Um fraseado de outro planeta, com um guitarrista de outro mundo!

Autor Mensagem
Rei Arthur Pendragon
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix
Concordo com muitas coisas. Acho que uma parada boa para os jovens músicos hoje, seria dar uma estudada em mercado e marketing, pra ter uma ideia de como melhor vender seu peixe. Hoje em dia tem muito moleque que chega tocando td mas dá com a cara na porta da realidade. Nem sempre aquilo que ele quer fazer se encaixa no que o mercado quer naquela hora.

Joves músicos que tem potencial inovador acabam se encaixando nos padrões do mercado, e largando para lá essa parada de inovar com seu som. O cara tem que saber a hora de entrar, enquanto não dá, vai começando trabalhando por fora pra ficar conhecido no meio. Mas tem gente que se acostuma com o fácil, então acaba ficando nessa, o músico se condiciona a uma situação mais confortável.

Acho que hoje o cara tem que saber se promover tb, senão fica complicado. Hoje há meios free tipo youtubo e myspace, o que é bom, mas por outro lado aumentou muito a concorrência.

Quanto aos músicos bons e velhos que vão sendo esquecidos, tenho uma teoria sobre isso tb. Esses caras trabalham ainda com a cabeça em um mercado mais antigo, que hoje mudou e eles perderam o bonde. Contam apenas com um público antigo velho de guerra, e acabou.

O Kiko Loureiro é um cara que conseguiu se adaptar a essas mudanças, sabe usar a sua imagem e as ferramentas modernas de divulgação. O bom dele é que ele tá numa geração do meio entre os novos e antigos, o que permite a ele se conectar com um possível público em formação (tipo esses workshops em campeonatos de guitar hero).

Outros caras não entraram legal nessa parada mais moderna e lançam seus trabalhos sumidos por aí. Além de td, ser um bom profissional é muito importante, pq nem todo mundo tem a sorte de "ser descoberto" por algum Mecenas que te ature, ou por ventura se encaixe em alguma moda ou ideia que estão tentando vender.

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Rei Arthur Pendragon

Cara, aí temos uma dicotomia enorme.

Eu acredito que todo músico realmente deva ter uma boa noção de marketing nem que seja pra aprender a se valorizar enquanto profissional.

Todavia eu discordo muito da noção de sucesso comercial e de reconhecimento do público geral ou mesmo da necessidade/capacidade de inovação, que já algum tempo vem se apregoando no mundo da arte em geral.

Discordo disso, porque tem coisas que realmente não tem marketing no mundo que dê jeito. Por exemplo, não existe campanha de Marketing no mundo que vá fazer uma banda de jazz tradicional virar uma banda amada e idolatrada pela horda de adolescentes mundo a fora.

Não porque a mídia não tenha poder para manipular ou essa música não tenha poder de tocar os mais jovens, mas porque culturalmente ela não se encaixaria na realidade deles, de algo imediatista, simples e de comunicação e entendimento rápido.

Então um músico que toque Jazz seria menos bem sucedido do que um Restart da vida?

Todavia existe algo que lá fora é bem mais explorado e bem melhor explorado que aqui, que é a noção do nicho de mercado, lá tu não vai ver um músico de Jazz na MTV, mas vai ver na mídia especializada ou no circuito de clubes especalizados, os caras sabem explorar o fato de que mesmo que não tenha tanto apelo comercial, todo lugar tem pelo menos uma parcela que vai ouvir aquilo e focam nessa parcela e não no todo. Se tu perguntar quem é Joe Satriani ou Steve Vai pro americano standard, 90% não vai saber quem são. Agora pergunta em um meio guitarristico mais estudado, pra ver a diferença.

O que falta muito, especialmente aqui no Brasil é um aproveitamento melhor dessa segmentação, mesmo fora, onde há, ainda não é feito de uma forma ótima, mas pelo menos é algo mais consolidado, tanto que tenho amigos lá de Teresina que já conseguiram lançar EP na Holanda e na Inglaterra e aparecer em revistas especializadas de lá, mas nunca conseguiram lançar o mesmo EP aqui.

Entretanto, mesmo nesses nichos, a moda tem influência, veja a diferença de desempenho comercial da Diana Krall e do Pizzarelli se comparados com outros músicos tão bons quanto, mas que não tem um padrão de beleza e de carisma que possa ser explorado da mesma forma.

Eu concordo que hoje há mais opções de divulgação, bem como que em um primeiro momento aparentemente tem mais concorrência, poir na internet não há distinção entre o zé mané da esquina e o Van Halen, não tem ninguém pra impedir o desconhecido ou o amador de se mostrar com igual o maior eficácia que o monstro do rock.

Só que se tu for ver, 99% dos que se mostram, não o fazem de maneira eficaz e muito menos profissional, então no fim, o zé mané da esquina, vai continuar sendo o zé mané da esquina, pode até ser um zé mané com 1milhão de visitas no Youtube, mas a menos que ele se mostre um profissional, ninguém vai chamar ele pra gravar um disco ou para ser sideman de algum outro artista/estúdio.

E pode ver que os que fizeram a transição do mundo virtual para o real, foram aqueles que trabalharam de forma profissional. Portanto no fim, dentro do circulo profissional, a concorrência não mudou muito, acho que a maior mudança foi ela ter deixado de ser local, dando mais possibilidade para todos.

Voltando ao Heraldo do Monte, e acredito que o De Ros encaixe um pouco nesse perfil e talvez possa até falar melhor que eu. O cara é um dos professores mais conceituados do Brasil, dá aulas nas melhores escolas, é um sideman muito requisitado, e embora no Brasil seja virtualmente desconhecido, é um dos músicos brasileiros mais respeitados lá fora. Eu não vejo ele como alguém que não é bem sucedido, pelo contrário, se destaca como professor, se destaca como sideman e se destaca na cena internacional do estilo que toca. Mesmo que no país que ele nasceu, seja um desconhecido do público geral.

