Captação EMG (ativo) é versátil!

Autor Mensagem
RoLP
Veterano
# set/10 · Editado por: RoLP


Fala Galera!!!

Recentemente comprei uma Prs SE singlecut, para obter um timbre diferente no set e ela havia ficado muito abaixo do que a minha outra guitarra obviamente, apesar de soar muito melhor que uma Epiphone custom.

Obs: Minhas outras guitarras são: uma Joe Perry Boneyard Signature Epiphone, que já afirmei aqui no fórum, que tem o mesmo nível de uma gibson standard (por possuir captação burstbucker gibson e madeira idêntica e a minha outra guitarra é a gibson standard (que comparei com a joe perry).

Decidi dar uma turbinada e ouvi uma galera falando várias coisas sobre os captadores EMG.
Normalmente a galera liga o EMG ao metal e acha que este tipo de captador só serve para um som na linha metallica e zakk wylde...mas comprovei na prática que isto não tem fundamento.
Dizem que este kit não é versátil e o clean é ruim.

Minha intenção inicial era de colocar seymour duncan, mas acabei pegando um kit zakk numa negociação.

Após a instalação, para minha surpresa...o som dela superou o da Joe perry em termos de sustain e captação...e não ficou limitado ao metal.

O som que faço segue a linha Rock e blues do Aeromisth e Guns e tem um pouco de pop rock nacional.
O som dos captadores EMG na PRS SE SINGLECUT ficou absurdamente bom...onde cada nota fica extremamente nítida sem parecer um som "metalizado" das regulagens que a galera faz no youtube.
O som ficou vintage e ao mesmo tempo forte e sem ruidos.
Toquei no show baladas com a guitarra no clean, no overdrive e no rock blues mais puxado para Led Zeppelin.
E o som ficou de alta qualidade.

Este post é somente para desmistificar a bobeira que falam sobre a captação ativa EMG ser limitada ao metal ou o clean ser ruim.
Tudo vai de regulagem e de pegada....e principalmente da forma que você utiliza seu amplificador.

Para a galera que ainda não tem grana para comprar uma Gibson, segue a dica de turbinar uma PRS SE singlecut...porque o resultado é ótimo.

Wild Midnight
Veterano
# set/10
· votar


Nossa cara jah q vc testou vc poderia me falar seseria uma boa eu colocar esse set do zakk em um LP standart da Gibson? penssei neles por causa do sustain e talz...

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


Wild Midnight

Olha, não sei o resultado deles em uma Gibson...porque na minha eu mantive a captação original.
Eu decidi colocar na PRS SE, porque a captação deixava ela abaixo das demais...e resolvi dar um upgrade.

Mas o que me impressionou e muito, foi o nível que a guitarra chegou. O sustain é realmente maior que das minhas outras duas e os harmonicos são muito mais fáceis de sair daquela forma. O clean não tem ruido nenhum....totalmente clean.

Eu acho que a captação original gibson é animal...mas talvez o EMG melhore o sustain pra vc cara!

RoLP
Veterano
# set/10 · Editado por: Moderador
· votar


- EDITADO PELA MODERAÇÃO -

3. É proibido!
3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum.

http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

-----------

Mas sobre o EMG....até fiz um video com o ultimo show da minha banda para demonstrar como podem soar vintage.

ROo
Veterano
# set/10
· votar


É que todo mundo associa EMG ativo ao Zakk Wylde e seus harmonicos gritantes com quilos de distorção, como se a guitarra, a mão, a regulagem e o amplificador, não fizessem a mínima diferença. Como se colocar EMG ativo numa Gibson e num cabo de vassoura fosse ficar a mesma coisa.

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


ROo
Pois é....exatamente isto....
E eu achei o timbre muito vintage cara....
Tudo depende do amplificador, pegada e forma de regulagem.

RennanRdC
Veterano
# set/10
· votar


RoLP
Qual seu amp?

Pode mostrar o video?

RoLP
Veterano
# set/10 · Editado por: RoLP
· votar


RennanRdC

Qual seu amp?
Eu to com um jcm 900 4100 dual reverb...e modifiquei ele com válvulas mesa 6l6.

Pode mostrar o video?

Tenho dois que demonstra bem como o emg interage com a prs se e ao mesmo tempo, dá pra tocar baladas e músicas na linha rock´n´blues.

Obs: Ambas as filmagens foram feitas por fã e é camera digital. Dá pra ouvir bem o som, mas saturou um pouco o grave do baixo.

Video 1:
Esta música é rock n roll e tem um solinho bem básico no final com o emg 85.
Usei no começo um ts9 e no resto o marshall mesmo.


