Ponte vintage X ponte 2 pivôs-Prós e contras !

Autor Mensagem
buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy


Bom dia !!!!


Pessoal,estive pesquisando sobre estas 2 pontes e não achei algo em específico e nem algúm tópico que coubesse estas minhas dúvidas.Pois bem: Atualmente comprei um corpo de stratocaster em freijó(one piece),muito bem construído por sinal,em luthier(que não sei qual),na intenção de montar uma strato SSS bem bacana e com madeiras excelentes.E a dúvida que está a me tirar o sossego,é em relação as diferenças entre a ponte Vintage e a ponte de 2 pivôs. Pois este corpo do qual comprei,está previsto para utilização da ponte de 2 pivôs. Lógo,a dúvida que paira sobre mim,é em relação aos prós e os contras deste tipo de ponte pivotada,em relação a ponte vintage(de 6 parafusos).

Gostaria de saber dos colégas experts no assunto,quais são os prós e contras destas duas pontes. Em questão de timbre,sustein e na eficiência de cada uma delas.E qual seria a fulcral diferença entre uma e outra !!! Existe uma variação na sonoridade da guitarra,quando se faz uso de uma ou de outra?


Desde já agradeço aos colégas que participarem.Obrigado a todos !!!!

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy

Po, buddy. Eu vou dar minha opinião superficial.

As minhas stratos tem ponte de 6 parafusos, dá um trabalhinho para regular, é meio arredia e coisa e tal. Já toquei em guitarras com essa ponte pivotada (duas fenders) e elas me pareceram bem mais estáveis.

Acho que deve ser uma questão de praticidade mesmo. Será que ha alguma outra diferença? ehhe

Abç

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Konrad
buddy guy

Po, buddy. Eu vou dar minha opinião superficial.

As minhas stratos tem ponte de 6 parafusos, dá um trabalhinho para regular, é meio arredia e coisa e tal. Já toquei em guitarras com essa ponte pivotada (duas fenders) e elas me pareceram bem mais estáveis.

Acho que deve ser uma questão de praticidade mesmo. Será que ha alguma outra diferença? ehhe

Abç




Fala professor,obrigado pela presença.Pois é,estou pensativo abéssa em relação a isto.Tremenda dúvida,se uso a pivotada ou se mando fechar os pivôs e instalo a vintage mesmo.Vejo guitarristas que curto e que fazem grandes sons,usando as vintage de 6 parafusos,como o grande Gilmour,Clapton e por aí vai.Fico no impasse,justamente por isso.Penso que se houvesse muita qualidade no uso das pivotadas estes caras que citei estariam usando-as,não?

eric bluesman
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy


e ai velinho blz !!!

bom pelo q ja ouvi falar dessas pontes e toquei em guitas com as duas oq se percebe é q a 2 pivos tem uma melhor performace com alavanca , ela fica mais suspensa do corpo da guita e oq se ouve disso é q perde sustain e tb parece ser mais dificil de regular q as de 6 parafusos , ai fui dar uma olhada em quem usa essas pontes achei dois bons exemplos, jeff beck usa 2 pivos e usa alavanca todo o tempo , tem uma trava tb na guita dele ali no nut , ja vi videos de outros caras q usam alavanca com ponte vintage e nao desafinam , ja os lendarios bluesmans usam as vintages , eric clapton , SRV tb usava. no q quero chegar é q bem reguladas as duas funcionam bem , a questao é a parte de timbre q eu particularmente nao vi diferencas , mas dizem q tem . uso uma vintage e funciona muito bem.

MMI
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy

Eu já tive stratos com tudo que é tipo de ponte e não saberia lhe contar com sinceridade a diferença entre elas causadas unicamente pela ponte. Não sou eu que vou discordar do grande Konrad, realmente a de 2 pivôs são mais estáveis e fáceis de regular, mas honestamente acho isso um detalhe porque depois de regulado e acertado, é só correr para o abraço. Difícil lhe dizer a diferença de sustain entre elas, dizem que a de 2 pivôs tem mais, mas nas minhas eu não saberia dizer o quanto da diferença entre as guitarras se devia unicamente às pontes. Mas depende do uso que você faz da alavanca. O Clapton usa a ponte travada, isso é de série nas Fender Clapton (eu tive uma), o Gilmour já explora a alavanca. Eu não uso a alavanca na strato, muito difícil.