Enfim, eu acho que o ideal era que as pessoas aprendessem um pouco mais de gestão e começasse a gerir melhor sua arte e a sua carreira, porque nem todos vão ser famosos ganhadores de premios, com milhões de dolares no bolso, mas podem sim ter pelo menos condições dignas e favoráveis a mostrar seu trabalho e seu talento.

Curly
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Heraldo do Monte

muito bem lembrado, um grandes guitarristas brasileiros, conheci o trabalho dele há muitos anos ouvindo a maravilhosa gravação de "fica mal com deus", do quarteto novo (hermeto, airton moreira, theo de barros e heraldo), quando eu ouvi pensei: quem é esse cara ?!




nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Curly

Foda é a história dele com o Barney Kessel, que um dia ele foi tocar no Parque do Ibirapuera e o Heraldo ia ser o Sideman, na passagem de som começou a tocar e a negada começou a achar do outro mundo, quando o Kessel chegou na beira do palco pra ver, desistiu de tocar, porque tanto o Heraldo tocava mais que ele (na opinião pessoal dele), quanto não teria conseguido tirar uma reação tão boa da platéia.

Curly
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

li uma vez que o B. kessel se recusou a tocar junto com um guitarrista brasileiro por ser um "ilustre desconhecido", mas tinha para mim que foi o helio delmiro, de qq maneira não gosto do barney kessel, o vejo apenas com um guitarrista ritmo (com muita coisa chupinhada dos violonistas da mpb), os solos dele são apenas o que poderia se chamar "arpejos rolantes", tudo bem, django reinhardt também tocava assim mas tem uma propulsão e senso melódico infinitamente maior queo kessel

nichendrix
Veterano
# set/10
· votar


Curly

Eu já ouvi umas histórias que ele e o Helio Delmiro se estranharam em algum lugar do passado, mas nunca soube a história. Essa do Heraldo do Monte eu vi no livro The Guitar Handbook, na edição americana do final dos anos 80, que tinha a tradução da entrada do Heraldo do Monte que foi incluída na edição nacional em 1981.

erick_guitar
Veterano
# set/10 · Editado por: erick_guitar
· votar


Um cara que eu curto muito também e que tem um grande fraseado é o Ricardo Marins e o melhor é que é Brasileiro!



elyts
Veterano
# set/10
· votar


pode ser té legal, mas não é essa coisa toda não...(na minha opinião)

froggy
Veterano
# set/10
· votar


ele tem um bom fraseado, mas ele foi fazer cover do guthrie e n chegou perto na minha opniao...
inclusive to tirando fives (q eh a musica q ele fez cover) e quem sabe depois posto aqui.

SK8Boy
Veterano
# set/10
· votar


nichendrix

Heraldo é mto monstro...tipo, um dos melhores msm do Brasil, e entre os melhores do mundo nessa área de Jazz(minha opinião). Já foi até convidado pra tocar no Weather Report e não se interessou(mta gente não sabe disso).

SK8Boy
Veterano
# set/10 · Editado por: SK8Boy
· votar


Corrigindo: um dos melhores não: O MELHOR DO BRASIL nesse segmento. Gosto muito da mistura do jazz/fusion com ritmos brasileiros.

Pra quem não conhece, taí o "herdeiro" do Heraldo: meu amigo Fred Andrade...outro "cascudo" da guitar, admiro mto do trabalho dele(tenho audácia de querer chegar nesse nível um dia), sou suspeito pra falar, rs...fraseado monstro, a músicalidade dele não é desse mundo...confiram:



Esse vídeo é um "teaser" do dvd dele, que foi lançado recentemente. Já tenho o meu, recomendo que comprem, não só pelo fato de estimular o crescimento da guitar nacional, mas principalmente por se tratar de um trabalho extremamente bem feito.

Rednef2
Veterano
# fev/11
· votar


Aproveitando que isso fala de fraseado.
Cantar solo ajuda no desenvolvimento do fraseado??

por exemplo, eu canto uma melodia criada na hora e tento passar pra guitarra.

Loues
Veterano
# fev/11 · Editado por: Loues
· votar


Rednef2
Pode criar na sua cabeça, imaginando mais ou menos como vai ser o som, ou pensar em idéias pro solo... por exemplo, se sabe que a progressão de acordes acumula e solta uma tensão, pode ir encaminhando a melodia pra um climax pra soltar a tensão junto com os acordes... enfim, tem muitas coisas que dá pra fazer, na hora tu improvisa alguma coisa hehe...


Sobre o cara do vídeo, muito bom o solo, o timbre da guitarra é bom de ouvir. A única coisa é que acho ruim que em improvisações muito longas falta aquela unidade, fica meio uma viagem, meio desconexa, e falta aquele momento de intensidade máxima do solo(tomara que entendam o que quero dizer com isso)... Não é regra isso, mas nesse caso foi o que senti.

Bom tópico, aprendi alguma coisa lendo ele hoje. Destaque pra a explicação do termo fraseado; da discussão sobre mídia, trabalho, estilo, etc e de me chamarem a atenção pro Heraldo do Monte - conheço alguma coisa do Hermeto, e já tinha visto alguma coisa do Airto, mas do heraldo nunca parei pra conhecer mais. Vou fazer isso agora...

Por essas e outras que sempre passo aqui no Fórum...



P.S.: Eu fui um dos que elogiou o solo do Guthrie Govam naquela jam daqui xD

Rednef2
Veterano
# fev/11
· votar


Loues
vlw mano fica na Paz de Cristo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um fraseado de outro planeta, com um guitarrista de outro mundo!