Review - Fender Mexicana e Epiphone LP Standard

Autor Mensagem
Sedank
Veterano
# set/10 · Editado por: Sedank


Fender Standard Stratocaster Mexicana
Foto / Nota Geral - 7,3

Especificações
Corpo: em alder
Braço: em maple "modern C" shape envernizado
Escala: em rosewood c/ 21 trastes
Tarraxas: Fender®/Ping® Standard blindadas
Captadores: 3 captadores std. single-coil (cerâmica)
Escudo: sanduiche
Chave de 5 posições

Formato/Acabamento - 8,5
Formato legal, o que se espera de uma stratocaster.
Acabamento muito bem feito, mas não chega a ser impecável.

Braço - 8
Braço bem confortável, ótimo acesso às últimas casas.
O problema é que é braço parafusado, que fica devendo na qualidade do som.

Timbre - 6
O que mais me decepiciona, justamente por ser uma Fender!
Não gostei do timbre, usei dois amplificadores Vox, não eram valvulados, mas eram amplificadores de qualidade.
O timbre que deveria ser característico de uma stratocaster soa mais como um berro, é fraquinho que dá dó, o som sai muito falho, dando a impressão de ser um disco arranhado.

Custo/Benefício - 7
Aqui no Espírito Santo você encontra ela por aproximadamente 3 mil reais, o que já era de se esperar por um Fender. Mas como o timbre é fraquinho... Não vale muito à pena.

Epiphone Les Paul Standard
Foto / Nota geral - 9,1

Corpo: em Mogno
Escala: em Jacarandá(Rosewood)
Trastes: 22 trastes
Captadores: 2 Captadores Humbucker Desing by Gibson
Ferragem: Cromado
Eletrônica: 2 controles de volume e 2 de tonalidade

Formato/Acabamento - 9,5
Acabamento de qualidade, pintura exelente, muito bonita e bem acabada.

Braço - 9
Braço colado muito confortável, trastes perfeitos, mas com um problema: o acesso às últimas 3 casas fica devendo um pouco, mas nada que alguns dias tocando com a guitarra que você não se acostume.

Timbre - 9
Timbre pesado e encorpado, muitos dizem que é uma guitarra para punk/metal/hard rock, mas você pode tocar desde blues até reagge que ela se sai muito bem. Eu toco principalmente classic rock, grunge e rock progressivo (Pink Floyd principalmente) e o timbre não fica devendo em nada!

Custo/Benefício - 9
Creio que o melhor custo benefício de uma guitarra no mercado. A guitarra é ótima do headstock aos captadores e possui um timbre incrível, encontro ela aqui no Espírito Santo por 2800 reais. Um pouco mais barata do que a Fender.

Sedank
Veterano
# set/10
· votar


Espero que tenham gostado. Deu um trabalhão.

Strateiro635
Veterano
# set/10
· votar


lgl cara, mais qualquer strato e de braço parafusado,ja testei esas MIM's e o timbre e mto bom, bem strato eu pelo menos gostei, bom review.

Sedank
Veterano
# set/10
· votar


Strateiro635

Valeu.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/10
· votar


Sedank

Uma fender MIM custar 3000 reais é um assalto. Imagina que ela custa 499 dolares nos EUA...!!!
É uma PUTA guitarra se voce pagar o valor real dela de 499.....agora pra algo que vale 3 mil reais, nao vale o preço.

Curly
Veterano
# set/10
· votar


Sedank

Braço bem confortável, ótimo acesso às últimas casas.
O problema é que é braço parafusado, que fica devendo na qualidade do som.


posso te garantir que o braço parafusado não fica devendo nada na qualidade do som


O timbre que deveria ser característico de uma stratocaster soa mais como um berro, é fraquinho que dá dó, o som sai muito falho, dando a impressão de ser um disco arranhado.


posso te garantir que o timbre dessa guitarra é ótimo, embora ela venha com caps cerâmicos eles têm um desempenho muito bom.

com vc tem apenas 15 anos, valeu o esforço da review...

Sir.Paulo
Veterano
# set/10
· votar


Sedank


awe velho parabéns!!!!

