Review - Fender Mexicana e Epiphone LP Standard

Autor Mensagem
BlaCk LaBeL
Veterano
# set/10 · Editado por: BlaCk LaBeL
· votar


Buenas!

Senta que lá vem a estória...

Tempos atrás eu estava na fissura de comprar uma Fender Telecaster, então aproveitei uma viagem que fiz para o México para dar uma olhada nisso. Cheguei na loja e logo bati o olho em uma Tele American Standard, linda pra kct.

A loja tinha uns três "andares" de instrumentos pendurados na parede e a Tele que avistei estava bem lá no alto mesmo. Como eu ainda estava tentando resistir à G.A.S., usei isso como argumento para não testá-la. Então, pedi pro vendedor me dar uma Tele que estivesse mais ao alcance e ele me trouxe uma Tele mexicana mesmo, Fender também. Era uma guita legalzinha até, mas confesso que fiquei meio decepcionado com o som e com a pegada. Cheguei a desanimar um pouco da idéia de comprar uma Tele.

Depois de um tempo, o cara veio e me perguntou se eu tinha gostado. Eu disse que sim, mas que estava de olho mesmo naquela americana que estava lá no alto. O cara já se prontificou a pegá-la pra eu testar e tal... e eu não pude recusar a oferta, rsrs. E aí a estória foi outra! Era outra guita, outro som, outra pegada, acabamento... Sempre fui defensor das guitas mexicanas, mas nesse caso achei que a diferença era gritante mesmo. No fim da estória, a G.A.S. me venceu! rsrsrs

Sei que o tópico é sobre Strato e Les Paul, mas acho que esse relato pode acrescentar alguma coisa à velha discussão Americanas x Mexicanas.

Tenho uma LP Epi Standard tbm... depois faço uns comentários à respeito.

OBS: em momento nenhum eu disse que as Fender mexicanas são instrumentos ruins.


[]´s

Sedank
Veterano
# set/10
· votar


megadeth2612
Acho que o review da Fender Strato foi prejudicado pelo seu gosto pelas Les Paul.

Nem, eu fui pensando: "Vou levar a Fender!", testei, achei péssimo, e levei a Epiphone.

Sedank
Veterano
# set/10
· votar


BlaCk LaBeL
Depois de um tempo, o cara veio e me perguntou se eu tinha gostado. Eu disse que sim, mas que estava de olho mesmo naquela americana que estava lá no alto. O cara já se prontificou a pegá-la pra eu testar e tal... e eu não pude recusar a oferta, rsrs. E aí a estória foi outra! Era outra guita, outro som, outra pegada, acabamento... Sempre fui defensor das guitas mexicanas, mas nesse caso achei que a diferença era gritante mesmo. No fim da estória, a G.A.S. me venceu! rsrsrs

Exato, realmente é decepcionante, as mexicanas são bem fracas mesmo.

Sedank
Veterano
# set/10
· votar


Son Volt

Finalizando, muito obrigado pelo review pois colocou mais lenha na fogueira e poderei pesquisar ainda mais enquanto alimento meu sonho interno de trazer uma mexican Tele de fora :)

De nada.

Guitar_Rock
Veterano
# jun/12
· votar


Me desculpem por estar upando um tópico tão antigo com esse, mas estou numa dúvida em relação a essas duas guitarras.
Seguinte, me surgiu uma oportunidade de uma Epiphone Standard usada (com captadores seymour alnico II + hard case) por R$ 1.950,00 e uma Fender Mexicana nova por 1.990,00. Qual vale mais a pena?
Ainda tem uma Squier Classic Vibe na jogada, nova, por R$ 1.650,00.
Gosto do som tanto de strato quanto les paul (embora sejam bem diferentes), mas não sei avaliar acabamento e tudo mais.
Obrigado e desculpe mais uma vez por desenterrar esse tópico.

JJJ
Veterano
# jun/12
· votar


Guitar_Rock

Eu tenho ambas: uma Fender Strato MIM e uma Epi Les Paul Std Plus Top. Mas paguei mais barato que isso aí em ambas... Depois troquei os caps nas duas (coloquei 2 hot noiseless na Fender e 2 SD '59 na Lespa). Se você me perguntar "qual a melhor", sinceramente não vou saber te responder! As duas são guitarras tão emblemáticas e diferentes que não vejo como te dar uma resposta.

Portanto, a escolha passa pelo teu gosto, mais do que tudo, Eu daria uma boa tocada em ambas e veria qual me agrada mais.

