Por que é tão difícil vender guitarra usada?

Autor Mensagem
Jube
Veterano
# nov/10
· votar


Por via das duvidas eu dei e dou o que eu não uso mais para quem ta iniciando no mundo da música ou quer iniciar e precisa de um "empurrão"

pscb
Veterano
# nov/10 · Editado por: pscb
· votar


Eu já vendi vários instrumentos no ML. Os compradores oferecem tudo, menos dinheiro. Já me ofereceram quatro pneus semi-novos para carro, uma bicicleta... Ou, então, queriam desconto e mais uns produtos de brinde, além do frete grátis.

Eu não compro instrumento usado porque não sei como foram os cuidados do antigo dono. Eu não toco cinco horas por dia, então minha guitarra e meus pedais estão inteiros. Mas tem gente que destrói equipamento de tanto uso, então pra mim não vale a pena.

ogner
Veterano
# nov/10 · Editado por: ogner
· votar


Bigtransa
O mercado de instrumentos novos ta na mesma tb. Na verdade ninguém vende nada pq os preços praticados no Brasil estão fora da realidade. Hj em dia cada vez mais gente usa sites como o ebay onde vc consegue achar uma epi standard nova por pouco mais de US$ 300 (o que acaba dando cerca de 1000 reais incluindo frete e imposto). Considerando tal possibilidade, por que alguém pagaria 2500 em uma nova na playtech ou 1500 em uma usada no mercado livre? Diante disso o que mais vemos são lojas de instrumentos que acabam fechando as portas ou concentrando suas vendas em equipamentos baratos para iniciantes (onde o valor do frete inviabiliza a importação direta). Ao vendedor de usados não restam grandes possibilidades, quem quiser vender vai ter que se conformar em perder dinheiro (por isso nunca descarto uma troca justa).


Cara, sinceramente não sei não....Eu como "importador" e pouco frequentador de lojas fisicas tb tenho essa impressão. Massss fui na Teodoro Sampaio, Sabado e ontem, segunda....E lá tem MUITA loja e vou te falar que MUITAS estavam lotadas, muita gente, pouco vendedor pra dar conta de tanta gente....Claro, não sei a porcentagem de gente que realmente gastou $$$ lá. Mas vi que esse mercado esta aquecido sim, me dei conta que a galera que sabe disso, sobre ebay, imprtação e etc, é uma minoria mesmo, esta muito ligado a informação educação e etc....Não estou dizendo que quem compra em loja é burro ou mal informado, ate pq loja tem suas garantias e etc etc etc...Mas quem importa direto tem um pouco mais de conhecimento geral....

por outro lado tentei passar uns pedais lá e nada feito...Quem queria negociar, metia a mão!! hehehe!! ate entendo o lado dos caras pelos pedais que eu queria passar...Mas...

BJAofficial
Veterano
# nov/11
· votar


cara, to desenterrando o tópico pra postar a minha indignação..

poo cara, eu to tentando vender a minha Epiphone Zakk Wylde a uns 2 ou 3 meses já e pelo ML ta difícil em..
alguém sabe onde mais posso tentar vender?

Buja
Veterano
# nov/11 · Editado por: Buja
· votar


BJAOfficial

fui vender quinta passada minha condor jc 501 semi acustica e andei viu cara, andei foi muito, suei pra caramba e perdi uns bons quilinhos. Entrei em tudo que é loja, anunciei e nao conseguia nem matade. O lance é dar sorte

Encontrei pela frente um luthier que estava a muito tempo atras dela, e so nao tinha comprado ainda pq tava caro. Pois bem, vendi, nao pelo preco que eu pedia mas por um preço que ainda compensava pra mim, e foi isso. Vendi pra alguem que sabia apreciar o instrumento, e pagou um valor justo por ele.

Vender pra quem nao quer comprar é dose, nunca vao te pagar o que vale.

gucrispim
Veterano
# nov/11
· votar


BJAofficial
Vendi duas Epiphones atraves de contatos que consegui no ML, a questão tá mais relacionada a pressa que você tem de vender e o preço que tá pedindo. A SG Custom vendi MUITO rápido, coisa de 1 mes, se me lembro bem e num preço que considerei "justo". A LP Std demorei MUITO pra vender, com preço muito baixo. Coisas de mercado.

Sinceramente, eu não tenho muito estomago pra comprar guitarra por ML, ou viajar pra me encontrar com um vendedor que "conheci" pelo ML, então não sei nem como eu vendi essas guitarras. Tp, não posso querer que uma pessoa faça algo que eu não faria, mas calhei de encontrar pessoas desse tipo interessadas em meus produtos.