Abç

Sir.Paulo
Veterano
# set/10 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


buddy guy

Fala garoto blz!!

Cara eu acho que a maior diferença entre as duas é a versatilidade, as pontes com dois pivôs são mais versáteis e bem mais fáceis de regular que as vintage com uma ponte de pivôs você tem uma gama maior de ajustes, por exemplo, uma ponte de pivô é fácil regulá-la para deixá-la flutuante coisa que na vintage da um trabalho danado, com uma de dois pivôs você pode variar entre o tremolo comum e o flutuante já com uma vintage você teria se conformar em alavancar levemente.

Você citou o exemplo do Clapton,Gilmour...o que você tem que levar em consideração é que as pontes usadas nas Fender's deles são de ótima qualidade e muito caras isso sem falar nos técnicos e engenheiros de guitarras que esses caras possuem,com uma ponte vintage comum que temos a venda por aqui fica muito difícil fazer o que eles fazem ela são bem mais fracas.

Bom eu iria de dois pivos!

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


Konrad


É que esta chegado para mim,2 caps da Sound,um single custom shop 54 posição braço e um RL-LEGACY posição ponte.O single,substituirá o noiseless do braço,que se recusa a funcionar(não sei se queimou,sei lá),sei que não funciona.O lance que estou a imaginar é o seguinte: Como tenho a tagima sky master,que tem berço para uso de caps de configuração HSH,penso em utilizar o RL-LEGACY nela.Só ainda não decidi se será HSS,HSH ou HH,depois eu decido.A questão é que sou strateiro "doente" e que gosta da strato original mesmo.E não conseguiria ficar sem uma strato SSS,por isto comprei este corpo em freijó SSS,pois deixo ele bem strateiro mesmo.Passo os noiseless da tagima pra ele e monto a tagima mais agressíva e deixo a de corpo em freijó com configuração SSS,para não ficar sem uma boa strato original.Essa é a idéa.

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy
Penso que se houvesse muita qualidade no uso das pivotadas estes caras que citei estariam usando-as,não?

Ah, cara não sei. Eu acho que se for de qualidade, não deve fazer diferença não. Eu sinceramente não ouvi a diferença, apenas senti a maior estabilidade da ponte com pivôs.

Quanto a eles usarem, bom essas caras já usam a mesma fórmula há 4o anos.... eles não vão mudar! ahah

Mas o Beck usa a pivotada, se não me engano. E é das antigas.

Abç

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


eric bluesman
Eu tb não senti diferença no timbre...se bem que aí é um lance mais complicado pq são guitarras diferentes...

buddy guy
Não sei se interfere uma mais que a outra no som, mas o fato é que o ponto de contato das pivotadas é mais largo, além de ter uma bucha com uma rosca. Já nas vintage, é só o parafusinho e em compensação são 6 pontos de contato...

Pergunta: pelo que eu entendi, vc já tem o corpo com o furo pra pivôs...vc já tem strato com o outro sistema??? Se sim, pq não usar a ponte com pivô???

Eu não uso alavanca, mas frente essa situação, eu deixaria do jeito que está!!!

Abraço!!!

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


eric bluesman

buddy guy


e ai velinho blz !!!

bom pelo q ja ouvi falar dessas pontes e toquei em guitas com as duas oq se percebe é q a 2 pivos tem uma melhor performace com alavanca , ela fica mais suspensa do corpo da guita e oq se ouve disso é q perde sustain e tb parece ser mais dificil de regular q as de 6 parafusos , ai fui dar uma olhada em quem usa essas pontes achei dois bons exemplos, jeff beck usa 2 pivos e usa alavanca todo o tempo , tem uma trava tb na guita dele ali no nut , ja vi videos de outros caras q usam alavanca com ponte vintage e nao desafinam , ja os lendarios bluesmans usam as vintages , eric clapton , SRV tb usava. no q quero chegar é q bem reguladas as duas funcionam bem , a questao é a parte de timbre q eu particularmente nao vi diferencas , mas dizem q tem . uso uma vintage e funciona muito bem.