Guitar_Rock
Veterano
# jun/12 · Editado por: Guitar_Rock
· votar


JJJ
Sim, te entendo. Eu gosto do som das duas, mas realmente é bem diferente o som. Mas me refiro em acabamento, parte elétrica, qual a melhor nesse sentido? A Epiphone nova, o máximo que consegui até agora, foi por R$ 1.850,00.
Obrigado.

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


Timbre - 6
O que mais me decepiciona, justamente por ser uma Fender!


Ah mas isso é normal... hoje em dia a fender coloca a marca dela em qualquer coisa (que já não custa pouco diga-se de passagem) e dá nisso, gente decepcionada porque esperava uma coisa que não é por causa da bosta da grife.... mas fique tranquilo com relação a guitarra...

a culpa é única e exclusiva desses captadores vagabundos, que são um lixo mesmo não tem discussão doa a quem doer ... mas a guitarra mexicana é bacana cara.. bom braço e bom corpo....

só trocar as peças que uma fender mexicana se transforma em uma american....

inclusive vou te dar uma sugestão de captadores que eu achei fantásticos e acho que vão dar um resultado incrível na sua guitarra.... seymour duncan antiquity texas hot...

quem não enxergou em pleno 2012 que qualquer strato honesta com captadores bons fala de igual pra igual para uma american de duas uma...

ou está aprendendo

ou é muito ingenuo

eu sou o tipo do cara que embora ame as guitarras da fender sou totalmente contra comprar uma guitarra dessas no brasil ... com 1500 reais hoje se monta uma guitarra no nivel de uma american tranquilamente...

comprar fora sou a favor pois se fala em valores proximos a 2000 reais o que é justo para uma guitarra dessas ai vc acaba comprando a grife junto o que traz bom valor de revenda além de ser muito bonito de mostrar pros outros (he he he)

Nefelibata
Veterano
# jun/12
· votar


Drinho

Desculpe intrometer amigo, mas como eu monto uma guita nivel de fender american com 1500? digo no sentido de qual guitarra, caps, tarraxas etc.

obrigado

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


Nefelibata

Procure uma strato usada pode ser squier, tagima que tenha madeiramento com caracteristicas tonais similares.....
braço maple ou marfim

corpo pode ser alder, cedro, marupá, poplar tá tudo lá..... tipo não vai pegar uma guitarra de mogno que não faz sentido né se você procurar bem você consegue achar essas stratos usadas por 600 reais, 700 reais..... elas sendo estáveis, afinando e funcionando direito não há problema nenhum....

ai você entra no www.guitarpartsresource.com

compra um jogo de texas special, um jogo de tarraxas sperzel, um jack switchcraft, uma chave de 5 posições da crl, potenciometros cts... a ponte você usa a que tiver na guitarra mesmo (a nao ser que esteja com defeito) e pede pros caras mandarem nota abaixo, ou mandarem gift ou sem nota (eles topam qualquer coisa)... tudo isso deve sair mais uns 600 a 700 reais.....

ai manda tudo isso para um luthier de confiança pra ele montar pra voce, pede pra ele colocar cordas no minimo .10 da marca que você gostar e deixar bem reguladinha.... vc deve gastar na faixa de 100 a 200 reais com esse serviço

depois vai poe a sua guitarra do lado da american standard de 5 mil reais de algum amigo e veja a diferença ....

você vai ver que a diferença é que a guitarra dele custa 3x o preço da sua e só isso....

abraço

Guitar_Rock
Veterano
# jun/12 · Editado por: Guitar_Rock
· votar


Drinho
Mas no caso da Tagima 635, se fores comprar ela e fazer todas as alterações, vai quase bater no valor de uma fender mexicana, não? Ou bater no valor dessa Classic Vibe que tá custando 1650, será que compensa? Tenho pesquisado bastante em relação a essas guitarras, inclusive, na comparação fender mexico vs classic vibe...e o que li a respeito, é de que a classic vibe já vem mais pronta, já que os captadores são de melhor qualidade, mas acaba perdendo no valor de revenda depois (caso venha a acontecer a venda).

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


Mas no caso da Tagima 635 no caso, se fores comprar ela e fazer todas as alterações, vai quase bater no valor de uma fender mexicana, não

uma fender mexicana passa dos 2500 sendo original e leva uma surra da guitarra de +- 1500 que eu sugeri para o rapaz... mesmo essa classic vibe.... não acredito que entre na briga com essa guitarra que sugeri.... a fender que pode encarar ela é no minimo a American Special que beira os 4 mil, menos que isso não encara numa boa... me perdoem os amantes da fender porque pode doer no coração de muitos... mas eu já vi isso na minha frente e estou fazendo isso em uma das minhas guitarras inclusive...