BJAofficial
Veterano
# nov/11
· votar


Buja

exatamente, o problema é que onde eu moro, não tem não como tentar vender pra lojas ou coisa assim.. é foda..
dai fica mto dificil...
ainda mais uma guita como a minha, que tem várias no ML, mesmo que a minha seja uma das mais baratas.

BJAofficial
Veterano
# nov/11
· votar


gucrispim

poisé, é mais questão de sorte, de aparecer alguém que queira...
eu já consegui vender uma ME-25 e um Spider Iv 120 lá...
mas nenhum foi tão difícil quanto essa Epiphone LP Zakk Wylde...

linhares80
Veterano
# nov/11
· votar


BJAofficial + Buja = Buja Official
;D

linhares80
Veterano
# nov/11
· votar


zueira

BJAofficial
Veterano
# nov/11
· votar


linhares80

OASHDOIAHSIOAHIDHAIOS '
tenso ,

gucrispim
Veterano
# nov/11
· votar


BJAofficial
pode crer. acho que coisa como pedal e pedaleira é mais fácil vender assim do que guitarra, tp pelo lance de testar e tal. além do que a Epiphone ZW é uma guitarra bem especifica né cara e deve estar com o preço maior do que uma LP convencional.

BJAofficial
Veterano
# nov/11
· votar


gucrispim

poisé, é difícil...
eu me arrependi de ter comprado, porque eu comprei pq gostei do timbre, nem me liguei que era signature...
um dos principais motivos de eu querer vender é ela ser signature, não curto o zakk, então começo a me incomodar por ter uma guita "igual" a dele..

felipe-shark
Veterano
# nov/11
· votar


Sgt. Eddie
Mano é osso de vender equipo usado porque é arriscado.Vai que você compra uma Gibson usada e quando vê ela está em péssimo estado por dentro e toda detonada

gucrispim
Veterano
# nov/11
· votar


BJAofficial
foda, por isso acho que vc deve por o preço lá embaixo, não tem jeito.

BJAofficial
Veterano
# nov/11
· votar


felipe-shark

no meu caso, a guitarra não tem nem 3 meses de uso, nem da pra ver que é usada... ta praticamente nova. :/

gucrispim

é o jeito, fazer oq.. mas mesmo assim é difícil, uma nova ta 3,8mil...
e eu to pedindo 2300 na minha e já ta dificil... pra ti ter uma idéia de como é dificil vender essa guita ! ashdaishiaohdiosa '

subgrave
Veterano
# nov/11
· votar


é o jeito, fazer oq.. mas mesmo assim é difícil, uma nova ta 3,8mil...
e eu to pedindo 2300 na minha e já ta dificil... pra ti ter uma idéia de como é dificil vender essa guita ! ashdaishiaohdiosa '


Mas vc tem que considerar também que 2300 é muito dinheiro e dá prá comprar coisa usada mais barata e muito mais boa que uma epiphoca. Por exemplo Fender mexico, Washburn N2, muitas Ibanez ...

thefuga
Veterano
# nov/11 · Editado por: thefuga
· votar


Bom, eu não sei como anda o assunto, mas vou dizer oque eu acho, como consumidor.
Eu não compraria no ML uma guitarra usada, porque não dá pra saber o estado dela. Pode parecer boa, chegar na hora e estar ruim, detonada. "Pessolmente" só compraria caso o estado fosse ótimo e o preço muito bom em relação a uma nova, ou se fosse um modelo muito dificil de se encontrar.
E isso não só com guitarra, mas com qualquer coisa. Eu particularmente não curto comprar produtos usados, por razões de durabilidade. Só compro se o estado for bom, assim como o preço e é claro, se puder testar bem o produto antes de comprar. E isso só comprando em mãos.
Acho que deve passar muito disso em vendas online. E para vender pessoalmente, tem que conhecer as pessoas certas e ser um bom vendedor. Aí você vende areia no deserto rsrs

Eu desisti de vender coisas minhas, prefiro deixar guardado mesmo como recordação, porque o cara sempre perde dinheiro. Ultimamente tenho preferido guardar mais grana do que vender uma coisa para comprar outra.

