Se eu treinar solos no violão, fica mais fácil de pegar na guitarra?

Autor Mensagem
Viciado em Guarana
Veterano
# out/10


Tipo eu tenho um violão, bem simples, rústico e duro pra kct!

Só que o que eu amo mesmo é guitarra eletrica, eu adoro solar, e me inspiro muito no Slash (até o meu cabelo é parecido ;P), só que fui aconselhado a aprender violão primeiro para depois aprender guitarra (grande idéia de jerico), porém como o orçamento de casa é apertado e não dava pra comprar uma guitarra eletrica todo o equipamento, eu aceitei e comecei a treinar violão.

Fiz um ano de aulas (não foi desperdício total) mas eu não gosto, não, detesto, tocar músicas com ritmo para violão (tipo tocando para baixo e para cima), mesmo me esforçando eu me embolo todo e demora muito para eu conseguir tocar decentemente, então eu desisti das músicas desse tipo (por hora), e comecei a tentar tocar violão como se estivesse tocando uma guitarra elétrica.

Só que então foi quando eu mais progredi, consigo solar tranquilamente no violão, meu dedos são bem rápidos e eu consigo tocar até bem.

Com mais ou menos 1 mês fazendo isso, hoje eu consigo até tocar Paranoid no violão (óbvio que sem a distorção e os efeitos que se consegue fazer na guitarra eletrica).

Porém eu ainda não tenho dinheiro para comprar uma guitarra, só no ano que vem que vou ver se posso comprar um kit para eu começar (ter pais que não levam muita fé é phoda!)

Então a minha pergunta é essa:

Se eu treinar no violão como se eu estivesse tocando uma guitarra eletrica, vai ser mais fácil de tocar quando eu pegar uma guitarra eletrica de verdade?

Meu violão é de nilon (sei que vou cortar todos os meus dedos quando eu fizer um slide na mizinha com uma corda de aço), é bem duro de se tocar, pois a madeira do braço dele parece madeira de caibro para construção (equipamento barato é phods)!

Mas me digam aí, ajuda ou atrapalha treinar assim?

guschard
Veterano
# out/10
· votar


Mas me digam aí, ajuda ou atrapalha treinar assim?
Claro que ajuda. Sua coordenação motora vai melhorando da mesma forma, o único problema é que quando você pegar uma guitarra, vai sentir um pouco estranho no começo. Fora isso, tem até algumas vantagens: fortalece seus dedos, você começa a pegar percepção musical enquanto ainda não tem sua guitarra, percebe erros que você nunca perceberia caso fosse uma guitarra com distorção, etc.

guitarclub
Veterano
# out/10
· votar


Se eu treinar no violão como se eu estivesse tocando uma guitarra eletrica, vai ser mais fácil de tocar quando eu pegar uma guitarra eletrica de verdade?
vai


Mas me digam aí, ajuda ou atrapalha treinar assim?
ajuda
se quiser, pra ficar mais parecido, use palheta
mas só nao espere muito de bends, que em violao de nylon precisa erguer muito a corda pra aumentar pouco o tom. mas o legal é que se treinar bends com violao de nylon, quando for fazer em guitarra consegue dar bends com bastante facilidade

Daniel Orp.
Veterano
# out/10
· votar


Cara, deixa eu falar. É um erro muito comum de quem está iniciando querer solar, solar, solar. Mas presta atenção, se você não treina base, como vai poder solar? Não existe isso de "não gosto de fazer base". Se você quiser criar um solo um dia em uma música, óbviamente vai ter que ter uma base... e aí? como vai fazer? Ou então seu amigo criou a base. e pra solar agora?
 
E não queira apenas ter velocidade, com o tempo vai perceber que isso não é tudo. Jimi Hendrix, pelo o que conheço de suas músicas, nunca foi fã de ficar fritando na guitarra.
 
 
Abraços e bom estudos :)

Strateiro635
Veterano
# out/10
· votar


facilita sim, eu fiz pouco tempo de violão,a xo que somente uns 6 meses e depois pulei pra guitarra, mas facilita, e pegar alguns solos em violão e meio xato. mas quando c for para guitarra vai estar melhor, e uma dica n treine somente solo, as bases saum uma musica inteira o solo e somente um trecho, mas faça esse pequeno trcho bonito, treine os 2, e pegue bases pq alem de ser um musica completa, elas ajudam a vc pegar o tempo.

escrevi demais, vlw, flw.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/10
· votar


ajuda
se quiser, pra ficar mais parecido, use palheta
mas só nao espere muito de bends, que em violao de nylon precisa erguer muito a corda pra aumentar pouco o tom. mas o legal é que se treinar bends com violao de nylon, quando for fazer em guitarra consegue dar bends com bastante facilidade


Eu sempre uso palheta, dificil pra mim é tocar sem palheta.
E os bends eu até tiro muito bem, pois o solo de patience foi o 1º que peguei.