Video 2 (Balada):
Nessa eu faço bastante variação dos caps 81 e 85...uso como arranjo solo e base..


Aliás galera...estarei com minha banda na Expomusic dia 25/09 no Stand Soundmaker às 14:00.
Se alguém tiver interesse e curtir a banda, cola lá.
Nossa proposta é pop/rock mesmo.
Quem curtiu o som ae...acessa: www.bandalacrima.com.br
Obs: Não sei se posso falar isto, mas se não puder basta o moderador me avisar que retiro o site ok?

john_joao
Veterano
# set/10
· votar


RoLP
Massa o som da guitarra e da banda!

Parabéns!

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


john_joao
Valeuuu cara!! :)
No Brasil é dificil ter rock mas a gente tenta né!! hauhauhua

O que achei mais interessante no EMG foi como ele detonou a Joe Perry.
A guitarra que está na mão do outro guitarrista é a minha Joe perry com captação gibson burstbucker. Mesmo ela ligada no marshall (que fica mto bom), ela não bate a prs se com o emg.
Eu vou tentar fazer um review da Joe Perry comparando com a gibson standard...porque realmente é praticamente a mesma guitarra. O bertola deve saber melhor do que eu.

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


RoLP
Captação é questão de gosto mas concordo contigo quanto à versatilidade e preconceito contra EMG's.
Quanto à Gibson VS Epiphone, elas são muito diferentes mesmo em se tratando das Zakk Wylde e das Joe Perry onde as specs podem ser parecidas.

BlaCk LaBeL
Veterano
# set/10
· votar


Fala, galera!

Tenho uma Cort EVL Z6, que vem com os EMG 81/60 ativos. Foi minha primeira guita com captação ativa e não concordo com quem diz que eles só servem pra tocar metal. Tanto é que existem músicos de outros estilos que utilizam captação ativa. No entanto, acho que eles tem um som mais comprimido e pouca dinâmica... aquela diferença entre o som de uma palhetada mais leve e uma mais forte meio que passa batida com os caps ativos. Mas, gosto é gosto... e acho que são uma boa opção.

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


Fábio Seiji
Concordo...também cara.
Em relação às epiphones e gibson serem bem diferentes.
Mas acho que as signatures são como as gibsons. Nunca comparei uma zakk lado a lado com uma gibson..mas já fiz isto com uma joe perry e era extremamente parecido o som.
Concordei com tudo que você disse tb.

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


BlaCk LaBeL
Então cara...eu tb acho...quase não peguei os emgs pensando nisto cara. Eu acho que são captadores que dá pra usar em muitos tipos de músicas, principalmente dentro do rock.
Mas hoje ela se tornou minha primeira guitarra...e a joe perry em segundo. A minha gibson eu vendi porque precisava de grana...e não sinto falta dela, porque ambas as guitas tem o mesmo nível, na minha opinião.

Acho interessante a galera comprar uma guitarra de boa madeira e dar upgrade na captação...porque o nome gibson dá um baita status...mas é mta grana para manter...ainda mais caindo na estrada direto (que a gente sabe que detona a guita).

informal
Veterano
# set/10
· votar


RoLP
tudo bem? Acabei de colocar um set EMG ativo na minha strato e tô curtindo pacas. É o trio DG-20 e também toco rock'n rool e digo que timbra maravilhosamente bem. A propósito, vc poderia me dizer como faço p colocar vídeos do Youtube aqui no forum como vc fez? Tenho umas gravações desse captador e gostaria de compartilhar aqui com a galera, só não sei como fazer.
Valeu

Manubio
Veterano
# set/10
· votar


informal
cara, logo acima do retangulo onde você escreve o post, tem um hiperlink escrito youtube, basta clicar, copiar o link do video na aba que vai abrir e dar ok.

Abraço

Fugitivo
Veterano
# set/10
· votar


RoLP
maneira a banda, cara quando vc diz que tira um clean legal, vc esta se referindo ao EMG 85 neh ? se for o 81 me diga qual o macete pq ate hj eu soh consegui aqueles clean ardido

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


RoLP
Confio totalmente na sua percepção quanto às semelhanças entre as boneyard, mas elas têm bastante diferença na seleção das madeiras e no acabamento.
Mas eu não estou dizendo que as Epiphone signature são ruins, elas são excelentes inclusive em acabamento e muito superiores às demais dessa marca, mas existem algumas diferenças em comparação com as Gibsons.

informal
Veterano
# set/10
· votar


Manubio
Legal cara, vou tentar aqui.

informal
Veterano
# set/10
· votar


Manubio
Legal cara, vou tentar aqui.