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11 · Editado por: Marcelo Bico
· votar


BJA
Cara, há uns oito meses eu comprei um Fender Telecaster usada e no mes passado resolvi vendê-la
Anunciei no ML pelo mesmo preço de oito meses atrás e mesmo assim apareceu uma meia dúzia de gatos pingados querendo trocar por instrumentos e outras coisas que não me interessavam.
A minha opção foi deixar consignada em uma loja aqui no RJ, a mesma onde eu havia comprado, pelo mesmo preço que eu havia comprado.anteriormente. Considerando a comissão da loja vendedora, perdi usn R$ 500 nessa brincadeira.
Minhas conclusões:
se quiser vender no ML, tem que ter paciência. Será um diferencial se voce conseguir convencer o comprador de outra cidade, através de fotos, muita conversa e explicações, a boa qualidade do produto. Caso contrário só aparecerá gente da sua cidade querendo testar a guitarra antes. Aliás, eu, se fosse comprar uma através de ML, faria da mesma forma.
Se quiser vender mais rápido, deixe consignada em uma loja. Mas não é garantido que venderá rápido e provavelmente não recuperará o dinheiro investido anteriormente.
Mas é difícil mesmo. E conforme comentado em posts anteriores, a concorrência com produtos de qualidade inferior, mas novos, e com produtos mais baratos no Ebay complica a coisa...

Buja
Veterano
# nov/11
· votar


Marcelo Bico
tambem tive a opcao de vender a minha consignado, mas como era semi acustica, o cara me advertiu: será bem complicado vender, so se aparecer um cara super interessado nela mesmo. Alem de que 15% do valor era do cara la. Se eu desistisse, ela ficaria la entortanto e pegadno poeira com o tempo. Se deixasse la por muito tempo ela perderia valor.
Entao o lance é comprar aquilo que voce realmente deseja, ou dar sorte em vender mesmo, nao tem jeito. Tem que ter paciencia ou dar a sorte de encontrar um luthier pela frente que está na fissura dela a muito tempo, hehehehe

MMI
Veterano
# nov/11
· votar


Marcelo Bico

Mas essa é mais ou menos a lógica. Há muitos anos eu compro e vendo instrumentos, apesar de que faz muito tempo que não passa por mim um instrumento asiático. Na hora de comprar na loja brasileira, paga-se superfaturado em nome de um lucro alto para o lojista, porcentagem do cartão de crédito, lucro da importadora, impostos, comissão do vendedor, cafézinho, ar condicionado, gostosa da loja etc. Eu mesmo me recuso a pagar, acho insanidade pagar mais de 3 mil numa guitarra asiática, explico por que a frente.
Na hora de vender numa loja o preço se baseia no preço em sites americanos, acrescido de uns 60% e depois o lojista come no mínimo 30% do total. O preço do mercado livre, sem lojista, costuma ser o preço do site americano acrescido de 60% também, mas se diminui uns 20% apenas, é o preço convencional. Veja, os 60% se acrescenta porque é aproximadamente a taxa dos correios (sem frete) ou um pouco mais que o que se paga de alfândega se alguém trouxer numa viagem para você. O preço da loja é maior, naturalmente, porque se pode ir na hora que quiser, testar, tomar café, você vai ganhar nota fiscal (o lojista paga impostos, teoricamente) e isso lhe protege devido ao código de defesa do consumidor, além de muitas vezes se poder pagar com cartão de crédito até dividido (só isso custa uns 10% do total para o lojista). A falta de garantias como nota fiscal, a impossibilidade de se pagar para o lojista no cartão parcelado, naturalmente torna necessário reduzir o preço.
Eu prefiro sempre pedir para alguém trazer dos EUA. Na impossibilidade, sempre tem quem traga, eu mesmo trago algumas coisas de vez em quando para uns amigos. Os caras que trazem geralmente só trazem instrumentos acima de 1000 dólares, sobre o preço cobram valores que acabam saindo próximo de 50% do preço final, alfândega incluída. Ou seja, um instrumento de 1000 dólares no site da Guitar Center chega aqui por 2600 reais. E neste valor de 1000 dólares já não se fala mais em asiáticos.

Marcelo Bico
Veterano
# nov/11
· votar


MMI
Fala aê, doido!
Cara, era mais ou menos essas contas que eu tinha na cabeça. E a sua conclusão é a pura verdade, o que acontece no mercado: só compensa se viajar para o exterior e trouxer o instrumento nas costas. Mesmo assim, se tiver a intenção de vender, só compensa se trouxer dos EUA. No ano passado eu estive em NY e consegui trazer num preço bem legal uma Gibson LP studio. Já no mês retrasado eu trouxe uma Fender Telecaster de UK, mas o preço já não foi tããão vantajoso.
P.S. valeu pela dica do Sattelite Radio! Te retribuo a dica com outra: Kerrang radio no Reino Unido. Rock o dia inteiro!

