Potenciômetro de tonalidade (dúvida pra quem entende de elétrica)

Autor Mensagem
Pepe Le P
Veterano
# out/10


Galera observando que algumas guitarras não possuem pot de tonalidade me ocorreu de perguntar a quem manja do assunto quais poderiam ser os prós e contras de se ter controle de tonalidade na guitarra...

- A vantagem óbvia seria ter uma versatilidade maior na hora de tirar timbres (embora um grande número de guitarrista sempre deixe este controle totalmente aberto pro agudo).


- E as desvantagens? Existem?

- Algo que me ocorreu é que aumenta a complexidade do esquema elétrico da guitarra, sendo assim é um ponto a mais onde pode "dar algum pau" (tipo gerar ruído). Sendo assim uma guitarra sem o pot seria menos propensa (considerando elétrica de mesmo nível) a ter algum problema na parte elétrica.

- Deixar o controle de tom todo aberto é exatamente igual (em termos de timbre) a não ter o controle?

- Teria algum outro aspecto a ser cosiderado?

Enfim fico no aguardo da opinião do pessoal que manja de elétrica aqui do fórum.

Abraço!

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Pepe Le P
Na minha opinião não tem desvantagem pois mesmo sendo mais componentes, convenhamos, 1 potenciômetro + 1 capacitor nem pode ser considerado como mais complexo.
Em geral não ter o tone é a mesma coisa que deixá-lo totalmente aberto.

Pepe Le P
Veterano
# out/10
· votar


Poisé, eu vou mandar fazer uma guita e vou pedir pra por potenciometro, mas fiquei meio surpreso em saber que o "padrão" deles vem sem...

De qualquer maneira valeu a opinião Seiji!

emaniox
Veterano
# out/10
· votar


Deixar o controle de tom todo aberto é exatamente igual (em termos de timbre) a não ter o controle?

Nao. Fica uma resistência e um capacitor em série no lugar. Isto muda a impedancia que o captador percebe, e consequentemetne na sua resposta em frequencia.


Exemplo: Pot de tone de 500k, amp com impedancia de entrada de 1M.
-Com tone: captador "ve" algo menor que 500k.
-Sem tone: captador "ve" algo como 1M

Isto deve mudar a frequencia de corte e a frequencia de ressonancia. Sem tone, em tese, o som fica com mais agudos.

Falei em termos leigos aqui.

Flw.

emaniox
Veterano
# out/10 · Editado por: emaniox
· votar


O nível de saída da guitarra tambem deve ficar mais alto sem o pot de tone, mas pode ser imperceptivel.

ogaitnas
Veterano
# out/10
· votar


não vejo vantagens em usar guita sem tone... te obriga a mecher mais em eq de ampli e pedais para qq mudancinha sutil de timbre que vc faria com o tone sem esquentar a cabeça... e o pot e o capacitor ali vão durar muitos anos...

Pepe Le P
Veterano
# out/10
· votar


emaniox
Interessante... resta saber se estas mudanças podem ser perceptíveis...

De repente para pessoas como eu que não costumam usar o pot de tom vale a pena fazer uma guita sem a la "Van Halen"

Abraço!

Pepe Le P
Veterano
# out/10
· votar


Buenas essa é a última dúvida que tenho em relação a guitarra que pretendo encomendar: colocar ou não pot de tonalidade.

Se alguém amis puder ajudar com seu conhecimento sobre o assunto sou grato.

Abraço!

Fábio Seiji
Luthier
# out/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


emaniox
Deixar o controle de tom todo aberto é exatamente igual (em termos de timbre) a não ter o controle?

Nao. Fica uma resistência e um capacitor em série no lugar. Isto muda a impedancia que o captador percebe, e consequentemente na sua resposta em frequencia.


Na verdade isso depende da ligação, pois em circuitos digamos "normais" quando o tone está totalmente aberto o potenciômetro fica com resistência 0 (zero), ou seja, não influencia em nada; e o capacitor se mantém em série, porém, filtrando apenas freqüências inaudíveis pois o tempo de carga e descarga é muito curto.

