Gastar dinheiro em aulas de guitarra ou amplificador?

Autor Mensagem
Jandira
Veterano
# out/10
· votar


RMafe
Rapaz, nem sei quem é essa candidata, hehehe...

Sgt. Eddie
Veterano
# out/10
· votar


Monsfogueri
Você não falou que ia sair? Gostou da discussão, hein?

Você tá perdendo o foco, cara.

A discussão é sobre a importância ou não das aulas. Sim, eu aprendi com meu professor, porém, tudo que eu aprendi, eu poderia ter descoberto sozinho, ou ter visto na internet.

Se o guitarrista só tiver aulas, ele nunca vai ser bom. Ser bom vem do esforço próprio. Vou fazer um paralelo com química: tem certas coisas que ficam muito, muito fodas de aprender sem um professor. Guitarra é o oposto.

Eu não critico quem faz aulas. Agora, tendo 1000 reais para gastar em um ano de aulas ou um amplificador valvulado, eu gastava no valvulado sem pensar 2x.

Curly
Essa conta não era minha... Era do meu irmão mais novo, que usou até 2009 mais ou menos, depois ficou comigo. Começamos a tocar no mesmo ano (2007).

Se você quiser ouvir uma gravação minha, eu te mando. É como eu falei, eu não sou um guitarrista excelente como o De Ros. O que eu realmente sei é apreciar música, por pior que isso seja... O que eu toco é hobby, mas mesmo assim, posso dizer, que na minha opinião e pelo que aconteceu com os caras realmente bons, aulas não determinam se um cara vai ser um bom guitarrista ou não.

Sgt. Eddie
Veterano
# out/10
· votar


Jandira
OK então cara... Vamos ver o que a moderação decide... Posso ser chato pra caralho, mas querendo ou não acabo ajudando alguém.

RSKD
Veterano
# out/10
· votar


Caramba,eu só queria saber se aula de música iria me prejudicar ao tentar tipo,revolucionar,que é o que todo mundo quer aqui,não vamos negar,mas pelo visto aqui,tudo que se diz vira uma discussão de quem é o melhor e os palavrões rolam soltos.Ñão que eu queira ofender ninguém,mas tem vezes que eu que pareço mais velho.

RMafe
Veterano
# out/10
· votar


Jandira
Colokei o "eleita já" imaginando a possibilidade. Outro dia fiz uma piada em que dizia q ia votar no 56, no Eneas, e nem entenderam.
Imagina se n coloko "eleita ja", tu n ia entender nd

Curly
Veterano
# out/10 · Editado por: Curly
· votar


Sgt. Eddie

bom, no final não importa muito quem toca ou não, temos aqui o Panucci que é um grande guitarrista e é autodidata, temos o carinha que faz aquelas orquestrações lindas, acho que chama Arthur que tb é mas a grande maioria precisa de aulas ou no mínimo pode melhorar muito com elas. o camarada pode fazer uns 6 meses, pegar a base de teoria e técnica e depois desenvolver sozinho mas imagina ter que descobrir tudo sozinho. tem várias coisas modais e lances harmonicos nas coisas do hendrix que me levam a crer que ele conhecia harmonia e improvisação. escute o srv tocando 'stang swang' e depois pense se ele não tem conhecimento avançado. às vezes nos enganamos com esses caras, podem não ter tido educação musical formal mas em algum momento aprenderam com alguém

RMafe
Veterano
# out/10 · Editado por: RMafe
· votar


mas tem vezes que eu que pareço mais velho.

RSKD
Ah Para com isso aí pow.
Falando assim parece q vc tem sete anos. Ou que todos os outros são sexagenários.

Voltando ao tópico:
eu só queria saber se aula de música iria me prejudicar ao tentar tipo,revolucionar

Ou seja, se isso na verdade te prejudicaria.
Existem auto didatas q não comporam nada. Existem outros q comporam alguma coisa interessante. Existe quem teve aulas e nunca fez nada. Existe quem teve aulas e compôs algo interessante.
Alguns tiveram alguma educação formal, e são considerados gênios. Outros não tiveram nenhuma educação formal e também são considerados gênios.