Dinow
Veterano
# set/10
· votar


RoLP
Qual seu amp?
Eu to com um jcm 900 4100 dual reverb...e modifiquei ele com válvulas mesa 6l6.

Humilde o amp eim kra ? asdasdsa

Agora sem brincadeiras, otimo tópico cara. Faz alguns meses q eu to pensando em pegar uns EMG p/ minha epiphone agora já não tenho mais duvida...
vlw =]

RoLP
Veterano
# set/10 · Editado por: RoLP
· votar


Dinow
Cara...consegui este amp (assim como a maioria dos meus instrumentos) fazendo várias trocas no Mercado livre.
Eu não teria coragem de pagar o valor que este equipo vale.
Dava um amp e uma guitarra por um amplificador melhor...depois dividia em loja uma guitarra substituta. Ai pegava meu amp melhorado e a guitarra e dava num outro amp melhor ainda.
Fui de degrau em degrau até pegar meu set definitivo.
Na raça mesmo e tenho orgulho disto huahuahuha!

Mas tem show que não uso o marshall pra poupar ele....e ai uso o drive da Nova System que tenho em qualquer amp...mesmo transitor...e a guitarra e o drive mantém "quase" o mesmo nível.

Pega o EMG sim, pois vale muito à pena. Já tive vários tipos de captadores e, sem dúvida nenhuma, foi um dos melhores que tive.

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


informal
Quando tiver o video da Strato posta ai que quero ver.
Se eu não me engano, o monstro do david gilmour tem um set de emg na guita...e fica animal o som.

bicinh
Veterano
# set/10
· votar


RoLP
massa o som da banda cara !
gostei muito do seu timbre..
aí vem a minha pergunta

qual encordoamento voce ta usando?
tenho uma guitarra aqui com um kit ativo, e enordoamento 0.11, e no clean, por causa das cordas, da um punch absurdo.. queria saber se contigo também acontece, ou se isso é dos amps que eu uso mesmo..

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


bicinh
Valeu!!! To feliz que a galera tem curtido. Me surpreendi até!

Sobre as cordas...eu usava muito Earnie Ball em regulagem 0.10, mas me decepcionei muito. Mesmo com minha guitarra regulada no Seizi (que faz a melhor regulagem que já toquei), a corda SEMPRE estourava em pouco tempo de uso.
Comecei a usar a GHS no lugar da Earnie Ball e gostei muito.

Mas a melhor que peguei foi a corda atual, indicada pelo próprio Seizi, mas eu não lembro o nome. Vou pesquisar e te falo.
A corda está durando bastante e o som me satisfez muito cara.

Que guitarra você tem?

Blizzy
Veterano
# set/10
· votar


Também to com EMG ativo e não tenho do que reclamar, só que to usando aqui o 81TW/89, que é o 81/85 mas com push pull pra single coil, bem bacana

E se quiser ganhar mais headroom, usa uma bateria de 24v, o resultado é ótimo

bicinh
Veterano
# set/10
· votar


RoLP
o EMG está em uma condor rx20...
nela antes, havia um passivo ultra distortion que tem saida de 21.9k.. ele tinha um punch bem forte também, mas com o ativo o punch aumentou muito.. o som na distorção é maravilhoso, nao tenho o que reclamar, mas o clean, só fica bom com o pot de volume quase zerado..

to achando que vou ter que mudar pra 0.10.. ou afastar mais o captador das cordas, mas aí perco um pouco de peso na minha distorção

Neto Costa
Veterano
# set/10
· votar


po cara..vs foram no ronnie von,!!!brutal..o vosso som é muito bom pro estilo que seguem,parabens!
os emg ,ja nao comento,,tenho uma epipoca com 81,85 e ja sabem o som é mais que versatil.
mais uma vez parabens!

RoLP
Veterano
# set/10 · Editado por: RoLP
· votar


Neto Costa
Pois é cara...e pra mim é um dos caras mais sensacionais e menos mala do meio artístico...ELe te trata bem tanto fora das telas, quanto no próprio programa. Gente boa pacas.
Valeu pelo elogio cara...
Epiphone com 81 e 85 fica animal tb.

Aliás, galera...
Sábado tocamos na expomusic e toquei sem meu marshall, pois sou indorses da Soundmaker.
Usei somente o drive da Nova System junto com a guita com EMG...dá pra ver que o som não é totalmente mérito do marshall.
Segue:



OBS: Filmagem amadora de fã, portanto o som fica mais abafado que o real.

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


Fica aí o tópico para quem quiser ver o som de EMG num aspecto mais vintage.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captação EMG (ativo) é versátil!