A lógica do funcionamento de um tone tradicional é essa, aumentar a resistência em série com o capacitor para aumentar o tempo de carga e descarga desse último, assim, cada vez mais freqüências são filtradas (das mais altas para as mais baixas - filtro passa baixa) pois essas freqüências mais altas ficam "escondidas" por trás da demora do capacitor descarregar e só passam as freqüências mais baixas, que são mais lentas que o tempo de descarga do capacitor.

emaniox
Veterano
# out/10
· votar


Na verdade isso depende da ligação, pois em circuitos digamos "normais" quando o tone está totalmente aberto o potenciômetro fica com resistência 0 (zero), ou seja, não influencia em nada; e o capacitor se mantém em série, porém, filtrando apenas freqüências inaldíveis pois o tempo de carga e descarga é muito curto.


Eu considerei algo parecido com este circuito.
Site da Fender

O circuito do tone é um pot em série com o capacitor. Esta composiçao é ligada entre o terra e o sinal que vem do captador.

Nao entendi o circuito que vc quis dizer.

Flw.

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


emaniox
Esse circuito é exatamente um dos que considero como "normal".

Repare que, quando tone estiver aberto (totalmente) o terminal central do pot de tone está em curto (resistência zero) com o terminal da esquerda (do desenho); portanto o sinal do captador que vem da chave entra nesse terminal central, que está em curto com o da esquerda, vai para o capacitor em série até a massa (terra).

Na prática tem somente o capacitor de 22nF ligado em série que não tem capacidade de filtrar qualquer sinal audível.

emaniox
Veterano
# out/10 · Editado por: emaniox
· votar


Caro Fábio.

Quando o terminal da esquerda esta em curto com o do meio, o capacitor esta ligado numa parte no terra e numa parte no sinal que vem do captador. Nesta configuração isto seria um filtro passa baixas, semelhante ao que ocorre nos filtros das fontes dos amps. Assim, ele corta os sinais de alta frequencia pois estes sinais observam uma impedancia baixa entre o ponto que sai do captador e o terra.

Quanto o terminal do meio esta em curto com o da direita, uma combinação de um resistor em série com o capacitor está ligada numa ponta no terra e outra ponta no sinal que vem do captador. Isto ainda é um filtro passa baixas, mas com frequencia de corte maior.

Sugiro a leitura deste link

http://www.guitarelectronics.com/category/wiring_resources_guitar_wiri ng_diagrams.wiring_faqs/#q4

que fala justamente sobre o efeito de se retirar o circuito de tone (potenciometro e capacitor)

Flw.

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


emaniox
Mas com o pot em zero o capacitor está em paralelo com o vol, que seria a saída do sinal, nessa configuração o filtro só funciona se o valor do capacitor for absurdamente alto ou se ele estiver acoplado (com algum nível DC, mas isso só pode acontecer em circuitos ativos).

O que esse artigo diz é que o captador enxerga uma carga menor quando o tone está zerado mas isso vai depender muito de cada captador, isso seria apenas sensível em captadores fracos, mais antigos, onde a resistência da bobina é pequena e o número de voltas também, isso reduz o nível de saída e a impedância do captador.

Dê uma olhada neste link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_RC

emaniox
Veterano
# out/10
· votar


Eu achei melhor mostrar com uma imagem.

A figura abaixo mostra a resposta em frequencia do circuito. Isto é, se o captador transmitisse todas as frequencias, a saída seria a linha verde cheia.

http://img525.imageshack.us/img525/892/pots.jpg

Há tres cenarios:
1- Com o potenciometro ligado: a sua resistencia é maxima, o que minimiza o efeito do capacitor. Note que há altas frequencias.

2-Com o potenciometro em curto: o capacitor tem o seu efeito maximo, e as frequencias mais altas sao cortadas a partir de uns 800hz

3- Sem potenciometro e nem capacitor (proposta do post inicial): Os agudos ficam mais acentuados(note a escala) e a frequencia de ressonancia fica mais alta.

Dados da simulação:
Indutancia do captador: 2.9H
Resistencia do captador: 7.4k
Capacitancia parasita do captador: 160pf
Resistencia do pot. de tone: 500k
Capacitor do tone: 22n
Impedancia do resto do circuito: 1M
Simulado usando LTSpice.

Flw.

xGumAx
Veterano
# out/10
· votar


Sinceramente, eu prefiro equalizadores, envelope filters, e footswitchs pra mexer com o timbre, pois o q eu entendo de eletronica e o q eu entendo de harmônicos/corda vibrante me faz crer o seguinte:

O tone mata alguns harmonicos q poderiam ser melhor aproveitados, qm gosta do timbre quente de circuito valvulado, certamente tira mais proveito do seu instrumento sem usar o tone.