Sgt. Eddie
Veterano
# out/10
· votar


Curly
Depois de tocar por 20 anos, você acaba aprendendo alguma coisa. Eu acredito que eles sabiam fazer tudo o que a Berkley ensina, por exemplo, só não sabiam o que estavam fazendo.

May BA
Veterano
# out/10 · Editado por: May BA
· votar


Sim, eu aprendi com meu professor, porém, tudo que eu aprendi, eu poderia ter descoberto sozinho, ou ter visto na internet.

Sgt. Eddie

Pois é, as aulas foram um atalho pra você não é mesmo? Você otimizou seu tempo de estudo.
Experimenta ficar sem suas aulas e tenta fazer tudo por sí mesmo, filtrando informação na internet, tendo que estabelecer uma ordem nos assuntos que devem ser estudados, descobrindo como apoiar corretamente o dedão para fazer aquele bend, bolando um jeito de melhorar a sua palhetada para tocar aquele riff, deduzindo o melhor raciocínio para improvisar sobre determinada sequência de acordes...
Nunca fiz aula, mas, creio que elas ajudem a realizar o seu potencial mais rapidamente. Aprendo sozinho (em parte já que troco conhecimentos com amigos e com o pessoal do forum que me ajuda muito, além de materiais de internet e outros) mas não me orgulho muito disso, agradeço a Deus claro por me dar este possibilidade, mas, gostaria de ter aulas!

Agora pra quem tem 3 anos de guitarra somente, você tem muitas idéias formuladas, só tenho dois anos a mais que você(não sei se melhor ou pior aproveitados) mas a música me ensinou a ser um pouco mais humilde e menos pedante! Eu era preconceituoso em relação a música, com muitas idéias formuladas mas pouco conteúdo verdadeiro. Hoje, meu conteúdo continua muitíssimo pequeno diante da imensidão de coisas mas pelo menos minha visão é maior! Talvez não seja o seu caso mas, pelo menos me pareceu haver semelhança.

Ps: Se parar de ofender as pessoas vai ser bom pra todos, principalmente pra você!

Não me leve a mal ok?

Abraços

Bigtransa
Veterano
# out/10
· votar


RMafe
Alguns fizeram comparações do tipo piloto com brevê vs piloto sem, cirurgiao,etc.

Tais comparações não sãoo perfeitas, porque são áreas diferentes.


Com certeza não são perfeitas, algumas vezes exagerar no exemplo ajuda a mostrar o quanto o raciocínio é trivial....

Sgt. Eddie
Se tudo o que vc aprendeu nas aulas poderia ter descoberto sozinho não vejo sentido em vc continuar pagando aulas..... dizer que paga apenas porque pode pagar simplesmente não faz sentido.....

dnreis
Veterano
# out/10
· votar


RSKD
Caramba,eu só queria saber se aula de música iria me prejudicar ao tentar tipo,revolucionar,
Não, não. Conhecimendo a mais nunca iria te prejudicar.

Marc Snow
Veterano
# out/10
· votar


O amp não vai te fazer tocar

Pepe Le P
Veterano
# out/10
· votar


Sgt. Eddie
Meu velho, você parece ter adotado uma postura mais radical do que os fãs dos caras que você critica.

Dizer que tocar rápido é uma merda é, no mínimo, uma afirmação de gosto pessoal, pra não dizer outra coisa. Cada estilo musical/músico tem o seu jeito de se expressar e afirmar que caras como o Van Halen são uma bosta só porque você não gosta é totalmente tosco, se me permite a expressão, eu por exemplo acho o cara um grande guitarrista.

