Quanto melhor a guitarra fica mais fácil de solar ?

    Autor Mensagem
    FaataLSurF
    Veterano
    # dez/12


    a diferença vem no som ? ou na facilidade ?

    DioDisciple
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Uma guitarra "boa" pode te dar um pouco mais de conforto (isso varia de modelo, tipo de construção do braço, etc) e mais som... Agora, quer facilidade pra solar? Estuda. Não tem outro jeito.

    kiki
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    mais ou menos.
    quanto melhor a guitarra, provavelmente ela sera melhor de regular.
    quanto melhor regulada, mais facil de solar.

    a regulagem tem que ser de acordo com o estilo do guitarrista (cordas preferidas, altura de acordo com a pegada).

    guitarras mais baratas ou simples podem até ficar muito boas, se forem bem construidas e estiverem bem reguladas.

    stennyard
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Por exemplo....Minha Squier tem tarraxas ruins, ou seja, você manda uns bends e já desafina a corda, o resto do solo vai sair meio desafinado.

    Bob Mauley
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    nao necessariamente...

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    FaataLSurF

    Antes de tudo, guitarra é uma ferramenta arcaica. Tá por aí, praticamente idêntica, há décadas. Agora, é aquele papo: dá uma ferramente ajustada pra um artesão. Pronto, ele vai criar, moldar e executar a obra. Diga-se de passagem, nem precisa ter uma ferramenta de última geração. Basta um martelo e um formão. Pra mim, a habilidade humana é 99% do contexto.

    Com relação a solar, existe a questão do conforto/adaptação. Isso exige regulagem do instrumento. Só.

    Abs

    "Melhor" é algo tão subjetivo que nem sei se é possível usar essa expressão como base pra um debate.

    kevinluis
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Na minha opinião e com base nas guitarras que eu tenho, sim guitarras mais caras são mais confortáveis e mais estáveis na afinação, o acesso as ultimas casas é melhor, o corpo se encaixa de forma mais confortável no nosso corpo, as tarraxas são muito mais moles e seguram por muito mais tempo, então afina-las é mais rápido e menos incomodo.

    Porém...

    Não é que eu não consiga solar da mesma forma em uma guitarra de 3000 e em uma de 300, mas sim eu vou fazer muito menos esforço na de 3000 sendo menos cansativo e garantindo que eu toque por mais tempo sem cansar. Já em questão sonora ai depende mais do teu amplificador e a quanto tempo você toca pra reconhecer as diferenças...

    azrhaell
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Não sei quanto a isso. Mais como iniciante e recém comprada a minha segunda guitarra, posso dizer que uma guitarra melhor no minimo de da 1 animo maior para treinar etc...

    Marthin87
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Quanto melhor VOCÊ fica mais fácil de solar.
    Mas acredito que cada modelo de guitarra "pede" algo, o guitarrista percebe até onde vai com cada instrumento e por isso acaba adquirindo guitarras diferentes para vários tipos de situação.
    Uma coisa que em mim traz melhora rápida é troca de cordas, parece que sempre evoluo com o som mais brilhante das cordas novas.

    vintagentleman
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Na minha opinião é óbvio que uma guitarra bem reguladinha, com ação bem baixa, boas tarraxas, braço lisinho e macio, além de trastes polidos ajuda um cara que efetivamente já saiba ... SOLAR.

    Eu por exemplo, não sei solar, mas tem dia que eu pego uma guitarra e vejo nitidamente que algo está errado. Sabem como é, parece que os dedos vão parar nos lugares errados. Aí, já viram, né? Saio procurando o problema. Normalmente é porque o braço deu uma trabalhada elevando as cordas, e aí é difícil tocar mesmo.

    Beelzeboss
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Com uma guitarra bem regulada com seu gosto realmente fica muito mais confortável de se solar, agora a guitarra sozinha não faz milagres. Alias o gosto pra guitarra é bem relativo pois pode ser que uma guitarra de 5000 não te agrade mas uma de 1000 te satisfaça.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    FaataLSurF

    Há muitos anos, em uma oportunidade que tive de conversar com o Wander Taffo, ele me disse que treinar com guitarra ruim era muito bom pra parte técnica, porque você tem que colocar "mais de você" no instrumento, forçar a barra mesmo. E aí quando você pega uma guitarra melhor você deita e rola.

    vintagentleman
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    LeandroP

    treinar com guitarra ruim era muito bom pra parte técnica

    Eu não duvido. E o grande Jack White já disse que gosta mesmo é de brigar com guitarra ruim...

    LeandroP
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    vintagentleman

    Pois é, eu achava o contrário. Depois que ouvi isso do Wander Taffo passei a ver com outros olhos, e com uma guitarra muito ruim (rsrsrs).

    silasamilcar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Quanto melhor o guitarrista mais fácil de solar!!!