Posso estar errado, mas eu observei esse aspecto e sei que miseros 22nF são suficientes pra mascarar alguns harmonicos, o q, na minha opinião é uma perda significativa.

E o teste do emaniox me fez crer ainda mais nisso!

Não sabia q o LTSpice era tão bom, vou passar a usar ele.

Will Bejar
Veterano
# out/10
· votar


Eu tinha uma guitarra sem potenciômetro de tone e sinceramente, não via diferença...

Vou montar uma stratocaster sem tone, aí vou comparar e mostrar pra galera!!!

Abç...

Pepe Le P
Veterano
# out/10
· votar


Poisé galera, eu acho que esse é um conhecimento interessante de se ter, pois pode mudar a decisão do sujeito na hora de escolher/construir uma guitarra.

É bem provavel que se a diferença existe ela seja pouco perceptível, mas de repente o suficiente pra motivar o cara (que já não costuma usar o controle de tonalidade) a não colocar numa guitarra.

Também não vamos entrar na nóia da "mili-nano diferenças que só são detectáveis na condição X pelo ouvido Y", mas enfim.

O que estava pensando é justamente na linha do que o xGumAx falou, de repente vale a pena usar pedais/mesa e outros recursos de equalização pra mexer no timbre e manter a eletrica da guitarra mais simples e quem sabe ainda ter algum tipo de "ganho" de timbre (botei entre aspas pode ele pode ser indesejável para alguns), mesmo que muito pequeno.

Ficamos no aguarde de mais contribuições valiosas como dos companheiros que aqui se manifestaram. Se você manja de eletrônica, tem guitarras similares com e sem pot de tom, etc. e puder dar sua contribuição será mais que bem vinda!

Ramsay
Veterano
# out/10 · Editado por: Ramsay
· votar


Essa discussão tá bem interessante!!
Eu tenho uma guitarra antiga com 3 humbuckers, 3 chaves liga/desliga dos captadores e 3 controles de volume um para cada captador e nenhum controle de tone.
E o som dela é maravilhoso, gordo, encorpado, com muito sustain e parece não sentir falta dos controles de tone.
Mas, eu quase não uso essa guitarra por 2 motivos:
1) Tremolo de concepção antiga velho e com folga enorme.
2) Um dos trastes não foi cravado na posição correta e a guitarra soa desafinada nesse traste.

E tendo a concordar com o Emaniox, porque os gráficos que ele postou parecem mostrar que sem os controles de tone, os captadores, dão tudo o que podem oferecer, enquanto que com o controle de tone, o capacitor, mesmo com o pot no máximo, joga na terra certas frequências talvez úteis ao som da guitarra.
Se bem que tem uma coisa que não entendí nos gráficos: O que significa a linha lisa e a tracejada, qual é que tá valendo??

E isso explica, de certa forma porque, quando se muda o valor dos pots de tone de 250K para 500K a guitarra parece ter mais brilho, porque com 500K em série, a ação do capacitor é menor!!

Então, a meu ver, a principal utilidade dos controles de tone são justamente do guitarrista ter a possibilidade de tornar o som da sua guitarra mais aberto ou mais fechado!!

Agora, a troca do pot de volume de 250K para 500K tudo o que vai ocasionar é um certo acréscimo no volume da guitarra e nada mais.

emaniox
Veterano
# out/10
· votar


O que significa a linha lisa e a tracejada, qual é que tá valendo??
A linha lisa é a resposta em amlitude. A linha tracejada é a resposta em fase. A mais importante é a linha cheia.


E isso explica, de certa forma porque, quando se muda o valor dos pots de tone de 250K para 500K a guitarra parece ter mais brilho, porque com 500K em série, a ação do capacitor é menor!!
Nao depende somente do potenciometro. Depende do produto do capacitor com o potenciometro. Grosso modo, a frequencia de corte é 1/RC, onde R é resistencia e C é a capacitancia. Tem outros fatores, tais como impedancias externas, etc.

Flw.

Fábio Seiji
Luthier
# out/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


emaniox
Não entendi como você fez esse ensaio, seria interessante se você pudesse explicar melhor.
Pois o que entendo do funcionamento do tone no circuito de guitarra é apenas um filtro passa baixas, que só funciona com RC em série (mas com saída em C ou R+C) e o C somente não tem capacidade de filtrar.
O aumento do valor de R (através do potenciômetro) aumenta o tempo e carga e descarga do C, filtrando as freqüências mais altas (circuito simples de filtro).
Por definição:
"O circuito RC paralelo é geralmente de menor interesse que o circuito série. Isto ocorre em maior parte pelo fato de a tensão de saída Vout ser igual à tensão de entrada Vin. Como resultado, este circuito não atua como um filtro no sinal de entrada, a menos que este seja alimentado por uma fonte de corrente."