MMI

buddy guy

Eu já tive stratos com tudo que é tipo de ponte e não saberia lhe contar com sinceridade a diferença entre elas causadas unicamente pela ponte. Não sou eu que vou discordar do grande Konrad, realmente a de 2 pivôs são mais estáveis e fáceis de regular, mas honestamente acho isso um detalhe porque depois de regulado e acertado, é só correr para o abraço. Difícil lhe dizer a diferença de sustain entre elas, dizem que a de 2 pivôs tem mais, mas nas minhas eu não saberia dizer o quanto da diferença entre as guitarras se devia unicamente às pontes. Mas depende do uso que você faz da alavanca. O Clapton usa a ponte travada, isso é de série nas Fender Clapton (eu tive uma), o Gilmour já explora a alavanca. Eu não uso a alavanca na strato, muito difícil.

Abç



Sir.Paulo

buddy guy

Fala garoto blz!!

Cara eu acho que a maior diferença entre as duas é a versatilidade, as pontes com dois pivôs são mais versáteis e bem mais fáceis de regular que as vintage com uma ponte de pivôs você tem uma gama maior de ajustes, por exemplo, uma ponte de pivô é fácil regulá-la para deixá-la flutuante coisa que na vintage da um trabalho danado, com uma de dois pivôs você pode variar entre o tremolo comum e o flutuante já com uma vintage você teria se conformar em alavancar levemente.

Você citou o exemplo do Clapton,gilmor...o que você tem que levar em consideração é que as pontes usadas nas Fender's deles são de ótima qualidade e muito caras isso sem falar nos técnicos e engenheiros de guitarras que esses caras possuem,com uma ponte vintage comum que temos a venda por aqui fica muito difícil fazer o que eles fazem ela são bem mais fracas.

Bom eu iria de dois pivos!




Opa,bom dia rapazes,obrigado pela presença.Pois é,tudo isto me passa pela cabeça e graças as idéias expostas por vcs,estão clareando mais as idéias por aqui. É que esta de corpo em freijó,será a strato SSS mesmo(não consigo ficar sem uma originalzona sss).Então quero que ela tenha som de strato mesmo,por isso dessa dúvida entre as pontes pivotadas e a ponte vintage.Fico com medo de haver diferenças no timbre da strato sss com este tipo de ponte pivotada.

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


MMI
mas nas minhas eu não saberia dizer o quanto da diferença entre as guitarras se devia unicamente às pontes.

Pois é! é esse o problema nessas aferições, umas 80 variáveis interdependentes.

buddy guy

Ah!

Você está pior do que eu! Eu futuquei tanto nas minhas stratos, misturei tantos caps e pots... e acabei voltando para o SSS numa, noiseless na outra e tem uma terceira apenas com um texas na ponte, talvez eu ponha uns humbuckers genéricos nela. heheheh.

Com esse Legacy na ponte e um 54 no braço a coisa vai ficar legal, hein?

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Konrad
buddy guy
Penso que se houvesse muita qualidade no uso das pivotadas estes caras que citei estariam usando-as,não?

Ah, cara não sei. Eu acho que se for de qualidade, não deve fazer diferença não. Eu sinceramente não ouvi a diferença, apenas senti a maior estabilidade da ponte com pivôs.

Quanto a eles usarem, bom essas caras já usam a mesma fórmula há 4o anos.... eles não vão mudar! ahah

Mas o Beck usa a pivotada, se não me engano. E é das antigas.

Abç




É tem isso também.


Will Bejar
buddy guy
Não sei se interfere uma mais que a outra no som, mas o fato é que o ponto de contato das pivotadas é mais largo, além de ter uma bucha com uma rosca. Já nas vintage, é só o parafusinho e em compensação são 6 pontos de contato...

Pergunta: pelo que eu entendi, vc já tem o corpo com o furo pra pivôs...vc já tem strato com o outro sistema??? Se sim, pq não usar a ponte com pivô???

Eu não uso alavanca, mas frente essa situação, eu deixaria do jeito que está!!!

Abraço!!!



Eu pensei mesmo nisso,pois ponte é uma coisa crucial na guitarra,tenho medo de mandar trocar para vintage de 6 parafusos e dar algúma merda na instalação da vintage.Pois se der algo errado,a guitarra não afina oitavas nem ferrando,né? Este fator também que está pesando e muito na decisão da troca !!!