    A qualidade da guitarra vai influir no timbre (qualidade do som), afinação, estabilidade estrutural (não empena com facilidade e quando isso acontece com o braço há possibilidade de acerto), tocabilidade (conforto), regulagem (altura das cordas, curvatura do braço e oitavas) e durabilidade. Portanto quando você vê uma guitarra Gibson e uma Rei, saiba que a diferença de preço tem um motivo muito bom.

    vintagentleman
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    silasamilcar

    Mas aí você pegou dois casos extremos.

    Acho mais razoável o que o Beelzeboss disse aí em cima. Por experiência digo que entendimento com guitarra é coisa subjetiva, e acho perfeitamente razoável o cara se apaixonar por uma guitarra de milzão e não curtir tanto uma de cinco paus...

    LeandroP
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    Quanto melhor o guitarrista mais fácil de solar!!!

    Drinho
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    FaataLSurF

    não acho... por exemplo... vamos pegar duas ibanez distintas

    uma prestige japonesa considerada top e uma chinesinha de mil reais....

    no meu ver se as duas estiverem devidamente reguladas acredito que as duas serão faceis de tocar

    lembrando que a ibanez japonesa é superior a chinesa o que não torna a chinesa ruim

    agora se você pagar uma tonante que é uma guitarra que foge dos padrões mínimos para um instrumento razoável é quase impossivel tocar uma vez que as cordas mal abaixam e deslizam no traste....

    renatocaster
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    Quanto melhor a guitarra fica mais fácil de solar ?

    Depende, eu não sei o que é fácil ou difícil para você nesse aspecto. Isso é de uma relatividade de um tamanho de um mamute. A facilidade quem tem que proporcionar é você mesmo, primeiramente.

    A relação basicamente seria assim:

    - Se vc não sabe nada, não tem domínio de qualquer ferramenta para executar solos, a qualidade da guitarra será indiferente;

    - Se vc sabe mais ou menos, uma coisa ali e outra aqui, uma guitarra honesta já te atende. mas nada impede que vc tenha uma guitarra mais "top". Entretanto, talvez vc não consiga extrair tudo o que a guitarra tem a oferecer;

    - Se vc tem pleno conhecimento de técnicas, escalas, harmonia, improvisação, aí vc saberá escolher a guitarra que melhor lhe atende, independente de preço, marcas e modelos.

    Quer um exemplo? Tem gente que nunca tocou com uma guitarra com ponte floyd rose na vida e resolve comprar uma. "Ahn, acho tão legal floyd rose, vou pegar uma guitarra assim". Aí o cara acha que o uso dessa ponte se resume em ficar dando porrada na alavanca pra cima e pra baixo. Se arrepende, e depois sai falando: Floyd rose é uma merda, e tals. Não sabe usar tal artifício, tem que ralar parceiro. Falar sem ter conhecimento de causa é mole.

    E isso vale para qualquer aspecto onde o tipo e qualidade do instrumento influencia na execução de uma música. Mas eu acho que é o tipo de coisa que vc adquire com o tempo, adicionando conhecimento e praticando. Hoje eu tenho uma noção muito maior de qual(is) modelo(s) de guitarra(s) melhor irá me atender do que há 6, 7 anos atrás. A sua percepção vai mudando.

    silasamilcar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    vitagentleman

    Por experiência digo que entendimento com guitarra é coisa subjetiva, e acho perfeitamente razoável o cara se apaixonar por uma guitarra de milzão e não curtir tanto uma de cinco paus...

    Concordo em parte com você, é subjetiva sim, eu por exemplo detesto as Ibanez Jem 777, não gosto de Jackson nem BC Rich por exemplo, mas é uma questão de adaptação à proposta dessas guitarras. Gosto de Fender Strato, Hurricane LesPaul, Gibson Les Paul, Ibanez JPM 100 P1 e Satriani model. São guitarras que me adaptei e consigo tirar um som bacana com elas.
    Mas quando falo de preços, quero dizer que apesar de poder encontrar instrumentos de qualidade com baixo custo (milzão por exemplo), e encontrar uma mas cara (cinco paus), provavelmente terá uma razão para a diferença de preço cobrado. Exemplo: Tarrachas Sperzel com trava, ponte Gotoh, Roller Nut, Madeiras nobres como Maple Bird Eye, Sistema de regulagem de braço, Captadores ativos ou tipo noiseless, tudo isso terá um preço a mais e se não vai fazer o guitarrista pode ter certeza que dará um incentivo e resultará em uma melhor qualidade geral estrutural (e não necessariamente artística) do som.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quanto melhor a guitarra fica mais fácil de solar ?