No caso de capacitor de fonte (não sei exatamente qual você se referia mas estou chutando que seja aquele que sai da ponte de diodos) o sinal que ele trata é retificado, então não tem tensão negativa para descarregar o capacitor e por isso se usam eletrolíticos (polarizados) e de valor alto para que o tempo de descarga seja o maior possível.

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Ramsay
Pepe Le P
Existem aqueles que defendem a ligação do captador sem potenciômetro algum (nem mesmo volume), pois aí sim o sinal que vai para o amplificador seria o "sinal puro", mas dessa forma o sinal da guitarra ficaria mais sensível à mudanças de timbre mesmo mudando um simples cabo.
Mas, mais simples que isso é quase impossível.

obs: o circuito da guitarra não adiciona freqüências, ele apenas diminui; no caso do tone ele restringe gradualmente os harmônicos superiores.

Ramsay
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji

Grande Fábio Seiji, eu sou seu fã desde o tempo em que vc trabalhava com Tagima e sou um hobbysta de guitarras, amps e afins, e eu mexo em tudo, seja amps valvulados ou transistorizados, e quase tudo em guitarras, exceto, montagem, pintura e acabamento.
Mas, assim como você eu gostaria de saber de onde o emaniox tirou o tal gráfico??

Até porque se o tal gráfico estiver certo, eu vou modificar todas as minhas guitarras, pq como eu disse antes a única que eu tenho nesse esquema sem controles de tone arrebenta de tão bom o som!!
Além disso, eu sempre uso os controles de tone nas guitarras que tenho no máximo!!
Então, para que tê-los??

E a discussão continua!!
Qual é a verdade dos fatos???

Fábio Seiji
Luthier
# out/10
· votar


Ramsay
Grande Fábio Seiji, eu sou seu fã desde o tempo em que vc trabalhava com Tagima
Valeu, man, mas... eu nunca trabalhei com o Tagima, rsrs.

Então, eu fiquei bastante interessado em como o emaniox procedeu com o ensaio técnico e se a placa de osciloscópio que ele usou é boa, pq eu só conheço umas bem ruinzinhas (que tem no mercado livre).

Na verdade o teste é bem simples de fazer, bastaria gravar qualquer coisa, cortar o fio que vai pro pot de tone e depois regravar a mesma coisa.

Nunca fiz esse teste com gravação mas já tive que testar circuitos e fui implementando por partes (circuito mais complicado) e nessa a adição do circuito de tone não me pareceu fazer diferença alguma (com ele aberto).

Estudei em colegial técnico e entendo um pouco de eletrônica por conta disso mas também não sou engenheiro.

O problema é que tem tanta informação que circula pela net e mesmo vindo de fontes seguras às vezes tem coisa que é puro mito.

Um exemplo é o tal de "groud loop" (loop de terra) que discutem em milhares de sites e no final das contas é pura lenda.

Já consultei professores da Poli (USP) e se não tivesse dito que eu era incrédulo eles teriam dado risada da minha cara.

Ramsay
Veterano
# out/10
· votar


Fábio Seiji

Então, tá, me desculpe, deve ser um outro Seiji que trabalhava com o Tagima, mas fico muito feliz que tenha voltado a frequentar o fórum com mais frequência, (vc estava fazendo falta por aqui)!!
Eu sou engenheiro civil, mas, antes, fiz o colegial técnico de eletrônica pela Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro com a duração de 3 anos.
Mas, voltando ao assunto, acredito que o Emaniox não gerou os gráficos, mas sim que pescou de algum site na internet.

Esse negócio de capacitores de tonalidade é uma coisa meio complicada, tanto que há tempos atrás criei o tópico abaixo:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/235286/

E depois disso, descobrí, que para clean, dá uma melhoria legal, mas, pra distorção, o som fica muito estridente, bem acima do que seria o ideal!!

Pepe Le P
Veterano
# out/10
· votar


Ramsay
Até porque se o tal gráfico estiver certo, eu vou modificar todas as minhas guitarras, pq como eu disse antes a única que eu tenho nesse esquema sem controles de tone arrebenta de tão bom o som!!