eu to falando uma guitarra totalmente turbinada por 1500 reais tudo... não tem guitarra no mercado que brigue com isso, a guitarra que briga custa quase o triplo de 1500 reais velho....


claro que é muito mais bonito ter uma fender americana numa case tweed ou skb ....

mas no fim das contas o que importa é resultado, timbre .... então que se dane essas viadagens

Guitar_Rock
Veterano
# jun/12
· votar


Drinho
Não dou importância pra marca também, a unica vantagem que vejo é na revenda, caso ela venha a acontecer. Essa fender mexicana que mencionei, consegui nova por 1.990,00 (mas talvez saia mais desconto), tá esse preço por causa da cor que é azul. Mas pela tua opinião então, não compensaria igual, já que passa dos 1.500.
Esse tópico é antigo e foi upado por mim, porque to com duvida entre qual guitarra comprar entre as que citei ali e posso gastar no máximo 2mil, então to pesquisando bem porque nao quero investir mal de novo. Mas tua idéia é boa também, de comprar uma mais barata fazer upgrades.

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


Guitar_Rock

não, a mexicana até compensaria porque dá mesma forma que uma guitarra baratinha funcionaria a mexicana também ficaria nervosa com modificação.... a questão é que o que era 1500 com uma tagima ou coisa do tipo virou quase 3 mil reais se for mexer uma mexicana.... e ficaria 6 por meia duzia em termos de guitarra... só que o dobro do gasto entao nao vejo vantagem....

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


Mas tua idéia é boa também, de comprar uma mais barata fazer upgrades.

Cara a verdade é a seguinte... esse negócio de instrumento caro é muito mais foda vale para por exemplo um violao

c vc pegar um violao de 500 reais e um de 10 mil reais voce vai ver que o de 10 mil é muito melhor, e vale o que ele custa a mais, mesmo quem é leigo percebe diferença em um violao, são brutais essas diferenças

agora guitarra sólida véio... é muita viadagem e misitificação ... qualquer pau desde que afine e seja de madeira de verdade com peças boas fica bom ....

se ligar em amplificador bom então... até aquelas memphis ficam boas....

se lotar de drive então gibson prs epiphone vira tudo a mesma coisa ou seja um mar de sujeira....

Guitar_Rock
Veterano
# jun/12
· votar


Drinho
Valeu pela opinião aí!
Quero decidir isso nessa semana ainda, pq a minha guitarra não da mais.

JJJ
Veterano
# jun/12 · Editado por: JJJ
· votar


Guitar_Rock
Mas me refiro em acabamento, parte elétrica, qual a melhor nesse sentido?

Léo Fender criou guitarra mais "simples", no sentido da construção; são guitarras mais retas, mais sólidas, sem muitos detalhes. A Gibson fez detalhes mais minuciosos, mais reentrâncias, câmaras, angulações. Então, de modo geral, uma LesPa razoável é mais "detalhada" que uma Strato razoável, se é que me entende.

Mas a decisão é muito complicada! Eu digo (há muito tempo) que todo guitarrista deve ter pelo menos 2 modelos de guitarra: uma Strato e uma Les Paul. Porque são propostas totalmente diferentes, quase como se fossem dois instrumentos diferentes! rsrs

Independente da marca, eu começaria por Strato. Mas tendo em vista, assim que possível, pegar uma Les Paul.

Jinkxs
Veterano
# jun/12
· votar


Guitar_Rock

Cara.... tudo isso que foi dito no tópico é muito subjetivo. Você vai encontrar aqui mesmo no FCC uma centena de pessoas elogiando as Fenders (mesmo as MIM) e dizendo que é bom negócio, outra centena dizendo o contrário. Com relação as Epipocas é a mesma coisa....

Se você procurar no You Tube, vai ver neguinho tirando altos sons com ambas.... e outros com cada coisa xexelenta que dá dó.....

O fato é que existem boas guitarras e outras não tão boas, mas o timbre é um conjunto de coisas que vão da guitarra até o ampli, passando pelos pedais, pelo microfone e principalmente pelo músico. Isso já foi discutido até o osso aqui no FCC.

Procure comprar um instrumento que tenha uma boa construção e bom hardware, que não vai te deixar na mão, e que propicie segurança e conforto. O resto, é gosto pessoal.

A strato vai se sair melhor em determinadas circunstâncias, como em bases swingadas, por exemplo.... já a LP vai melhor em outras, como em riffs com power chords.... e por aí vai.

Na minha opinião, se você toca mais metal, hard rock.... pegue a LP. Se você vai mais pra linha do reggae, ska, pop, swing.... pega a strato.

