Autor |
Mensagem |
FiReFhOx Veterano |
# nov/10 · Editado por: FiReFhOx
Salve galera!
Volto eu com mais duvidas noobisticas...
Seguinte:
Devido aos ensaios que tenho tido com minha nova banda, estou começando a futucar na minha zoom g1x para criar meus proprios presets(antes eu ficava só no guitar rig, e ela ficava abandonada no quarto, mas a praticidade me fez usala), e estou enfrentando um problema que me atrapalha bastante...
Eu monto o preset e fica perfeito, exatamente com o timbre que eu desejo...
Mas quando vou para o ensaio, não importa o volume que o guitarrista base ou o baterista estão tocando, minha guitarra literalmente some no meio dos 2...
Fico até desapontado quando chega finalmente o momento de fazer o solo da musica, e por mais que me esforçe continuo ouvindo só a base xD
Sim, eu ja aumentei o volume do ampli, a ponto de ensurdecer alguem quando eu tocava sem os outros instrumentos, e também coloquei 2 presets iguais, porém um com volume 80 e outro com 100 para os solos, e da mesma forma ela some quando os outros tocam.
O ampli é um Meteoro GS160 Hibrido (Valvula na pré).
Acredito que o problema não seja a acustica do local, pois ensaiamos em um estudio, em uma sala toda preparada acusticamente pra isso.
Aguardo a opinião de vcs!
Grande abraço!
|
Vagabond Veterano |
# nov/10
· votar
cara, não esquece que a guitarra sozinha realmente parece ser ensurdecedora, pelo menos pra mim ela TEM que parecer que está alta demais, mas tocando com os outros fica cool.
|
MauricioBahia Moderador |
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar
FiReFhOx: Fico até desapontado quando chega finalmente o momento de fazer o solo da musica, e por mais que me esforçe continuo ouvindo só a base xD
Na hora do solo, a banda tem que maneirar. Isso se chama dinâmica. Mas se a galera não se comportar dinamicamente usa um pedal booster. Outra saída é colocar seu amp no talo quase (o som fica até mais aberto, eu prefiro) e regular no volume da guitarra! Sim, o volume tem uso! hehehe Na hora do solo, vc "boosta" aumentando o volume da guitarra! É simples.
Abs
|
edalko Veterano |
# nov/10
· votar
FiReFhOx
É tocar sozinho e tocar com banda é outra coisa diferente. Por isso que quando eu comprava equipos, principalmente pedais, eu ia no estudio testa-los com a banda. Isso porque o som que vc toca em casa pode ser abafado pelas frequencias dos outros instrumentos. Daí que muitos pedais que eu achava legal sozinho, tornavam-se ruins para tocar com a banda, pois sumiam no mix. Interessante é prestar a atenção nos médios, pois ajudam a destacar a guitarra.
E outra: tocar com menos volume no geral é bem mais saudável!
|
daniel_guitar Veterano |
# nov/10
· votar
FiReFhOx pelo o que você falou eu acho que o problema tá na equalização que você usa, em casa e uma coisa, em estudío com outros instrumentos você tem que regular diferente para se encaixar
|
JC_Junior Veterano |
# nov/10
· votar
Médios!
Aposto que você usa os médios quase todo cortado. Aumente os médios e um pouco dos agudos que você vai se ouvir claramente.
|
Bog Veterano
|
# nov/10
· votar
FiReFhOx
Talvez não seja novidade para você, mas vai lá:
1. Um fenômeno conhecido: em baixos volumes, a sensibilidade da audição para frequências médias é bem maior do que para agudos e graves. Conforme aumenta o volume, a sensibilidade se equilibra. Qual o problema? Simples, se você configura a pedaleira em baixo volume, ouve os médios muito melhor, e compensa isso aumentando o volume dos agudos e graves. Quando toca com a banda, esses graves e agudos extras ficam sobrando, deixando o som ao mesmo tempo estridente e "melado", vazio, sem corpo.
2. Quando você toca a guitarra sozinha, ela pode produzir tudo quanto é frequência e todos ficam felizes. Ao misturar ela com outros instrumentos, eles ficam "brigando" por espaço no seu ouvido. Graves demais e ela embola com o baixo e o bumbo, agudos demais e ela embola com algumas peças da bateria. O lugar ideal para a guitarra - em especial, a guitarra solo - é no meio. Novamente, médios.
Enfim, a primeira solução que eu tentaria: configurar a pedaleira em volume apropriado (use patches feitos em baixo volume apenas como ponto de partida), cortar agudos e graves, e aumentar os médios. Também cuide para não deixar o som molhado demais com reverbs e delays - em ambientes e volumes maiores, o próprio ambiente já "molha" o som, e som molhado demais também embola.
|
FiReFhOx Veterano |
# nov/10
· votar
Obrigado pelas dicas! tentarei aumentar o medio, e reduzir um pouco o reverb para testar no próximo ensaio, e posto os resultados!
Grande abraço!
|