Pra quem entende de eletrica!!!

    Autor Mensagem
    afonsoramoa
    Veterano
    # jan/06


    Tenho uma Giannini strato com 2 singles e 1 hb sendo q 1 single e o hb

    sao da stellfner. pra nao gastar dinheiro mandando colocar os caps eu

    mesmo coloquei. Utilizei se nao me engano pots de 500 tanto pro volume

    qto pro tom (retirei 1). Recentemente comprei um pedal GDI21. Otimo

    pedal. O problema que eu to tendo é que a minha guita fica muito aguda

    e faz com que o pedal fique muito abelha. Axo q o problema é devidos

    aos pots que nao tao cortando os agudos ja que se eu deixar o pot de

    volume no 3 o zumbido fica bem menor, mas perde o peso do abafado...

    Coloquei junto um capacitor 0.47 alguma coisa. Agora eu to afim de

    refazer a fiacao colocando 1 pot de volume e 2 de tom. Entao, qual vcs

    sugerem que eu compre? o de 500k ou de 250? e o capacitor? Deem um

    site que tenha um bom esquema ai. Valew. Ah! minha guitarra tb fica

    chiando e mesmo se eu colocar na saida balanceada do pedal o ruido nao

    some... O que eu posso fazer?

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    afonsoramoa
    http://www.seymourduncan.com/support/schematics.shtml

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    afonsoramoa
    Cara, guitarras com single-coils tem que usar potenciômetros de 250K.
    Esse chiado aí é falta de aterramento correto.
    Abç

    AgemiroValadão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    E pra humbucker splitado? Será que rola usar de 250K ?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    AgemiroValadão
    Cara, a questão é a seguinte, quanto maior o valor do potenciômetro, mais agudos ele "deixa passar". Se vc colocar pots de 250K em Hb's, eles ficam bem graves, e "splitados" o som fica como o de single mas com menos agudos.
    Tem gente que até usa single-coils com pots de 500K, mas, no meu entendimento e experiência como luthier, não fica bom.
    Abç

    danilomagacho
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Porque essa mania de usar o Volume... affff...

    Pot tem que ficar aberto direto... pra que se preocupam tanto com captador, ligação, depois deixa o volume meio aberto... affff.... ou então coloca capacitor.. ééééccaaaaaa!!!!!!

    Volume serve apenas pro som da guitarra não sair enquanto você não está tocando... no resto só serve pra detonar o timbre do captador.

    Ahh claro... o tone deveria ser eliminado das guitarras...

    AgemiroValadão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Certo, entendi a relação. Mas como resolver então no caso dos humbuckers, de modo que eles não fiquem muito graves e quando splitados não fiquem muito agudos? No caso de uma strato o ideal seria um potenciômetro pra cada aplicação ou o capacitor cumpre este papel?

    Grato!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    AgemiroValadão
    Em princípio não há como fazê-lo, vc terá que optar mesmo, mas creio que o ideal seria vc usar os de 500K e usar o seu pot de tone (quando se ligar o modo single).
    Abç

    AgemiroValadão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Dá pra deixar pelo menos 1 pot. de tone só pra quando eu mudar a chave pra single, pra eu não ter de virar o pot. toda vez que defasar o humbucker.

    A minha strato tem 2 pots. de tone (ponte e braço certo?!). Eu poderia deixar 1 geral e outro só pra defasado?

    Tá muito agudo o meu humbucker splitado, tá irritante.

    O meu cap é um Di Marzio Evolution

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    AgemiroValadão
    Cara, em princípio não tem muito o que fazer não, pois vc teria que ter dois sistemas de tonalidade independentes acionados à partir da chave, o que complicaría violentamente o circuito, e nem havería espaço para tal nas cavidades do instrumento.
    Acho que no seu caso o ideal é passar para 250K mesmo, se o Hb for na ponte a diferença vai compensar.
    Abç

    AgemiroValadão
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Entendi.

    Muito obrigado!!!!

    lbergamim
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Vou ressuscitar isso, mas vale a pena...
    Mauricio Luiz Bertola


    Mas como resolver então no caso dos humbuckers, de modo que eles não fiquem muito graves e quando splitados não fiquem muito agudos? No caso de uma strato o ideal seria um potenciômetro pra cada aplicação ou o capacitor cumpre este papel?

    Cara, em princípio não tem muito o que fazer não, pois vc teria que ter dois sistemas de tonalidade independentes acionados à partir da chave, o que complicaría violentamente o circuito, e nem havería espaço para tal nas cavidades do instrumento.
    Acho que no seu caso o ideal é passar para 250K mesmo, se o Hb for na ponte a diferença vai compensar.
    Abç


    E se usar pots de 250k mas colocar no volume um resistor de 350k (um valor intermediário entre 250 e 500) e um capacitor de 560pf... tipo aquele esquema que os strateiros usam para abaixar o volume sem perder agudo... consigo melhorar o uso de humbuker+split (agudo de menos/agudo exagerado) e resolver o problema de perda de ganho dos humbukers com pot 250k?

    TakeN
    Veterano
    # out/08 · Editado por: TakeN
    · votar


    EDIT : não vi a data do tópico.

    P.S.: seu GDI21 ainda não queimou? tá funcionando ainda?
    abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/08
    · votar


    lbergamim
    Cara, que complicação, hein!!!!
    Quanto mais resistores vc colocar no circuito, mais a "potência" (saída) e a a resposta de agudos do captador vai cair.
    Abç

    lbergamim
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Blz... hheehheh... complicado mesmo... então deixa pra lá....
    Vou colocar push pull de 250k mesmo... já q não consegui a tempo os de 500k... depois se sentir necessidade eu troco por de 500k...
    Obrigado.
    Grande Abraço.

    DINO EK
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    galera, acho que quando blindei minha guita, deixei esquentar demais o pot de tone da guitarra, e agora deu merda nele, acho que estraguei, ele nao funciona mais, nao altera o timbre, e se eu o coloca no maximo, tira o som da guita!

    Minha guita é a tagima JAS , com um intruder no braço! um pot de volume e outro de tone, qual é o pot que tenho que comprar agora pra substituir o de tone?!

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Upando....
    Estou com um problema nos pots da minha CLP II, eles não funcionam corretamente, se eu quero abaixar o volume, só acontece quando está lá no 1 ou 0, idem para os tones...
    Tem algo que eu possa observar lá, que pode estar errado e que seja possível corrigir sem levar em um luthier ?

    123nove
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Felippe Rosa
    Ligação do esquema errado.. Ou o carvao do pot acabou (gastou) demais.. Dá um pulinho no topico do Bertola e tira melhores info com ele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra quem entende de eletrica!!!