Daniel Orp.
Veterano
# out/10
· votar


Viciado em Guarana
 
E a base de Patince, já 'tirou'?

Viciado em Guarana
Veterano
# out/10
· votar


E a base de Patince, já 'tirou'?

Sim. Só que não a original, uma bem simplizinha.

cristian1990
Veterano
# out/10 · Editado por: cristian1990
· votar


Viciado em Guarana

me inspiro muito no Slash (até o meu cabelo é parecido ;P)


primeiro corta o cabelo por favor rsrsrsrs(brincadeira) e não fique apenas ouvindo o trabalho de um unico guitarrista ouça outros


Daniel Orp.

concordo com o que ele disse, tenho um amigo assim que só pensa em sola, e pra fazer acordes, base simples eh terrivel, nao fique só em solo

Kold
Veterano
# out/10
· votar


manero cara,continua treinando : ]

Escuta uns solos do Ace Frehley o Slash se inspirou um pouco nele,no Jimi Page : ]


e aprende os power chords já : ]

MarcosBorba
Veterano
# out/10
· votar


Lembrando que guitarra e violão são instrumentos diferentes...

Viciado em Guarana
Veterano
# out/10
· votar


cristian1990
me inspiro muito no Slash (até o meu cabelo é parecido ;P)


primeiro corta o cabelo por favor rsrsrsrs(brincadeira) e não fique apenas ouvindo o trabalho de um unico guitarrista ouça outros


Minha mãe também fala pra eu cortar o cabelo, mas eu não vou cortar. xD

Ouço muito também Joe Satriani (gosto muito,só não acho fazer muito o meu estilo).

Viciado em Guarana
Veterano
# out/10
· votar


MarcosBorba
Lembrando que guitarra e violão são instrumentos diferentes...


Diferentes mas nem tanto.

BrunoCrue
Veterano
# out/10
· votar


Nem tanto [2]

Acesso as ultimas casas, no violao fica meio dificil, a nao ser que seja akeles violao que tem um bico la em baixo,igual as les pauls da SX, meio pontudo em baixo proprio para solar la..

E ajuda sim, eu toquei violao por pouco tempo, e qndo peguei a guitarra, ja sabia montar algumas pestanas e acordes, o diferente é o solo, no violao nao se usa mto..

MarcosBorba
Veterano
# out/10
· votar


Viciado em Guarana
Diferentes mas nem tanto.

O som é outro, o estilo é outro, a técnica é outra. Grandes violonistas tocam diferente de grandes guitarristas. A semelhança na verdade é que as notas estão no mesmo lugar. Porém, se formos olhar isso, baixo não passa de uma guitarra faltando duas cordas e afinada uma oitava abaixo. Entendeu o que quero dizer?
Guitarra se treina na guitarra, violão no violão, baixo no baixo, futebol de campo no capo e futebol de salão no salão.

guschard
Veterano
# out/10
· votar


MarcosBorba
O som é outro, o estilo é outro, a técnica é outra. Grandes violonistas tocam diferente de grandes guitarristas. A semelhança na verdade é que as notas estão no mesmo lugar. Porém, se formos olhar isso, baixo não passa de uma guitarra faltando duas cordas e afinada uma oitava abaixo. Entendeu o que quero dizer?
Guitarra se treina na guitarra, violão no violão, baixo no baixo, futebol de campo no capo e futebol de salão no salão.


A técnica é diferente, mas a coordenação necessária não. Por isso, entre treinar em um violão e não treinar, o violão será SEMPRE a melhor opção.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/10
· votar


MarcosBorba
O som é outro, o estilo é outro, a técnica é outra. Grandes violonistas tocam diferente de grandes guitarristas. A semelhança na verdade é que as notas estão no mesmo lugar. Porém, se formos olhar isso, baixo não passa de uma guitarra faltando duas cordas e afinada uma oitava abaixo. Entendeu o que quero dizer?
Guitarra se treina na guitarra, violão no violão, baixo no baixo, futebol de campo no capo e futebol de salão no salão.