Buja
Pois é, bicho. Quanto mais específico for o instrumento, mais complicado. Tem que ter paciência e dar sorte em achar alguém que dê o real valor ao seu instrumento. Nessa coisa de ML, tem muitos profissionais do ramo e especuladores. Tudo bem que os caras estão fazendo o deles, mas é sempre mais legal uma transação entre particulares.
Outro exemplo que aconteceu comigo: eu gosto de carros antigos e estava anunciando um fusca 69 há mais de ano. Somente na semana passada consegui negociar o carrinho, e mesmo assim baixando o preço e acabei trocando numa Rural 68 !!

Buja
Veterano
# nov/11
· votar


Marcelo Bico
heheh legal cara. è bom saber que tem guitarristas que tambem curtem outras coisas e nao sao zumbis compradores de guitarra kkkkk

Lord Cachaça
Veterano
# nov/11
· votar


É péssimo. Não importa o quanto você baixe o preço: sempre querem mais desconto ou te empurrar trocas esdrúxulas.

Rhadam
Veterano
# nov/11
· votar


Difícil ou fácil de vender tudo depende do mercado em que você está atuando. As epiphones em 2000 por aí custavam em torno de R$1300 novas. Então tem pessoal vendendo estas guitarras mesmo com a valorização atual por este preço. Você deve ter pago o preço abusivo atual pela sua guitarra, em torno de R$2300 e está querendo os seus R$1500.
Andei vendo o preço das Epi Standard usadas e estão na faixa de R$1400. Este seria o preço médio, onde você não teria diferencial no preço, neste caso imagino que você tenha uma guitarra muito inteira para ter alguma vantagem nos usados. Se você baixar deste valor sua guitarra passa a ter alguma diferença em preço.
Eu já cheguei a negociar no ML, este ano, Epiphone Standard em perfeito estado e com hard case por R$1100.
Meus 2 cents..

BJAofficial
Veterano
# nov/11
· votar


subgrave

Por exemplo Fender mexico, Washburn N2, muitas Ibanez ...

caralho, daonde tu tirou isso? pqp ... pode me me dar uma fender dessas, que eu não vou querer... a washburn, até me pareceu legal.. já ibanez não conheço mtas...

e cara, tu conhece essa epiphone? eu to falando da custom zakk wylde, pra mim ela é melhor até que umas gibson..

vai de cada um.. eu prefiro pagar o dobro, mas pegar uma guita que eu goste... essas que tu citou ai, eu não compraria nem se me oferecessem pela metade do preço.

james.gurley
Veterano
# jun/12
· votar


Eu explico pq é tão difícil vender guitarra usada: pq o dono perde a noção e cobra um preço próximo de uma nova.

O cara compra uma Epiphone por 2000 e quer vender ela por 1500. Os risco de se comprar um produto usado, ou de se negociar pelo ML não fazem valer a pena se pagar esse valor por um produto usado.

Eu como comprador me indigno com o preço cobrado em produtos usados. Se vc tá pedindo 1500, e depois de 2 meses não aparece ninguém pra comprar, significa que sua oferta não é compatível com a demanda. Abaixa pra 1000 e aceite 900 reais quando te oferecerem, que você vende fácil.

Acredite, é muito melhor ter 900 reais na mão, a ter um instrumento que não te agrada mais. Comprar guitarra, pedal, amp e afins pra usar e depois vender é sinônimo de perder dinheiro. Aceite.

Ric_Rock_78
Veterano
# jun/12
· votar


Eu só compro um instrumento usado se souber a procedência.

Já entrei em contato com algumas pessoas no ML, disse que aceitava o preço SE levasse para um bom luthier avaliar (luthier reconhecido). Aí você vê algumas pessoas refugando...

Maso que o james.gurley fala é verdade: os caras estão pedindo valores absurdos. EU prefiro pagar um instrumento de 2000 em 10 vezes no cartão do que 1500 em um usado À vista.

Abraço
Ricardo

Jube
Veterano
# jun/12
· votar


james.gurley
Falou tudo cara, é igual carro, não adianta comprar achando que vai ganhar dinheiro, pelo contrário.

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Tem uma Zoom 1010 por R$ 250,00 no ML.

Queria esta pedaleira.

Mas neim fudeim que eu pago isso nela (não tem manual, a fonte não é original)... O cara deve achar que a pedaleira é vintage.

É como o james.gurley postou... O pessoal viaja na batatinha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que é tão difícil vender guitarra usada?