Sedank
Veterano
# set/10
· votar


Motoboy From Hell-SDMF

Pois é.

Son Volt
Veterano
# set/10
· votar


As guitarras Fender vem sendo elogiadas como guitarras que valem seu preço, até porque são as mais simples de se fabricar, por isso não é difícil vendê-las barato.

Não será que você achou o timbre ruim porque os captadores dela são fracos ou não são do seu agrado? Eu não consigo acreditar que uma guitarra apenas por não ter o mesmo acabamento de uma feita nos EUA vá ter um timbre merecedor de perder quatro pontos numa escala de dez, isso é, considerando que você daria 10 pra uma Fender Custom Shop. Não estou dizendo que guitarras mais caras não sejam melhores, mas não há uma diferença assim tão perceptível de timbre quando se tratam de instrumentos honestos. Cara, até guitarra de acrílico existe! E dizem que elas soam bem, mesmo sem ter 1 grama de madeira nelas. A Fender no México usa boas madeiras, só não usa uma mão de obra cara e não exige um acabamento melhor pois são Standard. Será que uma colagem de madeiras menos bem feita, trastes colocados sem tanta perfeição e pintura simples vai arrasar totalmente o timbre de uma guitarra? Eu não creio muito nisso. Acho mais fácil que o captador não seja do teu agrado.

Meu sonho de consumo atual é uma Telecaster mexicana. Não quero pagar caro por um instrumento tão simples, e nem preciso de um instrumento caro demais. Mas só compraria trazendo do exterior. Vejo muitos músicos americanos recomendando essas Telecasters como boas guitarras custo benefício, pois são menos duvidosas que as guitarras chinesas, que embora tenham modelos bons como SX (pelo preço), tem menos controle de qualidade e podem chegar bem ruinzinhas ou bem boazinhas.

Sedank
Veterano
# set/10
· votar


Curly
posso te garantir que o braço parafusado não fica devendo nada na qualidade do som

Não é o que meu amigo diz. (ele é vendedor).

posso te garantir que o timbre dessa guitarra é ótimo

Cara, estamos falando da mesma guitarra? A mexicana?

Sedank
Veterano
# set/10
· votar


Son Volt
Acho mais fácil que o captador não seja do teu agrado.

Pode até ser, mas achei o timbre dela tão fraco.

Sedank
Veterano
# set/10
· votar


Son Volt

Um dia escute alguém tocando as duas (a americana e a mexicana), a diferença de som entre as duas é claramente perceptível.

fill.zanchez
Veterano
# set/10
· votar


Sedank
Timbre - 6
O que mais me decepiciona, justamente por ser uma Fender!
Não gostei do timbre, usei dois amplificadores Vox, não eram valvulados, mas eram amplificadores de qualidade.
O timbre que deveria ser característico de uma stratocaster soa mais como um berro, é fraquinho que dá dó, o som sai muito falho, dando a impressão de ser um disco arranhado.


Sim meu amigo! Testei pela primeira vez uma Fender na minha vida semana passada! Como moro longe das grandes lojas e quando vou nelas não me deixam testar era difícil tirar um som com uma Fender... Pois bem o modelo que testei foi exatamente esse que você testou, e no meu caso a decepção foi igual! Som muito fraquinho usando um Marshal valvulado... Após 20 min. devolvi a guitarra pro vendedor com uma profunda sensação de desilusão.

LipeGuitarrero
Veterano
# set/10
· votar


Minha futura guita vai ser a epi standard

GarrafaSK8
Veterano
# set/10
· votar


Sedank
Parabéns pelo review..

\o/

recentemente comprei uma Epiphone Les Paul Standard preta igual a foto, porém a minha é antiga 1996 - Coreia

Mas estou bastante satisfeito

abs !

megadeth2612
Veterano
# set/10 · Editado por: megadeth2612
· votar


Sedank

Acho que o review da Fender Strato foi prejudicado pelo seu gosto pelas Les Paul.

