R.B.P ou seja, Pedir Preço Fora do Real que Brasileiro Paga... As leis da oferta e procura não valem muito para o usado. Por quê? Porque é rui para quem compra e rui para quem vende! Ou como pode ser um bom negócio você pagar 3, 3 e 500 até 4 mil reais em um instrumento que com custo de produção, lucro do fabricante e impostos custa 400 ou 500 dolares!?

Abraço!

james.gurley
Veterano
# jun/12 · Editado por: james.gurley
· votar


Vendi todos meus pedais anunciados, pq dei um jeito de tornar o negócio atrativo para o comprador.

-Pedal 1: valor novo: R$135,00 + frete. Valor ofertado: R$100,00. Valor oferecido: R$80,00 para entrega em mãos.
-Pedal 2: valor novo: R$ 170'0 + frete. Valor ofertado: R$140,00. Proposta recusada R$60,00 + Pedaleira. Nova proposta aceita: R$85,00 + Pedaleira para entrega em mãos.
-Pedaleira. Menor preço no ML: R$ 150,00. Valor ofertado e aceito: 116,00 com frete grátis por PAC ou SEDEX por preço de PAC.
-Pedal 3: valor novo: R$ 195,00. Valore ofertado e aceito: R$ 105,00.
-Pedal 4: produto único no ML. Valor ofertado: R$ 280,00. Proposta aceita: troca "pau a pau" por um pedal de valor semelhante (vendia um fuzz e procurava um drive, justamente a troca que aconteceu).

-Meu diferencial foram os preços, bem abaixo dos outros usados que apareciam no ML. Também aceitei valores mais baixos para entrega em mãos, outro diferencial, já que o frete sempre acaba por tornar o preço final mais caro. Também criei uma espécie de limite. Do tipo: estou pedindo 100 nesse pedal mas aceito 70. Nesse de 300 aceito 250.

Uma coisa muito comum é vendedor inflexível com o preço. O cara pede 450 no pedal, alguém oferece 380 para pagamento por depósito e o cara não aceita. Tem também vendedor pedindo cerca de 90% do valor de uma produto novo.

Outra dica: a tendência é de cara recusar trocas por pedais que não nos interessa. Muitas vezes elas valem a pena, eu por exemplo não tinha nenhum interesse um uma pedaleira, mas aceitei como parte do pagamento por um de meus pedais. Resultado: vendi a pedaleira e no final levei mais dinheiro do que o valor inicial de 140 que eu pedia.

No fim enxuguei meu set e com o dinheiro da venda de pedais intermediários comprei alguns tops e ainda sobrou uma grana.

ps: levei exatamente 8 dias para vender tudo.

Abs

Buja
Veterano
# jun/12 · Editado por: Buja
· votar


james.gurley
Fiquei de cara agora velho. Premio Negociador FCC 2012.

vintagentleman
Veterano
# jun/12
· votar


Pessoal,

Vou contar para vocês a saga da compra e venda da minha primeira guitarra, no começo dos anos 90, que era uma "Ao Rei dos Violões", ou seja, uma Tonante sem marca no headstock.

Quando eu nasci, em 1976 o pai abriu uma poupança para mim com alguma nota que estava sobrando no bolso.

Já adolescente levei ele ao banco para sacar o dinheiro, algo como R$ 100,00 nos anos 90...

Fui direto a uma loja de instrumentos musicais no centro de Curitiba, e a única guitarra que podia ser comprada nova na época com pouco menos do que eu tinha era a dita "Ao Rei dos Violões", modelo strato, pintura sunburst.

E eu não sabia nada de guitarra, acabei comprando a dita cuja e ligava ela num som três em um que a gente tinha, sem efeitos nem nada...

Só fazia barulho, porque com um "instrumento" desses a animação não vem...

Acabei "largando mão" do "instrumento" que ficou jogado num canto do meu quarto.

Eu estudava no CEFET na época e um colega (Amarildo era o nome, nunca me esqueci) disse que tinha interesse em adquirir uma guitarra para tocar na igreja, e eu falei pra ele da minha "máquina" que estava em casa parada...

Ele perguntou quanto eu queria e eu respondi na hora "10 real" e ele aceitou imediatamente, apertamos as mãos celebrando o negócio.

Dali a uns dias o cara foi buscar a "guitarra" na minha casa e acabou passando um tempo, lanchando e vendo uns videoclipes, até que resolveu ir embora.

Daí eu peguei a Tonante e ele pegou uma cédula de 10 reais e trocamos os objetos na frente da minha mãe que estava sentada na sala, de pijamas, enrolada num cobertor e comendo pipoca...

Ela não entendia nada de guitarra e nem sabia o que (não) era uma Tonante e quando viu o naipe do "negócio" deu um baita pulo do sofá, falando que não admitia aquilo e perguntando por que eu estava "dando" a guitarra, que a gente só podia estar "de viadagem", enquanto questionava a idoneidade do sujeito (que até crente era)...

Nunca vou esquecer que enquanto ela gritava, ela cuspia as pipocas que estava comendo e alguns grãos ficaram grudados no pijama dela...

Mesmo assim o negócio foi mantido, mas meu ouvido virou pinico desde então e até hoje, 20 anos depois, ela fala no assunto...

Acho que essa história traumatizante da minha adolescência ilustra bem como são os "negócios" envolvendo guitarras...