Ambas são boas guitarras.

jucasambora
Veterano
# jun/12
· votar


Sedank
Pow brother, acho que vc não foi feliz nesse review.
Mas sua intenção foi muito boa, parabéns por isso, mas seus critérios de avaliação descredenciaram demais o review como um todo.
Não vou pontuar pq a galera já falou, é só observar e melhorar a parada aí!

Vlw

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


u digo (há muito tempo) que todo guitarrista deve ter pelo menos 2 modelos de guitarra: uma Strato e uma Les Paul
eu concordo com isso, acho que realmente voce consegue chegar nos dois mudos distintos apenas com essas duas guitarras..... eu tenho uma lespaul que adoro o som dela mas não tá rolando mais de tocar com ela embora tenha um timbre muito bonito ela é uma guitarra muito desajeitada de usar comparado a uma strato e eu virei tão maniaco por strato nos ultimos 5 anos, que eu cheguei no meu luthier e falei cara... to vendendo minha les paul, mas eu adoro aquele som queria implementar o som dela em uma guitarra estilo fender... o que dá pra fazer pra chegar próximo disso... dai estamos desenvolvendo uma strato com caracteristicas sonoras proximas há uma lespaul... vamo ver no que vai dar essa doidera ai...

Guitar_Rock
Veterano
# jun/12
· votar


JJJ
Jinkxs
Pois é, minha vontade era realmente ter as duas. Por isso até disse ali que pegaria tanto uma como outra, queria mais saber da parte técnica (construção,hardware, madeira) das duas mesmo, pra poder tomar a decisão, eu toco há um certo tempo já, mas sou péssimo pra avaliar um instrumento no quesito acabamento. Na parte de equipamento, procurei trocar primeiro o amplificador, que era bem fraquinho e que realmente dava a diferença significativa no timbre.
Acho até que no meu caso, em que minha banda toca mais rock clássico e tal (não tocamos hard, nem metal), cairia melhor uma strato por causa da versatilidade. Vocês conhecem a Squier Classic Vibe? O que acham?
E pra me deixar mais na dúvida ainda, me surgiu uma Condor clp-2 (nova) por 1.350,00 com case.
Muito obrigado, abraço!

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


Guitar_Rock

Se quiser uma força ae passa teu msn brother....

Guitar_Rock
Veterano
# jun/12
· votar


Drinho
Tem algum lugar aqui que eu possa te deixar uma msg com o msn?

Jinkxs
Veterano
# jun/12 · Editado por: Jinkxs
· votar


Guitar_Rock

Com relação à construção, hardware, elétrica, etc... ambas se equivalem.

Acho que se você toca rock, classic rock, punk rock, etc... na praia de AC/DC, Ramones, Led Zeppelin, Cream, Deep Purple, Pink Floyd, etc.... a LP vai cair melhor.

Aí você vai me dizer.... pô, o Hendrix e o Blackmore tocavam com Strato, o Gilmour também....!!

Respondo: Os caras são OS caras!!! Eu acho tenso tocar Purple com strato sem upgrade nos caps. Pra mim só rola se botar um humbucker na ponte.... ou um Stack, tipo o JB Jr.... senão o som fica magro e estridente. Claro... depende também do restante do set.... mas pra mim é assim.

Também há de se considerar que o Gilmour usa Caps ativos (EMG)..... e o Hendrix... bom o Hendrix é o Hendrix!!!

Enfim, strato, pra mim, só pra sons clean (imbatível), blues (crunchzinho), músicas swingadas, rock nacional (Paralamas, Ira!!) ska, reagae etc.... Qualquer coisa que exija um drive mais forte, power chords, etc... vou de LP, claro.... não é uma regra fixa... mas apenas um parâmetro pra ilustrar.

À propósito, tenho uma Strato Tagima T-735 Plus Hand Made, que tem o som bem na praia da Fender MIM e uma Epiphone Custom Ebony, que tem a mesma sonoridade da Standard.

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


Guitar_Rock

vixi veio, não sei acho que reservado não.... teria que publicar mesmo....

se for o caso pega o meu.. não tem problema....


abraço

Guitar_Rock
Veterano
# jun/12
· votar


Jinkxs
Justamente, pensei nessa possibilidade também, até porque minha guitarra atual tem dois HB (Tagima zero). Muito obrigado pelas dicas. Abraço

Drinho
Te adicionei lá. Abraço

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


Guitar_Rock
vixi nem apareceu aviso pra mim....

Guitar_Rock
Veterano
# jun/12
· votar


Drinho
MSN louco, mandei de novo o convite lá.

Drinho
Veterano
# jun/12
· votar


Guitar_Rock

nada... qualquer coisa me manda um email com seu msn... abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review - Fender Mexicana e Epiphone LP Standard