Les Guitar
Veterano
# set/10
· votar


Eai, cara. Ficou legal o teu review sim, mas tem duas coisas:

O problema é que é braço parafusado, que fica devendo na qualidade do som. >> aí fica ruim julgar o que é uma característica da guitarra, assim como as American Standard ou Special, todas são de braço parafusado. Se o timbre ficou devendo, deve ser por outro fator, pois o fato de o braço ser parafusado não justifica a diferença entre a mexicana e a americana, que também é parafusada. No review do braço da Les Paul, tu meio que enfatizou o fato de ser colado, dá a impressão que entrou mais como gosto pessoal.


problema: o acesso às últimas 3 casas fica devendo um pouco, >>> mesma observação: essa é uma caracteristica da guitarra, seja Epiphone ou Gibson, todas só tem 1 cutaway, sendo assim o alcance das ultimas casas é mais dificil em qualquer guitarra do modelo Les Paul.

Mas é isso aí, vai ajudar bastante gente :D

Até

Son Volt
Veterano
# set/10
· votar


Sedank

Eu não duvido que tenha diferenças, mas sem colocar o mesmo captador nas duas acho covardia comparar. Na minha opinião as Fenders são guitarras tão simples, braço aparafusado e tudo mais, o timbre valente delas muito pouco provavelmente vem de uma madeira ou acabamento melhor. Concordo que uma construção imprecisa prejudica o timbre mas a imprecisão das mexicanas não é tanta assim a ponto de destruir o som e ser pior que uma guitarra coreana ou chinesa.

Até porque a mão de obra nos EUA pra esse tipo de coisa é muito provavel que seja de imigrantes. Andam até dizendo que comprar uma Fender Standard ou American Standard é decidir entre comprar uma guitarra construída por mexicanos no México, ou uma construída por mexicanos nos Estados Unidos da América. Não concordo totalmente com essa afirmação pois até mesmo no México poderiam construir guitarras excelentes se tivessem um rigoroso controle de materiais e qualidade, é tudo uma questão de política da empresa, e a gente não sabe até que ponto eles fazem vistas grossas por lá. Ao meu ver a diferença está na hierarquia de modelos e não por serem feitas em um país ou outro.

Eu andei pesquisando sobre isso, li em fórums e ouvi comparações no YouTube, e é dificil concluir. Tem q pegar o mesmo amplificador (que seja ótimo), as duas guitarras com os mesmos captadores, e dar uma testada. Tem um ou outro guitarrista que escolhe suas guitarras a dedo, e não pelo modelo, e já vi uns que tocam profissionalmente com Fenders mexicanas simplesmente porque eles encontraram uma da qual gostaram.

Enfim, pode ser mesmo que essa Fender não seja grandes coisa, não estou duvidando, apenas considerando que as vezes nos deixamos levar por consensos ou não fazemos uma análise justa. Eu particularmente tenho uma Gibson Les Paul Studio, e procurando comparações no Youtube entre Studios e outros modelos de Les Paul com os da Epiphone, pude perceber mudança no timbre, claramente atribuída aos captadores ruinzinhos que costumam vir nas Epiphones de linha média. Talvez trocando eles, não fique perceptivelmente diferente de uma Gibson, a maior parte da diferença deve ser na tocabilidade mesmo, acabamento, coisas assim, quando um bom captador poderia dar um timbre encorpado que faltava.

Acho que o grande problema das guitarras mais baratas feitas em países emergentes é o acabamento, que pode trazer prejuízos futuros como trastes descolando, madeira verde (oi Tagima?), pintura que lasca fácil, braço que empena, erros de projeto/precisão... Veja uma Telecaster por exemplo, é uma guitarra tão simples de fazer, qualquer luthier deve saber fazer uma. O Leo Fender projetou essas guitarras para serem baratas, fabricadas por operários, e não por artesãos, como o Les Paul achava melhor, por isso eu ainda tenho confiança que Fenders mexicanas sejam bem próximas da "real thing" se colocarmos nela os hardwares do nível do que estivermos usando como comparação.