MORAL DA HISTÓRIA: NUNCA MAIS VENDI UMA GUITARRA...

Abixibarraba
Veterano
# jun/12
· votar


vintagentleman
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alex Vaughan
Veterano
# jun/12
· votar


Nunca tive problemas no Ebay; recentemente comprei uma Fender standard nova por U$ 900,00 e mesmo com imposto valeu.Já no mercado algumas vezes já tive problemas até com frete (manda dinheiro para Sedex e o cara envia PAC e fica com o resto).

krek71
Veterano
# jun/12
· votar


vintagentleman

Eu te entendo... Meu 1ª baixo foi um tonante que tinha corpo menor que de guitarra, pesava como as calcinhas da primeira puta que comi e tava pintando com tinta cinza fosca de parede que tinha sobrado da obra do prédio que a gente morava... Dei 3 barões (galera 3 mil cruzeiros e não 3 mil reais que hoje devia valer uns 3 reais mesmo...) e lembro até hoje da mãe do Sergão vindo conversar comigo com bobs de cabelo e era para devolver o “instrumento” dele que eu tinha enrolado o filho dela e ia falar com minha mãe... E o Sergão atrás chorando dizendo que não queria mais de volta e que já tinha gastado a grana com chiclete...

Um ano depois eu estaria tocando fogo no “instrumento” na fogueira da festa de São João da Igreja... Lembro até hoje do Padre Lino(que Deus o tenha...) puto, perguntando quem tinha jogado aquela merda na fogueira que tava fedendo a porra da festa inteira...

Will Bejar
Veterano
# jun/12
· votar


Marcelo Bico
Eu fui comprador durante 22 anos. Há tres anos eu passei para o outro lado do balcão e trabalho em uma empresa de vendas de equipamentos hidráulicos. Quando um cliente liga prá cá com artimanhas que eu usava na época de comprador, eu derrubo o malandro rapidinho he he
hehehehehe... já trabalhei com vendas tb, me dei bem até, mas preferi voltar.

vintagentleman
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... eu tb tinha esse "estrumento"

Led Zé
Veterano
# jun/12
· votar


Não li o tópico todo mas o cara tá achando sacanagem porque não consegue vender uma epipoca usada por 1500 pila ?Uma guitarrinha de 300 dolares? Importo uma nova e sai mais barato.

Marcelo Bico
Veterano
# jun/12
· votar


Will Bejar
Pois é, doido. também tô querendo voltar...

maspn
Veterano
# jun/12
· votar


tentando vender pelo ML, talvez não tenha créditos como um bom vendedor, "mercado platinium, etc..."

mas fala sério, R$1,500.

por 2 mil tu pega uma nova... eu nao compraria a sua guitarra.

Slowhandsmith
Veterano
# jun/12
· votar


Essa da tonante lembrou minha mãe... haha... Tbm tive uma dessas, comprada nos anos 90, depois emprestei pra uma menina tocar na igreja e ela nunca mais me devolveu... Até hj minha mãe diz que eu devia ir atrás pra buscar a guitarra... Difícil explicar que a guitarra não vale a gasolina que eu vou gastar... hahaha

Eu prefiro comprar novo, todos os usados que eu comprei até hj foram negócio de ocasião, tipo um amigo vendendo, ou o amigo de um amigo, excessão foi o meu laney, comprei no ML, mas de loja conhecida, então deu segurança... Não pagaria mais que metade do preço de um novo em um usado, nem fodendo...

Pra vender então, sou péssimo, acabo vendendo a preço de banana, ou emprestando e não indo pegar... Coisas do gênero...

Sauro
Veterano
# jun/12
· votar


O Mercado Livre sempre foi um bom lugar pra anunciar instrumentos e acessórios de música. Digo bom porque você consegue fazer com que todos vejam seus itens...

Mas faz um bom tempo que aquilo virou um antro de espertalhões (no sentido malandro, e não no sentido bandido da palavra):

a. gente vendendo equipo usado com preço próximo ao novo;
b. gente oferecendo pedais DOD, lata de sardinha + 100 real na sua pedaleira;
c. gente oferecendo epipoca + gianini na sua gibson.

Sem falar na saturação. Aquela m3rda tá saturada de instrumentos medianos: não critico os instrumentos em si... guitarra boa e ruim são coisas relativas... ESTOU CRITICANDO ESSE PESSOAL QUE APRENDE ALGO SOBRE INSTRUMENTO E JÁ QUER SAIR TROCANDO NO INTUITO DE ALCANÇAR O TIMBRE DO JOHN PETRUCCI.

Po, o cara compra uma gianini ou strimberg pra começar... Depois pula pra uma Aria Pro, depois pula pra uma ibanez coreana, depois pula pra uma SX (modinha), depois pula pra uma guita japonesa...

Po, esse consumismo não combina com música. Meu lema sempre foi: pega algo pra aprender, se essa for a praia do cara, pegue algo definitivo po... E essa é a matriz dos problemas: TODO MUNDO COMPRA, DEPOIS QUER TROCAR E O MERCADO FICA INUNDADO DE COISAS MEDIANAS. AÍ FICA DIFICIL PRA TODO MUNDO VENDER!

gucrispim
Veterano
# jun/12
· votar


Os caras não aprendem.. é só chamar a mãe e ficar chorando no fundo. É ou não é vintagentleman??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que é tão difícil vender guitarra usada?