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


Konrad
buddy guy

Ah!

Você está pior do que eu! Eu futuquei tanto nas minhas stratos, misturei tantos caps e pots... e acabei voltando para o SSS numa, noiseless na outra e tem uma terceira apenas com um texas na ponte, talvez eu ponha uns humbuckers genéricos nela. heheheh.

Com esse Legacy na ponte e um 54 no braço a coisa vai ficar legal, hein?




Ashuashauhsuahsuaa...podes crêr,"o bicho carpinteiro da futucagem" é foda.No caso o 54,irá substituir um dos noiseless que irão para a de freijó,de configuração SSS(posição braço).E o LEGACY,vai ficar na Tagima Sky Master,cujo ainda não decidi qual configuração vai ser,se sera HSH,HSS ou HH,depois eu descubro...heheheeheeh...

Will Bejar
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy
Olha, eu já li em algum lugar de pontes que eram vintage e inventaram de trocar a furação para pivô e a madeira cedeu...agora, o processo de pivô para vintage acho que não tem muito problema...acho!!!

Manda uma fotinho desse corpinho (ui!) pra gente babar aqui...hehehehe...

MMI
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy

Qual o uso que você faz da alavanca?

Se quiser minha opinião, se o corpo é para 2 pivôs, bota uma boa ponte assim e esquece. Você vai gostar. E se não usar a alavanca, faz como o Clapton, trava que fica muito bom também.

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


Will Bejar

buddy guy
Olha, eu já li em algum lugar de pontes que eram vintage e inventaram de trocar a furação para pivô e a madeira cedeu...agora, o processo de pivô para vintage acho que não tem muito problema...acho!!!

Manda uma fotinho desse corpinho (ui!) pra gente babar aqui...hehehehe...




Pois é,penso se haveria vantagem de trocar para vintage,mesmo.O medo de dar cagada é que me faz pensar,pois não tenho luthier aqui na minha cidade,só tem "fuçador de guitarra" igual a mim mesmo...hehehe.... A foto que tenho aqui está uma merda,o cara que me vendeu tirou de celular.Estou esperando chegar,daí tiro umas fotos decentes com minha maquina e posto depois.Pois as que tenho aqui,são péssimas !!!

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


MMI

buddy guy

Qual o uso que você faz da alavanca?

Se quiser minha opinião, se o corpo é para 2 pivôs, bota uma boa ponte assim e esquece. Você vai gostar. E se não usar a alavanca, faz como o Clapton, trava que fica muito bom também.




Pois é,alavanca realmente não uso,penso em deixar travada mesmo.O lance da dúvida é em relação ao timbre,sustein e tals.Se mudaria algúma coisa em relação das vintage,para as pivotadas.Taí minha principal dúvida.Pois esta que vou montar com este corpo de freijó,que prevê uso da pivotada,será strato,strato mesmo (SSS).Por isso dessa "queima de neurônios" todo hehehe....

MMI
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy

Como bom fã do Clapton, desconfiei disso. Se vai usar travada, você ganha sustain e ressonância das (boas) madeiras que você está escolhendo. Para usar assim, tanto faz qualquer uma dessas pontes. Felicidade certa. Nem esquenta com isso, vai na de 2 pivôs que já está tudo preparado.

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


MMI
buddy guy

Como bom fã do Clapton, desconfiei disso. Se vai usar travada, você ganha sustain e ressonância das (boas) madeiras que você está escolhendo. Para usar assim, tanto faz qualquer uma dessas pontes. Felicidade certa. Nem esquenta com isso, vai na de 2 pivôs que já está tudo preparado.





Ashuahsuahsuahsuhaushaushaushaaa..."Como bom fã do Clapton, desconfiei disso."....hehehehe......Irá ser travada mesmo,o vibrato "eu faço na raça mesmo" óóóh,hehehe..Por isso nem esquento com alavanca !!!!!