Não to dizendo ser a mesma coisa, mas tem muitas coisas que se faz na guitarra que dá para treinar tranquilo no violão.

Neymar jogava futebol de salão antes de jogar no campo... entende?

Exemplo de uma musica que originalmente se toca na guitarra que consigo tirar tranqulo no violão:

Virus - Iron Maiden

Viciado em Guarana
Veterano
# out/10
· votar


Lembrando que dá para tirar a musica, mas sem as distorções e outro efeitos.

Eros o agridoce
Veterano
# out/10
· votar


mal nao vai fazer.

mas lembre-se que vai chegar num ponto em que sua evolução será barrada pelas condições do seu equipamento! ae corre pra uma guitarra, e de preferencia uma guitarra boa!
esse negocio que treinar em guita ruim eh melhor acho besteira! chega um ponto em que vc só evolui se seu instrumento tambem evoluir.

Havok
Veterano
# out/10
· votar


Viciado em Guarana

então é porque vc n gosta mesmo , ora vc so se inspira nele

Jube
Veterano
# out/10
· votar


Eros o agridoce
mal nao vai fazer.

mas lembre-se que vai chegar num ponto em que sua evolução será barrada pelas condições do seu equipamento! ae corre pra uma guitarra, e de preferencia uma guitarra boa!
esse negocio que treinar em guita ruim eh melhor acho besteira! chega um ponto em que vc só evolui se seu instrumento tambem evoluir.


Concordo 100%

Viciado em Guarana
Da para aproveitar e aprender teoria, usando o violão como auxilio.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/10
· votar


Havok
então é porque vc n gosta mesmo , ora vc so se inspira nele

Como é que eu vou me inspirar em uma coisa de que não gosto?

Tenso! =/

FelipeValle
Veterano
# out/10
· votar


eu diria que é até bom ir tocado com violão, tentado fazer coisas dificeis.quando vc pegar a guitarra vai apenas achar que está tudo muito fácil!comig pelomenos foi assim !

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/10
· votar


FelipeValle
eu diria que é até bom ir tocado com violão, tentado fazer coisas dificeis.quando vc pegar a guitarra vai apenas achar que está tudo muito fácil!comig pelomenos foi assim !

tomara.

angus.young1991
Veterano
# nov/10
· votar


É, violão como é bem difícil de fazer um bend, você pegará mais força nos dedos. Até comecei a solar no violão pra melhorar na guitarra.
Flw!

Paulo Heineken
Veterano
# nov/10
· votar


olha, se vc quiser treinar guitarra, toque guitarra
se vc quiser treinar violão, toque violão

não que isso atrapalhe, mas com guitarra, a pegada é bem diferente!

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Viciado em Guarana

Violão é "a cozinha"! Se vc sabe dedilhar, fazer batidas diversas, é um grande passo pra guitarra elétrica. Solar na guitarra é outra praia e se vc souber conciliar as duas coisas, pode tornar-se um "guitar player" mais completo.

Sinceramente, eu não consigo compreender um bom guitarrista que não se sai bem no violão.

Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10
· votar


MauricioBahia
Sinceramente, eu não consigo compreender um bom guitarrista que não se sai bem no violão.


Já eu fico surpreso se vejo um guitarrista se saindo bem no violão.

Tudo depende da concepção de "se sair bem" e "no violão".

Imagino que pouquíssimos guitarristas "se sairiam bem" ou conseguiriam tocar aceitavelmente as músicas "no violão" da minha concepção.
São técnicas bem diferentes, mais extremo que um brasileiro falando com um português.

Abç

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


guschard
A técnica é diferente, mas a coordenação necessária não.

Como o post ao qual você estava respondendo se referia aos "grandes violonistas", imagino que deva se tratar de violão clássico e neste caso, a coordenação necessária é diferente sim, visto que no violão costuma-se tocar mais de uma voz independente, enquanto que na guitarra isso não é tão comum (no violão é requisito básico). Isto altera drasticamente a coordenação necessária.

carnisa1
Veterano
# nov/10
· votar


respondendo muito atrasado...

Tipo, pra não falar "eu não gosto de fazer base", melhor falar "Minha preferencia é solo..."

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se eu treinar solos no violão, fica mais fácil de pegar na guitarra?