Autor |
Mensagem |
Leandroviski Veterano |
# out/10
Eae pessoal beleza? eu sei que aqui no fórum tem vários tópicos sobre escalas e suas formações e tal! Mas meu problema é o seguinte, toco guitarra a 1 ano, praticamente nao fiz aula de música, aprendi quase tudo(que na verdade é pouca coisa) sozinho, então eu geralmente usava apenas a pentatônia menor para solar e improvisar, mas com o tempo fui "acrescentando" algumas notas a mais nos meus improvisos e tal.. Ai depois peguei uma folha com um amigo meu com as escalas maiores, dentro do sistema CAGED, decorei elas e uso sempre que dá! Porém sempre que vou solar parece que a pegada é a mesma, sempre no estilo Blues, tá bom que eu goste até muito de um Blues, mas eu também curto pra caralh* um Rock mais nervoso, aeausaeu, ai eu pego umas BT's bem rock e vou improvisar, tento muito criar uns licks mais rock mas sempre fica blues demais. :S Resumindo, o que eu queria mesmo era saber de vocês se um pouco do "problema" é por conta de as escalas maiores nao soarem muito legais para rock ou se é mesmo a pegada que tem que mudar! Então vocês poderiam me falar tipo assim: tais escalas soam muito bem pra um rock, mandem links se possível, ou deêm dicas de como mudar a pegada, na verdade nem sei o que pedir, só que me ajudem como der... Fico achando foda de nao ser muito "versátil" nos solos.. Quero mudar isso e aumentar o campo de conhecimento que é bem pequeno por enquanto! Ajudem aiii, valeeeeeeu ;)
|
Marabá Veterano |
# out/10
· votar
Rock = pentatônica
|
LeandroP Moderador |
# out/10
· votar
Leandroviski
Imagino que você já conhece os intervalos e que saiba identificá-los, classificá-los, invertê-los, etc.
E que também conheça sobre a formação de acordes - tríades e tétrades.
Tendo isso, dê uma pesquisada sobre os modos gregos (jônio, dórico, frígio, etc...).
Não existe uma escala específica pra cada gênero musical (funk, heavy, samba), mas algumas escalas possuem sonoridades características, como o modo frígio por exemplo, com uma sonoridade espanholada. Não consigo resumir em apenas uma postagem, e nem você poderá absolver este assunto em apenas um dia, porque pra assimilar essas sonoridades é preciso algum tempo e também relacionar as escalas (intervalos) com os acordes e com todo o contexto harmônico.
Não é necessário abrir um tópico sobre o assunto. Tenho certeza que encontrará material suficiente na busca. Boa sorte!
|
RennanRdC Veterano |
# out/10 · Editado por: RennanRdC
· votar
Ve a aula do Gustavo Guerra no youtube da capa da cover guitar!
|
Jube Veterano |
# out/10
· votar
Modos gregos podem ser a chave
|
Leandroviski Veterano |
# out/10 · Editado por: Leandroviski
· votar
LeandroP obrigado pelos esclarecimentos! Mas é que pensei assim: como algumas pessoas aqui possuem mais "experiência" e tal essa pessoa poderia me dizer o que ela usa por ex, ou como ela assimila tal modo com o estilo... Mas tudo bem, vou pesquisar sobre modos gregos!
RennanRdC beleza, vou dar uma olhada!
Mod. se julgar necessário pode fechar o tóp.
Valeuuu!
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# out/10
· votar
Leandroviski Quanto mais vc conhecer sobre escalas, harmonia, etc, maior será seu vocabulário. Mas, mais importante que quantidade é qualidade, ou seja, saber como aplicar esse conhecimento. Por exemplo, a pentatônica tradicional é extremamente versátil e não precisa soar sempre da mesma maneira. O Zakk Wylde é um cara que toca um som pesado e usa as pentas em 99% das frases. O fraseado dele tem a sonoridade bem característica de pentatônica mesmo, mas não necessariamente sempre "blues". O Greg Howe também usa muito as pentas, mas em outra praia: fusion. O Eric Johson toca rock tbm, mas faz as pentas de uma maneira bem sofisticada. Dá uma escutada nesses caras.
Resumindo... o problema não é a escala que vc está, mas sim como está usando. É uma questão de fugir daqueles licks de blues tradicionais e explorar outras ideías, maneiras, digitações, etc, com as pentas...
|
Loues Veterano |
# out/10
· votar
A problema não é a escala. Se escutar rock vai ouvir muita pentatônica também. Com a mesma escala dá pra tocar blues, rock, jazz, metal, música chinesa... enfim... muita coisa diferente. O melhor que tens pra fazer é ouvir bem o rock e o blues e sacar bem as diferenças e as semelhanças entre os dois estilos, depois aplica na guitarra o que tu ouviu e vai experimentando...
|
Leandroviski Veterano |
# out/10
· votar
É, acho que falta ouvir um pouco mais pra ir pegando a idéia e mudando a pegada!