Finalizando, muito obrigado pelo review pois colocou mais lenha na fogueira e poderei pesquisar ainda mais enquanto alimento meu sonho interno de trazer uma mexican Tele de fora :)

davidjnio
Veterano
# set/10
· votar


Epiphone Les Paul Standard
MELHOR CUSTO/BENEFICIO no seguimento?
R$ 2,800.00

Nem preciso comentar

ogner
Veterano
# set/10 · Editado por: ogner
· votar


Son Volt
O Leo Fender projetou essas guitarras para serem baratas, fabricadas por operários, e não por artesãos, como o Les Paul achava melhor, por isso eu ainda tenho confiança que Fenders mexicanas sejam bem próximas da "real thing" se colocarmos nela os hardwares do nível do que estivermos usando como comparação.

Acho que é mais ou menos por ae mesmo.....Veja, pra enriquecer o tópico.

1- Fabrica Enseda no Mexico da Fender, é um pouco antigo esse review, e no menu a esquerda vc passea pelas etapas com as consideraçoes do maluco.

2- Achei essa Thin Skin AM muito xexelenta a s divisoes do corpo ficaram horriveis...

Além doq, participo tb do Forum Strat-Talk com varios feras em strato e cada vez mais vejo que no geral, guitarra tem que ser testada e cada uma é cada qual!! Falando de Fender...
E mais doq nunca! (OOOoo LôcO MEU, Faustão Mod) quem faz o som é o guitarrista não a guitarra!!!!

MauricioBahia
Moderador
# set/10
· votar


Sedank: Um dia escute alguém tocando as duas (a americana e a mexicana), a diferença de som entre as duas é claramente perceptível.

O cara saiu do Off Topic! Que milagre! hehe

Olha, nem de uma SX pra uma Fender Americana da pra perceber com facilidade...

Abs e boa sorte com as guitarras.

guitarg3
Veterano
# set/10
· votar


ta caro essa les paul em.. achei que vc tava flando em uma guita d uns 1800 no maximo.. nivel uma lemon drop da condor por exemplo

raf.pp
Veterano
# set/10
· votar


Sedank

1º - Na loja que vc viu esse preço esta absurdo... o que o já não funciona para o custo / beneficio... comprei uma strato MIM ano passado, canhota e paguei 1.800.
2º - Comparar custo/beneficio entre ST e LP é um tiro no pé...
3º - Som de qualidade, independe do braço colado ou parafusado isto é relativo ao tipo de som que vai dar no final.

Acho que você fez um review muito mais sobre o que você gosta mais do que realmente da qualidade...

Sgt. Eddie
Veterano
# set/10
· votar


Sedank,

Me diz seu MSN. Vou te dar uma aula sobre Fenders. Falo sério.

_deep_
Veterano
# set/10
· votar


galera,
tenho todas as guitarras citadas no topico entao acho q posso ajudar quanto as diferenças...

comparar uma fender made in PQP com uma epiphone nao faz sentido

no geral as MIM sao boas guitarras, levando em consideracao que tem boas madeiras, as mesmas das MIA porem sao varias peças coladas, da pra ver bem isso nas fotos da fabrica, fora isso os captadores sao inferiores, qto a isso nao ha duvida.
qto as tarrachas e hardware, nao vejo diferença nenhuma da MIA para a MIM (comparando os mesmos modelos) o acabamento tambem nao deixa nada a desejar nas MIM.
As MIA ganham na qualidade da madeira, a minha é de duas peças, ate 3 peças é algo comum, ja as MIM tem 4, 5 ou 6 peças. Alem disso os captadores sao otimos e as MIA tem alguns recursos adicionais, seja na parte eletrica, tuners, tensor etc....ou seja ela vem pronta, nao precisa fazer nada enquanto a mexicana precisa de pelo menos uma troca de captadores.
quanto a sonoridade, se tiverem os mesmos captadores o timbre é muuuuuito proximo, se nao identico...obviamente toda guitarra soa diferente.
ja a SX que tem as mesmas madeiras, mesmo com captadores top nao soa tao bem qto as fender....talvez se trocar todo o hardware fique mto proximo, sem falar que o acabamento é fraco.....

ja a epiphone, tem corpo de varias peças e folhas de mogno e maple para deixa-la mais bonita....a minha tem 3 peças, mas é comum encontrar epis com 5 a 7 peças.