Mas temos que lembrar que o tibre da guitarra depende de muitos outros fatores, que talvez te agradem mais nessa guita...


Fábio Seiji
Existem aqueles que defendem a ligação do captador sem potenciômetro algum (nem mesmo volume), pois aí sim o sinal que vai para o amplificador seria o "sinal puro", mas dessa forma o sinal da guitarra ficaria mais sensível à mudanças de timbre mesmo mudando um simples cabo.
Mas o controle de volume é extremamente útil e eu uso bastante!

Como leigo vou continuar acompanhando a discussão para ver se chegamos em alguma conclusão...

Abraço!

two
Veterano
# out/10 · Editado por: two
· votar


Amigos,
É um assunto muito complicado, creio que se não fizer efeito efetivo no som, faz efeito psicológico, pelo menos eu gosto do som sem o pot de tonalidade, para mim o pickup fica com a saida mais forte (pouca coisa) e ganha agudos, eu percebo isso claramente, agora não sei se ocorre sonoramente ou psicologicamente.

É um assunto complicado, o Van Halen pensa diferente, eu desligo os tones de todas a minhas guitarras, pra que deixar na fita, algo que não vou usar, se está em contato com o circuito algo ele deve interferir, então "ranco" fora.

Fábio Seiji
Luthier
# out/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Ramsay
Então, tá, me desculpe, deve ser um outro Seiji que trabalhava com o Tagima, mas fico muito feliz que tenha voltado a frequentar o fórum com mais frequência, (vc estava fazendo falta por aqui)!!
Valeu, man! E pode ficar tranqüilo que eu não me estresso com confusão de nomes, quem me dera ter começado trabalhando com algum luthier de guitarra, certamente eu aprenderia muito mais conteúdo (nessa área) em menos tempo.

Eu sou engenheiro civil, mas, antes, fiz o colegial técnico de eletrônica pela Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro com a duração de 3 anos.
Mas, voltando ao assunto, acredito que o Emaniox não gerou os gráficos, mas sim que pescou de algum site na internet.

Bom, me formei em Artes Plásticas mas eu estudei na Federal de SP (4 anos naquela época).
Então, mas a minha interpretação dos gráficos, se for a curva de resposta em freqüência, eu diria que o primeiro têm muito mais harmônicos, ou seja muito mais freqüências do que o terceiro, então seria o contrário do que o emaniox está defendendo, e isso faria menos sentido ainda (a exclusão do tone filtrar mais freqüências).
Repare que o primeiro tem muito mais sinal (nível) em todas as freqüências e só no pico de ressonância é que ele está igual.
Se esse gráfico estiver correto a exclusão do tone deixaria o som realmente mais brilhante mas por estar filtrando as baixas freqüências e não por estar preservando as altas, dá uma olhada se você interpreta da mesma forma.

Esse negócio de capacitores de tonalidade é uma coisa meio complicada, tanto que há tempos atrás criei o tópico abaixo:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/235286/

E depois disso, descobrí, que para clean, dá uma melhoria legal, mas, pra distorção, o som fica muito estridente, bem acima do que seria o ideal!!

Em ampli muda tudo, né?
Além do circuito ser muito mais complexo precisa dominar o assunto das válvulas que são "temperamentais", além de ser não ohmico, dependendo da temperatura de operação e do "momento" da vida útil ela se comporta de forma diferente.
Sinceramente, apesar de eu ter estudado eletrônica, isso não me atrai em nada, eu prefiro ficar cortando e lixando minhas madeirinhas.

Mas, acho que a convesa tá bem interessante.

Pepe Le P
Mas o controle de volume é extremamente útil e eu uso bastante!
Ah, sim; eu só fiz uma observação.

emaniox
Veterano
# out/10
· votar


Agora, com mais tempo, corrigi algumas nuances, o que nao muda os resultados qualitativos. Na veradade, torna os valores numéricos ainda mais relevantes.

Para pegar os valores do modelo do captador, eu utilizei este site, que mostra os resultados da capacitancia do cabo no som:

http://terrydownsmusic.com/technotes/guitarcables/guitarcables.htm


Eu simulei este circuito:

http://img217.imageshack.us/img217/5397/circuitov.jpg

As caixas coloridas indicam o que cada parte do circuito representa.

Eu obtive a resposta em frequencia da tensão que sai do potenciometro de tone, resultando nas curvas abaixo. As linhas CHEIAS indicam algo que pode ser interpretado como a equalização do som que sai do potenciometro de tone.