Ter a possibilidade de tocar rápido ou passagens consideradas mais técnicas não é sinonimo de falta de musicalidade apurada, vide Eric Johnson, Govan, Ardanuy e o próprio Van Halen e tantos outros (podemos citar até frequentadores do forum como De Ros, FAP, Marc Snow entre outros, só pra ficar tudo em casa). Muitos guitarristas que são capazes de voar pel escala o fazem com muito bom gosto e musicalidade e também são capazes de se expressar muito bem com poucas notas.

Ter uma técnica apurada abre muito as tuas possibilidades musicais. O que você está afirmando é algo no estilo: "música boa é um blues chorado, o resto não presta". Eu adoro os caras que tu citou como referência (Clapton, Hendrix, BB King...) assim como curto muito outros caras que tocam outros estilos (com mais de 3 notas por segundo).

Tem muita gente que é autodidata e são excelentes músicos, mas não há dúvidas de que um bom professor(a) pode ajudar, e muito, o desenvolvimento musical do cara. Obviamente o principal depende da dedicação da pessoa.

RSKD
Eu acho o seguinte cara: você tem que equilibrar as coisas. Ter um equipo legal e não conseguir tirar nada que te agrede dele pode ser muito frustrante assim como estar evoluíndo legal na sua habilidade e ver que o equipamento está te limitando.

Eu particularmente investiria em melhorar tecnica e musicalmente primeiro (seja de forma autodidata ou com professor) e depois ir gradualmente melhorando o equipo conforme seu progresso. Um bom professor pode te atalhar muitos caminhos, resta somente a ti ver o que funciona melhor.

E eu não me estressaria com essa ideia de "ser lembrado". Se o que você curte mesmo é musica treine para transformar os sons que vem da sua mente em boa música.

Loues
Veterano
# out/10
· votar


Cara vem criar um tópico tira dúvida e já mudam o foco discutindo...

Mas, aproveitando o assunto, vou dar opinião também. O que acho é que as aulas ajudam no sentido de aprender melhor o instrumento, a técnica e aumentar o conhecimento sobre música. Dá pra aprender sem elas, mas vai demorar muito mais, e não se vai tão longe nesses aspectos...

Mas existe também a intuição, e isso a aula não ensina. Isso é cada um que tem que se achar, não é algo que vem de fora. É também algo que os gênios aí tinham de sobra...

Acho que deve sempre se buscar o equilíbrio entre as duas coisas. Nunca deixar de aprender, procurar coisas novas, melhorar a técnica; mas também não deixar o lado dos estudos sufocar o lado mais pessoal, criativo ou qualquer que seja o nome...

Ricb
Veterano
# out/10
· votar


Coitado do moleque, ( RSKD)

Ele perguntou quanto era 2 + 2 e vieram falar falar sobre

trigonometria e teoria da relatividade........seria dificil responder

clara e objetivamente ?

Daqui um pouco ele abandona este topico e cria outro no mesmo assunto.......

May BA
Veterano
# out/10
· votar


Bom, ele já teve respostas suficientes a meu ver, a maioria democrática votou pelas aulas!

Grimc
Veterano
# out/10
· votar


Bom, eu não fiz aulas porque eu nunca tive oportunidade. Só agora que estou tendo a oportunidade de ter aulas gratuitas, no Cefet onde eu estudo. Não vou dizer que nos meus 5 anos de guitarra eu não aprendi absolutamente nada sozinho, me dediquei muito ao estudo pela internet e sempre tive apoio de outros musicos. De certa forma, até mesmo esse fórum foi a minha escola. No entanto, o meu aprendizado sem aulas foi muito lento... O que eu toco hoje, eu sinto que poderia já tocar com apenas 2 anos de estudo, fazendo aulas. Afinal eu não ou nenhum gênio, e muitas vezes já pensei em desistir da musica.

Eu sempre recomendo as aulas. O professor não é como um prof de matematica, que vai te ensinar fórmulas exatas, ele é mais como um guia que te incentiva e te corrije.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gastar dinheiro em aulas de guitarra ou amplificador?