RoLP
Veterano
# set/10 · Editado por: RoLP
· votar


Sedank
Cara..já tive ambas as guitarras...e acho estranho vc dar 9,1 para a LP epiphone e 7,3 para uma fender mexicana.

Sou fã de Les Paul, mas a captação original da Epiphone Standard é piada cara...os caps não aguentam drive muito pesado sem apitar ou ressoar e, embora a estrutura seja bacana, está longe de ser uma LP como uma gibson ou PRS para receber nota como 9,1.
Talvez quem não tenha tido uma gibson ou prs não notem isto..

Já a Fender mexicana serve para o propósito dela. Uma fender com ótimo timbre e qualidade, mas que não é uma americana. Tenta soar como. Particularmente prefiro a zaganin ou as novas do seizi (que testei e achei monstruosa).
Mas a fender não faz porcaria não...com certeza houve problema de regulagem ou pegada.
Eu não sou um cara que tiro um bom som de strato...eu curto mesmo les paul....mas se um cara que tem uma baita pegada em strato pegar a mesma guitarra que eu, COM CERTEZA ele vai tirar um ótimo timbre.

MaicolBrevia
Veterano
# set/10
· votar


Tenho as mesmas guitarras feito no Review.

Só não faço uma comparação entre as duas por:

1: ainda não troquei os captadores das duas.

2: acho covardia querer comparar a captação que vem de fabrica com elas, a strato, vem com captadores bacanas, mas fazem muito ruido com dist., e parece que tem um som crú, sem definição, realmente ruim.

3: a captação da les paul é até melhor que a da strato, mas achei o captador do neck uma porcaria, muito grave e sem definição, o da ponte é razoavel, mas como o RolP falou, não aguentam drive pesado sem dar microfonia.

Quanto a construção das duas, achei muito boa, mas a Epiphone tem mais mérito do que a Strato.

E pra finalizar, estou juntando uma grana pra poder trocar a captação das duas guitas, Samarium Cobalt Noiseless na strato, e ainda não decidi os da Epiphone, ai sim, elas vào ser dignas de um belo review.

Abraço galera.

nofear
Veterano
# set/10
· votar


1- Nenhuma das duas tem bom custo benefício. São superfaturadas... Tenho o exemplo da minha Epiphone Sg400 que paguei R$1160 em 2002, naquela época o dolar subiu pra quase R$4 e a guitarra meses depois estava na casa dos R$1500. De lá pra cá o dolar baixou e você continua pagando a inflação daquela época.

2- O braço da guitarra ser parafusado, é uma caracteristica dela. Não gosta, compra uma Les Paul.

3- O fato do seu amigo ser vendedor só desmerece a opinião dele. Pq vender quer vender, e por isso muitas vezes inventa abobrinha, ou nem sabe o que tá falando.


Tenho 3 guitarras, duas delas são de marcas "alternativas", Condor e Cort. Quando peço a opinião de um luthier sobre elas sempre levo na cara um... "Ah é uma Cort né...."
Cada vez menos acredito que valha a pena gastar dinheiro com MARCAS. Vide os tópicos da Epiphone Double Neck de compensado e da Ibanez RG350 de farinha. As vezes se acha custo benefício bem melhor nessas marcas "alternativas"

ogner
Veterano
# set/10
· votar


A galera tem que parar de colocar tudo no mesmo saco!!! Alem de MIM ou MIA existem os MODELOS MIM e MIA, uma Calssic Series sou Classic Pleyer ou um Signature do Jimi Vaugham que são MIM nada tem a ver com uma Standard tb MIM, bem como uma Standard AM nada tem a a ver com uma American Vintage....Não da pra dizer que MIM e MIA somente....

guilherme_pr
Veterano
# set/10
· votar


Coloca um set de captdores Fender Custom Shop Custom '54 nessa Fender MIM que ela vai melhorar 100%. Os captadores cerâmicos não proporcionam aquele som característico das strato com caps alnico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review - Fender Mexicana e Epiphone LP Standard