Ajuda com timbre Guitarra some junto de outros instrumentos.

    Autor Mensagem
    FiReFhOx
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: FiReFhOx


    Salve galera!

    Volto eu com mais duvidas noobisticas...

    Seguinte:

    Devido aos ensaios que tenho tido com minha nova banda, estou começando a futucar na minha zoom g1x para criar meus proprios presets(antes eu ficava só no guitar rig, e ela ficava abandonada no quarto, mas a praticidade me fez usala), e estou enfrentando um problema que me atrapalha bastante...

    Eu monto o preset e fica perfeito, exatamente com o timbre que eu desejo...

    Mas quando vou para o ensaio, não importa o volume que o guitarrista base ou o baterista estão tocando, minha guitarra literalmente some no meio dos 2...

    Fico até desapontado quando chega finalmente o momento de fazer o solo da musica, e por mais que me esforçe continuo ouvindo só a base xD

    Sim, eu ja aumentei o volume do ampli, a ponto de ensurdecer alguem quando eu tocava sem os outros instrumentos, e também coloquei 2 presets iguais, porém um com volume 80 e outro com 100 para os solos, e da mesma forma ela some quando os outros tocam.

    O ampli é um Meteoro GS160 Hibrido (Valvula na pré).

    Acredito que o problema não seja a acustica do local, pois ensaiamos em um estudio, em uma sala toda preparada acusticamente pra isso.


    Aguardo a opinião de vcs!

    Grande abraço!

    Vagabond
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    cara, não esquece que a guitarra sozinha realmente parece ser ensurdecedora, pelo menos pra mim ela TEM que parecer que está alta demais, mas tocando com os outros fica cool.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    FiReFhOx: Fico até desapontado quando chega finalmente o momento de fazer o solo da musica, e por mais que me esforçe continuo ouvindo só a base xD

    Na hora do solo, a banda tem que maneirar. Isso se chama dinâmica. Mas se a galera não se comportar dinamicamente usa um pedal booster. Outra saída é colocar seu amp no talo quase (o som fica até mais aberto, eu prefiro) e regular no volume da guitarra! Sim, o volume tem uso! hehehe Na hora do solo, vc "boosta" aumentando o volume da guitarra! É simples.

    Abs

    edalko
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    FiReFhOx

    É tocar sozinho e tocar com banda é outra coisa diferente.
    Por isso que quando eu comprava equipos, principalmente pedais, eu ia no estudio testa-los com a banda.
    Isso porque o som que vc toca em casa pode ser abafado pelas frequencias dos outros instrumentos.
    Daí que muitos pedais que eu achava legal sozinho, tornavam-se ruins para tocar com a banda, pois sumiam no mix.
    Interessante é prestar a atenção nos médios, pois ajudam a destacar a guitarra.

    E outra: tocar com menos volume no geral é bem mais saudável!

    daniel_guitar
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    FiReFhOx
    pelo o que você falou eu acho que o problema tá na equalização que você usa, em casa e uma coisa, em estudío com outros instrumentos você tem que regular diferente para se encaixar

    JC_Junior
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Médios!


    Aposto que você usa os médios quase todo cortado. Aumente os médios e um pouco dos agudos que você vai se ouvir claramente.

    Bog
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    FiReFhOx

    Talvez não seja novidade para você, mas vai lá:

    1. Um fenômeno conhecido: em baixos volumes, a sensibilidade da audição para frequências médias é bem maior do que para agudos e graves. Conforme aumenta o volume, a sensibilidade se equilibra. Qual o problema? Simples, se você configura a pedaleira em baixo volume, ouve os médios muito melhor, e compensa isso aumentando o volume dos agudos e graves. Quando toca com a banda, esses graves e agudos extras ficam sobrando, deixando o som ao mesmo tempo estridente e "melado", vazio, sem corpo.

    2. Quando você toca a guitarra sozinha, ela pode produzir tudo quanto é frequência e todos ficam felizes. Ao misturar ela com outros instrumentos, eles ficam "brigando" por espaço no seu ouvido. Graves demais e ela embola com o baixo e o bumbo, agudos demais e ela embola com algumas peças da bateria. O lugar ideal para a guitarra - em especial, a guitarra solo - é no meio. Novamente, médios.

    Enfim, a primeira solução que eu tentaria: configurar a pedaleira em volume apropriado (use patches feitos em baixo volume apenas como ponto de partida), cortar agudos e graves, e aumentar os médios. Também cuide para não deixar o som molhado demais com reverbs e delays - em ambientes e volumes maiores, o próprio ambiente já "molha" o som, e som molhado demais também embola.

    FiReFhOx
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Obrigado pelas dicas! tentarei aumentar o medio, e reduzir um pouco o reverb para testar no próximo ensaio, e posto os resultados!

    Grande abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com timbre Guitarra some junto de outros instrumentos.