Dica para quem usa valvulados (captação da guita)

    Autor Mensagem
    Strato Tool
    Veterano
    # out/10


    Fala pessoal, estou abrindo este tópico mais para discutir sobre a influência dos captadores no som do valvulado do que para tirar uma dúvida.

    Recentemente eu troquei os captadores da minha guita, de duncan stk-s4 para duncan everything axe (jb jr, duckbucker e little 59). É fato consumado que os captadores fazem diferença na saturação das válvulas do amp, mas eu não imaginava que a diferença fosse tão gritante. Estes captadores tem mais ganho que os anteriores, e é possível perceber diferença de timbre até nos tube screamers que eu uso. Inclusive, eu estava pensando em comprar mais um pedal de overdrive para conseguir mais ganho, mas acredito que com estes captadores nem será mais necessário. Colocando o TS808 com drive em 1/4 e level em 3/4 antes do TS9 com drive e level médios, já é possível conseguir ganhos muito interessantes!

    Abraço!

    Manubio
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Strato Tool
    Exatamente isto que ocorre.

    Eu tenho uma Fender SC com captação original de saída baixa, então coloco meu VC-30 atenuado no clean e fica um som bem legal limpo. Logo depois, quando coloco minha Epiphone Zakk Wylde, o som muda completamente, fica com um crunch mesmo no canal limpo e dá pra perceber claramente a diferença entre uma strato e uma LP.

    Abs

    MMI
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Strato Tool

    Com o tempo você vai percebendo essas nuances. Num valvulado, ao se trocar de guitarra muda todo o som e a resposta. Atualmente estou com 9 guitarras, cada uma acaba por pedir uma regulagem do amplificador. Tem guitarra que está com um timbre limpo legal, ao se mudar de guitarra, na mesma regulagem, ela dá um crunch forte. E assim você vai vendo as diferenças de captadores, madeiras, construção... Muda bastante sim!

    ohm777
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Strato Tool
    É verdade tudo o que falou, mas um detalhe, isso não é exclusividade dos valvulados.

    Konrad
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ohm777
    É verdade tudo o que falou, mas um detalhe, isso não é exclusividade dos valvulados.

    Verdade.

    Tenho pedais, valvulado e pedaleira. E vejo essa diferença sempre; é até mais intenso nas simulações, pois tenho de tocar com o amp em volume de mosquitos.

    FLO7v
    Veterano
    # out/10
    · votar


    pô, verdade hein!

    eu tenho uma ibanez RG 350 dx e recentemente comprei um peavey valveking 112

    e troquei os caps originais dela, e coloquei um Seymour Duncan Dimebucker na ponte, e um DiMarzio X2N no braço (cap. com mais saida da DiMarzio), e qnto eu coloco a guitar no single + metade do DiMarzio, fica um clean PERFEITO!

    realmente os caps mandam muito no timbre..

    abçs

    rcagliari
    Veterano
    # out/10 · Editado por: rcagliari
    · votar


    ohm777
    É verdade tudo o que falou, mas um detalhe, isso não é exclusividade dos valvulados.

    Não é exclusividade dos valvulados, mas você querer comparar a riqueza de harmônicos e a dinâmica da saturação do sinal entre um valvulado e um transistorizado é mesma coisa que querer comparar a beleza da Luciana Gimenez com a da Cláudia Gimenez. É ridículo, simplesmente não tem como colocar um do lado do outro. E QUALQUER ouvido consegue detectar isso, não precisa nem ser alguém treinado.

    A comparação adequada entre ambos só cabe pra avaliar ou ganho extremo (muito legal no transistor - vide Dimebag Darrel) ou "clean" extremo (também ótimo num bom transistorizado, tanto que preferido por grande parte dos jazzistas). Entre esses dois polos, o som de um valvulado é obscenamente mais rico. E é justamente essa riqueza que permite aferir com tanta nitidez as diferenças entre os caps e as guitarras.

    ohm777
    Veterano
    # out/10
    · votar


    rcagliari
    Calminha aí vintageguy, se você reler o meu post eu nem sequer entrei no assunto valvulado X SS (quanto mais comparar alguma coisa)...

    Eu falei apenas que captadores com diferentes saídas são perceptíveis em qualquer tipo de equipamento seja valvulado, SS ou plugin digital. Isso é fato.

    ogner
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Strato Tool

    É isso ae, velho!!!! Logo, a regulagem da altura dos caps é fundamental tb pra encontrar o seu timbre!!!

    http://en.wikipedia.org/wiki/Single_coil

    Tem uma gif animada no Wiki, lado esquerdo, que ilustra bem isso!!

    rcagliari
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ohm777

    Calminha aí você, hurryguy! Se você ler meu post ATÉ O FIM, verá que a razão de eu ter comparado um com o outro foi taõ só pra concluir, no final, que a nitidez com que se verifica a distinção entre caps e guitarra é infinitamente maior num valvulado que num SS, de modo que não dá pra simplesmente dizer que num SS é possível perceber tais distinções. Quando as diferenças são mais sutis, elas normalmente só podem ser notadas com o uso de um valvulado. Vai dizer que isso também não é fato?

    Strato Tool
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Strato Tool
    · votar


    ogner

    Fala! Tenho que dar uma estudada sobre estas regulagens então, pois hoje eu mando a minha guita no luthier e não mudo mais a altura dos caps.. medo de desregular a guita, sei lá.. mas valeu pela dica!!

    O próximo passo agora é pegar uma fender com captação single coil!

    Segue o link do amp que eu tinha comentado:

    http://www.fender.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&produto=9023& linha=173&categoria=amp

    Abs!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dica para quem usa valvulados (captação da guita)