Onde gastar mais dinheiro, guitarra, pedaleira ou ampli?

    Autor Mensagem
    trakinao
    Membro Novato
    # set/15


    Pessoal,
    Vou tentar explicar um pouco minha estoria aqui. Sou baixista. Porém, sempre gostei de violão e guitarra. Toco violão a uns 10 anos mas sempre nos acordes né.

    Acontece que surgiu uma oportunidade numa banda pra guitarrista e eu vou encarar. Porém, preciso de um equipamento.

    Ai vem a dúvida. O que fazer?

    Meu ampli é um QX-200 Meteoro que eu uso no baixo. Não tem efeitos nem nada, é puramente um ampli (e pesado pacas rsrsrs).

    Estou com oportunidade de trazer de fora. Pensei em trazer uma Fender MIM ou mesmo uma PRS SE, sabendo que são diferentes, tocaria e veria qual é mais minha cara (limite de 500usd pra gastar nisso) e uma pedaleira. Porém, vendo os amplis (tipo esses fender mustang) e eles são bem completos com relação a efeitos e tem os acionadores por pedais né.

    Ai ficou aquele problema. Pego uma pedaleira (tipo uma digitec rp500 ou Me-80) e a fender mim mesmo ou talvez, diminua um pouco no valor da guitarra, pegando uma ibanez mais barata e trago um ampli com efeitos?

    Sei que esse negocio de "o que é melhor" é muito pessoal, mas eu realmente não sou da area e como estou começando, nada como conversar com os mestres aq!

    Valeu pessoal!

    Buja
    Veterano
    # set/15
    · votar


    trakinao
    Acontece que surgiu uma oportunidade numa banda pra guitarrista e eu vou encarar. Porém, preciso de um equipamento.



    Ai que ta...
    Esse equipo é pra tocar somente em ensaio, e quando foi tocar em algum local, usar os equipos da casa, ou os equipos já é pra tocar fora?

    Vai tocar em que tipo de local? Barzinho ou casas maiores? E que tipo de som?

    Isso porque, isso vai ser mandatorio na escolha do amp. Pode ser necessario um amp grande, ou talvez um menor que pode ser microfonado. Se a banda que voce entrou usar mesa e PA, talvez voce nem va usar de cara um amp microfonado. Talvez vai usar so uma pedaleira bacana.

    Se a banda nao tem equiopo nenhum de guitarra, e onde voce for tocar depender somente de voce, ai um bom amp SS, ou se for tocar mais rock digamos assim, talvez até um valvulado com boas caixas (dificil e sensivel de transportar, o que recomendo somente pra guitarristas exigentes).

    Quanto a guitarra, ai é gosto pessoal mesmo. Leva em consideração somente o tipo de som que deseja tirar. Qualquer guitarra mediana, seja les paul, strato, teleca, prs, qualquer uma da pra tirar bons cleans e drives. Pra mim, uma boa strato é suficiente.

    Uma pedaleira boss, digitech, line 6, qualquer uma mediana te da bons cleans, drives, efetios a torta-direito, loop e tudo mais.

    Enfim, depende da aplicação. Digia ai o tipo de uso que vc vai dar ao equipamento e fica mais facil indicar o melhor.

    Seitras
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Bem, eu pegaria a guitarra boa e uma pedaleira, dependendo do som que você for levar na banda o ampli com efeitos pode atrapalhar um pouco, sendo que a pedaleira você tem tudo em suas mãos (ou pés) com uma facilidade e mobilidade bem maior, e sem falar que dependendo das casas de show, elas já tem um ampli, e caso acontecer algo com o ampli, é possível na ter um pré para ligar numa mesa de som etc.

    trakinao
    Membro Novato
    # set/15 · Editado por: trakinao
    · votar


    Buja
    Enfim, depende da aplicação

    Primeiramente, obrigado pela reposta Buja. Cara, a banda é nova. Então, a principio será em ensaios mesmo (estudio) mas pode rolar churrascos de faculdade, essas coisas. E ai eu precisaria necessariamente ter um ampli.

    Daria pra eu usar uma pedaleira plugada no input do meu ampli de baixo? Ficaria mto ruim? Pergunto porque ja ouvi dizer que pedaleira de guitarra em input de ampli fica zoado (mas meu ampli não tem efeito nenhum).

    Então, em resumo: A principio ensaio em estudio com ampli mas podem surgir ao vivo onde eu precisaria de ampli.

    Seitras
    Valeu Seitras... Realmente, a mobilidade da pedaleira seria muito maior e em caso de eu tocar em alguma casa, ja tem PA e eu ligaria ela direto lá né.

    Wade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Investe nesta ordem então:

    Pedaleira > Guitarra > Amp

    Pega uma boa pedaleira digital, uma boa guitarra e de amp vai com algum básico, sem efeitos (pra baratear) e que tenha potência apenas suficiente para esses churrascos e festinhas da escola.

    Jochims
    Membro
    # set/15 · Editado por: Jochims
    · votar


    Eu investiria diferente, para mim:

    Amp>Guitarra>Pedaleira...

    Pega um amp bom não muito caro (eu prefiro valvulado)... na gringa tu encontra bons amplificadores de 15/20w (valvulados), que de para tocar em barzinhos e casa não grandes, consegue por 300 dolares... guitarra uma abaixo de um fender MIM eu pegaria.. .tu encontra guitarra muito boa com valor menor, e depois uma pedaleira (multi efeitos tu diz né?), esta tu encontra coisas boas por preço menor! Ou então, compra pedais analógicos e só compra o for REALMENTE precisar... para que ter um phaser se você nunca vai usar? Este é um exemplo... sabe?
    Mas esta é a minha opinião, claro!

    Wade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Eu penso de acordo com o que vejo aqui onde vivo. Quando se vai tocar em casa de show, quase sempre já tem equipamento próprio da casa ou no mínimo contratado. E na grande maioria das vezes, os amps desses equipamentos vão ser mais parrudos que um ampzinho pequeno não muito caro, então não faz sentido deixar de tocar com o da casa pra tocar com o seu inferior.

    Já para os churrascos e festinhas, qualquer Meteoro de 100w vai dar conta, imagine o que se pode conseguir direto lá de fora com o mesmo preço.

    Pra efeitos, sigo a ideia de que "é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter". A não ser que você já tenha muito amadurecida em mente a ideia exata do som que você quer e este som seja bastante específico. Mas principalmente para iniciantes, isso é muito difícil. Eles querem explorar todas as possibilidades pra se encontrar.

    Mas, claro, é a minha opinião também.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Onde gastar mais dinheiro, guitarra, pedaleira ou ampli?