Aproveitando o tópico, me falem ai nomes de guitarristas que eu não posso deixar de ouvir pra ter novas idéias e me "inspirar" aeuhaud..
|
LeandroP Moderador |
# out/10 · Editado por: LeandroP
· votar
Leandroviski
Quero te dar um exemplo de um acorde com sétima dominante (X7), e 3 escalas (dentre as inúmeras pra este tipo de acorde) pra você ver a diferença entre os intervalos.
Sobre o G7 (formado por G, B, D e B) eu posso tocar:
G, A, B, C, D, E, F (mixolídio) - T, 2, 3, 4, 5, 6, 7 (intervalos)
G, A, B, C, D, Eb, F (mixolídio b13) - T, 2, 3, 4, 5, b6, 7
G, Ab, B, C, D, Eb, F (mixolídio b9/b13) - T, b2, 3, 4, 5, b6, 7
Da segunda escala pra primeira foi alterada somente um intervalo (b6), e da terceira escala pra primeira foram alterados dois intervalos (b2 e b6).
A primeira escala (mixolídio) tem origem na escala maior, partindo do Vº grau (5a nota) desta escala: Dó maior
A segunda escala (mixolídio b13) tem origem na escala menor, partindo do Vº grau (5a nota) desta escala: Dó menor melódica.
A terceira escala (mixolídio b9/b13) tem origem na escala menor também, partindo do Vº grau (5a nota) desta escala: Dó menor harmônica.
O Vº grau das escalas maiores e menores são os dominantes naturais. Só por esta pequena janela dos dominantes dá pra imaginar o que ocorre com outros tipos de acordes (formados pelos modos lídios, dóricos, etc.).
A sonoridade do modo mixolídio pro mixolídio b9/b13 e bem diferente. Toque os dois sobre o G7 e perceba.
A teoria ajuda bastante, no sentido de entender e poder catalogar na mente um vocabulário melódico e harmônico, de modo que você possa ter suas próprias impressões das escalas, da forma como tocá-las dentro de um determinado gênero musical, de uma determinada harmonia. Com o modo mixolídio b9/b13 é mais fácil você descambar pras músicas Celtas por exemplo, do que tocar blues.
e---3-4-3---------------3---|---3-5-3---------------3--- B---------6-4-3---------3---|---------6-5-3---------3--- G---------------5-4-----4---|---------------5-4-----4--- D-------------------5---3---|-------------------5---3--- A-----------------------5---|-----------------------5--- E-----------------------1---|-----------------------1--- mixolídio b9/b13 G7 | mixolídio G7 ... compare a diferença (intervalos e sonoridade)
BlaCk LaBeL +1
|
qew Veterano |
# out/10
· votar
expecíficas
Carioca detected.
|
Loues Veterano |
# out/10
· votar
Não sei se seria o melhor tópico pra ensinar teoria e escalas pro cara. Não me levem a mal, é só pra concentrar informação em tópicos específicos, assim fica mais fácil pra quem for usar a busca...
Leandroviski Pra buscar inspiração? Bem, tem muitos guitarristas e bandas, rock é um negócio muito extenso... Tem alguma vertente que tu curte mais?
|
xGumAx Veterano |
# out/10
· votar
Só lhe digo pra tomar cuidado pra não cair na decoreba de modos gregos e esquecer de ser criterioso quanto a harmonia, muitos guitarristas se frustam com o estudo de modos pq não aprendem antes os intervalos e a ideia de como formar as escalas analisando os acordes da musica...
|
Leandroviski Veterano |
# out/10 · Editado por: Leandroviski
· votar
LeandroP Valeu, depois vou dar uma "estudada" nisso!
Loues, curto música instrumental... E curto músicas onde você percebe que tem mais feeling, por ex. até curto Satriani, mas eu acho que as músicas dele nao tem AQUELE feeling, sei la... aheadsf
|
Loues Veterano |
# out/10
· votar
Leandroviski Bem, não conheço muito rock só instrumental, a maioria que eu escuto tem vocalista...
Algumas Clássicas:
Cream Jimmy Hendrix Pink Floyd Led Zeppelin Black Sabbath AC/DC Red Hot Pearl Jam
Tem muita banda boa, vai escutando os clássicos delas... ah, e se procurar tu acha blues no meio de todos esses aí, tenta ver como muda o contexto
Outra coisa, o que queres dizer com feeling?
|