Resposta com potenciometro completamente eliminado do circuito (só o capacitor em paralelo)

http://img830.imageshack.us/img830/5357/respostapotzero.jpg

Resposta com o potenciometro completamente ligado no circuito (maior valor de resistencia em série com o capacitor,o que DIFICULTA a filtragem de altas frequencias). É o som mais aberto possível com o potenciometro de tone;

http://img818.imageshack.us/img818/6003/respostapotfull.jpg

Resposta sem o circuito de tone:

http://img137.imageshack.us/img137/5848/respostanotone.jpg

Os resultados apresentados neste post são numericamente diferentes dos apresentados no post anterior porque adicionei o pot de volume as capacitancias do cabo e do amplificador, como mostra o circuito. Isto não altera as conclusões, que são:

1-Quando a resistencia do pot. de tone é a menor possível, o capacitor (que fica em paralelo com a saída do captador) tem o seu MAIOR efeito

2- Quando a resistencia do pot de tone é maior, o capacitor tem o seu MENOR efeito.

3- Retirar o pot. de tone AUMENTA consideravelment o conteúdo de altas frequencias em cerca de 3dB, o que deve ser perceptível para a maioria dos guitarristas. Além disso, a frequencia de ressonancia aumenta em cerca de 400 Hz, o que nao faixa considerada é aproximadamente um tom acima.

Num circuito RC, a frequencia de corte é 1/(2*pi*R*C). Entretanto, no circuto de tone, temos o R (na verdade impedância Z) do captador ligado numa combinação RC que é o circuito de tone. As equações são um pouco diferentes de um circuito RC simples.



No caso de capacitor de fonte (não sei exatamente qual você se referia mas estou chutando que seja aquele que sai da ponte de diodos) o sinal que ele trata é retificado, então não tem tensão negativa para descarregar o capacitor e por isso se usam eletrolíticos (polarizados) e de valor alto para que o tempo de descarga seja o maior possível.

Nao é questão de ser negativo ou positivo. No caso do capacitor de fonte tem-se um valor DC (frequencia zero) com altas frequencias adicionadas. Se vc colocar um resistor em série com o capacitor do filtro (resistor entre o capacitor e o B+), a filtragem será pior porque ele vai eliminiar menos altas frequencias, exatamente como o circuito de tone funciona.

Mas, voltando ao assunto, acredito que o Emaniox não gerou os gráficos, mas sim que pescou de algum site na internet.
Eu gerei os gráficos a partir de um circuito baseado no circuito apresentado no primeiro linkl deste post.


Flw.

Pepe Le P
Veterano
# out/10
· votar


emaniox
Bacana cara. Olhando os gráficos me pareceu que a diferença é menos do que 2dB, mesmo assim provavelmente é perceptível (admitindo que os parametros da sua simulação se aproximem de uma situação real).

De começo achei que o comportamento das curvas era bem diferente, mas percebi que a escala não está igual nos dois casos.

Quanto as frequencias não consegui observar no segundo gráfico.

Esta discussão está sendo bastante interessante. Notem que não se trata de uma discussão de "isso é melhor que aquilo".

Se chegarmos a conclusão de que é provável que existam diferenças audíveis de timbre certamente elas cairão na questão "gosto pessoal"... Uns vão achar desejável ter estas "frequências a mais" (talvez na busca por obter um som com mais brilho), enquanto outros vão considerar um "ruído extra indesejável" na busca do seu timbre. Haverão ainda os que serão da opinião que não chega a ser uma diferença que afete muito a timbragem.

Mas enfim, a discussão está sendo proveitosa para melhor esclarecer este (para muitos como eu) nebuloso ponto no projeto de uma guitarra.

xGumAx
Veterano
# out/10
· votar


Alguém falou aí q pra usar com distorção tem lá sem valor. Mas ao meu gosto, pra sair de um timbre "grave" pra algo mais clean e cristalino a simples presença do tone, mesmo q aberto, já interferiu mais do q devia.

Por isso que eu gosto de tratar o som externamente, no instrumento pra mim, basta chave seletora de caps e volumes. Ficaria perfeito com pedais com true bypass. Eficiencia máxima!!


Interessante mesmo esses testes.

Gostaria de saber se eq. ativa dos baixos ativos (sou baixista) causam tanta interferencia assim, mesmo que todos os pot concentricos estejam no meio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Potenciômetro de tonalidade (dúvida pra quem entende de elétrica)