Curly
Veterano
# set/10
· votar


minha opinião é de que a ponte vintage é adequada apenas para aplicar vibrato em notas e acordes. para alavancadas mais radicais a pivotada é mais eficiente. a questão é o retorno da ponte a sua posição original. fora que a ação da pivotada é bem mais macia porque como tem menos atrito, é necessária menos ação das molas para contrabalançar. detalhe: na regulagem da ponte pivotada ela pode ficar flutuando ou encostada no corpo, o comportamento dela varia em função disso

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


MMI


Será que isso presta?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152003614-ponte-para-strato-2-p ivs-dourada-com-carrinhos-com-roller-_JM


Ou ponho lógo pra arrombar e coloco uma dessas?


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-148948901-ponte-guitarra-wilkin son-wvp2-chrome-e-wvp6-para-strato-_JM

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Curly

minha opinião é de que a ponte vintage é adequada apenas para aplicar vibrato em notas e acordes. para alavancadas mais radicais a pivotada é mais eficiente. a questão é o retorno da ponte a sua posição original. fora que a ação da pivotada é bem mais macia porque como tem menos atrito, é necessária menos ação das molas para contrabalançar. detalhe: na regulagem da ponte pivotada ela pode ficar flutuando ou encostada no corpo, o comportamento dela varia em função disso




Fala aí velho lobo,obrigado pela presença.Realmente eu contava com a participação do nobre amigo neste tópico.Uma vez que sei que vc tem uma strato de ponte pivotada por aí.Pensei em enviar-te mp para perguntar esta minha dúvida.Mas como não achei tópico nenhum por aqui,em relação as minhas dúvidas,resolvi abrir um específico,para deixar arquivado para pesquisas futuras.Caso algúm coléga venha ter esta mesma dúvida que eu. E aí,que vc acha,deixo 2 pivôs mesmo ou mudo pra vintage? Forte abraço,valeu!!!!

Curly
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy

eu deixaria a pivotada. atenção para o espaçamento dos buracos do corpo, caso já existam.

ogaitnas
Veterano
# set/10
· votar


deixe a ponte pivotada, se não vai usar a alavanca só travar ela e regular assim, sem crise... sem riscos...

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


Curly

buddy guy

eu deixaria a pivotada. atenção para o espaçamento dos buracos do corpo, caso já existam.


]




Ah,legal.No lance do espaçamento,pensei mesmo nisto.O certo é saber esta medida em milímetros,para poder comprar a ponte,né? Que vai que compro uma errada,daí ferra tudo.

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


ogaitnas

deixe a ponte pivotada, se não vai usar a alavanca só travar ela e regular assim, sem crise... sem riscos...




Opa,meu camarada,obrigado pela presença,seja bem vindo. É,a rapaziada realmente me convenceu,vou usar mesmo a pivotada !! Melhor que arriscar modificar pra vintage e dar uma cagada qualquer de instalação e a guitarra não bater oitavas depois,né?

MMI
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy

Não sei dessa ponte "genérica" aí, de repente é boa... A Wilkinson é certeza. Veja se encaixam nos buracos...

ogaitnas
Veterano
# set/10
· votar


buddy guy

Isso aí... eu tenho 2 stratos, uma com vintage e outra com pivotada, ambas são igualmente estáveis na afinação (conjunto ajuda, tarrachas, top, rollernut e graphtec), mas a pivotada aguenta brincadeiras na alavanca de forma menos temperamental que a vintage em é preciso trazer com mais carinho para a posição original para não desafinar.

buddy guy
Veterano
# set/10
· votar


MMI

buddy guy

Não sei dessa ponte "genérica" aí, de repente é boa... A Wilkinson é certeza. Veja se encaixam nos buracos...




Podes crêr. Já que vou fazer a guitarra na manha,com cada passo de compra friamente calculado,melhor ir na certeza de qualidade Wilkinson,né?

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


ogaitnas
buddy guy

Isso aí... eu tenho 2 stratos, uma com vintage e outra com pivotada, ambas são igualmente estáveis na afinação (conjunto ajuda, tarrachas, top, rollernut e graphtec), mas a pivotada aguenta brincadeiras na alavanca de forma menos temperamental que a vintage em é preciso trazer com mais carinho para a posição original para não desafinar.




Legal,bem acrescentado.No caso a vintage atura menos desaforo nas alavancadas.Ao contrário da pivotada que aceita melhor certos "exageros",né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ponte vintage X ponte 2 pivôs-Prós e contras !